É HORA DE PRESTIGIAR E APRENDER COM A BOA PROSA DE FLORENTINO VEREDA

Laurence Nóbrega 3

* Foto: Divulgação.

É hoje, logo mais às 18hs, no terceiro piso do shopping Midway Mall, na loja que hoje serve à troca de cupons, entre o Café São Braz e a loja d’O Boticário, que o empresário Laurence Nóbrega, senta no seu bureau de autógráfos e como quem está num confessionário católico, declara: “Confesso Que Escrevi”.

E, os presentes, como se padres fossem, individualmente, haverão de declarar: “Está perdoado meu filho, basta que autografe este exemplar pra mim”.

“Confesso Que Escrevi”, é o livro que reúne 63 crônicas, publicadas no decorrer dos últimos sete anos, na coluna do jornalista Woden Madruga, no jornal Tribuna do Norte, em forma de cartas, sob o pseudônimo de Florentino Vereda – botânico morador do Jalapão, que desenvolve pesquisa para o cultivo da mangaba (hancornia speciosa) e do araticum-cagão (anona cacans), em pleno cerrado brasileiro.

A velha técnica, ou velha bossa, ou timidez, ou qualquer outra coisa, seja o que for, de se publicar uma produção literária, com pseudônimo, funcionou com Laurence Nóbera. Muitos curiosos, durante muitos anos, procuravam saber quem seria aquele Florentino Vereda, o autor das belas cartas que Woden Madruga publicava.

“Pois bem, ruiu a máscara”, escreveu em seu blog o escritor François Silvestre, mostrando-se surpreso por Florentino habitar o corpo e a mente do amigo Laurence Nóbrega. “Esse fi duma égua vivia ironizando os amigos metidos a escritores, dizendo assim: “isso é coisa de vocês, intelectuais” […] “Está saindo da toca”[…]. A nota do blog terminou na contracapa do livro.

Surpresa geral com a qualidade do texto, a beleza estética das frases, a originalidade do palavreado usado por Laurence Nóbrega, através de Florentino Vereda, no seu livro de estréia no mundo das letras.

“Confesso Que Escrevi”, de Florentino Vereda, alter ego de Laurence Nóbrega, tem 229 páginas, edição da Z Editora e foi impresso na gráfica RN Econômico, com projeto gráfico de Vitor Marinho. Preço de lançamento: apenas R$ 40,00.

Vale a pena ir, comprar, pedir o autógrafo e se deliciar com a leitura.

É por aí!…

Casciano Vidal, com João Bezerra de Medeiros Filho 

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

COLUNA É POR AÍ!… MAI 2015 – REVISTA FOCO

OS DESAFIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA

O Brasil está de cabeça pra baixo na qestão da segurança pública. As Forças Armadas, treinadas para matar, além da função de proteger o país dos seus inimigos externos, está se engajando na proteção ao cidadão. A Polícia Federal passa por uma crise de material e de pessoal, o que também acontece com a Polícia Rodoviária Federal. Nos estados, as polícias civil e militar passam por problemas muito maiores. Nos poucos municípios com força policial, esta está destinada a cuidar do trânsito.

No quadro de problemas que atrapalham a eficiência dos sistemas públicos de segurança para o cidadão, resta a população apelar para a sorte e a fé em Deus. Ninguém está seguro, ninguém se sente seguro. Nem os policiais, que escondem sua profissão / ocupação dos seus vizinhos, com medo de se transformarem em vítimas dos criminosos.

Seria o caos da segurança pública? O que é que está acontecendo com a sociedade brasileira, que uma simples caminhada para melhorar a saúde, pode terminar numa tragédia pessoal?

E a violência, antes concentrada nas grandes cidades, está espalhada por todos os cantos onde existem pessoas. Estamos voltando à barbárie?

Penas leves e sistema prisional em falência, o cidadão direcionado para o crime, começa a cometê-lo aos poucos. Um pequeno lance, uma carteira roubada, a entrega de drogas, depois a venda de drogas, os assaltos à mão armada e um simples ‘lanceiro’ vira um bandido, um criminoso com o qual o Estado não sabe lidar.

A impunidade garante o crime.

E quem paga o pato é o cidadão de bem, que hoje já vive preso em seus apartamentos ou suas casas cheias de grades, cercas elétricas, sensores e câmeras dos sistemas de alarmes de invasão, que está, aos poucos, perdendo o direito de usar as calçadas, as ruas, as praças e os parques da cidade.

Os governos revelam-se incapazes de solucionar o problema.

É por aí!…

TURISMO NOS ‘MOTORES DO DESENVOLVIMENTO’

Dia 8 de junho, no Versailles Cidade Jardim, o governador Robinson Faria vai participar do projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, organizado pela FIERN, Fecomércio e jornal Tribuna do Norte. O tem será ‘Perspectivas para o Turismo Brasileiro’. Com certeza, Robinson Faria vai falar sobre a redução do ICMS do querosene de aviação e a vinda de voos nacionais e internacionais para o RN, além da possibilidade de o estado sediar um hub da empresa aérea Lam/TAM.

ESTARRECEDOR: RN CAMPEÃO DE DESEMPREGO

A pesquisa de empregabilidade no país, divulgada pelo IBGE, colocou o Rio Grande do Norte na incômoda posição de primeiro lugar em desemprego, com 11,5% de demissões no primeiro trimestre deste ano. É a primeira vez que o Estado assume esta posição. A crise chegou primeiro aqui.

AUMENTO ZERO PARA O SERVIDOR PÚBLICO

O governador Robinson Faria argumenta com a Lei de Responsabilidade Fiscal e a ultrapassagem do limite prudencial, a impossibilidade do governo conceder aumento para os servidores públicos do Estado.

EZEQUIEL TEM MAIS UM MANDATO

Prática implantada no final dos anos 90 na Assembléia Legislativa do RN, o presidente Ezequiel Ferreira de Souza, conseguiu, apenas 3 meses depois de tomar posse no cargo, a sua reeleição antecipada para mais um mandato presidencial.

CUIDADO! ALERTA PRA MENINGITE

A Secretaria de Saúde monitora os casos de meningite notificados até agora, com exames, investigação, e medidas de controle. São 9 casos – 3 de meningite meningocócica (Natal, São José de Mipibu e Extremoz) e 6 meningococemia (Natal, Parnamirim, Monte Alegre, João Câmara, Lagoa D’anta e Ielmo Marinho). Detalhe importante: Até o fechamento desta edição, 4 óbitos registrados, sendo 1 de meningite meningocócica (Extremoz) e 3 por meningococemia (Parnamirim, João Câmara e Lagoa D’anta).

FRASES

Aproveitando o sábado para agilizar as ações de governo na área da segurança pública. Na reunião tratamos da criação das Áreas Integradas de Segurança Pública – AISP’s que irão permitir a atuação integrada da Polícia Militar e Polícia Civil. As AISP’S são o pilar para a instalação do Ronda Cidadã.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

Presídios privados para o RN, uma nova polêmica surge no horizonte.” Do jornalista Carlão de Souza, no seu Twitter.

(A) No Fórum dos governadores do NE, c ministros Joaquim Levy e Mangabeira Unger, gov. ‪@RobinsonFaria e bancada do RN.” Da senadora Fátima Bezerra, no seu Twitter.

‪@RevistaBzzz‪: Desembargador potiguar Marcelo Navarro é candidato único do @trf5 para o STJ .” Do a jornalista Eliana Lima, no seu Twitter.

Conta pesada para o bolso do trabalhador: com ajuste fiscal, brasileiro terá que pagar R$ 47 bi a mais em tributos.Do senador José Agripino, no seu Twitter.

Juros do cartão de crédito: 12,14% ao mês, quase 300% ao ano. A maior desde 1999. Inacreditável! .Do publicitário Jener Tinoco, no seu Twitter.

