COLUNA É POR AÍ!… OUT 2014 – REVISTA FOCO

A VITÓRIA DE FÁTIMA BEZERRA

O resultado do primeiro turno da eleição no Rio Grande do Norte, para a disputa de governador, e a eleição de Fátima Bezerra para o Senado, além da eleição dos deputados federais e dos deputados estaduais, não trouxe nenhuma surpresa para o eleitor antenado, à exceção dos votos conquistados pelo professor Robério.

Analisando-se as estratégias de marketing e a propagando eleitoral dos candidatos, no primeiro turno, era possível perceber que, embora bem elaborada, a propaganda do candidato Henrique Eduardo manteve-se, em termos de eficiência, semelhante a propaganda do candidato Robinson Faria, com propaganda também, bem elaborada e ousadia na criação de movimentos como as Caravanas, que levavam carreatas de um município para outro.

A diferença entre ambos, ficou por conta da candidata ao Senado que cada um dos dois tinha como aliada. Henrique tinha Wilma de Faria. Robinson tinha Fátima Bezerra. Tanto nas estratégias de campanha, como na propaganda eleitoral, a equipe de Wilma de Faria não conseguiu a mesma eficiência da de Fátima Bezerra.

Essa diferença influenciou positivamente a campanha de Robinson e, ao contrário, negativamente a campanha de Henrique Eduardo. Seria precipitado dizer que Henrique não levou esta eleição no primeiro turno, porque escolheu mal a sua candidata ao Senado, mas, ilações permitem embasar este raciocínio.

Agora a situação é diferente. Agora é Henrique contra Robinson e Robinson contra Henrique. Não há mais a luta dos candidatos ao Senado, nem dos candidatos a deputados federal e estadual.

Sem contar que a maioria dos apoios conversados e negociados no primeiro turno, exige novas conversas e novas negociação neste segundo turno, o que provoca um imenso desgaste emocional e financeiro para os dois candidatos. E o mais forte ganhará.

É bom lembrar que, como ninguém esperava o segundo turno, em função da liderança de Henrique nas pesquisas, é Robinson quem reinicia a luta com vantagem.

É por aí!…

GARIBALDI E JOÃO MAIA NO COMANDO GERAL

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, do PMDB, e o deputado federal João, do PR, são os novos coordenadores da campanha do deputado Henrique Alves (PMDB) ao governo do Rio Grande do Norte.

JOSÉ FERNANES, BAIANO, NO COMANDO DO MARKETING

Henrique Eduardo foi buscar na Bahia, o novo coordenador de marketing da sua campanha. Substitui o publicitário Arturo Arruda e o jornalista Adriano de Souza.

ROBINSON FARIA E FÁTIMA BEZERRA CONTINUAM

A campanha de Robinson Faria continuará com a coordenação do próprio Robinson e da senadora-eleita Fátima Bezerra. João Maria Medeiros continua coordenando o marketing.

ROBÉRIO ESTAVA CERTO

O professor Robério Paulino, do PSOL, tinha total razão quando afirmava que teria próximo de 8% dos votos, diferentemente do que revelavam as pesquisas eleitorais divulgadas.

CAMPANHA ATRIBUI SEGUNDO TURNO A ROBÉRIO

A coordenação da campanha do candidato Henrique Eduardo, atribui a votação conquistada pelo professor Robério Paulino, a não conquista da vitória no primeiro turno da eleição.

ROGÉRIO MARINHO E CARLOS EDUARDO COMANDAM CAPITAL

O prefeito Carlos Eduardo assume, juntamente com o deputado federal eleito Rogério Marinho, a coordenação da campanha de Henrique em Natal.

GUERREIRA EM CHOQUE

Wilma de Faria, do PSB, continua abatida com o resultado da eleição para o Senado, quando a deputada Fátima Bezerra sagrou-se vitoriosa com uma diferença de mais de 170 mil votos.

DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS

Walter Alves (PMDB) – 191.064 votos / Rafael Motta (PROS) – 176.239 votos / Fábio Faria (PSD) – 166.427 votos / Zenaide Maia (PR) – 134.588 votos / Felipe Maia (DEM) – 113.722 votos / Rogério Marinho (PSDB) – 81.534 votos / Antônio Jácome (PMN) – 71.555 votos / Betinho Segundo (PP) – 64.445 votos.

DEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS

Ricardo Motta (PROS) – 80.249 votos / Galeno Torquato (PSD) – 63.286 / Hermano Morais (PMDB) – 60.813 / Kelps Lima (SD) – 59.619 / Gustavo Carvalho (PSB) – 57.757 / Ezequiel Ferreira (PMDB) – 54.438 / Getúlio Rêgo (DEM) – 52.118 / Nelter Queiroz (PMDB) – 51.773 / Tomba Farias (PSB) – 48.980 / Gustavo Fernandes (PMDB) – 42.975 / Fernando Mineiro (PT) – 42.088 / Cristiane Dantas (PCdoB) – 38.955 / George Soares (PR) – 38.637 / José Dias (PSD) – 37.844 / Agnelo Alves (PDT) – 37.768 / Albert Dickson (PROS) – 37.461 / Márcia Maia (PSB) – 36.997 / Raimundo Fernandes (PROS) – 35.333 / José Adécio (DEM) – 34.879 / Álvaro Dias (PMDB) – 34.638 / Jacó Jácome (PMN) – 28.62 / Dison Lisboa (PSD) – 26.618 / Souza (PHS) – 20.440 / Carlos Augusto Maia (PTdoB).

FRASES

Quero agradecer a militância e ao povo do RN que foram protagonista em eleger a 1a senadora de origem popular.” Da senadora eleita Fátima Bezerra, no seu Twitter.

“Vencemos em 109 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Vamos animados para o segundo turno e com força para mudar o Estado.” Do candidato Henrique Alves, no Twitter.

Conto com o apoio, com a alegria e com o entusiasmo dos eleitores que junto conosco já fizeram história no 1º turno! Vamos a vitória no 2º.” Do candidato Robinson Faria, no seu Twitter.

“Quero agradecer com muita humildade aos 636.896 eleitores que, generosamente, votaram em meu nome para o Senado Federal, sobretudo, o grande carinho e apoio que recebi em todas as partes dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.” Da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, em Nota.

ME DISSERAM!…

… Que Rosalba Ciarlini está satisfeita com o resultado da eleição, até agora. Será?…

… Que a união Alves-Maia não domina mais o cenário eleitoral do Rio Grande do Norte. Será?…

… Que José Agripino poderá ser ministro da Casa Civil, numa perspectiva de vitória do senador Aécio. Será?…

… Que Fátima Bezerra poderá ser ministra da Educação, numa perspectiva de reeleição da presidente Dilma. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… SET 2014 – REVISTA FOCO

QUEM VAI GANHAR A ELEIÇÃO?

A pergunta que não quer calar tem uma variedade enorme de respostas. E todo eleitor, individualmente, quer ouvir a resposta que bata com os seus desejos e suas preferências políticas pessoais.

Desde mais de 28 anos passados, fundador e diretor de instituto de pesquisa, tenho ouvido constantemente, nos períodos eleitorais a mesma pergunta: – Quem vai ganhar a eleição? Em resposta, aprendi a pronunciar uma frase óbvia e ao mesmo tempo irônica por não atender aos ouvidos do inquiridor: – Vai ganhar a eleição, quem tiver mais votos.

Nesta campanha, o Rio Grande do Norte assiste a reedição de um modelo de estratégia política chamada de ‘acordão’, quando os principais líderes políticos do estado se unem em defesa de uma candidatura, como aconteceu em 1978, na eleição do empresário Jessé Pinto Freire, para o Senado da República. A bola da vez agora é o deputado federal Henrique Eduardo Alves, na disputa pelo governo do RN, que conta com o apoio de adversários históricos, como o senador José Agripino e a ex-governadora Wilma de Faria.

Henrique leva a vantagem inicial da plêiade de apoios que tem sertão abaixo pelos menores municípios. Nos municípios maiores, há certa rejeição do eleitor ao candidato do ‘acordão’. Portanto, somente o processamento dos votos nas urnas é que dará uma resposta ao eleitor sobre quem será o vitorioso: Henrique ou Robinson?

As pesquisas, neste momento, lamentavelmente, existem para todos os gostos. Há as que indicam que Henrique ganha no primeiro turno e também as que indicam uma disputa em segundo turno.

A luta está muito mais emocionante na disputa pela vaga de senador, entre as professoras Fátima Bezerra, deputado federal, e Wilma de Faria, atual vice-prefeita de Natal. Ninguém, em sã consciência pode fazer um prognóstico exato do resultado.

É o caso de repetir a resposta ‘cretina’ de antanho:

– Vai ganhar a eleição, quem tiver mais votos.

É por aí!…

1 FIDELIDADE EM EXTINÇÃO

Interessante. A fidelidade partidária parece estar em extinção. No plano nacional, PT e PMDB estão unidos. Aqui, apoiado pelo PSB, de Marina-Wilma de Faria; pelo PSDB, de Aécio-Rogério Marinho e pelo Democratas do senador José Agripino, Henrique Alves esconde a relação política do seu partido com a presidente Dilma Rousseff nos comícios pelo interior do Estado. E todo mundo sabe que Henrique é muito mais próximo de Dilma, do que de Marina e de Aécio.

