É POR AÍ!… NOV 2014 – REVISTA FOCO

A VITÓRIA MAIÚSCULA DE ROBINSON FARIA

Eleito governador do Rio Grande do Norte em segundo turno, com maioria superior a 142 mil votos sobre o adversário Henrique Alves, o ex-deputado estadual, ex-presidente da Assembléia Legislativa e atual vice-governador Robinson Faria, começou a resgatar uma história particular que lhe motivou a ingressar na política: seu pai, empresário Osmundo Faria, esteve quase governador do Rio Grande do Norte, em 1974, quando seu nome chegou a ser anunciado pelo senador Dinarte Mariz, como o escolhido pelo Palácio do Planalto. Uma mudança nos planos da Presidência da República, à época, colocou na cadeira de governador, o médico Tarcísio de Vasconcelos Maia. O resto da história, todo o Rio Grande do Norte conhece.

Agora, eleito com o apoio da senadora-eleita Fátima Bezerra, Robinson conseguiu a proeza de derrotar com a maior maioria de votos já registrada em toda história política do estado, um candidato que além de ser o atual presidente da Câmara dos Deputados, portanto o terceiro nome da sucessão presidencial brasileira, recebeu o apoio dos ex-governadores Geraldo Melo, José Agripino Maia, Garibaldi Alves Filho e Wilma de Faria.

Conquistou uma condição ímpar para fazer um bom governo: tem poucos compromissos com partidos e lideranças políticas, portanto terá condições de montar uma equipe de governo mais técnica e menos política.

Outro detalhe importante: vai governar com o beneplácito da Presidência da República, vez que tem o apoio da presidente Dilma, reeleita, e do ex-presidente Lula.

Mais ainda: apesar de ter uma bancada inicial de apenas 6 dos 24 deputados estaduais, apoiando o seu governo, tudo indica que não enfrentará uma oposição radical naquela casa, porque é egresso de lá, sendo a Assembleia Legislativa o seu berço político.

Acrescente-se a esse quadro favorável, Robinson Faria ter um vice-governador ativo, o que ficou comprovado em todos os momentos da campanha, pelas ações e atitudes de Fábio Dantas.

Vai começar bem, o seu mandato de governador do Rio Grande do Norte.

É por aí!…

ROBINSON E A PRESIDENTE DILMA

Levado pelas mãos do presidente nacional do PSD, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e da senadora eleita Fátima Bezerra, o governador Robinson Faria teve audiência com a presidente Dilma Rousseff, acompanhado da cúpula do PSD no Rio Grande do Norte: Com ele estavam também o prefeito de Mossoró Francisco José Júnior, o deputado federal Fábio Faria, e os estaduais José Dias, Disson Lisboa e Galeno Torquato.

URGÊNCIA PARA A SAÚDE E A SEGURANÇA

O governador Robinson Faria tem repetido exaustivamente que as ações do seu governo em relação a Segurança e a Saúde Públicas receberá tratamento de urgência e emergência, devido a gravidade da situação atual.

FÁBIO DANTAS COORDENA A TRANSIÇÃO

Com a coordenação do vice-governador Fábio Dantas, a Comissão de Transição nomeada pelo governador Robinson Faria, é composta também por Julianne Faria, Fernando Mineiro, Adriano Gadelha, Tatiana Mendes Cunha, Mário Sérgio de Oliveira Gurgel, Leonardo Yure de Carvalho Silva, Kalina Leite Gonçalves, Frederico Lara Menezes, José Aldemir Freire, Maria de Salete Dantas Gurgel e Luis Henrique Souza e Silva.

CARLOS AUGUSTO COORDENA NO GOVERNO

O secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Carlos Augusto Rosado está incumbido pela governadora Rosalba Ciarlini, para coordenar, pelo governo, o trabalho da transição. Rosalba afirmou que todos os secretários estão dentro na transição, orientados para oferecerem todas as informações solicitadas pelo pessoal de Robinson.

MINEIRO DE OLHO NA ELEIÇÃO DE PREFEITO

Estudioso dos problemas de Natal e conhecedor das soluções do poder público para a cidade, o deputado Fernando Mineiro, do PT, tem o seu nome constantemente lembrado para a disputa municipal de 2016, como candidato a prefeito. E já tem quem lembre o professor Joanilson de Paula Rego, do PSDC, como um bom nome para compor a chapa como candidato a vice-prefeito.

FRASES

O dia foi corrido, mas ainda em tempo de agradecer pelos nossos 877.268 votos e por todo apoio ao nosso 55!” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“A nossa vitória representa a vitória da liberdade, da coragem e da resistência. Representa a vitória do povo potiguar! Obrigado a todos!” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

Agradecer muito. Tantos gestos, abraços, mãos q apertei. De cabeça erguida e por amor ao RN. Na política não se ganha sempre. Lutar, sim, sempre!!” Do candidato Henrique Alves, no seu Twitter.

“A melhor forma de retribuir nossas vitórias é trabalhar muito em prol do desenvolvimento do RN.” Da senadora eleita Fátima Bezerra, no seu Twitter.

“O ‪@PTnoRN será nosso parceiro no governo.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Temos que governar para as próximas gerações e não para as próximas eleições.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Respeito e convivência com os poderes – Legislativo e Judiciário. Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Eles – os deputados - foram eleitos como eu. Vou levar bons projetos para aprovação da Assembleia.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Vamos projetar o Estado para os próximos 50 anos na área de recursos hídricos.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Eu sou contra a moratória. O Estado não pode ser caloteiro. Temos que fazer uma auditoria.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Ele sempre esteve ao meu lado, me apoiando, incentivando e acreditando no meu sonho! ‪@alexmedeiros59.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

 

ME DISSERAM!…

… Que o governador Robinson Faria que montar um governo técnico, mas que pense politicamente. Será?…

… Que a senadora Fátima Bezerra transita serelepe pelos gabinetes de Brasília, ainda vivendo a adrenalina da vitória eleitoral. Será?…

… Que há, na porta do governador Robinson Faria, uma fila de pretendentes para os muitos cargos que o Governo do Rio Grande do Norte possui. Será?…

… Que há uma outra fila, esta imensa, em formação, cheia de pessoas que agora querem levantar as mãos (55) próximas do governador Robinson Faria . Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… OUT 2014 – REVISTA FOCO

A VITÓRIA DE FÁTIMA BEZERRA

O resultado do primeiro turno da eleição no Rio Grande do Norte, para a disputa de governador, e a eleição de Fátima Bezerra para o Senado, além da eleição dos deputados federais e dos deputados estaduais, não trouxe nenhuma surpresa para o eleitor antenado, à exceção dos votos conquistados pelo professor Robério.

Analisando-se as estratégias de marketing e a propagando eleitoral dos candidatos, no primeiro turno, era possível perceber que, embora bem elaborada, a propaganda do candidato Henrique Eduardo manteve-se, em termos de eficiência, semelhante a propaganda do candidato Robinson Faria, com propaganda também, bem elaborada e ousadia na criação de movimentos como as Caravanas, que levavam carreatas de um município para outro.

A diferença entre ambos, ficou por conta da candidata ao Senado que cada um dos dois tinha como aliada. Henrique tinha Wilma de Faria. Robinson tinha Fátima Bezerra. Tanto nas estratégias de campanha, como na propaganda eleitoral, a equipe de Wilma de Faria não conseguiu a mesma eficiência da de Fátima Bezerra.

Essa diferença influenciou positivamente a campanha de Robinson e, ao contrário, negativamente a campanha de Henrique Eduardo. Seria precipitado dizer que Henrique não levou esta eleição no primeiro turno, porque escolheu mal a sua candidata ao Senado, mas, ilações permitem embasar este raciocínio.

Agora a situação é diferente. Agora é Henrique contra Robinson e Robinson contra Henrique. Não há mais a luta dos candidatos ao Senado, nem dos candidatos a deputados federal e estadual.