Não há a mínima possibilidade de que o descontentamento por si só gere o impeachment, mas é evidente que o povo nas ruas vai fazer uma pressão muito grande em cima do Congresso.” De Gilson Novaes, professor do curso de Direito da Universidade Mackenzie, ao portal ultimosegundo.ig.com.br

Ainda que a população não esteja de acordo com a condução da política do País, isso não justifica o impedimento, a destituição do cargo.” Do professor Murilo Gaspardo, especialista em Ciência Política e Direito Constitucional da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ao portal ultimosegundo.ig.com.br

Você conhece a TVK? Visite nosso canal no Youtube e conheça o mandato (…): ‪https://www.youtube.com/user/KelpsLimaVideos/featured?spfreload=10 ….” Do deputado Kelps Lima, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que é superior a 400 milhões de reais o ‘rombo’ da Previdência Estadual, mas que o governador Robinson garante devolver tudim até o final do seu mandato. Será?…

… Que as demissões da construção civil e do setor de serviços colocaram o RN no pódium do desemprego no país. Será?…

… Que o escândalo do ‘petrolão’ já feriu fortemente a Petrobrás, mas será incapaz de acabar com a corrupção no Brasil. Será?…

… Que a presidente Dilma está atendendo mais aos pedidos de nomeação dos aliados do PMDB do que dos próprios correligionários do PT. Será?

 

COLUNA É POR AÍ!… ABR 2015 – REVISTA FOCO

OS PRIMEIROS 100 DIAS DE GOVERNO

O auditório selecionadíssimo do RN em Foco, organizado pela Federação do Comércio, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte – Fecomércio, e que reúne as principais lideranças empresariais do estado, convidou e o governador Robinson Faria foi lá apresentar um breve relato das ações desenvolvidas nos primeiros100 dias do seu mandato. Mas, Robinson não foi apenas falar: Também assinou o contrato de renovação do convênio de parceria entre o Sistema Fecomércio, através do Sesc RN, e o Governo do Estado para ações no âmbito do projeto “RN Vida”.

Lá, sentindo-se bem à vontade, o governador Robinson Faria falou sobre temas como a redução do ICMS no combustível da aviação, a obtenção e renovação de licenças ambientais, e a segurança pública do Estado.

Ele destacou o seu esforço em atender os anseios dos empresários, que desejam, segundo ele, “um governador com visão empreendedora”, reafirmando que vai manter o diálogo com o setor produtivo, como tem feito nos primeiros 100 dias de governo.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, deixou o convidado mais à vontade ainda, ao relembrar a carreira empresarial de Robinson Faria, destacando que o “gestor conhece as dificuldades de empreender no país”.

Diante do momento de crise nacional que atinge diretamente a economia do Rio Grande do Norte, Robinson Faria ressaltou que o momento é de garantir apoio e fortalecer as instituições e os empreendimentos, para conseguir atravsessar “a fase de turbulências econômicas que temos enfrentado”.

Detalhe interessante, é que ao conquistar o apoio financeiro do Governo do RN, a Fecomércio apóia e fortalece também trabalhos sociais, dentre os quais se destaca o que é desenvolvido pelo Núcleo de Amparo ao Menor – NAM, no bairro de Felipe Camarão, que inclusive mereceria uma visita do governador Robinson Faria.

Só pra conhecer e constatar um excelente trabalho social desenvolvido com doações de pessoas físicas e jurídicas e apoio do Sistema Fecomércio.

É por aí!…

TEMER É PRIMEIRO MINISTRO?

Com a queda da popularidade e as relações conturbadas com o Legislativo, a presidente Dilma Rousself resolveu transferir poderes políticos e administrativos para o vice-presidente Michel Temer. Aposta que Temer vai controlar a insatisfação nas duas casas do Congresso Nacional e acalmar a parte da base aliada que anda rebelde. Seria um parlamentarismo branco?

PETROLÃO INVESTIGA JOSÉ DIRCEU

Em prisão domiciliar, condenado no Mensalão, o ex-ministro José Dirceu, tido pela justiça como chefe de quadrilha, é investigado pelo Ministério Público Federal, especialmente na relação entre pagamentos feitos pela Galvão Engenharia à consultoria de Dirceu e a contratação da empreiteira para prestar serviços à Petrobras em uma obra de R$ 568 milhões na Refinaria de Paulínia (Replan), no interior de São Paulo, em 2009.

RESULTADO DE 12 DE ABRIL

Tem muita gente e muitos movimentos organizados despertando a população brasileira para uma participação mais efetiva nos protestos de rua programados para os próximos meses. O objetivo principal, é combater a corrupção, mas há sim, o envolvimento de partidos políticos de oposição e da base aliada, aproveitando o momento para garantir mais espaços. No governo, ou distante dele.

PEQUENA SUGESTÃO PRA COMBATER CORRUPÇÃO

Começa a surgir uma vertente mais radical nos movimentos de combate a corrupção. Prega a atitude de não cumprimentar políticos, gestores e servidores públicos que estejam envolvidos com denúncias de corrupção. Se a moda pega, muita gente vai ficar sem receber cumprimentos nas ruas do Brasil.

A FORÇA DA MULHER NA SEGURANÇA PÚBLICA

A ótima relação entre todos os órgãos do sistema de segurança pública do Estado, deve-se, é claro, a boa vontade, inteligência e compromisso com o trabalho dos principais líderes em cada área, mas um detalhe é inegável: a percepção da importância de cada um no processo e a capacidade de articulação da secretária Kalina Leite. Inteligente e pule de 10, hoje, no planejamento eleitoral do governador Robinson Faria.

FRASES

Hoje é o dia do meu aniversário, dia de comemoração e de agradecimento. Quero agradecer a Deus, pelo dom da vida (…) ao povo potiguar por ter me dado o presente de governar o meu Estado.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

Celebrar a vida em família, uma dádiva de Deus.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

Hoje tive a minha primeira missa em Ação de Graças como governador pelo meu aniversário. Quero agradecer ao meu amigo e padre Agustín Calatayud por ter me dado este grande presente de estar celebrando comigo o meu aniversário e também ao padre Sávio.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

Meu abraço afetuoso ao aniversariante do dia, nosso governador, amigo ‪@RobinsonFaria. Saúde, coragem, sensibilidade e determinação para juntos, realizarmos os sonhos dos potiguares por um RN justo e solidário.Da senadora Fátima Bezerra, no seu Twitter.

Não exonerei ninguém que trabalhe com processo na assessoria dos juízes, na assessoria dos desembargadores que trabalham com processo judicial.Do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, ao jornal Tribuna do Norte.

Zeca Pantaleão e Tida só Deus poderá consolá-los pela perda do seu filho João Henrique Aos amigos o meu gesto de solidariedade e amizade.” Do senador Garibaldi Filho, no seu Twitter.

O Brasil decente não está falando em reforma política, está rejeitando Dilma, o PT e todos os partidos. Impeachment já.” Do jornalista Alex Medeiros, no seu Twitter.

“(É) inaceitável que agentes políticos, em relação aos quais existam graves indícios de envolvimento em corrupção e lavagem de dinheiro, permaneçam na vida pública sem grandes consequências.” Do Juiz Federal Sérgio Moro ao portal em.com.br.

Infelizmente (é necessária) a intervenção do Poder Judiciário para poupar a sociedade do risco oferecido pela perpetuação na vida pública do agente político criminoso”. Do Juiz Federal Sérgio Moro ao portal em.com.br.

ME DISSERAM!…

… Que o governador Robinson espera continuar ‘navegando em mar de brigadeiro’, mesmo depois dos emblemáticos ‘100 dias de governo’. Será?…

… Que se o Juiz Federal Sérgio Moro pegar José Dirceu, vai pegar muito mais gente beneficiada com dinheiro de corrupção na sua teia. Será?…

… Que Michel Temer fala como ‘apaziguador da nação’, na relação do governo com os protestos das ruas. Será?…

… Que o ‘parlamentarismo branco’ já está em prática no Brasil, com o Primeiro Ministro Michel Temer. Será?

