OS NOMES PARA AS ELEIÇÕES DE 2018

OPINIÃO NO PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA TV METROPOLITANO, EDIÇÃO DE 13-10-2017

OLHA, CÁ PRA NÓS, AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES VÃO ACONTECER DAQUI A MAIS OU MENOS UM ANO, MAS O MOVIMENTO DOS PARTIDOS POLÍTICOS E DOS INTERESSADOS EM APRESENTAR CANDIDATURAS JÁ COMEÇOU. EMBORA O ASSUNTO ESTEJA PRESENTE EM TODAS AS REUNIÕES E RODAS DE CONVERSA, SÓ UM PARTIDO, O PSDC, JÁ DISCUTE OBJETIVA E DIRETAMENTE, COM OS SEUS FILIADOS, A APRESENTAÇÃO DE NOMES PARA SEREM OFICIALIZADOS EM CONVENÇÃO, NO MOMENTO PROPÍCIO, NO PRÓXIMO ANO. SÃO OS NOMES DA ADVOGADA E VEREADORA CLORISA LINHARES PARA O CARGO DE GOVERNADORA, E DO PROFESSOR JOANILSON DE PAULA RÊGO, PARA O SENADO DA REPÚBLICA. HÁ TAMBÉM NO PR E NO PMB, O MOVIMENTO QUE DESEJA A CANDIDATURA DA DEPUTADA FEDERAL ZENAIDE MAIA, AO SENADO DA REPÚBLICA, COMO NO PSDB SE FALA NA CANDIDATURA DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, EZEQUIEL FERREIRA DE SOUZA COMO PRÉ CANDIDATO AO SENADO. É CLARO QUE EM ALGUNS PARTIDOS EXISTE A FIGURA DO CANDIDATO NATO, AQUELE QUE TEM O DIREITO DE PLEITEAR A CANDIDATURA OU O QUE SE ENCAIXA MELHOR NO PERFIL DE CANDIDATO. É O CASO DO PSD, QUE TEM NO GOVERNADOR ROBINSON FARIA, UM PROVÁVEL CANDIDATO À REELEIÇÃO. TAMBÉM É O CASO DO PT, QUE TEM NA SENADORA FÁTIMA BEZERRA, INEGAVELMENTE, O MELHOR NOME PARA DISPUTAR A INDICAÇÃO DO PARTIDO E O VOTO NAS URNAS. OUTROS PARTIDOS ESTÃO CHEIOS DE DÚVIDAS. É O CASO DO PMDB E TAMBÉM DO DEMOCRATAS. É A MINHA MODESTA OPINIÃO! É POR AÍ!…

ASSISTA O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, DE SEGUNDA À SEXTA, DAS 07H30M ÀS 08H30M, NA TV METROPOLITANO, CANAL DIGITAL 23.1, A PARTIR DE NATAL PARA A TODA REGIÃO METROPOLITANA E MAIS ALGUNS MUNICÍPIOS DAS REGIÕES AGRESTE, POTENGI E MATO GRANDE.
NA REGIÃO OESTE, A PARTIR DE MOSSORÓ E DE PAU DOS FERROS, NO CANAL 25.
NO FACEBOOK, A QUALQER MOMENTO, VOCÊ PODE ASSISTIR O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA LIVE QUE ESTÁ PUBLICADA NAS PÁGINAS CASCIANO JOSÉ VIDAL E TV METROPOLITANO.

JUSTIÇA SUSPENDE NOMEAÇÃO E POSSE DE MOREIRA FRANCO NO MINISTÉRIO DE TEMER

Temer quer Moreira Franco. * Foto – Internet – Correio Braziliense – Beto Barata PR

Se depender da justiça, Wellington Moreira Franco, sogro do deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal, não será ministro no governo Temer.

Decisão liminar do juiz Eduardo Rocha Penteado, da Justiça Federal do Distrito Federal, determinou a suspensão da nomeação dele para o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

Decisão final sobre o caso será do plenário do Supremo Tribunal Federal – STF.

Isso é bom para o Brasil!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

BRASÍLIA ESTÁ QUENTE, MAS CLIMA POLÍTICO SÓ VAI ESQUENTAR PRÓXIMA SEMANA

A presidente Cármem Lúcia: a candura do coração e o pulso firme da justiça. * Foto – Internet – O Globo – Jorge William – Agência O Globo.

Está nas mãos da presidente do Supremo Tribuna Federal – STF, ministra Cármem Lúcia, manter o governo brasileiro em harmonia, a partir da próxima semana.

Apesar do calor e da falta de água, só o STF pode “agarrar o touro pelos chifres”, no Brasil de hoje.

Os fatos mais importantes do país, neste momento, estão semi-prontos para sairem do STF.

Marcelo Odebrecht. * Foto – Internet – Pensar Brasil.

O primeiro deles é, inegavelmente, a homologação do Acordo de Leniência do Grupo Odebrecht e a aceitação da Colaboração Premiada dos seus mais de 70 diretores, na Operação Lava Jato.

 Rodrigo Maia. * Foto – Internet – O Globo.

O segundo será analisar e julgar, a participação do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, no seu processo sucessório, como candidato à reeleição e como presidente da Casa e do processo eleitoral.

Autoridade máxima do Poder Judiciário no país, Cármem Lúcia é uma mulher de fibra forte e vaio contribuir para manter governantes e povo em equilíbrio.