Sem contar que a maioria dos apoios conversados e negociados no primeiro turno, exige novas conversas e novas negociação neste segundo turno, o que provoca um imenso desgaste emocional e financeiro para os dois candidatos. E o mais forte ganhará.

É bom lembrar que, como ninguém esperava o segundo turno, em função da liderança de Henrique nas pesquisas, é Robinson quem reinicia a luta com vantagem.

É por aí!…

GARIBALDI E JOÃO MAIA NO COMANDO GERAL

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, do PMDB, e o deputado federal João, do PR, são os novos coordenadores da campanha do deputado Henrique Alves (PMDB) ao governo do Rio Grande do Norte.

JOSÉ FERNANES, BAIANO, NO COMANDO DO MARKETING

Henrique Eduardo foi buscar na Bahia, o novo coordenador de marketing da sua campanha. Substitui o publicitário Arturo Arruda e o jornalista Adriano de Souza.

ROBINSON FARIA E FÁTIMA BEZERRA CONTINUAM

A campanha de Robinson Faria continuará com a coordenação do próprio Robinson e da senadora-eleita Fátima Bezerra. João Maria Medeiros continua coordenando o marketing.

ROBÉRIO ESTAVA CERTO

O professor Robério Paulino, do PSOL, tinha total razão quando afirmava que teria próximo de 8% dos votos, diferentemente do que revelavam as pesquisas eleitorais divulgadas.

CAMPANHA ATRIBUI SEGUNDO TURNO A ROBÉRIO

A coordenação da campanha do candidato Henrique Eduardo, atribui a votação conquistada pelo professor Robério Paulino, a não conquista da vitória no primeiro turno da eleição.

ROGÉRIO MARINHO E CARLOS EDUARDO COMANDAM CAPITAL

O prefeito Carlos Eduardo assume, juntamente com o deputado federal eleito Rogério Marinho, a coordenação da campanha de Henrique em Natal.

GUERREIRA EM CHOQUE

Wilma de Faria, do PSB, continua abatida com o resultado da eleição para o Senado, quando a deputada Fátima Bezerra sagrou-se vitoriosa com uma diferença de mais de 170 mil votos.

DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS

Walter Alves (PMDB) – 191.064 votos / Rafael Motta (PROS) – 176.239 votos / Fábio Faria (PSD) – 166.427 votos / Zenaide Maia (PR) – 134.588 votos / Felipe Maia (DEM) – 113.722 votos / Rogério Marinho (PSDB) – 81.534 votos / Antônio Jácome (PMN) – 71.555 votos / Betinho Segundo (PP) – 64.445 votos.

DEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS

Ricardo Motta (PROS) – 80.249 votos / Galeno Torquato (PSD) – 63.286 / Hermano Morais (PMDB) – 60.813 / Kelps Lima (SD) – 59.619 / Gustavo Carvalho (PSB) – 57.757 / Ezequiel Ferreira (PMDB) – 54.438 / Getúlio Rêgo (DEM) – 52.118 / Nelter Queiroz (PMDB) – 51.773 / Tomba Farias (PSB) – 48.980 / Gustavo Fernandes (PMDB) – 42.975 / Fernando Mineiro (PT) – 42.088 / Cristiane Dantas (PCdoB) – 38.955 / George Soares (PR) – 38.637 / José Dias (PSD) – 37.844 / Agnelo Alves (PDT) – 37.768 / Albert Dickson (PROS) – 37.461 / Márcia Maia (PSB) – 36.997 / Raimundo Fernandes (PROS) – 35.333 / José Adécio (DEM) – 34.879 / Álvaro Dias (PMDB) – 34.638 / Jacó Jácome (PMN) – 28.62 / Dison Lisboa (PSD) – 26.618 / Souza (PHS) – 20.440 / Carlos Augusto Maia (PTdoB).

FRASES

Quero agradecer a militância e ao povo do RN que foram protagonista em eleger a 1a senadora de origem popular.” Da senadora eleita Fátima Bezerra, no seu Twitter.

“Vencemos em 109 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Vamos animados para o segundo turno e com força para mudar o Estado.” Do candidato Henrique Alves, no Twitter.

Conto com o apoio, com a alegria e com o entusiasmo dos eleitores que junto conosco já fizeram história no 1º turno! Vamos a vitória no 2º.” Do candidato Robinson Faria, no seu Twitter.

“Quero agradecer com muita humildade aos 636.896 eleitores que, generosamente, votaram em meu nome para o Senado Federal, sobretudo, o grande carinho e apoio que recebi em todas as partes dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.” Da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, em Nota.

ME DISSERAM!…

… Que Rosalba Ciarlini está satisfeita com o resultado da eleição, até agora. Será?…

… Que a união Alves-Maia não domina mais o cenário eleitoral do Rio Grande do Norte. Será?…

… Que José Agripino poderá ser ministro da Casa Civil, numa perspectiva de vitória do senador Aécio. Será?…

… Que Fátima Bezerra poderá ser ministra da Educação, numa perspectiva de reeleição da presidente Dilma. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… SET 2014 – REVISTA FOCO

QUEM VAI GANHAR A ELEIÇÃO?

A pergunta que não quer calar tem uma variedade enorme de respostas. E todo eleitor, individualmente, quer ouvir a resposta que bata com os seus desejos e suas preferências políticas pessoais.

Desde mais de 28 anos passados, fundador e diretor de instituto de pesquisa, tenho ouvido constantemente, nos períodos eleitorais a mesma pergunta: – Quem vai ganhar a eleição? Em resposta, aprendi a pronunciar uma frase óbvia e ao mesmo tempo irônica por não atender aos ouvidos do inquiridor: – Vai ganhar a eleição, quem tiver mais votos.

Nesta campanha, o Rio Grande do Norte assiste a reedição de um modelo de estratégia política chamada de ‘acordão’, quando os principais líderes políticos do estado se unem em defesa de uma candidatura, como aconteceu em 1978, na eleição do empresário Jessé Pinto Freire, para o Senado da República. A bola da vez agora é o deputado federal Henrique Eduardo Alves, na disputa pelo governo do RN, que conta com o apoio de adversários históricos, como o senador José Agripino e a ex-governadora Wilma de Faria.

Henrique leva a vantagem inicial da plêiade de apoios que tem sertão abaixo pelos menores municípios. Nos municípios maiores, há certa rejeição do eleitor ao candidato do ‘acordão’. Portanto, somente o processamento dos votos nas urnas é que dará uma resposta ao eleitor sobre quem será o vitorioso: Henrique ou Robinson?

As pesquisas, neste momento, lamentavelmente, existem para todos os gostos. Há as que indicam que Henrique ganha no primeiro turno e também as que indicam uma disputa em segundo turno.

A luta está muito mais emocionante na disputa pela vaga de senador, entre as professoras Fátima Bezerra, deputado federal, e Wilma de Faria, atual vice-prefeita de Natal. Ninguém, em sã consciência pode fazer um prognóstico exato do resultado.

É o caso de repetir a resposta ‘cretina’ de antanho:

– Vai ganhar a eleição, quem tiver mais votos.

É por aí!…

1 FIDELIDADE EM EXTINÇÃO

Interessante. A fidelidade partidária parece estar em extinção. No plano nacional, PT e PMDB estão unidos. Aqui, apoiado pelo PSB, de Marina-Wilma de Faria; pelo PSDB, de Aécio-Rogério Marinho e pelo Democratas do senador José Agripino, Henrique Alves esconde a relação política do seu partido com a presidente Dilma Rousseff nos comícios pelo interior do Estado. E todo mundo sabe que Henrique é muito mais próximo de Dilma, do que de Marina e de Aécio.