 

COLUNA É POR AÍ!… AGO 2014 – REVISTA FOCO

ELEITOR DESMOTIVADO

A campanha eleitoral começou e repetindo períodos anteriores, o eleitor comum, que não milita nos partidos e nos grupos políticos, neste primeiro momento da luta pelos votos, mostra-se apático e desinteressado sobre o que os candidatos estão fazendo para conquistarem mais votos.

A campanha, no presente momento, não empolga. E nem vai empolgar. Exceção para os ‘empolgados’ mercenários contratados para carregar as bandeiras e defender os discursos dos seus candidatos.

Infelizmente, apesar da insistente tentativa do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, e dos Tribunais Regionais Eleitorais – TRE’s, de querer transformar a eleição numa disputa igualitária entre os candidatos, o poder e a influência financeira acabam, mesmo considerando apenas o que é permitido por lei, beneficiando mais quem tem mais poder financeiro para gastar mais nas eleiçoes.

Inteligentes, todos os candidatos sabem que as melhores chances de vitória estão com os àqueles que mais recursos conseguem angariar para investir em maiores estruturas.

É isso, salvo casos extraordinários de candidatos com elevada densidade eleitoral, ganhará a eleição quem conseguir montar, leia-se contratar, os maiores exércitos de militantes.

E todo mundo sabe disso. Tanto Araken Farias, Henrique Eduardo Alves, Robério Paulino, Robinson Faria e Simone Dutra, candidatos ao cargo de governador, como Ana Célia, Fátima Bezerra, Lailson Almeida, Roberto Ronconi e Wilma de Faria, candidatos ao cargo de senador, tem consciência de que o candidato vencedor do pleito eleitoral, será o que mais simpatizantes conseguir conquistar (ou comprar) para a sua luta.

A única coisa que poderá alterar esse triste prognóstico, é a liberdade que um candidato poderá ter para falar de outro nos programas da propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão. Dependendo das acusações, dinheiro não ajudará a eleger ninguém.

É por aí!…

NOVO COMANDO NO TRIBUNAL ELEITORAL

Com posse agendada para o dia 31 deste mês, os desembargadores Virgílio Fernandes de Macedo Júnior e Maria Zeneide Bezerra, assumem a presidência e a vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral. Sangue novo para oxigenar ainda mais o já eficiente TRE-RN.

1 DENÚNCIAS NA PROPAGANDA ELEITORAL

A imprensa diária registra que o juiz eleitoral Marco Bruno Miranda, coordenador da propaganda eleitoral, entende que os adversários na campanha eleitoral, poderão denunciar aqueles que estão respondendo a processos, ou foram condenados judicialmente, ou ainda que estão envolvidos em investigações por irregularidades praticadas.

2 DENÚNCIAS NA PROPAGANDA ELEITORAL

Marco Bruno Miranda afirma, segundo o jornal Tribuna do Norte, que: “Uma crítica mais exacerbada, mantida num bom nível e que possa ser documentada, de que o fato existiu, ela é possível, ainda que seja um pouco dura”. Ao pé da letra, aguarde uma campanha de denúncias enre adversários. Um vale-tudo. Pior que MMA.

3 DENÚNCIAS NA PROPAGANDA ELEITORAL

O juiz acrescenta: “A propaganda eleitoral não permite a calúnia, a difamação e a injúria. A calúnia é a falsa imputação de um crime. Então, se critica um candidato e, de alguma forma, pode se documentar diante disso, é possível. A difamação é a mesma coisa: se imputar um fato, de alguma forma, ofensivo, que não corresponde à verdade. E, se por ventura, estiver documentado, também é possível. A injúria é uma ofensa pessoal e gratuita, então, essa, realmente, não pode”. Aguenta coração. Quem for podre, que se quebre.

ROSALBA PRESTA CONTAS

Diferentemente do que fez nos últimos 3 anos, a governadora Rosalba Ciarlini apurou melhor o seu discurso de prestação de contas das suas ações e atitudes no exercício do governo do Rio Grande do Norte. A corda esticou tanto, entre a imagem da governante e o povo governado, que partiu-se. Impossível reconcialiação.

FRASES

Dilma diz que Congresso deve responder sobre antecipação de perguntas em CPI.” De Eliana Lima, no Twitter.

Conversei com todos os adversários por entender que esse era o caminho para unir o RN. Eu prefiro unir do que desagregar.” De Henrique Alves, no seu Twitter.

“É por causa das pessoas simples, que querem mais justiça social que vamos governar. Vamos que vamos!.”De Robinson Faria, no Twitter.

“Já iniciamos nossa ‪#CaravanadaMudança ao lado de ‪@HenriqueEAlves, ‪@depjoaomaia e ‪@carloseduardo12‪#UniãopelaMudança.”De Wilma de Faria, no Twitter.

Nossa campanha é pé no chão. Nossa campanha é de militância.” De Fátima Bezerra, no Twitter.

A esposa de ‪@HenriqueEAlves, ‪@Lauritaarruda, fala em nome do candidato e sobre a sua motivação p/ trabalhar pelo RN.” De Felipe Alves, no Twitter.

“A podridão do PT e do Congresso, na ‪@veja.” De Alex Medeiros, no Twitter.

“Chegando na Saraiva para um café com o futuro governador ‪@RobinsonFaria.”De Alex Medeiros, no Twitter.

A Agência Brasil publicou (…) que o RN tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a maior renda per capita do Nordeste.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

Uma carga de impostos pesada demais: arrecadação federal soma R$ 578,6 bilhões no primeiro semestre.” De José Agripino, no Twitter.

DILMA BOLADA – PAGO PELO PT P FAZER POLITICAGEM DE QUINTA.”De Socorro Coelho, no Twitter.

$$$$$$$ “Criador da ‘Dilma Bolada‘ reativa perfil e se torna consultor do PT.” De Layre Rosado Neto, no Twitter.

Dilma Bolada volta ao ar dias após ‘negociação com o Palácio do Planalto’.” Do perfil Brasil Post, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que Laurita Arruda, sempre usando verde bacurau, está conquistando importante espaço político na campanha do marido, Henrique Eduardo Alves. Será?…

… Que Julianne Faria, usando vermelho PT, faz a mesma coisa na campanha do marido Robinson Faria. Será?…

… Que a governadora Rosalba Ciarlini já tem os candidatos da sua preferência e pretende contribuir com a eleição deles. Será?…

… Que, enquanto rola a campanha eleitoral, o turismo, como atividade econômica no Rio Grande do Norte, agoniza . Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… JAN 2014 – REVISTA FOCO

ELEIÇÕES 2014 – JOGO DE SELEÇÕES

Se engana quem pensa que o jogo das eleições deste ano para presidente da República, Senador, Deputado Federal, Governador e Deputado Estadual é jogo de times pequenos ou de várzea. 2014 já está com as mais fortes seleções em campo, tanto no jogo da disputa presidencial, quanto no jogo das eleições estaduais, especialmente aqui no Rio Grande do Norte.

De um lado, está a seleção dos favoritos, que apoia a reeleição da presidente Dilma Rousseff e cujo nome para disputar o Governo do Rio Grande do Norte está entre o do ex-senador Fernando Bezerra e o do deputado federal Henrique Eduardo Alves. Essa seleção, até o momento, promete contar com jogadores de peso popular, como o é o próprio presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, e também o senador (licenciado) Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência Social.