2 FIDELIDADE EM EXTINÇÃO

Na disputa pelo Senado, Wilma tem usado depoimento de Marina pedindo votos para ela, o que é absolutamente normal, sendo ambas filiadas ao PSB. Mas, no princípio da campanha, liderados da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, faziam questão de mostrar uma relação política saudável dela com o ex-presidente Lula, do PT. Até mesmo na sua propaganda eleitoral.

‘HERDEIROS POLÍTICOS’ CHAMAM ATENÇÃO

Debatido repetidamente nas redes sociais, os herdeiros de sangue que viram herdeiros políticos no Rio Grande do Norte. E seguem os exemplos com: José Agripino-Felipe Maia; Garibaldi Alves-Walter Alves; Robinson Faria-Fábio Farias; Wilma de Faria-Márcia Maia; Ricardo Motta-Rafael Motta, além de outros, menos cotados. Dizer o quê???

TRIBUNAL ELEITORAL TRABALHA EM PAZ

Com a competência da sua equipe técnica, já testada e aprovada em outras eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do RN segue administrando na paz e na tranquilidade, o processo eleitoral. Ponto para o seu presidente, desembargador Virgílio Fernandes de Macedo Júnior e para a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, vice-presidente, que conduzem o trabalho da corte com maestria.

HOMENAGENS PARA IBERÊ

Falecido em São Paulo, onde estava para tratamento de saúde, o ex-governador Iberê Ferreira de Souza recebeu inúmeras homenagens no seu velório, ocorrido em Santa Cruz, sua origem, e Natal, onde está sepultado.

FRASES

Diferença entre Dilma e Marina diminui em nova pesquisa.” Do jornal Tribuna do Norte, on line.

Números do Ibope: Dilma está com 36%; Marina, 30% e Aécio, 19%.” Do jornal O Jornal de Hoje, on line.

“As pessoas com quem falei aqui nas Rocas não pediram nada pra elas. Não pediram dinheiro, não pediram emprego. Nada disso.” De Henrique Alves, no Twitter.

“De casa em casa, ‪#HenriqueGovernador vai recebendo o carinho do natalense e a certeza da vitória que está por vir.” De Henrique Alves, no Twitter.

O apoio e o carinho do povo nos fortalecem a cada dia. Estamos no caminho certo. Vamos em frente!” De Robinson Faria, no Twitter.

Pesquisa Ibope confirma o crescimento da nossa campanha e a estagnação dos outros candidatos.” De Robinson Faria, no Twitter.

“Sigo contando com o apoio de vocês para juntos resgatarmos o RN. Obrigada e boa noite.” De Wilma de Faria, no Twitter.

“Meu muito obg a todas as lideranças comunitárias q compareceram. Vcs são fundamentais na nossa vitória.” De Wilma de Faria, no Twitter.

Nova pesquisa IBOPE confirma, reafirma e repete: É ‪@Fatima_Bezerra !!!” De Fátima Bezerra, no Twitter.

As pesquisas só afirmam e reafirmam o que está estampado nas redes sociais e nas ruas do nosso estado: ‪#Fátima131.” De Fátima Bezerra, no Twitter.

“Embora não seja candidata nem apoie qualquer dos candidatos, ainda há quem prefira fazer campanha fazendo oposição ao governo Rosalba.” De Laire Rosado, no Twitter.

Lideram pesquisa em SP: Tiririca, Russomano, Maluf, Baleia Rossi, Feliciano. No Rio, Clarissa Garotinho e Bolsonaro. Depois, reclamam de Brasília.” De Sérgio Léo, no Twitter.

Ninguém da classe política aposta nos números do Ibope. Nem nos que sobem nem nos que descem. Mas, todos acordem num ponto: uma grife que aliada ao poder de divulgação da Globo tem seu peso.” Do jornalista Vicente Serejo, na sua coluna Cena Urbana, n’O Jornal de Hoje.