2 FIDELIDADE EM EXTINÇÃO

Na disputa pelo Senado, Wilma tem usado depoimento de Marina pedindo votos para ela, o que é absolutamente normal, sendo ambas filiadas ao PSB. Mas, no princípio da campanha, liderados da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, faziam questão de mostrar uma relação política saudável dela com o ex-presidente Lula, do PT. Até mesmo na sua propaganda eleitoral.

‘HERDEIROS POLÍTICOS’ CHAMAM ATENÇÃO

Debatido repetidamente nas redes sociais, os herdeiros de sangue que viram herdeiros políticos no Rio Grande do Norte. E seguem os exemplos com: José Agripino-Felipe Maia; Garibaldi Alves-Walter Alves; Robinson Faria-Fábio Farias; Wilma de Faria-Márcia Maia; Ricardo Motta-Rafael Motta, além de outros, menos cotados. Dizer o quê???

TRIBUNAL ELEITORAL TRABALHA EM PAZ

Com a competência da sua equipe técnica, já testada e aprovada em outras eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do RN segue administrando na paz e na tranquilidade, o processo eleitoral. Ponto para o seu presidente, desembargador Virgílio Fernandes de Macedo Júnior e para a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, vice-presidente, que conduzem o trabalho da corte com maestria.

HOMENAGENS PARA IBERÊ

Falecido em São Paulo, onde estava para tratamento de saúde, o ex-governador Iberê Ferreira de Souza recebeu inúmeras homenagens no seu velório, ocorrido em Santa Cruz, sua origem, e Natal, onde está sepultado.

FRASES

Diferença entre Dilma e Marina diminui em nova pesquisa.” Do jornal Tribuna do Norte, on line.

Números do Ibope: Dilma está com 36%; Marina, 30% e Aécio, 19%.” Do jornal O Jornal de Hoje, on line.

“As pessoas com quem falei aqui nas Rocas não pediram nada pra elas. Não pediram dinheiro, não pediram emprego. Nada disso.” De Henrique Alves, no Twitter.

“De casa em casa, ‪#HenriqueGovernador vai recebendo o carinho do natalense e a certeza da vitória que está por vir.” De Henrique Alves, no Twitter.

O apoio e o carinho do povo nos fortalecem a cada dia. Estamos no caminho certo. Vamos em frente!” De Robinson Faria, no Twitter.

Pesquisa Ibope confirma o crescimento da nossa campanha e a estagnação dos outros candidatos.” De Robinson Faria, no Twitter.

“Sigo contando com o apoio de vocês para juntos resgatarmos o RN. Obrigada e boa noite.” De Wilma de Faria, no Twitter.

“Meu muito obg a todas as lideranças comunitárias q compareceram. Vcs são fundamentais na nossa vitória.” De Wilma de Faria, no Twitter.

Nova pesquisa IBOPE confirma, reafirma e repete: É ‪@Fatima_Bezerra !!!” De Fátima Bezerra, no Twitter.

As pesquisas só afirmam e reafirmam o que está estampado nas redes sociais e nas ruas do nosso estado: ‪#Fátima131.” De Fátima Bezerra, no Twitter.

“Embora não seja candidata nem apoie qualquer dos candidatos, ainda há quem prefira fazer campanha fazendo oposição ao governo Rosalba.” De Laire Rosado, no Twitter.

Lideram pesquisa em SP: Tiririca, Russomano, Maluf, Baleia Rossi, Feliciano. No Rio, Clarissa Garotinho e Bolsonaro. Depois, reclamam de Brasília.” De Sérgio Léo, no Twitter.

Ninguém da classe política aposta nos números do Ibope. Nem nos que sobem nem nos que descem. Mas, todos acordem num ponto: uma grife que aliada ao poder de divulgação da Globo tem seu peso.” Do jornalista Vicente Serejo, na sua coluna Cena Urbana, n’O Jornal de Hoje.

ME DISSERAM!…

… Que Rosalba Ciarlini confia na eleição dos candidatos que tem a sua preferência e o seu voto pessoal. Será?…

… Que a venda de ansiolíticos nas farmácias cresce exponencialmente nos dias que antecedem a eleição. Será?…

… Que depois da eleição, a euforia dos vitoriosos será inversamente proporcional a agonia depressiva dos derrotados. Será?…

… Que há sim, uma grande diferença entre os ‘arrastões’ de bandidos nas praias do Rio de Janeiro, e os ‘arrastões’ dos políticos em busca de voto. Será?…

COLUNA É POR AÍ!… AGO 2014 – REVISTA FOCO

ELEITOR DESMOTIVADO

A campanha eleitoral começou e repetindo períodos anteriores, o eleitor comum, que não milita nos partidos e nos grupos políticos, neste primeiro momento da luta pelos votos, mostra-se apático e desinteressado sobre o que os candidatos estão fazendo para conquistarem mais votos.

A campanha, no presente momento, não empolga. E nem vai empolgar. Exceção para os ‘empolgados’ mercenários contratados para carregar as bandeiras e defender os discursos dos seus candidatos.

Infelizmente, apesar da insistente tentativa do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, e dos Tribunais Regionais Eleitorais – TRE’s, de querer transformar a eleição numa disputa igualitária entre os candidatos, o poder e a influência financeira acabam, mesmo considerando apenas o que é permitido por lei, beneficiando mais quem tem mais poder financeiro para gastar mais nas eleiçoes.

Inteligentes, todos os candidatos sabem que as melhores chances de vitória estão com os àqueles que mais recursos conseguem angariar para investir em maiores estruturas.

É isso, salvo casos extraordinários de candidatos com elevada densidade eleitoral, ganhará a eleição quem conseguir montar, leia-se contratar, os maiores exércitos de militantes.

E todo mundo sabe disso. Tanto Araken Farias, Henrique Eduardo Alves, Robério Paulino, Robinson Faria e Simone Dutra, candidatos ao cargo de governador, como Ana Célia, Fátima Bezerra, Lailson Almeida, Roberto Ronconi e Wilma de Faria, candidatos ao cargo de senador, tem consciência de que o candidato vencedor do pleito eleitoral, será o que mais simpatizantes conseguir conquistar (ou comprar) para a sua luta.

A única coisa que poderá alterar esse triste prognóstico, é a liberdade que um candidato poderá ter para falar de outro nos programas da propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão. Dependendo das acusações, dinheiro não ajudará a eleger ninguém.

É por aí!…

NOVO COMANDO NO TRIBUNAL ELEITORAL

Com posse agendada para o dia 31 deste mês, os desembargadores Virgílio Fernandes de Macedo Júnior e Maria Zeneide Bezerra, assumem a presidência e a vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral. Sangue novo para oxigenar ainda mais o já eficiente TRE-RN.

1 DENÚNCIAS NA PROPAGANDA ELEITORAL

A imprensa diária registra que o juiz eleitoral Marco Bruno Miranda, coordenador da propaganda eleitoral, entende que os adversários na campanha eleitoral, poderão denunciar aqueles que estão respondendo a processos, ou foram condenados judicialmente, ou ainda que estão envolvidos em investigações por irregularidades praticadas.

2 DENÚNCIAS NA PROPAGANDA ELEITORAL

Marco Bruno Miranda afirma, segundo o jornal Tribuna do Norte, que: “Uma crítica mais exacerbada, mantida num bom nível e que possa ser documentada, de que o fato existiu, ela é possível, ainda que seja um pouco dura”. Ao pé da letra, aguarde uma campanha de denúncias enre adversários. Um vale-tudo. Pior que MMA.

3 DENÚNCIAS NA PROPAGANDA ELEITORAL

O juiz acrescenta: “A propaganda eleitoral não permite a calúnia, a difamação e a injúria. A calúnia é a falsa imputação de um crime. Então, se critica um candidato e, de alguma forma, pode se documentar diante disso, é possível. A difamação é a mesma coisa: se imputar um fato, de alguma forma, ofensivo, que não corresponde à verdade. E, se por ventura, estiver documentado, também é possível. A injúria é uma ofensa pessoal e gratuita, então, essa, realmente, não pode”. Aguenta coração. Quem for podre, que se quebre.