Convocados para esta seleção, estão também o senador Paulo Davim (PV), os deputados federais Fátima Bezerra (PT), João Maia (PR), Paulo Vagner (PV), Fábio Faria (PMN), Sandra Rosado (PSB), o prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), a vice-prefeita de Natal Vilma de Faria (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS). Por fora da raia oficial, é convocado o deputado federal Betinho Rosado, que ainda enfrenta problemas legais para ser efetivamente escalado.

Na seleção adversária, devem jogar a governadora Rosalba Ciarlini, seu marido Carlos Augusto Rosado, e o senador José Agripino, junto com o deputado federal Felipe Maia. Os times que representam os partidos pequenos certamente que, mais uma vez, vão se dividir entre as duas seleções maiores e de acordo com os interesses momentâneos.

Uma situação pode mudar: Se Eduardo Campos é mesmo candidato a presidente do Brasil, certamente que ele desejará uma candidatura de Vilma de Faria ao Governo do RN, como forma de fincar em terras potiguares, uma bandeira da sua luta.

No estudos estratégicos e táticos funciona o ex-presidente Lula. Com todo poder popular que o seu nome carrega.

É por aí!….

ARENA DAS DUNAS INAUGURADA

De todas as praças esportivas do Brasil construídas para sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol, a primeira inaugurada é a Arena das Dunas, de Natal. Solenidade rápida, estava programada contando com a participação da presidente Dilma, que passaria por Natal, numa escala de reabastecimento, seguindo para mais uma viagem internacional.

(OBS: A coluna foi redigida na semana passada. A Arena das Dunas foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 22, pela presidente Dilma Rousseff).

NATAL ESTÁ BEM MELHOR COM CARLOS EDUARDO

Em todas as rodas de bate papo político da cidade, o reconhecimento ao trabalho do prefeito Carlos Eduardo parece conquistar a unanimidade. Elogios para a gestão financeira, com o pagamento em dia da maioria dos fornecedores, pagamento dos prestadores de serviços e salários de funcionários. Obras são realizadas e a cidade está mais bem cuidada na sua aparência, com a recuperação das praças, parques, jardins e canteiros.

AEROPORTO ALUÍZIO ALVES

Anteriormente prevista para o dia 6 de abril, a inauguração do aeroporto internacional Aluízio Alves, de São Gonçalo do Amarante, deverá acontecer somente no dia 15 daquele mês. A Rosalba Ciarlini revela-se ansiosa com os atrasos em importantes obras públicas do Estado.

MÍDIAS SOCIAIS NA POLÍTICA

Políticos de todas estirpes estão aderindo, sem restrições, ao uso das mídias sociais para a alavancagem dos seus nomes na corrida sucessória deste ano. Desde Dilma Rousseff, passando por Eduardo Campos, Aécio Neves, Marina Silva, até o mais analfabeto eletrônico dos políticos, está contratando profissionais para o gerenciamento dos seus perfis ‘pessoais’ nas mídias sociais da internet, especialmente o twitter e o facebook.

A BRIGA É PELO SENADO

Fernando Bezerra ou Henrique Eduardo Alves, um dos dois, provavelmente Henrique, será o candidato do PMDB ao Governo do RN, com ampla base de apoio e ótimas perspectivas de vitória. A briga maior ficará por conta de PT e PSB, que desejam a vaga de candidato ao Senado na mesma coligação. Quem tiver uma idéia diferente, favor apresentar ao vice-governador Robinson Faria, do PMN.

FRASES

O PT está firme e unido. Nós temos como meta disputar a vaga do Senado, manter a cadeira que ocupamos na Câmara dos Deputados e ampliar a presença na Assembleia Legislativa.” Da deputada Fátima Bezerra (PT), no jornal Tribuna do Norte.

“O Senado, mais do que qualquer outro espaço na política brasileira, sempre foi reservado para ex-governadores, para políticos oriundos das famílias tradicionais ou para quem tem poder econômico. Vamos quebrar esse paradigma no Rio Grande do Norte? Esse é um bom debate.” Da deputada Fátima Bezerra (PT), no jornal Tribuna do Norte.

Vamos dialogar com todos os partidos que estejam no campo da oposição ao Governo do Estado.” Da deputada Márcia Maia (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

Na hora que o PMDB passou a fazer oposição, obviamente fez com que pudéssemos nos aproximar.” Da deputada Márcia Maia (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

Temos um potencial enorme para disputar a chapa majoritária, inclusive o Governo.” Da deputada Márcia Maia (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

“Acho que o PSB  só não deve fazer aliança com o DEM, que causou tanto transtorno ao Rio Grande do Norte, com um governo que não tem atendido às verdadeiras necessidades de crescimento do Estado.” Da deputada Sandra Rosado (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

PDT apoiará o PMDB para o Governo do Rio Grande do Norte.” Do deputado Agnelo Alves, n’O Jornal de Hoje.

A tendência do nosso partido é fazer uma composição política com o PMDB para o Governo do Estado, mas vamos conversar com lideranças de outros partidos.” Do vereador Rafael Motta, presidente do PROS, n’O Jornal de Hoje.

O empresariado potiguar está de luto. Faleceu na manhã dessa sexta-feira, Fernando Medeiros, 57, proprietário e fundador do restaurante Camarões.” Do jornalista Marcelo Hollanda, n’O Jornal de Hoje.

ME DISSERAM!…

… Que para selar um acordão nas eleições 2014 no RN, só falta unir Vilma de Faria e Fátima Bezerra. Será?…

… Que Henrique Eduardo Alves usa toda a sua habilidade política para fechar o acordão. Será?…

… Que o ministro Garibaldi Alves Filho tem certeza da primazia do PMDB nas eleições 2014 no RN. Será?…

… Que estão excluídos do acordão, a governadora Rosalba, o senador José Agripino e o deputado Felipe Maia. Será?

 

COLUNA É POR AÍ!… DEZ 2013 – REVISTA FOCO

DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2014

2014 está chegando recheado de novidades para o pequeno mundo político do Rio Grande do Norte. Além das eleições de presidente, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais, Natal receberá importantes jogos da Copa do Mundo de Futebol.

E os políticos, claro, já estão cuidando de tirar uma ‘casquinha’ no sucesso que se espera dos jogos de futebol que vão ser realizados na Arena das Dunas, no mês de junho, quando aqui se apresentarão as seleções de Camarões, Estados Unidos, Gana, Grécia, Itália, Japão, México e Uruguai.

A governadora Rosalba Ciarlini conta com as inaugurações da Arena das Dunas e do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, como realizações que poderão alavancar a sua imagem pública, dando-lhe condições de disputar a reeleição, caso não ocorram problemas jurídicos nos seus direitos políticos, em função do seu envolvimento com a eleição da prefeita cassada de Mossoró, Cláudia Regina.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, aposta sua fichas nas obras de mobilidade urbana, na limpeza pública e na beleza de praças, parques e jardins em cuidados, para melhorar ainda mais a sua imagem pública, já bastante positiva pela organização financeira da Prefeitura e o pagamento dos fornecedores.

Esses são os dois principais nomes que poderão estar no tabuleiro do jogo das eleições 2014, apesar de muito se falar ultimamente nos nomes do ex-senador Fernando Bezerra, da ex-governadora Wilma de Faria e do atual vice-governador Robinson Faria.

O ministro Garibaldi Alves Filho e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, mesmo negando o desejo de disputar a eleição governamental no RN, ainda poderão se transformar em mais uma alternativa para o eleitor potiguar.

Mas essas opiniões, são apenas ilações que os políticos estão fazendo, no atual momento, como forma de provocarem e ampliarem o debate sobre a sucessão no estado, como forma de chamar a atenção para os seus próprios nomes.

É por aí!….