Renan Calheiros. * Foto – Internet – Marcos Oliveira – Agência Senado.

O Poder Legislativo vai mudar os presidentes das duas Câmaras: a Alta, o Senado da República, e a Baixa, a Câmara dos Deputados (ou Câmara Federal). As eleições acontecerão na quarta-feira, dia primeiro de fevereiro, no Senado; e na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, na Câmara dos Deputados.

Eunício Oliveira. * Foto – Internet – Tribuna do Ceará – Uol.

Renan Calheiros (PMDB-AL) sai da presidência do Senado e o seu partido quer eleger Eunício Oliveira (PMDB-CE) para o cargo.

 José Medeiros. * Foto – Internet – Época.

Mas também tem o senador José Medeiros (PSD-MT), como candidato alternativo, de oposição, tentando convencer os senadores a mudar o comando daquela casa legislativa.

Jovair Arantes. * Foto – Internet – Veja – Abril.com.

Na Câmara dos Deputados, além da insistência de Rodrigo Maia pela sua reeleição, também os deputados Jovair Arantes (PTB-GO) e Rogério Rosso (PSD-DF) almejam a mesma posição.

 Rogério Rosso. * Foto – Internet – Cláudio Araújo – PSD.

O Poder Executivo acompanha, observa e participa, sem brigar, sem tomar partido.

Michel Temer. * Foto – Internet – Correio Braziliense – Orlando Brito – Divulgação.

Não é do estilo do presidente Michel Temer bater de frente com adversários ou inimigos.

É como se ele preferisse cortar caminho para não encontrar confusão e trabalhar os seus objetivos políticos sem enfrentamento.

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

 

BRASIL EM ESTADO DE EBULIÇÃO, COM MUITA PRESSÃO, MAS SEM EXPLOSÃO!

Frankie Marcone:Futura Press:Estadão Conteúdo

Rebeliões chegam às ruas. * Foto – Internet – Frankie Marcone – Futura Press – Estadão Conteúdo.

A crise penitenciária extrapola os limites das prisões e começa a se espalhar pelas ruas do país, começando pelas cidades do Rio Grande do Norte.

Se você acha que está muito ruim, prepare-se: vai ficar muito pior!

Michel Temer - Exame - Abril.com

Michel Temer. * Foto – Internet – Exame – Abril.com.

Autorizada pelo presidente Michel Temer, a Força Nacional vai avançar com a sua presença nas ruas, juntamente com as forças policiais de municípios e estados, enquanto as polícias militares acuarão os presos para as Forças Armadas vistoriarem os presídios em busca de armas, drogas e equipamentos eletrônicos, especialmente celulares, aumentando a pressão sobre os detentos, seus negócios e seus lucros.

Nos próximos dias o parlamento brasileiro volta do recesso parlamentar, com as sessões plenárias e a repercussão e a discussão públicas de tudo que está acontecendo no país.

Renan e Eunício - Ucho.Info

Renan será substituído por Eunício? * Foto – Internet – Ucho.Info.

O Senado da República vai vivenciar momentos de pressão popular, com a possível eleição de Eunício Oliveira, cuja imagem negativa espalha-se por todo o território nacional, semelhante a do atual presidente Renan Calheiros.

Rodrigo Maia - O Globo - oglobo.com

Rodrigo Maia. * Foto – Internet – O Globo – oglobo.com.

A Câmara dos Deputados já está protagonizando um espetáculo de ‘rasga Constituição’ e ‘rasga Regimento Interno’ com a candidatura à reeleição do presidente Rodrigo Maia, que ensejará, também, manifestações contrárias da população, seja nas ruas ou nas redes sociais da internet.

carmem-lucia-Foto-Nelson-Jr-SCO-STF

Cármem Lúcia. * Foto – Internet – Nelson Jr – SCO – STF.

Do Supremo Tribunal Federal – STF, que julgará a legalidade da candidatura Maia, espera-se mais lenha nessa fogueira da Câmara Federal, pelo trabalho da presidente Cármem Lúcia e dos seus ministros, com decisões nem sempre lógicas.

Marcelo Odebrecht - Luís Ushirobira - Valor

Marcelo Odebrecht. * Foto – Internet – Luís Ushirobira – Valor.

Também do Supremo, espera-se a homologação do acordo de leniência da Odebrecht, bem como da colaboração premiada do seu presidente Marcelo Odebrecht, que promete transformar a capital do país, Brasília, num imenso picadeiro de circo e ao mesmo tempo, num imenso campo de batalhas, jurídicas e políticas, ou mesmo num caldeirão fervente de pressões de todo tipo.

Rodrigo Janot - Exame - Abril.com

Rodrigo Janot. * Foto – Internet – Exame – Abril.com.

A Procuradoria Geral da República – PGR, através do seu procurador geral, Rodrigo Janot, vai solicitar a quebra do sigilo e a divulgação dos mais de 900 arquivos com os depoimentos dos 77 dirigentes da Odebrecht.

Teori Zavaski - O Globo - oglobo.com

Teori Zavaski. * Foto – Internet – O Globo – oglobo.com.

O ministro Teori Zavaski, no STF, vai ter muito trabalho e sofrer muita pressão.

Sérgio Moro - El País

Sérgio Moro. * Foto – Internet – El País.

Quem também terá muito trabalho, nos próximos dias, é o juiz Sérgio Moro, juntamente com todos os integrantes da Força Tarefa da Operação Lava Jato.