ROSALBA PRESTA CONTAS

Diferentemente do que fez nos últimos 3 anos, a governadora Rosalba Ciarlini apurou melhor o seu discurso de prestação de contas das suas ações e atitudes no exercício do governo do Rio Grande do Norte. A corda esticou tanto, entre a imagem da governante e o povo governado, que partiu-se. Impossível reconcialiação.

FRASES

Dilma diz que Congresso deve responder sobre antecipação de perguntas em CPI.” De Eliana Lima, no Twitter.

Conversei com todos os adversários por entender que esse era o caminho para unir o RN. Eu prefiro unir do que desagregar.” De Henrique Alves, no seu Twitter.

“É por causa das pessoas simples, que querem mais justiça social que vamos governar. Vamos que vamos!.”De Robinson Faria, no Twitter.

“Já iniciamos nossa ‪#CaravanadaMudança ao lado de ‪@HenriqueEAlves, ‪@depjoaomaia e ‪@carloseduardo12‪#UniãopelaMudança.”De Wilma de Faria, no Twitter.

Nossa campanha é pé no chão. Nossa campanha é de militância.” De Fátima Bezerra, no Twitter.

A esposa de ‪@HenriqueEAlves, ‪@Lauritaarruda, fala em nome do candidato e sobre a sua motivação p/ trabalhar pelo RN.” De Felipe Alves, no Twitter.

“A podridão do PT e do Congresso, na ‪@veja.” De Alex Medeiros, no Twitter.

“Chegando na Saraiva para um café com o futuro governador ‪@RobinsonFaria.”De Alex Medeiros, no Twitter.

A Agência Brasil publicou (…) que o RN tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a maior renda per capita do Nordeste.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

Uma carga de impostos pesada demais: arrecadação federal soma R$ 578,6 bilhões no primeiro semestre.” De José Agripino, no Twitter.

DILMA BOLADA – PAGO PELO PT P FAZER POLITICAGEM DE QUINTA.”De Socorro Coelho, no Twitter.

$$$$$$$ “Criador da ‘Dilma Bolada‘ reativa perfil e se torna consultor do PT.” De Layre Rosado Neto, no Twitter.

Dilma Bolada volta ao ar dias após ‘negociação com o Palácio do Planalto’.” Do perfil Brasil Post, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que Laurita Arruda, sempre usando verde bacurau, está conquistando importante espaço político na campanha do marido, Henrique Eduardo Alves. Será?…

… Que Julianne Faria, usando vermelho PT, faz a mesma coisa na campanha do marido Robinson Faria. Será?…

… Que a governadora Rosalba Ciarlini já tem os candidatos da sua preferência e pretende contribuir com a eleição deles. Será?…

… Que, enquanto rola a campanha eleitoral, o turismo, como atividade econômica no Rio Grande do Norte, agoniza . Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… JUL 2014 – REVISTA FOCO

COMEÇA A CORRIDA ELEITORAL

Araken Farias (PSL), Henrique Eduardo Alves (PMDB), Robério Paulino (PSOL), Robinson Faria (PSD) e Simone Dutra (PSTU), são os candidatos que solicitaram o registro oficial de suas candidaturas ao cargo de governador do Rio Grande do Norte nas eleições deste ano.

A partir do começo deste mês de julho, são os candidatos oficiais no pleito de 5 outubro, para a sucessão da governadora Rosalba Ciarlini, que não disputará à reeleição, preterida que foi pelo seu partido, o Democratas.

Torna-se evidente, analisando-se as estruturas partidárias e o arco de alianças de cada candidatura, que a disputa maior será entre os candidatos Henrique Alves e Robinson Faria.

Na disputa pela cadeira do Senado, que este ano renova um terço dos seus ocupantes, os nomes registrados para a disputa são os de Ana Célia (PSTU), Fátima Bezerra (PT), Lailson Almeida (PSOL), Roberto Ronconi (PSL) e Wilma de Faria (PSB).

As duplas Henrique/Wilma e Robinson/Fátima, devem polarizar as atenções da campanha, muito embora o trabalho político dos candidatos dos partidos menores não deva ser substimado.

Afinal de contas, os menores partidos são também os mais incomodados com a situação atual do país, por isso, é sempre bom ter uma atenção especial para o discurso deles, não somente o que chega através de Araken Farias, Robério Paulino e Simone Dutra, mas também pelas mensagens de Ana Célia, Lailson Almeida e Roberto Ronconi.

No primeiro momento da campanha, a percepção da população para o que está acontecendo é mínima, o que se corrige no processo, quando começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

É aí que a coisa pega. E o discurso dos ‘pequenos’, chegará para o mesmo número de eleitores que é alcançado pelo discurso dos ‘grandes’.

É por aí!…

PERFIL PARA HENRIQUE/WILMA

Até o momento, o trabalho que mais apareceu como resultado da ação da chapa formada pela coligação que junta Henrique Alves e Wilma de Faria, resulta na composição de um grande arco de alianças envolvendo os principais líderes de partidos e correntes políticas, já popularizado como ‘acordão’.

PERFIL PARA ROBINSON/FÁTIMA

Já o trabalho de Robinson e Fátima, deixou de lado os grandes líderes e focou nos prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, ex-vice-prefeitos, vereadores e ex-vereadores de municípios de todas as regiões do Estado. Faz, a dupla de candidatos, uma verdadeiro ‘trabalho de formiguinha’, o que, em princípio estaria garantindo um perfil mais popular, mais próximo da realidade do povão e portanto com mais chances de aceitação pelo eleitor mais simples.

DECEPÇÃO DE ROSALBA BENEFICIA FÁTIMA

A decepção da governadora Rosalba Ciarlini com a aliança do Democratas com o PMDB e o PSB poderá beneficiar a candidatura de Fátima Bezerra ao Senado e até mesmo o seu vice-governador, Robinson Faria, candidato à governador. Militantes rosalbistas já manifestam publicamente o desejo de votar em ambos. O sentimento é o de combater a injustiça praticada contra a governadora.

13O PARCELADO EM 3X

Decepção dos funcionários públicos com a decisão do Governo do RN de fracionar o adiantamento de 40% do pagamento do 13º salário dos servidores públicos.  Agora serão duas parcelas iguais de R$ 55 milhões cada uma, nos dias 16 de julho e 18 de agosto.

OBRAS ATRASADAS

Governo do Estado e Prefeitura de Natal contam com o dia 30 de julho para a entrega final das obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas, que não ficaram prontas para os jogos da Copa do Mundo, realizados em Natal no mês passado. O atraso maior é nas galerias de drenagem que estão em obras na Zona Oeste, entre os bairros Lagoa Nova, Dix-sept Rosado, Nazaré, Cidade da Esperança e Bom Pastor.

FRASES

Eu prefiro acórdão do que desacordão. Prefiro unir do que desunir. Prefiro agregar do que desagregar.” De Henrique Alves, no seu Twitter.

#AgoraÉpraValer! Vamos em frente, RN! O grito da mudança foi dado! Com fatimabezerra13 e fabiobvdantas!.” De Robinson Faria, no seu Twitter.

“Eu não sabia o quanto ‪@Fatima_Bezerra era querida. Uma mulher do povo, educadora. Uma alegria ter Fátima conosco.”De Robinson Faria, no Twitter.

O nosso palanque é 100% compromisso com o projeto nacional e com o desenvolvimento do RN. Aqui é trabalho, trabalho e trabalho.” De Fátima Bezerra, no Twitter.