ROSALBA FATURA ANÚNCIO DE JOGOS EM NATAL

Ponto para a governadora Rosalba Ciarlini, que conseguiu capitalizar para a sua imagem pública, o anúncio dos jogos que acontecerão na Arena das Dunas, pela Copa do Mundo de Futebol. O primeiro jogo envolve as seleções de México e Camarões, dia 13 de junho. Depois, seguem-se, Estados Unidos e Gana, dia 16; Japão e Grécia, dia 19 e Uruguai e Itália, no dia 24.

CARLOS EDUARDO FATURA COM O NATAL

A decoração natalina da cidade, incluindo a mais alta árvore de Natal iluminada do Brasil, está rendendo excelentes dividendos políticos para a imagem do prefeito Carlos Eduardo. Some-se a isso, o trabalho de recuperação das praças, parques, jardins e canteiros da cidade, que já aparece eleitor querendo lançar a candidatura do prefeito Carlos Eduardo ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições do próximo ano.

COM A IMPRENSA INTERNACIONAL

Rosalba Ciarlini e Carlos Eduardo, receberam jornalistas corresspondentes de agências internacionais de notícias no último dia 8. Ele estão visitando as cidades-sede da Copa do Mundo 2014 e começaram o périplo por Natal. Conheceram a Arena das Dunas e parte das praias e das belezas naturais de Natal.

WALTER ALVES É CAMPEÃO

O ‘estilo participativo-presencial-efetivo’ de fazer política do ministro Garibaldi Alves, da ex-governadora Wilma de Faria e do vice-governador Robinson Faria, tem mais um protagonista. O deputado Walter Alves ganha de todos quando se conta o número de participações em festas de padroeira e de emancipação política de municípios, além dos inúmeros batizados, casamentos, aniversários e até velórios. E haja fôlego.

RENATO FORA DO TURISMO

Renato Fernandes já não ocupa mais o cargo de secretário de Turismo do estado. Pediu exoneração para acompanhar o deputado João Maia, PR, no seu rompimento com o governo Rosalba.

FRASES

É uma grande alegria saber que receberemos seleções tão importantes para jogar na nossa Arena das Dunas. Tenho certeza de que todos farão um grande espetáculo, principalmente no jogo entre Itália e Uruguai. Também fico feliz em saber que os Estados Unidos estarão de volta, para mais uma vez fazer parte da história de Natal.” Da governadora Rosalba Ciarlini, no blog visorpolitico.com.br, do jornalista Alex Viana.

“Com os Estados Unidos jogando em Natal, agora vai aparecer dinheiro para investir na segurança pública.” Do coordenador do Centro de Direitos Humanos em Natal, Marcos Dionísio.

Minha candidatura é natural e nasce do diálogo com a sociedade.” Do vice-governador Robinson Faria, do PSD, n’O Jornal de Hoje.

Eu tenho dialogado com o PMDB, com o PT e mantenho diálogo com Wilma e com o PDT do prefeito de Natal.” Do vice-governador Robinson Faria, do PSD, n’O Jornal de Hoje.

“Não se iluda Senhor Redator: o candidato do PMDB ao governo, em 2014, a menos que haja uma desistência pessoal do convidado, é o senador Fernando Bezerra.” Do jornalista Vicente Serejo, na sua coluna n’O Jornal de Hoje.

“Depois de ‘tomar’ o PP do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS), e o PTB do deputado Ezequiel Ferreira (PROS), o Casal Rosado mira agora no Solidariedade de Kelps Lima, presidente da legenda no RN.” da jornalista Eliana Lima, na sua coluna no jornal Tribuna do Norte.

Eu tenho 35 anos de idade. É a idade de um publicitário experiente, que tem uma boa história e que já passou por muitas situações. Mas para o marketing político é apenas o começo de uma etapa. Ainda são necessários muitos anos para que eu seja chamado de marqueteiro.” Do publicitário George Wilde, novo redator da equipe de João Santana, o marqueteiro da presidente Dilma.

Peço ao Senhor que nos garanta mais políticos que estejam genuinamente incomodados com o estado da sociedade, do povo, das vidas dos pobres. É vital que os líderes do governo e os líderes financeiros ampliem seus horizontes trabalhando para garantir que todos os cidadãos tenham trabalho digno, educação e saúde.” Do Papa Francisco, na exortação apostólica ‘A Alegria do Evangelho’.

Nelson Mandela, herói da humanidade. O exemplo imortal.” Do jornalista Woden Madruga, na sua coluna no jornal Tribuna do Norte.

ME DISSERAM!…

… Que Luciane Goepers é uma mulher bonita, sensual, atraente e muito, mas muito, muito mesmo, perigosa. Será?…

… Que Henrique Eduardo Alves esteve ‘escalado’ para a tentação da carne de Luciane Goepers. Será?…

… Que o travamento do trânsito de Natal já está nos níveis da imobilidade urbana de cidades com mais de 3 milhões de habitantes . Será?…

… Que falta entendimento entre governo e deputados estaduais para a tramitação de projetos do interesse da governadora Rosalba. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… DEZ 2013 – REVISTA FOCO

DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2014

2014 está chegando recheado de novidades para o pequeno mundo político do Rio Grande do Norte. Além das eleições de presidente, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais, Natal receberá importantes jogos da Copa do Mundo de Futebol.

E os políticos, claro, já estão cuidando de tirar uma ‘casquinha’ no sucesso que se espera dos jogos de futebol que vão ser realizados na Arena das Dunas, no mês de junho, quando aqui se apresentarão as seleções de Camarões, Estados Unidos, Gana, Grécia, Itália, Japão, México e Uruguai.

A governadora Rosalba Ciarlini conta com as inaugurações da Arena das Dunas e do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, como realizações que poderão alavancar a sua imagem pública, dando-lhe condições de disputar a reeleição, caso não ocorram problemas jurídicos nos seus direitos políticos, em função do seu envolvimento com a eleição da prefeita cassada de Mossoró, Cláudia Regina.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, aposta sua fichas nas obras de mobilidade urbana, na limpeza pública e na beleza de praças, parques e jardins em cuidados, para melhorar ainda mais a sua imagem pública, já bastante positiva pela organização financeira da Prefeitura e o pagamento dos fornecedores.

Esses são os dois principais nomes que poderão estar no tabuleiro do jogo das eleições 2014, apesar de muito se falar ultimamente nos nomes do ex-senador Fernando Bezerra, da ex-governadora Wilma de Faria e do atual vice-governador Robinson Faria.

O ministro Garibaldi Alves Filho e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, mesmo negando o desejo de disputar a eleição governamental no RN, ainda poderão se transformar em mais uma alternativa para o eleitor potiguar.

Mas essas opiniões, são apenas ilações que os políticos estão fazendo, no atual momento, como forma de provocarem e ampliarem o debate sobre a sucessão no estado, como forma de chamar a atenção para os seus próprios nomes.

É por aí!….

ROSALBA FATURA ANÚNCIO DE JOGOS EM NATAL

Ponto para a governadora Rosalba Ciarlini, que conseguiu capitalizar para a sua imagem pública, o anúncio dos jogos que acontecerão na Arena das Dunas, pela Copa do Mundo de Futebol. O primeiro jogo envolve as seleções de México e Camarões, dia 13 de junho. Depois, seguem-se, Estados Unidos e Gana, dia 16; Japão e Grécia, dia 19 e Uruguai e Itália, no dia 24.

CARLOS EDUARDO FATURA COM O NATAL

A decoração natalina da cidade, incluindo a mais alta árvore de Natal iluminada do Brasil, está rendendo excelentes dividendos políticos para a imagem do prefeito Carlos Eduardo. Some-se a isso, o trabalho de recuperação das praças, parques, jardins e canteiros da cidade, que já aparece eleitor querendo lançar a candidatura do prefeito Carlos Eduardo ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições do próximo ano.