Por tudo isso, o Brasil vai vivenciar, nos próximos dias, semanas e meses, uma verdadeira ebulição, com muita pressão, mas, felizmente, sem explosões!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. 1 – Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

PS. 2 – Jornalistas, blogueiros e pitaqueiros da internet também terão muito trabalho nesses tempos.

COLUNA É POR AÍ!… JUN 2014 – REVISTA FOCO

ROSALBA ESPERNEIA

Alegando que o objetivo do Partido Democratas nas eleições deste ano será fortalecer e conquistar novas cadeiras nos parlamentos estaduais e federais, o senador José Agripino, presidente nacional do DEM, comandou a reunião da Executiva Estadual do partido no Rio Grande do Norte que decidiu negar apoio e legenda para a intencionada candidatura à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini.

Esperneando, Rosalba afirma que o assunto só estará concluído na convenção do partido, que até o dia 30 deste mês vai aprovar os nomes dos candidatos que irão concorrer as eleições de outubro. E trabalha para garantir o seu direito de candidatar-se à reeleição.

Dona de um dos maiores índices de rejeição já experimentados por um governante no Rio Grande do Norte, Rosalba é comparada pelos seus adversários políticos, com a ex-prefeita de Natal, Micarla de Sousa, que viu sua popularidade minguar até ser apeada do cargo de Prefeito de Natal por decisão judicial.

Para o mandato de Rosalba já está em tramitação na Assembleia Legislativa, inclusive com aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, de um pedido de impeachment.

Juntando as peças, percebe-se que Rosalba precisa de um trabalho hercúleo para vencer a convenção partidária e conquistar o reconhecimento do seu direito de candidatar-se à reeleição, ao mesmo tempo em que precisará se desdobrar em agrados aos deputados estaduais para barrar o processo do seu impedimento para governar.

Enquanto isso, o deputado Henrique Eduardo Alves e o vice-governador Robinson Faria, pré candidatos ao cargo de governador pelos seus respectivos partidos, PMDB e PSD, seguem lépidos e fagueiros na preparação para a corrida eleitoral deste ano.

Sem contratempos, estão somando apoios vindos do meio dos descontentes com o atual governo, para o possível desespero da governadora Rosalba Ciarlini, que não deve ter a força do governo subestimada nessa luta.

É por aí!…

ROSALBISTAS LUTAM PELA CONVENÇÃO

Um verdadeiro exército de juristas e militantes do movimento conhecido como ‘rosalbista’ luta com unhas e dentes para garantir o seu direito a candidatura à reeleição para o cargo de governador, mesmo com a decisão contrária da Comissão Executiva do seu partido, o Democratas.

JOSÉ AGRIPINO FIRME

O senador José Agripino, presidente nacional dos Democratas mantém-se firme na sua disposição de manter os objetivos da cúpula nacional dos Democratas, que deseja conquistar mais espaços nas assleias legislativas e na Câmara Federal e no Senado, deixando de lado a briga pela conquista de cargos de governador em todo o país. E não admite nem conversar com emissários da governadora Rosalba Ciarlini.

RICARDO MOTTA TRABALHA EM SILÊNCIO

Sem alardes, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, vai, aos poucos, consolidado a perspectiva do seu filho, o vereador Rafael Motta, disputar com amplas possibilidades de sucesso, um mandato de deputado federal.

ROBINSON E FÁTIMA CHEIOS DE ESPERANÇA

Os resultados eleitorais positivos nas eleições suplementares para o PSD, em Mossoró, e para o PT, em Ipanguassu, acendeu a chama da esperança no vice-governador Robinson Faria e na deputada federal Fátima Bezerra. Os dois sonham com uma perspectiva mais realista de vitória no pleito de outubro, quando pretendem disputar os cargos de governador e senador, respectivamente, numa mesma coligação.

OBRAS ATRASADAS

Está pegando muito mal para a governadora Rosalba Ciarlini e para o prefeito Carlos Eduardo, o atraso nas obras de mobilidade urbana que estão sendo realizadas no entorno da Arena das Dunas. Pior é a tentativa de esconder a parte das obras que não estará concluída, atrás de tapumes coloridos. Difícil, muito difícil, esconder a ineficiência pública para finalizar obras que deveriam estarem prontas antes do início da disputa.

FRASES

(A) “É com muita satisfação que aceito a indicação e o desafio de ser a pré-candidata do PT ao Senado”.” Do Twitter da deputada federal Fátima Bezerra.

“Natal: agora é “Prego batido, ponta virada”! Prá Deputado Estadual é ‪@mineiropt13 e para o Senado ‪@Fatima_Bezerra.Do diretor do Sebrae João Hélio Cavalcante, no seu Twitter.

Desejando sorte ao prefeito ‪@fcojosejr55 e ao vice, Luiz Carlos na missão de administrar Mossoró com bons projetos.” Do vice-governador Robinson Faria no seu Twitter.

Estava escrito nas estrelas. Deu 13 na cabeça em Ipanguaçu. A velha política,”o acórdão” sofreu mais uma derrota.” Da deputada federal Fátima Bezerra no seu Twitter.

A caminho de Ipanguaçu para comemorar mais uma vitória da aliança PT e PSD no Rio Grande do Norte.” Do vice-governador Robinson Faria no seu Twitter.

(A) O Dep. Henrique Alves foi determinante na chegada da CAIXA aos dois principais clubes do RN.” Do Twitter do deputado Henrique Eduardo Alves.