ME DISSERAM!…

… Que Rosalba Ciarlini confia na eleição dos candidatos que tem a sua preferência e o seu voto pessoal. Será?…

… Que a venda de ansiolíticos nas farmácias cresce exponencialmente nos dias que antecedem a eleição. Será?…

… Que depois da eleição, a euforia dos vitoriosos será inversamente proporcional a agonia depressiva dos derrotados. Será?…

… Que há sim, uma grande diferença entre os ‘arrastões’ de bandidos nas praias do Rio de Janeiro, e os ‘arrastões’ dos políticos em busca de voto. Será?…

COLUNA É POR AÍ!… MAI 2014 – REVISTA FOCO

COPA DO MUNDO FAVORECE CANDIDATOS

Por mais incrível que possa parecer, a Copa do Mundo de Futebol favorece os candidatos aos principais cargos em disputa nas eleições deste ano, especialmente de governador e senador.

Explico: O entusiasmo e a euforia provocados pelos jogos da seleção brasileira de futebol, no princípio da disputa, deixa o país coberto pelo civismo, multiplicam-se os que se vestem de verde, azul, amarela e branca, as cores da seleção e da bandeira brasileira e o excesso de patriotismo beneficia os candidatos que estão alinhados com o trabalho para fazer de Natal uma das sub-sedes da Copa do Mundo.

Nessa lista estão os pré-candidatos Henrique Eduardo Alves (PMDB), Vilma de Faria (PSB), Robinson Faria (PSD), Fátima Bezerra (PT) e Rosalba Ciarlini, a governadora que construiu a Arena das Dunas.

Se brincar, gente que raramente sabe do futebol do Rio Grande do Norte, já está indo ao estádio Arena das Dunas, mesmo quando o jogo agendado não envolve seleções dos países que disputam a Copa do Mundo.

Até ABC e América estão beneficiados nas motivações para envolver mais o povo do Rio Grande do Norte no mundo futebolístico, com a decisão, mais política do que técnica, de patrocínio assinado com a Caixa Econômica Federal.

E não faltarão os políticos nos camarotes da Arena das Dunas, convidados de empresas que convidam também os visitantes do interesses dos políticos convidados, num emaranhado jogo que envolve futebol, política e interesses empresariais com a classe política e o governo.

A Arena das Dunas, além de sediar uns jogos da Copa do Mundo de Futebol, também será palco de muito tapinha nas costas, de apertos de mão cordiais e da troca de sorrisos que pedem acordos e cumplicidade.

Acordos na eleição e cumplicidade na ocupação do governo, pós-eleição.

É por aí!….

PT FECHADO COM DILMA, QUE CAI

A turma do PT que desejava a candidatura de Lula, aquietou-se. Não por vontade própria, mas pela força com que Dilma reagiu nas bases partidárias, que exigiram da cúpula petista, a divulgação do apoio a pré-candidatura de Dilma, o que aconteceu num encontro nacional da legenda. Pronto. Dilma agora é a única pré-candidata do PT à presidência da República, em reeleição, independente da queda verificada nos índices das pesquisas de opinião pública.

ROSALBA COM PROBLEMAS NO PARTIDO

Diferentemente da situação nacional, onde Dilma conseguiu fechar o apoio do seu partido, o PT, a sua reeleição, no Rio Grande do Norte a governadora Rosalba Ciarlini ainda não conseguiu garantir o apoio do DEM a sua pré-candidatura à reeleição, o que seria natural. Muitos motivos ainda a distanciam do senador José Agripino, presidente nacional dos Democratas.

ADVERSÁRIO É O ACORDÃO

O vice-governador Robinson Faria, pré-candidato à governador pelo PSD, e a deputada Fátima Bezerra, pré-candidata à senadora pelo PT, já escolheram o adversário. É o acordão, corruptela do leque de apoios políticos, de todas as matizes, que as pré-candidaturas de Henrique Eduardo Alves e Vilma de Faria estão conquistando.

O PREFEITO É SILVEIRA JÚNIOR

A eleição do vereador Silveira Júnior como prefeito de Mossoró, representa uma grande guinada na administração da cidade, dominada pelo sobrenome Rosado desde os anos 70. A alternativa aos Rosado era um sonho acalentado há muito tempo pela esquerda mossoroense, que agora se concretiza com Silveira Júnior, que não é político de esquerda, mas conquistou lá o seu maior apoio eleitoral.

A VELOCIDADE DO TEMPO

O período de veraneio esticado até o Carnaval em março, Semana Santa em abril, a Copa do Mundo misturada com os festejos juninos e as eleições em outubro, fazem o natalense perceber que o tempo, neste ano de 2014, está passando muito rápido.

FRASES

Recomendo a leitura da crônica do blog de Laurita, hj. E se pudesse assinaria embaixo.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no seu Twitter.

Mãe com M maiúsculo.” Título dado pela jornalista e advogada Laurita Arruda, à sua Crônica de Domingo, no seu blog Território Livre.

