COLUNA É POR AÍ!… MAR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE, ROBINSON, ROSALBA… E WILMA?

O mês de março vai findar e os líderes políticos do Rio Grande do Norte continuam sem uma definição clara das candidaturas que deverão disputar as eleições deste ano, muito embora seja possível identificar, com certeza, alguns nomes que se colocam no tabuleiro do jogo eleitoral para a disputa dos cargos majoritários de governador e senador.

Entre estes nomes está o do atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que deseja ser candidato ao cargo de governador, embora aguarde uma definição da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, com quem pretende compor uma chapa, com ela disputando o cargo de senador.

Outro nome é o do vice-governador Robinson Faria, que está decidido a disputar o cargo de governador, principalmente se conseguir fechar uma dobradinha com a deputada Fátima Bezerra disputando o cargo de senador.

A governadora Rosalba Ciarlini, desconfiada do emaranhado das possibilidades de chincarem sua candidatura à reeleição, já se amparou em pareceres jurídicos que defendem o seu direito de pleitear nova eleição para o mesmo cargo.

Ex-governadora, Wilma de Faria se sente tentada a disputar novamente a eleição de governador, especialmente se contar com o apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos que vai disputar a presidência da República. O plano B de Wilma é disputar um mandato de senador, e, nesse caso, escolhendo com quem vai se compor no Rio Grande do Norte.

Fátima Bezerra já está com o seu time em campo e, na companhia do vice-governador Robinson Faria, já anda fazendo proselitismo político nos municípios, como se ambos já estivessem com os nomes homologados pelos respectivos partidos, em coligação eleitoral.

Nesse jogo de interesses, Fernando Bezerra ainda não conseguiu a unanimidade desejada certamente poderá ficar de fora da disputa eleitoral de 5 de outubro.

É por aí!….

HENRIQUE E FÁTIMA CADA DIA MAIS DISTANTES

O desenrolar dos acontecimentos políticos em Brasília, onde PT e PMDB parecem se digladiar nos conflitos de poder que opõem o líder Eduardo Cunha (PMDB) à presidente Dilma Rousseff, afeta cada dia mais fortemente as dificuldades de aproximação dos deputados Henrique Eduardo Alves e Fátima Bezerra, aqui no Rio Grande do Norte. Hoje, tudo indica, os dois estarão em campos opostos nas eleições deste ano.

PDT FECHADO COM SÁVIO FEDERAL

O principal compromisso, o mais forte de todos, que o PDT deseja assumir com os prováveis aliados políticos na disputa eleitoral deste ano, é a eleição do jornalista Sávio Háckradt, atual Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Natal, para deputado federal.

PRAZOS DO CALENDÁRIO ELEITORAL

Agentes públicos, políticos e candidatos, além de advogados destes, estão de olho no calendário eleitoral e nas ações e atitudes de correligionários e adversários.

FELIPE MAIA COTADO PARA A REELEIÇÃO

Deputado federal dos Democratas, Felipe Maia, apesar do desgaste do partido, consta em todas as listas como um dos mais certos deputados para conquistar a reeleição. Tudo consequência do excelente trabalho parlamentar que tem realizado.

SILVEIRA JÚNIOR E CRISPINIANO NETO X …

Articulações com o aval do vice-governador Robinson Faria e da deputada Fátima Bezerra, devem juntar PSD e PT na eleição suplementar de Mossoró, marcada para o dia 4 de maio. A provável chapa terá o prefeito Silveira Júnior, candidato a reeleição, tendo como companheiro o poeta Crispiniano Neto.

… LARISSA ROSADO E ALEX MOACIR

PSB e PMDB caminham para um acordo em Mossoró, compondo uma chapa para disputar a eleição suplementar com a deputada Larissa Rosado (PSD) na condição de candidata a prefeito e o vereador Alex Moacir (PMDB), na condição de vice-prefeito.

FRASES

O PMDB só me dá alegrias.” Da presidente Dilma Rousseff.