Min. da Saúde liberou hj recursos de emendas de minha autoria que vão beneficiar 5 municípios do RN na área de saúde.” Do deputado Henrique Eduardo Alves no seu Twitter.

Porque o brasileiro é tão doente e precisa tanto de médicos e remédios? É a alimentação que nos faz tão dependentes da indústria da saúde?” Do jornalista Jânio Rêgo, no seu Twitter.

E a gastança com o dinheiro púbico continua! BB, Caixa e outros órgãos gastam R$ 9 mi em ingressos da Copa para VIPs.” Da apresentadora Raquel Sheherazade, no seu Twitter.

“Deputado Vicentinho quer proibir venda de livros estrangeiros no país.”Do jornalista Ricardo Rosado, no seu Twitter.

“Arena das Dunas entre os 25 estádios mais caros das copas.”Do jornalista Alex Medeiros, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que Rosalba Ciarlini estaria triste com o conselheiro que a estimulou no distanciamento do senador José Agripino. Será?…

… Que Carlos Augusto Rosado estaria acreditando que vai derrotar o senador José Agripino na convenção dos Democratas. Será?…

… Que Garibaldi e Henrique Alves estariam ‘rindo à toa’ com a firmeza do senador José Agripino de vetar a candidatura de Rosalba. Será?…

… Que o empresário Flávio Azevedo tem sido estimulado a comemorar antecipadamente a sua eleição como suplente de senador. Será?…

COLUNA É POR AÍ!… JUN 2014 – REVISTA FOCO

ROSALBA ESPERNEIA

Alegando que o objetivo do Partido Democratas nas eleições deste ano será fortalecer e conquistar novas cadeiras nos parlamentos estaduais e federais, o senador José Agripino, presidente nacional do DEM, comandou a reunião da Executiva Estadual do partido no Rio Grande do Norte que decidiu negar apoio e legenda para a intencionada candidatura à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini.

Esperneando, Rosalba afirma que o assunto só estará concluído na convenção do partido, que até o dia 30 deste mês vai aprovar os nomes dos candidatos que irão concorrer as eleições de outubro. E trabalha para garantir o seu direito de candidatar-se à reeleição.

Dona de um dos maiores índices de rejeição já experimentados por um governante no Rio Grande do Norte, Rosalba é comparada pelos seus adversários políticos, com a ex-prefeita de Natal, Micarla de Sousa, que viu sua popularidade minguar até ser apeada do cargo de Prefeito de Natal por decisão judicial.

Para o mandato de Rosalba já está em tramitação na Assembleia Legislativa, inclusive com aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, de um pedido de impeachment.

Juntando as peças, percebe-se que Rosalba precisa de um trabalho hercúleo para vencer a convenção partidária e conquistar o reconhecimento do seu direito de candidatar-se à reeleição, ao mesmo tempo em que precisará se desdobrar em agrados aos deputados estaduais para barrar o processo do seu impedimento para governar.

Enquanto isso, o deputado Henrique Eduardo Alves e o vice-governador Robinson Faria, pré candidatos ao cargo de governador pelos seus respectivos partidos, PMDB e PSD, seguem lépidos e fagueiros na preparação para a corrida eleitoral deste ano.

Sem contratempos, estão somando apoios vindos do meio dos descontentes com o atual governo, para o possível desespero da governadora Rosalba Ciarlini, que não deve ter a força do governo subestimada nessa luta.

É por aí!…

ROSALBISTAS LUTAM PELA CONVENÇÃO

Um verdadeiro exército de juristas e militantes do movimento conhecido como ‘rosalbista’ luta com unhas e dentes para garantir o seu direito a candidatura à reeleição para o cargo de governador, mesmo com a decisão contrária da Comissão Executiva do seu partido, o Democratas.

JOSÉ AGRIPINO FIRME

O senador José Agripino, presidente nacional dos Democratas mantém-se firme na sua disposição de manter os objetivos da cúpula nacional dos Democratas, que deseja conquistar mais espaços nas assleias legislativas e na Câmara Federal e no Senado, deixando de lado a briga pela conquista de cargos de governador em todo o país. E não admite nem conversar com emissários da governadora Rosalba Ciarlini.

RICARDO MOTTA TRABALHA EM SILÊNCIO

Sem alardes, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, vai, aos poucos, consolidado a perspectiva do seu filho, o vereador Rafael Motta, disputar com amplas possibilidades de sucesso, um mandato de deputado federal.

ROBINSON E FÁTIMA CHEIOS DE ESPERANÇA

Os resultados eleitorais positivos nas eleições suplementares para o PSD, em Mossoró, e para o PT, em Ipanguassu, acendeu a chama da esperança no vice-governador Robinson Faria e na deputada federal Fátima Bezerra. Os dois sonham com uma perspectiva mais realista de vitória no pleito de outubro, quando pretendem disputar os cargos de governador e senador, respectivamente, numa mesma coligação.

OBRAS ATRASADAS

Está pegando muito mal para a governadora Rosalba Ciarlini e para o prefeito Carlos Eduardo, o atraso nas obras de mobilidade urbana que estão sendo realizadas no entorno da Arena das Dunas. Pior é a tentativa de esconder a parte das obras que não estará concluída, atrás de tapumes coloridos. Difícil, muito difícil, esconder a ineficiência pública para finalizar obras que deveriam estarem prontas antes do início da disputa.