“Convenção do DEM-RN decidiu que o partido não vai lançar candidatura própria ao governo do Estado.”Do senador José Agripino, no Twitter.

Sou vítima de uma cassação branca do meu partido. Usaram de todas as artimanhas para me impedir de disputar a reeleição.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

Se uma palavra pudesse dirigir aos que foram vencidos na recente Convenção do DEM, repetiria o poeta Jorge Luis Borges: ‘Há derrotas que têm mais dignidade do que a vitória’.” Do vice-governador Robinson Faria, no Facebook.

“É tão falso como uma nota de R$ 3!.”De José Agripino, sobre as palavras de Robinson Faria para Rosalba Ciarlini, na Folha de São Paulo.

Me alegra ver o potiguar, o brasileiro, e turistas do mundo inteiro encantados com a Arena das Dunas e a receptividade da nossa gente.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

Nossa Arena das Dunas foi elogiada por craques do futebol e pelos chefes das nações que por aqui passaram.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

A arena da minha terra é a mais bonita, a mais barata e o menor estouro do orçamento. ‪#orgulho ‪#natal. De Flávio Rocha, no Twitter.

“Fora do xadrez, Dirceu encena um novo Dirceu.”Do perfil Uol Notícias, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que poderá se estabelecer a campanha do ‘tostão contra o milhão’ nas eleições deste ano no Rio Grande do Norte. Será?…

… Que a presidente Dilma não declara, mas estaria desejando a vitória de Fátima Bezerra e Robinson Faria. Será?…

… Que a governadora Rosalba Ciarlini deve evitar participar de reuniões com os servidores do Estado. Será?…

… Que Betinho Rosado teria melhorado muito as suas perspectivas de reeleição, unindo o PP à coligação liderada por PSD e PT. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… JUL 2014 – REVISTA FOCO

COMEÇA A CORRIDA ELEITORAL

Araken Farias (PSL), Henrique Eduardo Alves (PMDB), Robério Paulino (PSOL), Robinson Faria (PSD) e Simone Dutra (PSTU), são os candidatos que solicitaram o registro oficial de suas candidaturas ao cargo de governador do Rio Grande do Norte nas eleições deste ano.

A partir do começo deste mês de julho, são os candidatos oficiais no pleito de 5 outubro, para a sucessão da governadora Rosalba Ciarlini, que não disputará à reeleição, preterida que foi pelo seu partido, o Democratas.

Torna-se evidente, analisando-se as estruturas partidárias e o arco de alianças de cada candidatura, que a disputa maior será entre os candidatos Henrique Alves e Robinson Faria.

Na disputa pela cadeira do Senado, que este ano renova um terço dos seus ocupantes, os nomes registrados para a disputa são os de Ana Célia (PSTU), Fátima Bezerra (PT), Lailson Almeida (PSOL), Roberto Ronconi (PSL) e Wilma de Faria (PSB).

As duplas Henrique/Wilma e Robinson/Fátima, devem polarizar as atenções da campanha, muito embora o trabalho político dos candidatos dos partidos menores não deva ser substimado.

Afinal de contas, os menores partidos são também os mais incomodados com a situação atual do país, por isso, é sempre bom ter uma atenção especial para o discurso deles, não somente o que chega através de Araken Farias, Robério Paulino e Simone Dutra, mas também pelas mensagens de Ana Célia, Lailson Almeida e Roberto Ronconi.

No primeiro momento da campanha, a percepção da população para o que está acontecendo é mínima, o que se corrige no processo, quando começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

É aí que a coisa pega. E o discurso dos ‘pequenos’, chegará para o mesmo número de eleitores que é alcançado pelo discurso dos ‘grandes’.

É por aí!…

PERFIL PARA HENRIQUE/WILMA

Até o momento, o trabalho que mais apareceu como resultado da ação da chapa formada pela coligação que junta Henrique Alves e Wilma de Faria, resulta na composição de um grande arco de alianças envolvendo os principais líderes de partidos e correntes políticas, já popularizado como ‘acordão’.

PERFIL PARA ROBINSON/FÁTIMA

Já o trabalho de Robinson e Fátima, deixou de lado os grandes líderes e focou nos prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, ex-vice-prefeitos, vereadores e ex-vereadores de municípios de todas as regiões do Estado. Faz, a dupla de candidatos, uma verdadeiro ‘trabalho de formiguinha’, o que, em princípio estaria garantindo um perfil mais popular, mais próximo da realidade do povão e portanto com mais chances de aceitação pelo eleitor mais simples.

DECEPÇÃO DE ROSALBA BENEFICIA FÁTIMA

A decepção da governadora Rosalba Ciarlini com a aliança do Democratas com o PMDB e o PSB poderá beneficiar a candidatura de Fátima Bezerra ao Senado e até mesmo o seu vice-governador, Robinson Faria, candidato à governador. Militantes rosalbistas já manifestam publicamente o desejo de votar em ambos. O sentimento é o de combater a injustiça praticada contra a governadora.

13O PARCELADO EM 3X

Decepção dos funcionários públicos com a decisão do Governo do RN de fracionar o adiantamento de 40% do pagamento do 13º salário dos servidores públicos.  Agora serão duas parcelas iguais de R$ 55 milhões cada uma, nos dias 16 de julho e 18 de agosto.

OBRAS ATRASADAS

Governo do Estado e Prefeitura de Natal contam com o dia 30 de julho para a entrega final das obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas, que não ficaram prontas para os jogos da Copa do Mundo, realizados em Natal no mês passado. O atraso maior é nas galerias de drenagem que estão em obras na Zona Oeste, entre os bairros Lagoa Nova, Dix-sept Rosado, Nazaré, Cidade da Esperança e Bom Pastor.

FRASES

Eu prefiro acórdão do que desacordão. Prefiro unir do que desunir. Prefiro agregar do que desagregar.” De Henrique Alves, no seu Twitter.

#AgoraÉpraValer! Vamos em frente, RN! O grito da mudança foi dado! Com fatimabezerra13 e fabiobvdantas!.” De Robinson Faria, no seu Twitter.

“Eu não sabia o quanto ‪@Fatima_Bezerra era querida. Uma mulher do povo, educadora. Uma alegria ter Fátima conosco.”De Robinson Faria, no Twitter.

O nosso palanque é 100% compromisso com o projeto nacional e com o desenvolvimento do RN. Aqui é trabalho, trabalho e trabalho.” De Fátima Bezerra, no Twitter.

“Convenção do DEM-RN decidiu que o partido não vai lançar candidatura própria ao governo do Estado.”Do senador José Agripino, no Twitter.

Sou vítima de uma cassação branca do meu partido. Usaram de todas as artimanhas para me impedir de disputar a reeleição.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

Se uma palavra pudesse dirigir aos que foram vencidos na recente Convenção do DEM, repetiria o poeta Jorge Luis Borges: ‘Há derrotas que têm mais dignidade do que a vitória’.” Do vice-governador Robinson Faria, no Facebook.

“É tão falso como uma nota de R$ 3!.”De José Agripino, sobre as palavras de Robinson Faria para Rosalba Ciarlini, na Folha de São Paulo.

Me alegra ver o potiguar, o brasileiro, e turistas do mundo inteiro encantados com a Arena das Dunas e a receptividade da nossa gente.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

Nossa Arena das Dunas foi elogiada por craques do futebol e pelos chefes das nações que por aqui passaram.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

A arena da minha terra é a mais bonita, a mais barata e o menor estouro do orçamento. ‪#orgulho ‪#natal. De Flávio Rocha, no Twitter.