Projeto de José Agripino é destaque na Revista Isto É Dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

MP oferece denúncia contra Gilson e Micarla por desvio e lavagem de dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

O PR tem aliança com o PMDB e eu particularmente mantenho um bom relacionamento com o deputado Henrique Eduardo...” Do deputado João Maia, no Jornal de Hoje.

“A chapa com Henrique para o Governo, com o deputado João Maia (PR) na vice e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) para o Senado, será anunciada na sexta-feira, 28 de março.” Da jornalista Thaísa Galvão, no seu blogue.

“’Sou virgem de emendas‘, brincadeira do deputado estadual Agnelo Alves (PDT), diante da sua situação no Governo Rosa(do). Nunca teve uma emenda sua paga desde quando Rosalba assumiu.” Da jornalista Eliana Lima, na sua coluna do jornal Tribuna do Norte.

Mesmo sem querer falar em intervenção, o Ministério da Justiça não se tranquilizou depois da visita que fez ao Rio Grande do Norte na última segunda-feira. Pelo contrário.” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue Território Livre.

“Foi mais que implante. Tive de recompor toda a base dos dentes, por causa da barbeiragem de um dentista. Ia jantar e caía.” Do senador José Agripino, na Tribuna do Norte.

Na reunião com Aldo Rebelo,ele festejou o fato de o RN ter registrado maior índice de apoio à realização da Copa: 69% de avaliação positiva.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que a segurança pública do Rio Grande do Norte está sob intervenção direta e pessoal do ministro da Justiça, Eduardo Cardoso. Será?…

… Que Robinson Faria e Fátima Bezerra apostam no imponderável para justificar a possibilidade de eleição de ambos – governador e senador. Será?…

… Que os deputados João Maia e Henrique Eduardo Alves agem como se fossem amigos da vida toda. Será?…

… Que o ditado ‘Quem te viu, quem te vê’, nunca esteja tão presente na política do Rio Grande do Norte. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… REVISTA FOCO AGOSTO 2013

BRASIL NÃO PUNE CORRUPTOS

Um dos motivos que leva o povo para as ruas das principais cidades brasileiras, é a necessidade de um combate mais eficiente à corrupção e aos corruptos, de maneira geral, no país. Há a impressão de que, em cada município brasileiro, em cada Estado da Federação e nos muitos cargos públicos do governo, registram-se casos de corrupção, mas nunca de punição aos corruptos.

A corrupção continua a existir como um dos piores males dentro da estrutura de administração pública do país e há entraves legais para se chegar a punição dos encontrados em culpa nos negócios do Estado.

E as punições não acontecem porque a legislação brasileira permite um sem número de apelações, que acabam adiando, sucessivas vezes, a aplicação de uma pena exemplar para quem faz mau uso ou rouba dinheiro público.

Desavisados, os manifestantes concentram suas críticas aos gestores do Poder Executivo e a lentidão com que o Poder Judiciário julga os acusados em processos de corrupção. Esquecem que tanto os gestores do Poder Executivo quanto os gestores do Poder Judiciário, somente agem seguindo o que está estabelecido na lei.

Quem permite que a legislação seja branda ou praticamente inaplicável, são os autores da lei e da regulamentação legal no país, ou seja: os responsáveis por essa situação, são os legisladores brasileiros. Senadores e deputados federais elaboram a lei e são diretamente responsáveis pelo seu conteúdo.

Se há corrupção no Poder Executivo, é porque a legislação específica deixa brechas para que não exista punição. E atos de corrupção somente serão combatidos, se existir uma legislação punitiva, forte e aplicável.

Ora, ora… se quem rouba dinheiro público tem condições de se safar das brandas penas da lei com um bom advogado, a própria legislação funciona como elemento motivador da corrupção.

É por aí!….