FRASES

(A) “É com muita satisfação que aceito a indicação e o desafio de ser a pré-candidata do PT ao Senado”.” Do Twitter da deputada federal Fátima Bezerra.

“Natal: agora é “Prego batido, ponta virada”! Prá Deputado Estadual é ‪@mineiropt13 e para o Senado ‪@Fatima_Bezerra.Do diretor do Sebrae João Hélio Cavalcante, no seu Twitter.

Desejando sorte ao prefeito ‪@fcojosejr55 e ao vice, Luiz Carlos na missão de administrar Mossoró com bons projetos.” Do vice-governador Robinson Faria no seu Twitter.

Estava escrito nas estrelas. Deu 13 na cabeça em Ipanguaçu. A velha política,”o acórdão” sofreu mais uma derrota.” Da deputada federal Fátima Bezerra no seu Twitter.

A caminho de Ipanguaçu para comemorar mais uma vitória da aliança PT e PSD no Rio Grande do Norte.” Do vice-governador Robinson Faria no seu Twitter.

(A) O Dep. Henrique Alves foi determinante na chegada da CAIXA aos dois principais clubes do RN.” Do Twitter do deputado Henrique Eduardo Alves.

Min. da Saúde liberou hj recursos de emendas de minha autoria que vão beneficiar 5 municípios do RN na área de saúde.” Do deputado Henrique Eduardo Alves no seu Twitter.

Porque o brasileiro é tão doente e precisa tanto de médicos e remédios? É a alimentação que nos faz tão dependentes da indústria da saúde?” Do jornalista Jânio Rêgo, no seu Twitter.

E a gastança com o dinheiro púbico continua! BB, Caixa e outros órgãos gastam R$ 9 mi em ingressos da Copa para VIPs.” Da apresentadora Raquel Sheherazade, no seu Twitter.

“Deputado Vicentinho quer proibir venda de livros estrangeiros no país.”Do jornalista Ricardo Rosado, no seu Twitter.

“Arena das Dunas entre os 25 estádios mais caros das copas.”Do jornalista Alex Medeiros, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que Rosalba Ciarlini estaria triste com o conselheiro que a estimulou no distanciamento do senador José Agripino. Será?…

… Que Carlos Augusto Rosado estaria acreditando que vai derrotar o senador José Agripino na convenção dos Democratas. Será?…

… Que Garibaldi e Henrique Alves estariam ‘rindo à toa’ com a firmeza do senador José Agripino de vetar a candidatura de Rosalba. Será?…

… Que o empresário Flávio Azevedo tem sido estimulado a comemorar antecipadamente a sua eleição como suplente de senador. Será?…

COLUNA É POR AÍ!… JAN 2014 – REVISTA FOCO

ELEIÇÕES 2014 – JOGO DE SELEÇÕES

Se engana quem pensa que o jogo das eleições deste ano para presidente da República, Senador, Deputado Federal, Governador e Deputado Estadual é jogo de times pequenos ou de várzea. 2014 já está com as mais fortes seleções em campo, tanto no jogo da disputa presidencial, quanto no jogo das eleições estaduais, especialmente aqui no Rio Grande do Norte.

De um lado, está a seleção dos favoritos, que apoia a reeleição da presidente Dilma Rousseff e cujo nome para disputar o Governo do Rio Grande do Norte está entre o do ex-senador Fernando Bezerra e o do deputado federal Henrique Eduardo Alves. Essa seleção, até o momento, promete contar com jogadores de peso popular, como o é o próprio presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, e também o senador (licenciado) Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência Social.

Convocados para esta seleção, estão também o senador Paulo Davim (PV), os deputados federais Fátima Bezerra (PT), João Maia (PR), Paulo Vagner (PV), Fábio Faria (PMN), Sandra Rosado (PSB), o prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), a vice-prefeita de Natal Vilma de Faria (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS). Por fora da raia oficial, é convocado o deputado federal Betinho Rosado, que ainda enfrenta problemas legais para ser efetivamente escalado.

Na seleção adversária, devem jogar a governadora Rosalba Ciarlini, seu marido Carlos Augusto Rosado, e o senador José Agripino, junto com o deputado federal Felipe Maia. Os times que representam os partidos pequenos certamente que, mais uma vez, vão se dividir entre as duas seleções maiores e de acordo com os interesses momentâneos.

Uma situação pode mudar: Se Eduardo Campos é mesmo candidato a presidente do Brasil, certamente que ele desejará uma candidatura de Vilma de Faria ao Governo do RN, como forma de fincar em terras potiguares, uma bandeira da sua luta.

No estudos estratégicos e táticos funciona o ex-presidente Lula. Com todo poder popular que o seu nome carrega.

É por aí!….

ARENA DAS DUNAS INAUGURADA

De todas as praças esportivas do Brasil construídas para sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol, a primeira inaugurada é a Arena das Dunas, de Natal. Solenidade rápida, estava programada contando com a participação da presidente Dilma, que passaria por Natal, numa escala de reabastecimento, seguindo para mais uma viagem internacional.

(OBS: A coluna foi redigida na semana passada. A Arena das Dunas foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 22, pela presidente Dilma Rousseff).