“Fora do xadrez, Dirceu encena um novo Dirceu.”Do perfil Uol Notícias, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que poderá se estabelecer a campanha do ‘tostão contra o milhão’ nas eleições deste ano no Rio Grande do Norte. Será?…

… Que a presidente Dilma não declara, mas estaria desejando a vitória de Fátima Bezerra e Robinson Faria. Será?…

… Que a governadora Rosalba Ciarlini deve evitar participar de reuniões com os servidores do Estado. Será?…

… Que Betinho Rosado teria melhorado muito as suas perspectivas de reeleição, unindo o PP à coligação liderada por PSD e PT. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… ABR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE CONSOLIDA CANDIDATURA

Nos últimos 30, 40 dias, o eleitor do Rio Grande do Norte assistiu a consolidação do nome do deputado federal Henrique Eduardo Alves como pré-candidato do PMDB ao Governo do RN, nas eleições deste ano. Henrique trabalhou como nunca, para consolidar essa posição dentro do seu partido e junto aos partidos aliados.

Mas ainda tem muita gente repetindo que ‘Henrique é bom de urna nas disputas proporcionais, mas é muito ruim de urna nas disputas eleitorais majoritárias’.

Essa assertiva não é de todo verdadeira. Que ele é bom de urna em disputas proporcionais, ninguém duvida, basta somar os mandatos de deputado federal que ele conquistou e chegar aos quase 50 anos que ele ocupa uma cadeira de deputado na Câmara Federal do Brasil.

Mas ele não pode ser carimbado como ‘ruim de urna nas disputas majoritárias’. Ao longo de sua carreira política, Henrique disputou um único mandato majoritário, o de Prefeito de Natal, nas eleições de 1992, quando perdeu a disputa para o novato Aldo Tinoco, que era apoiado pela atual vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria.

A derrota não foi nem acaçapante, pois somou apenas 961 votos, ou um percentual de 0,6% dos votos válidos naquela eleição aqui em Natal.

Então está caindo em erro, quem afirma que o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, seria ‘ruim de urna em disputa eleitoral majoritária’.

Na realidade, àquela derrota estigmatizou Henrique Alves, porque ninguém imaginava que ele poderia perder a eleição para o neófito Aldo Tinoco Filho. E ele perdeu. Perdeu a eleição e conquistou a imagem negativa da derrota.

Agora, este ano, é o ano da possibilidade que Henrique está ganhando de refazer uma imagem. E só cabe a ele lutar por isso. Os louros da vitória, se consagrada, serão seus.

É por aí!….

ZÉ DIRCEU ESPERNEANDO NA CADEIA

Preso numa pequena cela do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu está esbravejando contra o ex-chefe. Tem dito a interlocutores que Lula é o responsável pela condenção dos mensaleiros, por ter deixado a acusação chegar até a criminalização do PT. E defende uma política de enfrentamento, ao contrário da política conciliadora adotada por Lula. Dirceu acha que a fraqueza de Lula vai prejudicar a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

ROBINSON E FÁTIMA CATANDO VOTO

Embora a campanha eleitoral não tenha começa, oficialmente, o vie-governador Robinson Faria e a deputada federal Fátima Bezerra, estão juntinhos em périplo de divulgação das suas pré-candidaturas aos cargos de governador e senador, por todos os municípios do RN. E divulgando tudo nas redes sociais da internet. Apesar de despertar a atenção da justiça eleitoral, o caso ainda não é visto como propaganda eleitoral antecipada.

HENRIQUE E WILMA

Está difícil para os principais articuladores do PMDB, conseguir uma declaração pública da vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria, anunciando que será candidata a senadora numa composição com o deputado Henrique Eduardo Alves que disputará o governo do RN.

CONVENÇÕES ATÉ JUNHO

Os partidos políticos ainda tem pouco mais de 60 dias para decidir sobre os nomes dos seus candidatos nas eleições deste ano. No dia 30 de junho será encerrado o prazo para a realização das convenções partidárias de homologação de candidaturas.

AGNELO ALVES E JOÃO MAIA

Falta pouco, muito pouco, para um entendimento eleitoral entre o PR de João Maia e o PDT liderado de Agnelo Alves. A questão envolve um entendimento para a divisão de colégios eleitorais, visando a eleição de deputados federais. O caso é sério.

FRASES

Participei (…) do encontro do PR em Natal. Lideranças políticas de vários partidos prestigiaram o evento.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no seu Twitter.

Juntar esses partidos em nome do RN, dizendo: nós temos diferenças e nós vamos superar pq nós temos uma causa maior, q é fazer o RN crescer.” Do deputado João Maia, no seu Twitter.

Somando as nossas experiências que nós vamos construir um novo RN.” Da vice-prefeita de Natal no ‘Encontro do PR’.

Wilma de Faria poderá ser candidata a governadora do RN” Chamada do blogue de Thalita Moema no Twitter.

“Começou o fogo amigo. Já devidamente desmascarado.”Do jornalista Ricardo Rosado, no Twitter.

A eleição suplementar de Mossoró expôs o racha do grupo da governadora Rosalba Ciarlini com a ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado.” Do jornal Tribuna do Norte.

Brasiiiiiiiiiiil!!!!RT @elianalima Dilma anuncia liberação de 1,5 bilhão para prefeituras.” Do empresário Ruy Pereira Gaspar, no seu Twitter.

Manifestação de protesto agora aqui, passando na esquina da Miguel Castro com a Salgado Filho. Policiais clamando por segurança. A coisa tá feia.” Da escritora Clotilde Santa Cruz Tavares, no Twitter.

“Interceptação telefônica é medida cautelar, dependente de ordem do juiz competente da ação principal. Admite-se a prorrogação sucessiva de necessidadede prosseguimento das investigações.”Do procurador de justiça Paulo Leão, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que não tem obra ou serviço público que consiga levantar a popularidade da governadora Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que o maior problema da governadora Rosalba Ciarlini não está na comunicação, mas sim nas ações e atitudes políticas da governante. Será?…

… Que o cavalo está selado e em galope leve, mas se o deputado Henrique Alves não segurar nas rédeas com força, poderá ficar a ver navios. Será?…

… Que Agnelo já está trabalhando para garantir a eleição de Sávio Háckradt, deputado federal pelo PDT, só com os votos de Parnamirim. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… ABR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE CONSOLIDA CANDIDATURA

Nos últimos 30, 40 dias, o eleitor do Rio Grande do Norte assistiu a consolidação do nome do deputado federal Henrique Eduardo Alves como pré-candidato do PMDB ao Governo do RN, nas eleições deste ano. Henrique trabalhou como nunca, para consolidar essa posição dentro do seu partido e junto aos partidos aliados.

Mas ainda tem muita gente repetindo que ‘Henrique é bom de urna nas disputas proporcionais, mas é muito ruim de urna nas disputas eleitorais majoritárias’.

Essa assertiva não é de todo verdadeira. Que ele é bom de urna em disputas proporcionais, ninguém duvida, basta somar os mandatos de deputado federal que ele conquistou e chegar aos quase 50 anos que ele ocupa uma cadeira de deputado na Câmara Federal do Brasil.

Mas ele não pode ser carimbado como ‘ruim de urna nas disputas majoritárias’. Ao longo de sua carreira política, Henrique disputou um único mandato majoritário, o de Prefeito de Natal, nas eleições de 1992, quando perdeu a disputa para o novato Aldo Tinoco, que era apoiado pela atual vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria.

A derrota não foi nem acaçapante, pois somou apenas 961 votos, ou um percentual de 0,6% dos votos válidos naquela eleição aqui em Natal.

Então está caindo em erro, quem afirma que o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, seria ‘ruim de urna em disputa eleitoral majoritária’.

Na realidade, àquela derrota estigmatizou Henrique Alves, porque ninguém imaginava que ele poderia perder a eleição para o neófito Aldo Tinoco Filho. E ele perdeu. Perdeu a eleição e conquistou a imagem negativa da derrota.

Agora, este ano, é o ano da possibilidade que Henrique está ganhando de refazer uma imagem. E só cabe a ele lutar por isso. Os louros da vitória, se consagrada, serão seus.