ROSALBA, PESSOALMENTE, É A MELHOR PROPAGANDA

Há, no meio jornalístico em Natal, a impressão de que a própria governadora Rosalba Ciarlini é a melhor propaganda do seu governo. E citam que quem conversa pessoalmente com a governadora, compreende melhor as dificuldades do Estado e fica sabendo das realizações que já seriam muitas.

FLÁVIO ROCHA SURPREENDE COM CRÍTICAS AO RN

Presidente das Lojas Riachuelo e vice-presidente do Grupo Guararapes, Flávio Rocha, ex-deputado federal, surpreendeu ao adotar um tom mais grave nas denúncias que faz de que é difícil investir no Rio Grande do Norte. E denuncia uma “turma do contra”que seria muito forte.

RICARDO MOTTA ELOGIADO

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta tem sido elogiado pelos seus colegas deputados, pela correção, justiça, serenidade e coragem com que administra o Poder Legislativo e suas relações com os Poderes Executivo e Judiciário. Está com uma boa imagem junto aos pares.

CARLOS EDUARDO SATISFEITO COM BRASÍLIA

Depois de andanças pelos ministérios, em Brasília, o prefeito Carlos Eduardo revela, no seu twitter um elevado grau de satisfação com a boa acolhida aos projetos da Prefeitura de Natal.

ROSALBA RECEBE CRÍTICAS ATÉ DE ALIADOS

Está cada dia mais difícil administrar a governabilidade no Rio Grande do Norte, porque a governadora Rosalba Ciarlini, além de todos os problemas financeiros e de gestão do Estado, começa a enfrentar, mais duramente, críticas dos seus aliados..

PROSSEGUE A BIOMETRIA EM NATAL

Segue, sem contratempos, o Projeto de Revisão Eleitoral com Coleta Biométrica, realizado pelo TRE-RN, para os mais de 520 mil eleitores de Natal. Até dezembro o trabalho estará totalmente concluído.

FRASES

“TJ e MP agem como filhos sem mesada.” Da governadora Rosalba Ciarlini, no Novo Jornal.

O presidente da Riachuelo e vice-presidente da Guararapes, Flávio Rocha, fez duras críticas nesta segunda-feira (5) ao ambiente de negócios no Rio Grande do Norte.” Da jornalista Renata Moura, no seu blogue mercado.com

Essas forças do contra podem paralisar governos e prefeituras. Meia dúzia de pessoas estão entravando o estado.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

É dura a tarefa de gerar emprego e de empreender no estado (RN). A dificuldade é grande, a troco de nada.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

É preciso deter as forças do contra.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

Rosalba Ciarlini chora e afirma que a burocracia e falta de recursos emperram a saúde no RN.” Do site jornaldehoje.com.br.

Governo “maquiou” gastos com Educação para atender Legislação, diz (Deputado Fernando) Mineiro.” Do portalnoar.com.br.

“Estado terá expediente menor e secretários devolvem carros e linhas telefônicasDo blogdobg.com.br.

Estudo Impacto Ambiental EIA/RIMA da Av Engº Roberto Freire custará 930 mil reais. ENQUANTO ISSO OS SERVIDORES FICARÃO SEM O 1/3 DE FÉRIAS.” Do menestrel medieval Marcos Dionísio, no seu Twitter.

Supermercado supera shopping center nas compras por impulso.” Do jornalista Marcos Aurélio de Sá, na sua coluna, no Jornal de Hoje.

ME DISSERAM!…

… Que o prefeito Carlos Eduardo está pra lá de satisfeito com os primeiros resultados da viagem à Brasília. Será?…

… Que a frase “ISSO TUDO É PARA VOCÊ”, numa placa na Arena das Dunas, não estaria angariando as simpatias esperadas pelo governo Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a governadora Rosalba Ciarlini acredita na retomada do emprego no interior com o projeto Pró-Sertão. Será?…

… Que Rosalba Ciarlini teria passado dos limites da relação entre os poderes no episódio dos “filhos sem mesada”. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… REVISTA FOCO AGOSTO 2013

BRASIL NÃO PUNE CORRUPTOS

Um dos motivos que leva o povo para as ruas das principais cidades brasileiras, é a necessidade de um combate mais eficiente à corrupção e aos corruptos, de maneira geral, no país. Há a impressão de que, em cada município brasileiro, em cada Estado da Federação e nos muitos cargos públicos do governo, registram-se casos de corrupção, mas nunca de punição aos corruptos.