COM A IMPRENSA INTERNACIONAL

Rosalba Ciarlini e Carlos Eduardo, receberam jornalistas corresspondentes de agências internacionais de notícias no último dia 8. Ele estão visitando as cidades-sede da Copa do Mundo 2014 e começaram o périplo por Natal. Conheceram a Arena das Dunas e parte das praias e das belezas naturais de Natal.

WALTER ALVES É CAMPEÃO

O ‘estilo participativo-presencial-efetivo’ de fazer política do ministro Garibaldi Alves, da ex-governadora Wilma de Faria e do vice-governador Robinson Faria, tem mais um protagonista. O deputado Walter Alves ganha de todos quando se conta o número de participações em festas de padroeira e de emancipação política de municípios, além dos inúmeros batizados, casamentos, aniversários e até velórios. E haja fôlego.

RENATO FORA DO TURISMO

Renato Fernandes já não ocupa mais o cargo de secretário de Turismo do estado. Pediu exoneração para acompanhar o deputado João Maia, PR, no seu rompimento com o governo Rosalba.

FRASES

É uma grande alegria saber que receberemos seleções tão importantes para jogar na nossa Arena das Dunas. Tenho certeza de que todos farão um grande espetáculo, principalmente no jogo entre Itália e Uruguai. Também fico feliz em saber que os Estados Unidos estarão de volta, para mais uma vez fazer parte da história de Natal.” Da governadora Rosalba Ciarlini, no blog visorpolitico.com.br, do jornalista Alex Viana.

“Com os Estados Unidos jogando em Natal, agora vai aparecer dinheiro para investir na segurança pública.” Do coordenador do Centro de Direitos Humanos em Natal, Marcos Dionísio.

Minha candidatura é natural e nasce do diálogo com a sociedade.” Do vice-governador Robinson Faria, do PSD, n’O Jornal de Hoje.

Eu tenho dialogado com o PMDB, com o PT e mantenho diálogo com Wilma e com o PDT do prefeito de Natal.” Do vice-governador Robinson Faria, do PSD, n’O Jornal de Hoje.

“Não se iluda Senhor Redator: o candidato do PMDB ao governo, em 2014, a menos que haja uma desistência pessoal do convidado, é o senador Fernando Bezerra.” Do jornalista Vicente Serejo, na sua coluna n’O Jornal de Hoje.

“Depois de ‘tomar’ o PP do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS), e o PTB do deputado Ezequiel Ferreira (PROS), o Casal Rosado mira agora no Solidariedade de Kelps Lima, presidente da legenda no RN.” da jornalista Eliana Lima, na sua coluna no jornal Tribuna do Norte.

Eu tenho 35 anos de idade. É a idade de um publicitário experiente, que tem uma boa história e que já passou por muitas situações. Mas para o marketing político é apenas o começo de uma etapa. Ainda são necessários muitos anos para que eu seja chamado de marqueteiro.” Do publicitário George Wilde, novo redator da equipe de João Santana, o marqueteiro da presidente Dilma.

Peço ao Senhor que nos garanta mais políticos que estejam genuinamente incomodados com o estado da sociedade, do povo, das vidas dos pobres. É vital que os líderes do governo e os líderes financeiros ampliem seus horizontes trabalhando para garantir que todos os cidadãos tenham trabalho digno, educação e saúde.” Do Papa Francisco, na exortação apostólica ‘A Alegria do Evangelho’.

Nelson Mandela, herói da humanidade. O exemplo imortal.” Do jornalista Woden Madruga, na sua coluna no jornal Tribuna do Norte.

ME DISSERAM!…

… Que Luciane Goepers é uma mulher bonita, sensual, atraente e muito, mas muito, muito mesmo, perigosa. Será?…

… Que Henrique Eduardo Alves esteve ‘escalado’ para a tentação da carne de Luciane Goepers. Será?…

… Que o travamento do trânsito de Natal já está nos níveis da imobilidade urbana de cidades com mais de 3 milhões de habitantes . Será?…

… Que falta entendimento entre governo e deputados estaduais para a tramitação de projetos do interesse da governadora Rosalba. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… SETEMBRO DE 2013 – REVISTA FOCO

O DILEMA DA ROSA

Quem, em sã consciência, colocaria a própria cabeça na guilhotina, para se auto destruir politicamente? Quem, na vida política do Brasil de hoje seria capaz de um gesto de grandeza, ao correr para a morte política, mas ajudar na sobrevivência de alguns companheiros de partido?

O principal dilema que a governadora Rosalba Ciarlini enfrenta no momento é este: ser ou não ser, candidata a reeleição no cargo de governador do Rio Grande do Norte.

Rosalba vive um terrível momento, recheado de problemas financeiros, administrativos e políticos na estrutura administrativa do Governo do Rio Grande do Norte. Parece até que nada dá certo para este governo.

Se há sérios problemas de falta de dinheiro, a oposição tem o discurso do aumento sucessivo da arrecadação tributária.

Se setores do Governo anunciam aos quatros cantos do mundo realizações e mais realizações da equipe de Governo, o marketing governamental não consegue transformar essas realizações em opinião pública favorável ao governante.

E agora, o que resta a Rosalba, mesmo com todo o desgaste que o seu partido Democratas está enfrentando na opinião pública potiguar, é manter e oficializar uma candidatura à reeleição para o cargo que ora ocupa, mesmo que pesquisas e analistas experientes concluam que é muito difícil a conquista de um novo mandato.

Aceitando a candidatura Rosalba vai para os sacrifício e ‘poderá salvar’ o mandato de colegas de partido na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Caso contrária, poderá ser acusada de abandonar os correligionários numa hora de difícil estabilidade política.

Rosalba sabe que não é fácil. E vive um terrível dilema. Ser ou não ser candidata? Salvar ou abandonar os colegas de partido? E Carlos Augusto, o que acha dessa situação?

É por aí!….

PMDB ROMPIDO COM ROSALBA

Depois de muitas idas e vindas, de justificativas, de ‘tá frio / tá quente’, finalmente o PMDB decidiu romper a aliação política que mantinha com o Governo Rosalba Ciarlini, embora ainda não tenha descartado totalmente a aliança com os Democratas e o senador José Agripino.

O PMDB QUER UM CANDIDATO

O deputado Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara Federal é, inegavelmente, pule de dez para dar mais força ao PMDB, se aceitar ser o candidato a governador do partido na próxima eleição governamental. Esse é o desejo da maioria dos filiados ao partido, que sonham em conquistar o poder através dele.

GARIBALDI FORA DO PÁREO

O ministro Garibaldi Alves Filho, da Previdência Social, não admite sequer conversar sobre a possibilidade de se candidatar ao cargo de governador do Rio Grande do Norte.

VILMA DE FARIA COM AGENDA DE CANDIDATA

Não surpreende a agenda de candidata a cargo majoritário da vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria. Batizado, casamento, vaquejada, festa de padroeira e de emancipação política de municípios, e lá está, nas mídias sociais, a foto de Vilma sempre ao lado de correligionários e lideranças políticas.

ROBINSON FARIA COM AGENDA DE CANDIDATO

O vice-governador Robinson Faria, também está na estrada, cumprindo agenda de candidato em todas as regiões. E sempre está usando as mídias sociais para divulgar sua agenda.

JOSÉ ADÉCIO DEFENDE ROSALBA

José Adécio é uma voz solitária na defesa do Governo Rosalba Ciarlini. E justifica sua posição enumerando obras e serviços que o governo realiza no Rio Grande do Norte. E não encontra justificativas para a falta de aprovação popular ao governo.

FRASES

“Mensalão: Penas sem castigo.” Manchete do jornal Tribuna do Norte, sobre o processo do Mensalão no Supremo Tribunal de Justiça.

Quem pode garantir que Rosalba candidata ganha ou perde?” Do deputado José Adécio no blogue de Anna Ruth Dantas.

A governadora tem obras que são invisíveis, não são palpáveis, mas são verdadeiras. Essas obras precisam ser mostradas.” Do deputado José Adécio no blogue de Anna Ruth Dantas.