NATAL ESTÁ BEM MELHOR COM CARLOS EDUARDO

Em todas as rodas de bate papo político da cidade, o reconhecimento ao trabalho do prefeito Carlos Eduardo parece conquistar a unanimidade. Elogios para a gestão financeira, com o pagamento em dia da maioria dos fornecedores, pagamento dos prestadores de serviços e salários de funcionários. Obras são realizadas e a cidade está mais bem cuidada na sua aparência, com a recuperação das praças, parques, jardins e canteiros.

AEROPORTO ALUÍZIO ALVES

Anteriormente prevista para o dia 6 de abril, a inauguração do aeroporto internacional Aluízio Alves, de São Gonçalo do Amarante, deverá acontecer somente no dia 15 daquele mês. A Rosalba Ciarlini revela-se ansiosa com os atrasos em importantes obras públicas do Estado.

MÍDIAS SOCIAIS NA POLÍTICA

Políticos de todas estirpes estão aderindo, sem restrições, ao uso das mídias sociais para a alavancagem dos seus nomes na corrida sucessória deste ano. Desde Dilma Rousseff, passando por Eduardo Campos, Aécio Neves, Marina Silva, até o mais analfabeto eletrônico dos políticos, está contratando profissionais para o gerenciamento dos seus perfis ‘pessoais’ nas mídias sociais da internet, especialmente o twitter e o facebook.

A BRIGA É PELO SENADO

Fernando Bezerra ou Henrique Eduardo Alves, um dos dois, provavelmente Henrique, será o candidato do PMDB ao Governo do RN, com ampla base de apoio e ótimas perspectivas de vitória. A briga maior ficará por conta de PT e PSB, que desejam a vaga de candidato ao Senado na mesma coligação. Quem tiver uma idéia diferente, favor apresentar ao vice-governador Robinson Faria, do PMN.

FRASES

O PT está firme e unido. Nós temos como meta disputar a vaga do Senado, manter a cadeira que ocupamos na Câmara dos Deputados e ampliar a presença na Assembleia Legislativa.” Da deputada Fátima Bezerra (PT), no jornal Tribuna do Norte.

“O Senado, mais do que qualquer outro espaço na política brasileira, sempre foi reservado para ex-governadores, para políticos oriundos das famílias tradicionais ou para quem tem poder econômico. Vamos quebrar esse paradigma no Rio Grande do Norte? Esse é um bom debate.” Da deputada Fátima Bezerra (PT), no jornal Tribuna do Norte.

Vamos dialogar com todos os partidos que estejam no campo da oposição ao Governo do Estado.” Da deputada Márcia Maia (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

Na hora que o PMDB passou a fazer oposição, obviamente fez com que pudéssemos nos aproximar.” Da deputada Márcia Maia (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

Temos um potencial enorme para disputar a chapa majoritária, inclusive o Governo.” Da deputada Márcia Maia (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

“Acho que o PSB  só não deve fazer aliança com o DEM, que causou tanto transtorno ao Rio Grande do Norte, com um governo que não tem atendido às verdadeiras necessidades de crescimento do Estado.” Da deputada Sandra Rosado (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

PDT apoiará o PMDB para o Governo do Rio Grande do Norte.” Do deputado Agnelo Alves, n’O Jornal de Hoje.

A tendência do nosso partido é fazer uma composição política com o PMDB para o Governo do Estado, mas vamos conversar com lideranças de outros partidos.” Do vereador Rafael Motta, presidente do PROS, n’O Jornal de Hoje.

O empresariado potiguar está de luto. Faleceu na manhã dessa sexta-feira, Fernando Medeiros, 57, proprietário e fundador do restaurante Camarões.” Do jornalista Marcelo Hollanda, n’O Jornal de Hoje.

ME DISSERAM!…

… Que para selar um acordão nas eleições 2014 no RN, só falta unir Vilma de Faria e Fátima Bezerra. Será?…

… Que Henrique Eduardo Alves usa toda a sua habilidade política para fechar o acordão. Será?…

… Que o ministro Garibaldi Alves Filho tem certeza da primazia do PMDB nas eleições 2014 no RN. Será?…

… Que estão excluídos do acordão, a governadora Rosalba, o senador José Agripino e o deputado Felipe Maia. Será?

 

COLUNA É POR AÍ!… – OUTUBRO 2013 – REVISTA FOCO

MAQUIAGEM NECESSÁRIA

O prefeito Carlos Eduardo determinou e a equipe da Prefeitura de Natal está lépida e fagueira na recuperação e organização das praças, parques, jardins e canteiros centrais das avenidas da cidade.

Aos que imaginam que há gasto excessivo de água, de energia e de pessoal para prestar serviços de jardinagem à cidade, é bom lembrar que Natal é um dos principais destinos turísticos litorâneos do país e o verão já está em cima.

Também é importante lembrar que há perspectivas de uma avalanche de turistas no próximo ano, durante a realização de alguns poucos jogos da Copa do Mundo de Futebol, aqui na capital potiguar e que é de bom alvitre manter e apresentar uma cidade limpa, bem cuidada, a partir dos jardins da cidade.

Mas o governo municipal não pode descuidar da limpeza pública, um dos aspectos importantes para se conquistar bons índices na saúde pública. E falando em saúde, também é importante investir mais nos serviços de saúde das unidades básicas, garantindo atendimento de qualidade não somente para os turistas, mas especialmente para o habitante da cidade.

O natalense sabe que há um desencanto geral com a classe política e com a administração pública. Há cobranças, há decepções com as promessas, mas também tem consciência de que o bom administrador tem condições de fazer o mínimo, o que, em tese, já seria suficiente para mudar o quadro de descanto geral.