A corrupção continua a existir como um dos piores males dentro da estrutura de administração pública do país e há entraves legais para se chegar a punição dos encontrados em culpa nos negócios do Estado.

E as punições não acontecem porque a legislação brasileira permite um sem número de apelações, que acabam adiando, sucessivas vezes, a aplicação de uma pena exemplar para quem faz mau uso ou rouba dinheiro público.

Desavisados, os manifestantes concentram suas críticas aos gestores do Poder Executivo e a lentidão com que o Poder Judiciário julga os acusados em processos de corrupção. Esquecem que tanto os gestores do Poder Executivo quanto os gestores do Poder Judiciário, somente agem seguindo o que está estabelecido na lei.

Quem permite que a legislação seja branda ou praticamente inaplicável, são os autores da lei e da regulamentação legal no país, ou seja: os responsáveis por essa situação, são os legisladores brasileiros. Senadores e deputados federais elaboram a lei e são diretamente responsáveis pelo seu conteúdo.

Se há corrupção no Poder Executivo, é porque a legislação específica deixa brechas para que não exista punição. E atos de corrupção somente serão combatidos, se existir uma legislação punitiva, forte e aplicável.

Ora, ora… se quem rouba dinheiro público tem condições de se safar das brandas penas da lei com um bom advogado, a própria legislação funciona como elemento motivador da corrupção.

É por aí!….

ROSALBA, PESSOALMENTE, É A MELHOR PROPAGANDA

Há, no meio jornalístico em Natal, a impressão de que a própria governadora Rosalba Ciarlini é a melhor propaganda do seu governo. E citam que quem conversa pessoalmente com a governadora, compreende melhor as dificuldades do Estado e fica sabendo das realizações que já seriam muitas.

FLÁVIO ROCHA SURPREENDE COM CRÍTICAS AO RN

Presidente das Lojas Riachuelo e vice-presidente do Grupo Guararapes, Flávio Rocha, ex-deputado federal, surpreendeu ao adotar um tom mais grave nas denúncias que faz de que é difícil investir no Rio Grande do Norte. E denuncia uma “turma do contra”que seria muito forte.

RICARDO MOTTA ELOGIADO

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta tem sido elogiado pelos seus colegas deputados, pela correção, justiça, serenidade e coragem com que administra o Poder Legislativo e suas relações com os Poderes Executivo e Judiciário. Está com uma boa imagem junto aos pares.

CARLOS EDUARDO SATISFEITO COM BRASÍLIA

Depois de andanças pelos ministérios, em Brasília, o prefeito Carlos Eduardo revela, no seu twitter um elevado grau de satisfação com a boa acolhida aos projetos da Prefeitura de Natal.

ROSALBA RECEBE CRÍTICAS ATÉ DE ALIADOS

Está cada dia mais difícil administrar a governabilidade no Rio Grande do Norte, porque a governadora Rosalba Ciarlini, além de todos os problemas financeiros e de gestão do Estado, começa a enfrentar, mais duramente, críticas dos seus aliados..

PROSSEGUE A BIOMETRIA EM NATAL

Segue, sem contratempos, o Projeto de Revisão Eleitoral com Coleta Biométrica, realizado pelo TRE-RN, para os mais de 520 mil eleitores de Natal. Até dezembro o trabalho estará totalmente concluído.

FRASES

“TJ e MP agem como filhos sem mesada.” Da governadora Rosalba Ciarlini, no Novo Jornal.