Vou votar pelo voto aberto não só para cassação de mandato como também para todos os casos.” Do senador José Agripino, no blogue do jornalista Alex Viana (visorpolítico.com.br).

“O caos nas contas do governo Rosalba continua.” Da jornalista Daniela Freire, em sua coluna n’O Jornal de Hoje.

Sucessão estadual: Walter Alves confirma conversas com Robinson sobre candidatura .” Manchete de O Jornal de Hoje.

A Abelhinha insistiu para saber mais, mas o máximo que conseguiu além foi que escutas telefônicas já efetuadas, com autorização judicial, vão derrubar poderosos.” Da jornalista Eliana Lima, na sua coluna no jornal Tribuna do Norte.

Marcada para segunda-feira, diz 23, em Mossoró, a filiação da ex-prefeita da cidade, Fafá Rosado, ao PMDB.
(…).
Henrique confirmou presença e deverá chegar a Mossoró com um figurão do partido.
(…) o vice-presidente da República, Michel Temer.” Da jornalista Thaisa Galvão, no seu blogue.

O pedido de desfiliação “por justa causa” do deputado federal Betinho Rosado do Democratas foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue.

“Deve ser de alta importância  para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.” Do jornalista Woden Madruga, sobre a participação de Rosalba na posse do novo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot.

ME DISSERAM!…

… Que Rosalba realmente desistiu de se candidatar nas eleições do próximo ano. Será?…

… Que Carlos Augusto ainda acredita na recuperação da imagem pública do Governo Rosalba. Será?…

… Que está cada dia mais difícil administrar as relações do governo com policiais civis. Será?…

… Que os deputados reclamam, mas aprovam tudo que Rosalba quer na Assembleia Legislativa. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… – REVISTA FOCO – MAIO DE 201

A MÉDICA E A GOVERNADORA

A história se passa no Rio Grande do Norte depois de 2010. Naquele ano, a médica Rosalba Ciarlini, pediatra respeitadíssima por cuidar com zelo e carinho da saúde de crianças, já havia conquistado a simpatia e a confiança dos adultos.

Médica, de formação conservadora, Rosalba sabe que o bem e o mal existem em todas as pessoas. Determinada, sempre procurou um espaço político para espalhar o bem, a partir da sua atuação na medicina.

Em muitos momentos da sua vida conheceu o mal expelido de outras pessoas contra ela. Foi vítima de calúnias, machucou-se e ficou guardando mágoas e alimentando rancores.

Ela, que antes havia conhecido e espalhado o bem, passara a conhecer também o mal.

Aos poucos foi deixando de conviver com as crianças, afastando-se da medicina e convivendo mais com adultos no mundo da política.

O lado bom da médica Rosalba, que cuidava da saúde de crianças, foi cedendo lugar para o lado mal da política Rosalba Ciarlini, que depois de administrar a sua cidade em três mandatos, conseguiu uma promoção e conquistou uma cadeira no Senado Federal.

Convivendo mais ainda com adultos, no meio político, cresceu mais e foi eleita pelo povo como governadora do Rio Grande do Norte.

Rosalba acreditava que que a essência da médica das crianças continuaria em suas ações e atitudes, evitando que as ações e atitudes da governadora se sobressaíssem.

Até que, num determinado momento, ninguém sabia mais quem era Dra. Rosalba (ou Dr. Jekyll) e a governadora (ou Mr. Hyde). Perdera o controle.

E a história “O  Médico e o Monstro”, se repete como “A Médica e a Governadora”.

É por aí!….

A VEZ DO COMBATE À CORRUPÇÃO

Novo Procurador Geral de Justiça, Rinaldo Reis, dedicou anos do seu trabalho à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, de onde também vem o seu Chefe de Gabinete, Promotor Alexandre Frazão. Tudo indica que o combate à corrupção terá mais vez no Ministério Público Estadual.

SUCESSÃO EM DEBATE

Está antecipado o debate da sucessão governamental no Rio Grande do Norte, com alternatiovas em discussão na situação e na oposição. Reeleição de Rosalba? Candidatura do PMDB? Henrique Eduardo Alves? Robinson Faria? Wilma de Faria? PT? As cartas estão na mesa. No momento vale até blefar.

ASSINATURA PRA TUDO QUANTO É GOSTO

O documento que autoriza as obras dos acessos ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante receberam um montão de assinaturas: Rosalba Ciarlini, Jaime Calado, Garibaldi Alves Filho, Henrique Eduardo Alves, José Agripino e Ricardo Mota. A maioria na condição de testemunha. E precisa disso tudo?

CRISE NA POLÍCIA CIVIL

O negócio esquentou pros lados da segurança pública. A delegada Ana Cláudia Saraiva, presidente da Adepol, continua lutando por todos os meios legais, para que o Estado assume suas responsabilidades na situação carcerária do RN. Há alguns dias, até prisão domiciliar para os presos de regime semi-aberto, foi analisada como alternativa para evitar que policiais civis sejam usados como carceireiros.

SEM FICHAS NO JOGO DA SAÚDE

O casal Rosalba e Carlos Augusto Rosado andava recebendo muitas críticas as atitudes políticas do secretário da Saúde, o médico Luiz Roberto Fonseca. E já tem gente apostando em mudanças, mais uma vez, na titularidade daquela pasta. Rolo grande, pela falta de opções nas bolsas de cotações de candidatos ao posto.

FRASES

A seca surpreendeu os meteorologistas no ano passado, assim como a chuva contradisse os prognósticos de prolongamento da estiagem.” Do twitter de Rosalba Ciarlini (@RosalbaCiarlini).

Nesse terreno, ficamos nas mãos da Providência Divina. Mas preparar-nos para lidar com a chuva e com a estiagem é obrigação de quem é gestor” Do twitter de Rosalba Ciarlini (@RosalbaCiarlini).

Se somos tão ricos que podemos contrair um empréstimo de R$ 420 milhões para construir a arena das dunas (…) se poderemos ainda contrair um outro empréstimo para gastarmos 55 milhões em 1 km de rua, por que não podemos fazer também um empréstimo para duplicar o Hospital Walfredo Gurgel.” Da leitora Maria das Neves Valentim, no blog da jornalista Eliana Lima.

“O PSB está em extinção, igual ao mico leão dourado.” Do vereador Leleu Fontes, no Jornal de Hoje, antecipando o desejo de deixar a legenda.

Hoje esse projeto (Viva Costeira) não é mais do Governo do Estado, mas sim da população que já o absorveu, e nosso intuito é que todos sejam beneficiados.Do secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes.

“E uma ausência chamou a atenção na reunião realizada pela Executiva do PSB (…) no Hotel Maine: do deputado Gustavo Carvalho.” Da jornalista Daniela Freire, na sua coluna no Jornal de Hoje.

“A Polícia Civil planeja realizar em breve novas operações (…) diminuir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança na região metropolitana de Natal.” Do diretor-geral de Polícia Civil, Fábio Rogério, na Tribuna do Norte.

As leis brasileiras não são punitivas. São incentivadoras da impunidade – Quem assumirá a liderança de uma reforma do falido Estado brasileiro?” Do jornalista Agnelo Alves, ex-prefeito de Parnamirim, no jornal Tribuna do Norte.

ME DISSERAM!…

… Que está em vias de pegar fogo a relação política de Carlos Augusto Rosado com o deputado Henrique Eduardo Alves. Será?…

… Que o deputado Henrique Eduardo Alves alimentou a expectativa de ser mais prestigiado pela governadora Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a Assembleia Legislativa está se comportando de forma submissa nas suas relações com o Governo Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a governadora Rosalba analisa alternativas para uma nova filiação partidária. Será?…

COLUNA É POR AÍ!… – REVISTA FOCO – JANEIRO 2013

A ESPERANÇA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A eleição do deputado federal Henrique Eduardo Alves, atual líder do PMDB, para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados será uma vitória para o povo do Rio Grande do Norte. Não somente para o eleitor que votou nele, mas para todos os norte-rio-grandenses.