É claro que não se trata de oferecer migalhas ao povo. Mas de retribuir, mesmo que minimamente, a confiança depositada no gestor público através do voto.

Seria o princípio da demonstração de que a confiança depositada no político, através do voto, está voltando em serviços para o povo.

E quando se principia um processo de respeito ao povo e suas vontades, sempre é salutar para a consolidação da democracia.

É por aí!….

CARLOS EDUARDO EM SUPREMACIA NO SENADINHO

Apelidado de ‘Senadinho’ de Natal, a Câmara Municipal tem dado mostras de que segue a orientação e as decisões políticas do prefeito Carlos Eduardo, ao manter, integralmente, o veto a Lei do Passe Livre.

SAÚDE PÚBLICA PROBLEMÁTICA

O nó da gestão da saúde pública na capital Natal é apertado e desafia a competência de especialistas e de políticos. Já é motivo de chacota a incompetência política e administrativa dos agentes públicos que cuidam da saúde na Prefeitura de Natal e no governo do Rio Grande do Norte.

DEMOCRATAS MINGUANDO

É raro, nas condições de assistencialismo governamental da democracia brasileira, um partido minguar, como tem acontecido com o Democratas no Rio Grande do Norte, governado pela médica Rosalba Ciarlini. O caso desafia experts em marketing político e governamental.

WILMA DE FARIA E A VONTADE DO POVO

Ex-governadora do Rio Grande do Norte e atual vice-prefeita de Natal, a professora Wilma de Faria tem dito que é o povo que deseja a sua volta ao cargo de governador do Estado.

HENRIQUE SEGUE CRESCENDO

A cada dia que passa, o deputado Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara Federal, percebe crescerem as suas chances de disputar o cargo de governador do Rio Grande do Norte. O sonho, há anos acalentado, parece se transformar em realidade para o pleito de 2014.

ECONOMIA DE 330 MILHÕES DE REAIS

Presidente da Câmara Federal, o deputado potiguar Henrique Eduardo Alves, do PMDB, anunciou uma economia de 330 milhões de reais no orçamento daquela casa legislativa para o exercício de 2014.

FRASES

“Houve um emagrecimento sério [de despesas] em tudo.” Do presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, no jornal Tribuna do Norte.

O temor de um estrago maior começa a tomar conta de servidores das secretarias de Educação e de Saúde do Município, que deixarão o prédio onde estão abrigados, em um antigo hotel na Ladeira do Sol, que durante anos explorou a bandeira Novotel, para o também capenga e antido prédio de um ex-hotel: o Ducal, no centro de Natal (…).” Da jornalista Thaisa Galvão, no seu blogue.

“(…)
Além de não ter estacionamento, o prédio padece de manutenção e enche os servidores de medo.
Principalmente depois da expedição de um laudo do Corpo de Bombeiros, condenando o prédio.” Da jornalista Thaisa Galvão, no seu blogue.

Participação das mulheres nos negócios cresce 74% no RN.” Manchete do Noticiário de Economia de O Jornal de Hoje.

O potiguar Marcelo Alecrim tem seu nome do tabuleiro da sucessão para o Governo do Rio Grande do Norte. Nunca admitiu, mas também não descartou. Agora, com a possível venda (da ALESAT) poderá avaliar a carreira pública com mais simpatia…” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue Território Livre.

O deputado José Adécio disse que desde 1978, quando assinou ficha de filiação no gabinete do então governador Tarcísio Maia, não mudou de partido – de Arena ao DEM. E assim continuará.” Da jornalista Eliana Lima, em sua coluna na Tribuna do Norte.

“Bombeiros cobram projeto de prevenção e combate a incêndio do Edifício Ducal.” Manchete do blogue Visor Político, do jornalista Alex Viana.

Em que pese o prefeito Carlos Eduardo já ter anunciado que as secretarias de Saúde e de Educação deverão ser transferidas para o antigo hotel Ducal, o documento do Corpo de Bombeiros deixa evidente a necessidade de haver uma maior prudência (…)” Do jornalista Alex Viana no seu blogue Visor Político.

(…) na transferência de centenas de funcionários para o local, que apresenta falhas que põem em risco a vida dos usuários, segundo o relatório de vistoria técnica do Corpo de Bombeiros.” Do jornalista Alex Viana no seu blogue Visor Político.

 ME DISSERAM!…

… Que é decepcionante a ação do secretário Cipriano Maia de Vasconcelos frente aos problemas da saúde de Natal. Será?…

… Que Cipriano está mais preocupado em alugar o prédio do antigo Hotel Ducal, do que em melhorar serviços de saúde à população. Será?…

… Que, sem condições de administrar a saúde de Natal com as regras legais, Cipriano escapa pela temerária administração de exceção. Será?…

… Que Carlos Eduardo tem mostrado, reservadamente, decepção com o desempenho administrativo de Cipriano Maia de Vasconcelos. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… SETEMBRO DE 2013 – REVISTA FOCO

O DILEMA DA ROSA

Quem, em sã consciência, colocaria a própria cabeça na guilhotina, para se auto destruir politicamente? Quem, na vida política do Brasil de hoje seria capaz de um gesto de grandeza, ao correr para a morte política, mas ajudar na sobrevivência de alguns companheiros de partido?