O presidente da Riachuelo e vice-presidente da Guararapes, Flávio Rocha, fez duras críticas nesta segunda-feira (5) ao ambiente de negócios no Rio Grande do Norte.” Da jornalista Renata Moura, no seu blogue mercado.com

Essas forças do contra podem paralisar governos e prefeituras. Meia dúzia de pessoas estão entravando o estado.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

É dura a tarefa de gerar emprego e de empreender no estado (RN). A dificuldade é grande, a troco de nada.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

É preciso deter as forças do contra.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

Rosalba Ciarlini chora e afirma que a burocracia e falta de recursos emperram a saúde no RN.” Do site jornaldehoje.com.br.

Governo “maquiou” gastos com Educação para atender Legislação, diz (Deputado Fernando) Mineiro.” Do portalnoar.com.br.

“Estado terá expediente menor e secretários devolvem carros e linhas telefônicasDo blogdobg.com.br.

Estudo Impacto Ambiental EIA/RIMA da Av Engº Roberto Freire custará 930 mil reais. ENQUANTO ISSO OS SERVIDORES FICARÃO SEM O 1/3 DE FÉRIAS.” Do menestrel medieval Marcos Dionísio, no seu Twitter.

Supermercado supera shopping center nas compras por impulso.” Do jornalista Marcos Aurélio de Sá, na sua coluna, no Jornal de Hoje.

ME DISSERAM!…

… Que o prefeito Carlos Eduardo está pra lá de satisfeito com os primeiros resultados da viagem à Brasília. Será?…

… Que a frase “ISSO TUDO É PARA VOCÊ”, numa placa na Arena das Dunas, não estaria angariando as simpatias esperadas pelo governo Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a governadora Rosalba Ciarlini acredita na retomada do emprego no interior com o projeto Pró-Sertão. Será?…

… Que Rosalba Ciarlini teria passado dos limites da relação entre os poderes no episódio dos “filhos sem mesada”. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… – REVISTA FOCO – MAIO DE 201

A MÉDICA E A GOVERNADORA

A história se passa no Rio Grande do Norte depois de 2010. Naquele ano, a médica Rosalba Ciarlini, pediatra respeitadíssima por cuidar com zelo e carinho da saúde de crianças, já havia conquistado a simpatia e a confiança dos adultos.

Médica, de formação conservadora, Rosalba sabe que o bem e o mal existem em todas as pessoas. Determinada, sempre procurou um espaço político para espalhar o bem, a partir da sua atuação na medicina.

Em muitos momentos da sua vida conheceu o mal expelido de outras pessoas contra ela. Foi vítima de calúnias, machucou-se e ficou guardando mágoas e alimentando rancores.

Ela, que antes havia conhecido e espalhado o bem, passara a conhecer também o mal.

Aos poucos foi deixando de conviver com as crianças, afastando-se da medicina e convivendo mais com adultos no mundo da política.

O lado bom da médica Rosalba, que cuidava da saúde de crianças, foi cedendo lugar para o lado mal da política Rosalba Ciarlini, que depois de administrar a sua cidade em três mandatos, conseguiu uma promoção e conquistou uma cadeira no Senado Federal.

Convivendo mais ainda com adultos, no meio político, cresceu mais e foi eleita pelo povo como governadora do Rio Grande do Norte.

Rosalba acreditava que que a essência da médica das crianças continuaria em suas ações e atitudes, evitando que as ações e atitudes da governadora se sobressaíssem.

Até que, num determinado momento, ninguém sabia mais quem era Dra. Rosalba (ou Dr. Jekyll) e a governadora (ou Mr. Hyde). Perdera o controle.

E a história “O  Médico e o Monstro”, se repete como “A Médica e a Governadora”.

É por aí!….

A VEZ DO COMBATE À CORRUPÇÃO

Novo Procurador Geral de Justiça, Rinaldo Reis, dedicou anos do seu trabalho à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, de onde também vem o seu Chefe de Gabinete, Promotor Alexandre Frazão. Tudo indica que o combate à corrupção terá mais vez no Ministério Público Estadual.