É uma vitória semelhante as vitórias políticas que o Estado aproveitou quando o senador Garibaldi Alves Filho assumiu a presidência do Senado da República e também o cargo de Ministro da Previdência Social, onde continua sob aplausos gerais.

São vitórias políticas como a passagem do ex-governador Aluízio Alves pela Secretaria de Administração do Governo Federal, nos anos 80.

O trabalho de Garibaldi Alves e de Henrique Eduardo projetam o nome do Rio Grande do Norte no cenário político nacional. Até agora, com Garibaldi, a imagem é positiva. Espera-se que com Henrique aconteça o mesmo.

E será através deles que políticos e empresários do Rio Grande do Norte poderão conquistar oportunidades para trazer até o povo daqui, benefícios que poderão chegar junto com os projetos e as políticas públicas do Governo Federal em várias áreas, como as obras públicas e a assistência social, por exemplo.

Esses benefícios não estão diretamente relacionados com o trabalho sob a responsabilidade de ambos, mas chegam indiretamente através do prestígio político que ambos conquistam no Congresso Nacional, com repercussões positivas no Governo Federal.

Essa é, objetivamente, a essência do trabalho do político numa Nação com partidos fracos: estabelecer boas relações com o poder; angariar confiança e simpatia; conquistar cargos e posições para chegar aos desejados benefícios para o povo.

O caminho é longo. E exige muito sangue frio nas veias.

É por aí!….

RENAN NA PRESIDÊNCIA DO SENADO

No dia 1 de fevereiro, deputados federais e senadores retornam às reuniões plenárias na Câmara dos Deputados e no Senador Federal, iniciando os trabalhos legisltivos deste ano no Congresso Nacional. É provável que naquela data, os senadores já elejam o novo presidente da Câmara Alta do país, retornando a cadeira de presidente para o senador alagoano Renan Calheiros, do PMDB. É o que está combinado e acertado.

HENRIQUE NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Se tudo correr bem, será no dia 4 de fevereiro a eleição do deputado federal Henrique Eduardo Alves para a presidência da Câmara dos Deputados. Foco de denúncias na imprensa nacional, Henrique mantém unido o PMDB e o favoritismo naquela casa legislativa, além de contar com a simpatia da presidente Dilma Rousseff e os votos dos deputados do Partido dos Trabalhadores, dos partidos da base aliada e até o voto dos oposicionistas. Se o combinado é respeitado, estará eleito.

CARLOS AUGUSTO NA BERLINDA

A habilidade política do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, também apelidado de Ravengar, marido da governadora Rosalba Ciarline, está na berlinda. A dúvida é saber se ele conseguirá dobrar o ministro Garibaldi Alves, o deputado Henrique Eduardo e os deputados estaduais do PMDB, garantindo o apoio deles, mesmo a contra-gosto dos prefeitos do partido, a reeleição de Rosalba.

A VELHA HISTÓRIA DO SOFÁ

Ao assinar a troca o trabalho do jornalista Alexandre Mulatinho pelo trabalho do jornalista Paulo Araújo, ambos bons e bem relacionados jornalistas, a governadora Rosalba Ciarline agiu como o corno que, ao flagrar a mulher com outro no sofá, decidiu trocar o sofá. Não é o jornalista que faz a popularidade de um governante, mas um conjunto de ações administrativas, políticas e de mídia.

TRANSPARÊNCIA NA FOLHA DE PESSOAL

Não é surpresa a divulgação pela Assembléia Legislativa e pela Câmara Municipal de Natal dos nomes e das vantagens pecuniárias recebidas, de todos os servidores das duas casas legislativas. Os juízos da 4ª e da 5ª Varas da Fazenda Pública da Comarca de Natal acataram o pedido do Ministério Público Estadual e determinaram que as duas casas divulguem as listas de vencimentos de seus membros e servidores, sem necessidade de prévio cadastro, em cumprimento a Lei de acesso à Informação (LAI), Lei nº 12.527/2011.

JÚNIOR RÊGO PRESTIGIADO NA PRESIDENCIA DO TRT-RN

A posse do Desembargador Federal José Rêgo Júnior na presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT) transformou-se num dos eventos mais concorridos e presigiados do Rio Grande do Norte. Ponto para o presidente José Rêgo Júnior e seu vice, também Desembargador Federal Carlos Newton Pinto.

FRASES

O governo do Brasil despertou para a necessidade urgente de melhorar a infraestrutura do País. Ele está leiloando concessões de rodovias, estradas e aeroportos.” Da reportagem da revista inglesa Economist, sobre a decisão do governo Dilma de abrir algumas áreas para exploração da iniciativa privada.

O ano é 2013, mas a meta já foca 2014. Com os resultados das eleições municipais e as devidas posses efetivadas, os pré-candidatos aos cargos na Assembleia Legislativa, Governo do Estado e Câmara Federal, que serão preenchidos no ano que vem, começam a articular os possíveis apoios de prefeitos eleitos e não eleitos.” Da jornalista Taciana Chiquetti, interina de Daniela Freire, na sua coluna do Jornal de Hoje.

“Mas eu acredito que a governadora Rosalba chegará em 2014 bem avaliada, o que irá viabilizar a disputa da reeleição.” Do deputado federal Felipe Maia, no portal de notícias do Jornal de Hoje.

“Ainda é cedo para falar sobre esse assunto, mas entendo que se o partido decidir sair da base de apoio ao governo Rosalba Ciarlini tem nomes fortes como o de Garibaldi Filho, senador de 1 milhão de votos, para disputar o Governo do Estado.” Do Secretario Geral do PMDB, Elias Fernandes, sobre as eleições 2014, no portal do Jornal de Hoje.

“Sou deputado e fui eleito graças ao povo do Rio Grande do Norte. Não sou subserviente ao Governo do Estado. A segurança pública está numa situação caótica. As pessoas me procuram perguntando o que o Governo do Estado tem feito para a segurança pública. Eu não sei informar.” Do deputado Walter Alves, no blogue do jornalista Alex Viana (visorpolitico.com.br).

A falta de investimentos do Governo do Estado está condenando o Rio Grande do Norte a uma situação de inércia em diversos setores produtivos e gerando péssimas perspectivas e consequências quanto às necessidades de crescimento econômico.” Do vice-governador Robinson Faria em artigo publicado no jornal Tribuna do Norte.

Favorito e enrolado.” Da revista Veja, no título da matéria com o deputado Henrique Alves.

Talvez o deputado não se lembre, mas foi ele quem mandou contratar essa empresa.” De Wellington Costa, funcionário do gabinete do deputado Henrique Alves, segundo a revista Veja.

A empresa de um assessor do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), recebeu pelo menos R$ 1,2 milhão de um órgão do governo federal controlado politicamente pelo deputado.” Da matéria do jornalista Leandro Colon, publicada na Folha de São Paulo.

Um conselho: e nada de investigar o passado remoto ou recente de Henrique. Porque quem procura acha. E o que acha quase sempre desfavorece o alvo do achado.” Do jornalista Ricardo Noblat, no seu blogue.

ME DISSERAM!…

… Que finda e começa ano e a popularidade da governadora Rosalba Ciarlini continua em baixa. Será?…

… Que as relações dos nomes dos funcionários da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Natal mostra(ra)m muitas surpresas. Será?…

… Que o deputado Walter Alves dá o tom das relações do PMDB com o governo Rosalba Ciarline. Será?…

… Que Henrique Eduardo anda elogiando a desenvoltura política de Carlos Augusto Rosado. Será?…