É por aí!….

ZÉ DIRCEU ESPERNEANDO NA CADEIA

Preso numa pequena cela do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu está esbravejando contra o ex-chefe. Tem dito a interlocutores que Lula é o responsável pela condenção dos mensaleiros, por ter deixado a acusação chegar até a criminalização do PT. E defende uma política de enfrentamento, ao contrário da política conciliadora adotada por Lula. Dirceu acha que a fraqueza de Lula vai prejudicar a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

ROBINSON E FÁTIMA CATANDO VOTO

Embora a campanha eleitoral não tenha começa, oficialmente, o vie-governador Robinson Faria e a deputada federal Fátima Bezerra, estão juntinhos em périplo de divulgação das suas pré-candidaturas aos cargos de governador e senador, por todos os municípios do RN. E divulgando tudo nas redes sociais da internet. Apesar de despertar a atenção da justiça eleitoral, o caso ainda não é visto como propaganda eleitoral antecipada.

HENRIQUE E WILMA

Está difícil para os principais articuladores do PMDB, conseguir uma declaração pública da vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria, anunciando que será candidata a senadora numa composição com o deputado Henrique Eduardo Alves que disputará o governo do RN.

CONVENÇÕES ATÉ JUNHO

Os partidos políticos ainda tem pouco mais de 60 dias para decidir sobre os nomes dos seus candidatos nas eleições deste ano. No dia 30 de junho será encerrado o prazo para a realização das convenções partidárias de homologação de candidaturas.

AGNELO ALVES E JOÃO MAIA

Falta pouco, muito pouco, para um entendimento eleitoral entre o PR de João Maia e o PDT liderado de Agnelo Alves. A questão envolve um entendimento para a divisão de colégios eleitorais, visando a eleição de deputados federais. O caso é sério.

FRASES

Participei (…) do encontro do PR em Natal. Lideranças políticas de vários partidos prestigiaram o evento.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no seu Twitter.

Juntar esses partidos em nome do RN, dizendo: nós temos diferenças e nós vamos superar pq nós temos uma causa maior, q é fazer o RN crescer.” Do deputado João Maia, no seu Twitter.

Somando as nossas experiências que nós vamos construir um novo RN.” Da vice-prefeita de Natal no ‘Encontro do PR’.

Wilma de Faria poderá ser candidata a governadora do RN” Chamada do blogue de Thalita Moema no Twitter.

“Começou o fogo amigo. Já devidamente desmascarado.”Do jornalista Ricardo Rosado, no Twitter.

A eleição suplementar de Mossoró expôs o racha do grupo da governadora Rosalba Ciarlini com a ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado.” Do jornal Tribuna do Norte.

Brasiiiiiiiiiiil!!!!RT @elianalima Dilma anuncia liberação de 1,5 bilhão para prefeituras.” Do empresário Ruy Pereira Gaspar, no seu Twitter.

Manifestação de protesto agora aqui, passando na esquina da Miguel Castro com a Salgado Filho. Policiais clamando por segurança. A coisa tá feia.” Da escritora Clotilde Santa Cruz Tavares, no Twitter.

“Interceptação telefônica é medida cautelar, dependente de ordem do juiz competente da ação principal. Admite-se a prorrogação sucessiva de necessidadede prosseguimento das investigações.”Do procurador de justiça Paulo Leão, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que não tem obra ou serviço público que consiga levantar a popularidade da governadora Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que o maior problema da governadora Rosalba Ciarlini não está na comunicação, mas sim nas ações e atitudes políticas da governante. Será?…

… Que o cavalo está selado e em galope leve, mas se o deputado Henrique Alves não segurar nas rédeas com força, poderá ficar a ver navios. Será?…

… Que Agnelo já está trabalhando para garantir a eleição de Sávio Háckradt, deputado federal pelo PDT, só com os votos de Parnamirim. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… MAR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE, ROBINSON, ROSALBA… E WILMA?

O mês de março vai findar e os líderes políticos do Rio Grande do Norte continuam sem uma definição clara das candidaturas que deverão disputar as eleições deste ano, muito embora seja possível identificar, com certeza, alguns nomes que se colocam no tabuleiro do jogo eleitoral para a disputa dos cargos majoritários de governador e senador.

Entre estes nomes está o do atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que deseja ser candidato ao cargo de governador, embora aguarde uma definição da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, com quem pretende compor uma chapa, com ela disputando o cargo de senador.

Outro nome é o do vice-governador Robinson Faria, que está decidido a disputar o cargo de governador, principalmente se conseguir fechar uma dobradinha com a deputada Fátima Bezerra disputando o cargo de senador.

A governadora Rosalba Ciarlini, desconfiada do emaranhado das possibilidades de chincarem sua candidatura à reeleição, já se amparou em pareceres jurídicos que defendem o seu direito de pleitear nova eleição para o mesmo cargo.

Ex-governadora, Wilma de Faria se sente tentada a disputar novamente a eleição de governador, especialmente se contar com o apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos que vai disputar a presidência da República. O plano B de Wilma é disputar um mandato de senador, e, nesse caso, escolhendo com quem vai se compor no Rio Grande do Norte.

Fátima Bezerra já está com o seu time em campo e, na companhia do vice-governador Robinson Faria, já anda fazendo proselitismo político nos municípios, como se ambos já estivessem com os nomes homologados pelos respectivos partidos, em coligação eleitoral.

Nesse jogo de interesses, Fernando Bezerra ainda não conseguiu a unanimidade desejada certamente poderá ficar de fora da disputa eleitoral de 5 de outubro.

É por aí!….

HENRIQUE E FÁTIMA CADA DIA MAIS DISTANTES

O desenrolar dos acontecimentos políticos em Brasília, onde PT e PMDB parecem se digladiar nos conflitos de poder que opõem o líder Eduardo Cunha (PMDB) à presidente Dilma Rousseff, afeta cada dia mais fortemente as dificuldades de aproximação dos deputados Henrique Eduardo Alves e Fátima Bezerra, aqui no Rio Grande do Norte. Hoje, tudo indica, os dois estarão em campos opostos nas eleições deste ano.

PDT FECHADO COM SÁVIO FEDERAL

O principal compromisso, o mais forte de todos, que o PDT deseja assumir com os prováveis aliados políticos na disputa eleitoral deste ano, é a eleição do jornalista Sávio Háckradt, atual Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Natal, para deputado federal.

PRAZOS DO CALENDÁRIO ELEITORAL

Agentes públicos, políticos e candidatos, além de advogados destes, estão de olho no calendário eleitoral e nas ações e atitudes de correligionários e adversários.

FELIPE MAIA COTADO PARA A REELEIÇÃO

Deputado federal dos Democratas, Felipe Maia, apesar do desgaste do partido, consta em todas as listas como um dos mais certos deputados para conquistar a reeleição. Tudo consequência do excelente trabalho parlamentar que tem realizado.

SILVEIRA JÚNIOR E CRISPINIANO NETO X …

Articulações com o aval do vice-governador Robinson Faria e da deputada Fátima Bezerra, devem juntar PSD e PT na eleição suplementar de Mossoró, marcada para o dia 4 de maio. A provável chapa terá o prefeito Silveira Júnior, candidato a reeleição, tendo como companheiro o poeta Crispiniano Neto.

… LARISSA ROSADO E ALEX MOACIR

PSB e PMDB caminham para um acordo em Mossoró, compondo uma chapa para disputar a eleição suplementar com a deputada Larissa Rosado (PSD) na condição de candidata a prefeito e o vereador Alex Moacir (PMDB), na condição de vice-prefeito.

FRASES

O PMDB só me dá alegrias.” Da presidente Dilma Rousseff.