SUCESSÃO EM DEBATE

Está antecipado o debate da sucessão governamental no Rio Grande do Norte, com alternatiovas em discussão na situação e na oposição. Reeleição de Rosalba? Candidatura do PMDB? Henrique Eduardo Alves? Robinson Faria? Wilma de Faria? PT? As cartas estão na mesa. No momento vale até blefar.

ASSINATURA PRA TUDO QUANTO É GOSTO

O documento que autoriza as obras dos acessos ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante receberam um montão de assinaturas: Rosalba Ciarlini, Jaime Calado, Garibaldi Alves Filho, Henrique Eduardo Alves, José Agripino e Ricardo Mota. A maioria na condição de testemunha. E precisa disso tudo?

CRISE NA POLÍCIA CIVIL

O negócio esquentou pros lados da segurança pública. A delegada Ana Cláudia Saraiva, presidente da Adepol, continua lutando por todos os meios legais, para que o Estado assume suas responsabilidades na situação carcerária do RN. Há alguns dias, até prisão domiciliar para os presos de regime semi-aberto, foi analisada como alternativa para evitar que policiais civis sejam usados como carceireiros.

SEM FICHAS NO JOGO DA SAÚDE

O casal Rosalba e Carlos Augusto Rosado andava recebendo muitas críticas as atitudes políticas do secretário da Saúde, o médico Luiz Roberto Fonseca. E já tem gente apostando em mudanças, mais uma vez, na titularidade daquela pasta. Rolo grande, pela falta de opções nas bolsas de cotações de candidatos ao posto.

FRASES

A seca surpreendeu os meteorologistas no ano passado, assim como a chuva contradisse os prognósticos de prolongamento da estiagem.” Do twitter de Rosalba Ciarlini (@RosalbaCiarlini).

Nesse terreno, ficamos nas mãos da Providência Divina. Mas preparar-nos para lidar com a chuva e com a estiagem é obrigação de quem é gestor” Do twitter de Rosalba Ciarlini (@RosalbaCiarlini).

Se somos tão ricos que podemos contrair um empréstimo de R$ 420 milhões para construir a arena das dunas (…) se poderemos ainda contrair um outro empréstimo para gastarmos 55 milhões em 1 km de rua, por que não podemos fazer também um empréstimo para duplicar o Hospital Walfredo Gurgel.” Da leitora Maria das Neves Valentim, no blog da jornalista Eliana Lima.

“O PSB está em extinção, igual ao mico leão dourado.” Do vereador Leleu Fontes, no Jornal de Hoje, antecipando o desejo de deixar a legenda.

Hoje esse projeto (Viva Costeira) não é mais do Governo do Estado, mas sim da população que já o absorveu, e nosso intuito é que todos sejam beneficiados.Do secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes.

“E uma ausência chamou a atenção na reunião realizada pela Executiva do PSB (…) no Hotel Maine: do deputado Gustavo Carvalho.” Da jornalista Daniela Freire, na sua coluna no Jornal de Hoje.

“A Polícia Civil planeja realizar em breve novas operações (…) diminuir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança na região metropolitana de Natal.” Do diretor-geral de Polícia Civil, Fábio Rogério, na Tribuna do Norte.

As leis brasileiras não são punitivas. São incentivadoras da impunidade – Quem assumirá a liderança de uma reforma do falido Estado brasileiro?” Do jornalista Agnelo Alves, ex-prefeito de Parnamirim, no jornal Tribuna do Norte.

ME DISSERAM!…

… Que está em vias de pegar fogo a relação política de Carlos Augusto Rosado com o deputado Henrique Eduardo Alves. Será?…

… Que o deputado Henrique Eduardo Alves alimentou a expectativa de ser mais prestigiado pela governadora Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a Assembleia Legislativa está se comportando de forma submissa nas suas relações com o Governo Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a governadora Rosalba analisa alternativas para uma nova filiação partidária. Será?…

COLUNA É POR AÍ!… – REVISTA FOCO – JANEIRO 2013

A ESPERANÇA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A eleição do deputado federal Henrique Eduardo Alves, atual líder do PMDB, para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados será uma vitória para o povo do Rio Grande do Norte. Não somente para o eleitor que votou nele, mas para todos os norte-rio-grandenses.