O principal dilema que a governadora Rosalba Ciarlini enfrenta no momento é este: ser ou não ser, candidata a reeleição no cargo de governador do Rio Grande do Norte.

Rosalba vive um terrível momento, recheado de problemas financeiros, administrativos e políticos na estrutura administrativa do Governo do Rio Grande do Norte. Parece até que nada dá certo para este governo.

Se há sérios problemas de falta de dinheiro, a oposição tem o discurso do aumento sucessivo da arrecadação tributária.

Se setores do Governo anunciam aos quatros cantos do mundo realizações e mais realizações da equipe de Governo, o marketing governamental não consegue transformar essas realizações em opinião pública favorável ao governante.

E agora, o que resta a Rosalba, mesmo com todo o desgaste que o seu partido Democratas está enfrentando na opinião pública potiguar, é manter e oficializar uma candidatura à reeleição para o cargo que ora ocupa, mesmo que pesquisas e analistas experientes concluam que é muito difícil a conquista de um novo mandato.

Aceitando a candidatura Rosalba vai para os sacrifício e ‘poderá salvar’ o mandato de colegas de partido na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Caso contrária, poderá ser acusada de abandonar os correligionários numa hora de difícil estabilidade política.

Rosalba sabe que não é fácil. E vive um terrível dilema. Ser ou não ser candidata? Salvar ou abandonar os colegas de partido? E Carlos Augusto, o que acha dessa situação?

É por aí!….

PMDB ROMPIDO COM ROSALBA

Depois de muitas idas e vindas, de justificativas, de ‘tá frio / tá quente’, finalmente o PMDB decidiu romper a aliação política que mantinha com o Governo Rosalba Ciarlini, embora ainda não tenha descartado totalmente a aliança com os Democratas e o senador José Agripino.

O PMDB QUER UM CANDIDATO

O deputado Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara Federal é, inegavelmente, pule de dez para dar mais força ao PMDB, se aceitar ser o candidato a governador do partido na próxima eleição governamental. Esse é o desejo da maioria dos filiados ao partido, que sonham em conquistar o poder através dele.

GARIBALDI FORA DO PÁREO

O ministro Garibaldi Alves Filho, da Previdência Social, não admite sequer conversar sobre a possibilidade de se candidatar ao cargo de governador do Rio Grande do Norte.

VILMA DE FARIA COM AGENDA DE CANDIDATA

Não surpreende a agenda de candidata a cargo majoritário da vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria. Batizado, casamento, vaquejada, festa de padroeira e de emancipação política de municípios, e lá está, nas mídias sociais, a foto de Vilma sempre ao lado de correligionários e lideranças políticas.

ROBINSON FARIA COM AGENDA DE CANDIDATO

O vice-governador Robinson Faria, também está na estrada, cumprindo agenda de candidato em todas as regiões. E sempre está usando as mídias sociais para divulgar sua agenda.

JOSÉ ADÉCIO DEFENDE ROSALBA

José Adécio é uma voz solitária na defesa do Governo Rosalba Ciarlini. E justifica sua posição enumerando obras e serviços que o governo realiza no Rio Grande do Norte. E não encontra justificativas para a falta de aprovação popular ao governo.

FRASES

“Mensalão: Penas sem castigo.” Manchete do jornal Tribuna do Norte, sobre o processo do Mensalão no Supremo Tribunal de Justiça.

Quem pode garantir que Rosalba candidata ganha ou perde?” Do deputado José Adécio no blogue de Anna Ruth Dantas.

A governadora tem obras que são invisíveis, não são palpáveis, mas são verdadeiras. Essas obras precisam ser mostradas.” Do deputado José Adécio no blogue de Anna Ruth Dantas.

Vou votar pelo voto aberto não só para cassação de mandato como também para todos os casos.” Do senador José Agripino, no blogue do jornalista Alex Viana (visorpolítico.com.br).

“O caos nas contas do governo Rosalba continua.” Da jornalista Daniela Freire, em sua coluna n’O Jornal de Hoje.

Sucessão estadual: Walter Alves confirma conversas com Robinson sobre candidatura .” Manchete de O Jornal de Hoje.

A Abelhinha insistiu para saber mais, mas o máximo que conseguiu além foi que escutas telefônicas já efetuadas, com autorização judicial, vão derrubar poderosos.” Da jornalista Eliana Lima, na sua coluna no jornal Tribuna do Norte.

Marcada para segunda-feira, diz 23, em Mossoró, a filiação da ex-prefeita da cidade, Fafá Rosado, ao PMDB.
(…).
Henrique confirmou presença e deverá chegar a Mossoró com um figurão do partido.
(…) o vice-presidente da República, Michel Temer.” Da jornalista Thaisa Galvão, no seu blogue.

O pedido de desfiliação “por justa causa” do deputado federal Betinho Rosado do Democratas foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue.

“Deve ser de alta importância  para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.” Do jornalista Woden Madruga, sobre a participação de Rosalba na posse do novo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot.

ME DISSERAM!…

… Que Rosalba realmente desistiu de se candidatar nas eleições do próximo ano. Será?…

… Que Carlos Augusto ainda acredita na recuperação da imagem pública do Governo Rosalba. Será?…

… Que está cada dia mais difícil administrar as relações do governo com policiais civis. Será?…

… Que os deputados reclamam, mas aprovam tudo que Rosalba quer na Assembleia Legislativa. Será?…