Projeto de José Agripino é destaque na Revista Isto É Dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

MP oferece denúncia contra Gilson e Micarla por desvio e lavagem de dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

O PR tem aliança com o PMDB e eu particularmente mantenho um bom relacionamento com o deputado Henrique Eduardo...” Do deputado João Maia, no Jornal de Hoje.

“A chapa com Henrique para o Governo, com o deputado João Maia (PR) na vice e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) para o Senado, será anunciada na sexta-feira, 28 de março.” Da jornalista Thaísa Galvão, no seu blogue.

“’Sou virgem de emendas‘, brincadeira do deputado estadual Agnelo Alves (PDT), diante da sua situação no Governo Rosa(do). Nunca teve uma emenda sua paga desde quando Rosalba assumiu.” Da jornalista Eliana Lima, na sua coluna do jornal Tribuna do Norte.

Mesmo sem querer falar em intervenção, o Ministério da Justiça não se tranquilizou depois da visita que fez ao Rio Grande do Norte na última segunda-feira. Pelo contrário.” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue Território Livre.

“Foi mais que implante. Tive de recompor toda a base dos dentes, por causa da barbeiragem de um dentista. Ia jantar e caía.” Do senador José Agripino, na Tribuna do Norte.

Na reunião com Aldo Rebelo,ele festejou o fato de o RN ter registrado maior índice de apoio à realização da Copa: 69% de avaliação positiva.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que a segurança pública do Rio Grande do Norte está sob intervenção direta e pessoal do ministro da Justiça, Eduardo Cardoso. Será?…

… Que Robinson Faria e Fátima Bezerra apostam no imponderável para justificar a possibilidade de eleição de ambos – governador e senador. Será?…

… Que os deputados João Maia e Henrique Eduardo Alves agem como se fossem amigos da vida toda. Será?…

… Que o ditado ‘Quem te viu, quem te vê’, nunca esteja tão presente na política do Rio Grande do Norte. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… FEV 2014 – REVISTA FOCO

A ESCALAÇAO DA SELEÇÕES E OS PALPITES DO JOGO ELEITORAL

Já começaram os palpites sobre as possibilidades de composição das coligações partidárias para a definição das chapas que concorrerão as eleições estaduais deste ano no Rio Grande do Norte. Há soluções para todos os problemas, desde que o eleito seja o candidato defendido pelo palpiteiro.

Igual ao futebol, no jogo eleitoral, cada eleitor também se considera um técnico ou o melhor marqueteiro ao defender uma ideia. E quando a mesma ideia passa a ser comentada por várias fontes diferentes, é porque há um forte trabalho político para viabilizá-la. É o caso da chapa dos sonhos do deputado Henrique Eduardo Alves e do senador ministro Garibaldi Alves Filho.

A ideia é assim: Governador – Fernando Bezerra (PMDB); Vice-governador – João Maia (PR) ou Ricardo Motta (PROS); Senadora – Wilma de Faria (PSB); Primeiro suplente de senador – Flávio Azevedo (PMDB); Segundo suplente de senador – Aguarda nome do PT; Deputados federais – Fátima Bezerra (PT), Walter Alves (PMDB), Sandra Rosado (PSB), Sávio Háckradt (PDT), Fábio Faria (PSD), João Maia (PR) ou Fabiano Motta (PROS) e Felipe Maia (DEM).

Fica claro e evidente que todos aqueles que não estão estalados e nem na torcida para a vitória dessa seleção no jogo eleitoral deste ano, podem, e devem, procurar formar outros times para continuar no jogo.

Quem defende essa ideia, afirma que Rosalba e Carlos Augusto estão fora do jogo. Diz também que o senador José Agripino deve se contentar com a reeleição do filho Felipe e com uma boa perspectiva de reeleição dele no mandato de senador daqui a 4 anos, sem Wilma na disputa. E também que Robinson Faria deve ficar feliz com a reeleição do filho Fábio para mais um mandato de deputado federal.

Só há um porém: Se Wilma de Faria não topar a candidatura para o Senado, e lançar-se candidata ao Governo do RN, em coligação com o PT, que lançaria Fátima Bezerra para o Senado, aí o caldo engrossa. E a ideia terá que se reformulada.

É por aí!….

PANCADA EM HENRIQUE EDUARDO

A revista Veja, edição 2.360, de 12 de fevereiro último, deu uma forte pancada na imagem pública do deputado Henrique Alves, ao publicar na coluna Panorama Holofote, assinada por Otávio Cabral: “Para fora e para dentro – Os deputados do PMDB anunciaram quenão indicarão mais nomes para o ministério de Dilma Rousseff. Em seu estado, porém, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), fez o caminho contrário. Seis meses depois de ter rompido com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), ele voltou à sua base de apoio e indicou o aliado Sílvio Torquato para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.”

SERVIÇOS NAS RUAS, À NOITE INCOMODAM MENOS

Nas últimas noites, o natalense tem visto o trabalho de tapa buraco e recapeamento asfáltico de ruas na cidade. O serviço é feito, à noite, para causar menos transtornos ao cidadão. Acertada decisão do prefeito Carlos Eduardo.

EXEMPLO DE POPULARIDADE

Até os dias atuais, o prefeito de São Paulo, que conquistou mais popularidade, foi Laudo Natel. Sua popularidade veio da realização de serviços nas ruas da cidade, somente à noite, horário em que também foi incrementada a limpeza pública.

APOSTAS NA SAÍDA DE ROSALBA DO GOVERNO

Grupos ligados politicamente ao vice-governador Robinson Faria, aguardam, ansiosamente, a qualquer momento, a saída da governadora Rosalba Ciarlini do cargo.

À ESPERA DE WILMA

Sem ansiedade aparente, Garibaldi Alves Filho, Henrique Eduardo Alves e Fernando Bezerra aguardam a decisão política de Wilma de Faria.

FÁTIMA BEZERRA

Fátima Bezerra está convencida da possibilidade do PT conquistar uma cadeira de senador nas eleições deste ano. E não quer deixar o cavalo passar selado. Topa até mesmo, e tem repetido isso, enfrentar Wilma de Faria no voto.

FRASES

Prefeitura coloca Natal no circuito esportivo nacional e internacional. Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia e o MMA.” Do prefeito Carlos Eduardo, no Twitter.

“UFC, maior evento mundial nas artes marciais, será transmitido direto de Natal para 147, eu disse 147, países. Natal no circuito mundial.” Do prefeito Carlos Eduardo, no Twitter.

O vice-governador do RN @RobinsonFaria (PSD), está prestes a assumir a cadeira da governadora @RosalbaCiarlini (DEM).” Do jornalista Alex Medeiros, no Twitter.

Henrique Alves se reúne com prefeito de Assu.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter

Estive reunido hoje com o procurador geral de Justiça do RN, Rinaldo Reis, em Brasília.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

“Discuti com prefeito de Mossoró, José Silveira, liberação de recursos para saúde e segurança.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

Mais uma vitória do RN. Dnit publica edital para construção do complexo viário do Ganho do Igapó. Prazo para concluir  a obra é de 720 dias..” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

Discutimos hoje com prefeito Carlos Eduardo ampliação das obras de drenagem pluvial em Natal.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

Reuniões hoje com prefeitos do RN para discutir alianças para eleições deste ano. Encontros continuam na segunda.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que a agenda do deputado Henrique Alves (PMDB), divulgada no Twitter, é, sim, de candidato a governador. Será?…

… Que nunca esteve tão próxima, a possibilidade de Henrique Alves ser candidato a governador com chances de vitória, como desejou em vida o seu pai Aluízio Alves. Será?…

… Que as águas de março trazem em suas ondas a definição da vice-prefeita Wilma de Faria sobre candidatura ao governo ou ao senado. Será?…

… Que a governadora Rosalba, espera reverter a popularidade negativa do seu governo em Natal com as obras de saneamento básico em andamento. Será?…