É uma vitória semelhante as vitórias políticas que o Estado aproveitou quando o senador Garibaldi Alves Filho assumiu a presidência do Senado da República e também o cargo de Ministro da Previdência Social, onde continua sob aplausos gerais.

São vitórias políticas como a passagem do ex-governador Aluízio Alves pela Secretaria de Administração do Governo Federal, nos anos 80.

O trabalho de Garibaldi Alves e de Henrique Eduardo projetam o nome do Rio Grande do Norte no cenário político nacional. Até agora, com Garibaldi, a imagem é positiva. Espera-se que com Henrique aconteça o mesmo.

E será através deles que políticos e empresários do Rio Grande do Norte poderão conquistar oportunidades para trazer até o povo daqui, benefícios que poderão chegar junto com os projetos e as políticas públicas do Governo Federal em várias áreas, como as obras públicas e a assistência social, por exemplo.

Esses benefícios não estão diretamente relacionados com o trabalho sob a responsabilidade de ambos, mas chegam indiretamente através do prestígio político que ambos conquistam no Congresso Nacional, com repercussões positivas no Governo Federal.

Essa é, objetivamente, a essência do trabalho do político numa Nação com partidos fracos: estabelecer boas relações com o poder; angariar confiança e simpatia; conquistar cargos e posições para chegar aos desejados benefícios para o povo.

O caminho é longo. E exige muito sangue frio nas veias.

É por aí!….

RENAN NA PRESIDÊNCIA DO SENADO

No dia 1 de fevereiro, deputados federais e senadores retornam às reuniões plenárias na Câmara dos Deputados e no Senador Federal, iniciando os trabalhos legisltivos deste ano no Congresso Nacional. É provável que naquela data, os senadores já elejam o novo presidente da Câmara Alta do país, retornando a cadeira de presidente para o senador alagoano Renan Calheiros, do PMDB. É o que está combinado e acertado.

HENRIQUE NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Se tudo correr bem, será no dia 4 de fevereiro a eleição do deputado federal Henrique Eduardo Alves para a presidência da Câmara dos Deputados. Foco de denúncias na imprensa nacional, Henrique mantém unido o PMDB e o favoritismo naquela casa legislativa, além de contar com a simpatia da presidente Dilma Rousseff e os votos dos deputados do Partido dos Trabalhadores, dos partidos da base aliada e até o voto dos oposicionistas. Se o combinado é respeitado, estará eleito.

CARLOS AUGUSTO NA BERLINDA

A habilidade política do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, também apelidado de Ravengar, marido da governadora Rosalba Ciarline, está na berlinda. A dúvida é saber se ele conseguirá dobrar o ministro Garibaldi Alves, o deputado Henrique Eduardo e os deputados estaduais do PMDB, garantindo o apoio deles, mesmo a contra-gosto dos prefeitos do partido, a reeleição de Rosalba.

A VELHA HISTÓRIA DO SOFÁ

Ao assinar a troca o trabalho do jornalista Alexandre Mulatinho pelo trabalho do jornalista Paulo Araújo, ambos bons e bem relacionados jornalistas, a governadora Rosalba Ciarline agiu como o corno que, ao flagrar a mulher com outro no sofá, decidiu trocar o sofá. Não é o jornalista que faz a popularidade de um governante, mas um conjunto de ações administrativas, políticas e de mídia.

TRANSPARÊNCIA NA FOLHA DE PESSOAL

Não é surpresa a divulgação pela Assembléia Legislativa e pela Câmara Municipal de Natal dos nomes e das vantagens pecuniárias recebidas, de todos os servidores das duas casas legislativas. Os juízos da 4ª e da 5ª Varas da Fazenda Pública da Comarca de Natal acataram o pedido do Ministério Público Estadual e determinaram que as duas casas divulguem as listas de vencimentos de seus membros e servidores, sem necessidade de prévio cadastro, em cumprimento a Lei de acesso à Informação (LAI), Lei nº 12.527/2011.

JÚNIOR RÊGO PRESTIGIADO NA PRESIDENCIA DO TRT-RN

A posse do Desembargador Federal José Rêgo Júnior na presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT) transformou-se num dos eventos mais concorridos e presigiados do Rio Grande do Norte. Ponto para o presidente José Rêgo Júnior e seu vice, também Desembargador Federal Carlos Newton Pinto.

FRASES

O governo do Brasil despertou para a necessidade urgente de melhorar a infraestrutura do País. Ele está leiloando concessões de rodovias, estradas e aeroportos.” Da reportagem da revista inglesa Economist, sobre a decisão do governo Dilma de abrir algumas áreas para exploração da iniciativa privada.

O ano é 2013, mas a meta já foca 2014. Com os resultados das eleições municipais e as devidas posses efetivadas, os pré-candidatos aos cargos na Assembleia Legislativa, Governo do Estado e Câmara Federal, que serão preenchidos no ano que vem, começam a articular os possíveis apoios de prefeitos eleitos e não eleitos.” Da jornalista Taciana Chiquetti, interina de Daniela Freire, na sua coluna do Jornal de Hoje.

“Mas eu acredito que a governadora Rosalba chegará em 2014 bem avaliada, o que irá viabilizar a disputa da reeleição.” Do deputado federal Felipe Maia, no portal de notícias do Jornal de Hoje.

“Ainda é cedo para falar sobre esse assunto, mas entendo que se o partido decidir sair da base de apoio ao governo Rosalba Ciarlini tem nomes fortes como o de Garibaldi Filho, senador de 1 milhão de votos, para disputar o Governo do Estado.” Do Secretario Geral do PMDB, Elias Fernandes, sobre as eleições 2014, no portal do Jornal de Hoje.

“Sou deputado e fui eleito graças ao povo do Rio Grande do Norte. Não sou subserviente ao Governo do Estado. A segurança pública está numa situação caótica. As pessoas me procuram perguntando o que o Governo do Estado tem feito para a segurança pública. Eu não sei informar.” Do deputado Walter Alves, no blogue do jornalista Alex Viana (visorpolitico.com.br).

A falta de investimentos do Governo do Estado está condenando o Rio Grande do Norte a uma situação de inércia em diversos setores produtivos e gerando péssimas perspectivas e consequências quanto às necessidades de crescimento econômico.” Do vice-governador Robinson Faria em artigo publicado no jornal Tribuna do Norte.

Favorito e enrolado.” Da revista Veja, no título da matéria com o deputado Henrique Alves.

Talvez o deputado não se lembre, mas foi ele quem mandou contratar essa empresa.” De Wellington Costa, funcionário do gabinete do deputado Henrique Alves, segundo a revista Veja.

A empresa de um assessor do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), recebeu pelo menos R$ 1,2 milhão de um órgão do governo federal controlado politicamente pelo deputado.” Da matéria do jornalista Leandro Colon, publicada na Folha de São Paulo.

Um conselho: e nada de investigar o passado remoto ou recente de Henrique. Porque quem procura acha. E o que acha quase sempre desfavorece o alvo do achado.” Do jornalista Ricardo Noblat, no seu blogue.

ME DISSERAM!…

… Que finda e começa ano e a popularidade da governadora Rosalba Ciarlini continua em baixa. Será?…

… Que as relações dos nomes dos funcionários da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Natal mostra(ra)m muitas surpresas. Será?…

… Que o deputado Walter Alves dá o tom das relações do PMDB com o governo Rosalba Ciarline. Será?…

… Que Henrique Eduardo anda elogiando a desenvoltura política de Carlos Augusto Rosado. Será?…