Início de semana do jeito q gosto: c/ muito trabalho: entrevista, visita a obras da prefeitura e reunião política!.” Da vice-prefeita de Natal, professora Wilma de Faria no seu Twitter.

Comemorando os 52 anos de emancipação política de Passa e Fica, no Agreste.” Do vice-governador Robinson Faria no seu Twitter.

“Muitos prefeitos embarcando para BSB. É a luta em prol da agenda municipalista. ‘Marcha Nacional dos Prefeitos(as)’.”Da deputada Fátima Bezerra, no seu Twitter.

“(A) O @GovernodoRN já entregou os túneis do projeto do prolongamento da Prudente de Morais.” Da assessoria (A), no Twitter de Rosalba Ciarlini, governadora do RN.

O crítico quadro da mobilidade urbana no Brasil.” Do senador José Agripino, no seu Twitter.

Copa é igual a Carnaval – Carnatal, época em que o brasileiro esquece as mazelas do país e cai na folia… Até mesmo os que pretendem ‘protestar’.” Do jornalista George Fernandes, no seu Twitter.

“Jornalismo na Web: Com o teclado na mão e o assunto na cabeça, escreva sua frase de modo a atrair e interessar seus seguidores.”Do jornalista Miranda Sá, no seu Twitter.

“Jornalismo na Web: É essencial que o texto no tt seja simples, curto, direto e objetivo, para ampliar o alcance do leitor.”Do jornalista Miranda Sá, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que as obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas não estarão concluídas nesta Copa do Mundo de Futebol. Será?…

… Que vândalos picham escudos-bandeiras que enfeitam avenidas da cidade, de países cujas seleções estão escaladas para jogos em Natal. Será?…

… Que está cada dia mais difícil um entendimento da governadora Rosalba Ciarlini com o senador José Agripino para as eleições deste ano. Será?…

… Que Carlos Augusto Rosado tem levantado o tom de voz, quase sempre ameno, nas conversas com interlocutores políticos. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… MAI 2014 – REVISTA FOCO

COPA DO MUNDO FAVORECE CANDIDATOS

Por mais incrível que possa parecer, a Copa do Mundo de Futebol favorece os candidatos aos principais cargos em disputa nas eleições deste ano, especialmente de governador e senador.

Explico: O entusiasmo e a euforia provocados pelos jogos da seleção brasileira de futebol, no princípio da disputa, deixa o país coberto pelo civismo, multiplicam-se os que se vestem de verde, azul, amarela e branca, as cores da seleção e da bandeira brasileira e o excesso de patriotismo beneficia os candidatos que estão alinhados com o trabalho para fazer de Natal uma das sub-sedes da Copa do Mundo.

Nessa lista estão os pré-candidatos Henrique Eduardo Alves (PMDB), Vilma de Faria (PSB), Robinson Faria (PSD), Fátima Bezerra (PT) e Rosalba Ciarlini, a governadora que construiu a Arena das Dunas.

Se brincar, gente que raramente sabe do futebol do Rio Grande do Norte, já está indo ao estádio Arena das Dunas, mesmo quando o jogo agendado não envolve seleções dos países que disputam a Copa do Mundo.

Até ABC e América estão beneficiados nas motivações para envolver mais o povo do Rio Grande do Norte no mundo futebolístico, com a decisão, mais política do que técnica, de patrocínio assinado com a Caixa Econômica Federal.

E não faltarão os políticos nos camarotes da Arena das Dunas, convidados de empresas que convidam também os visitantes do interesses dos políticos convidados, num emaranhado jogo que envolve futebol, política e interesses empresariais com a classe política e o governo.

A Arena das Dunas, além de sediar uns jogos da Copa do Mundo de Futebol, também será palco de muito tapinha nas costas, de apertos de mão cordiais e da troca de sorrisos que pedem acordos e cumplicidade.

Acordos na eleição e cumplicidade na ocupação do governo, pós-eleição.

É por aí!….

PT FECHADO COM DILMA, QUE CAI

A turma do PT que desejava a candidatura de Lula, aquietou-se. Não por vontade própria, mas pela força com que Dilma reagiu nas bases partidárias, que exigiram da cúpula petista, a divulgação do apoio a pré-candidatura de Dilma, o que aconteceu num encontro nacional da legenda. Pronto. Dilma agora é a única pré-candidata do PT à presidência da República, em reeleição, independente da queda verificada nos índices das pesquisas de opinião pública.

ROSALBA COM PROBLEMAS NO PARTIDO

Diferentemente da situação nacional, onde Dilma conseguiu fechar o apoio do seu partido, o PT, a sua reeleição, no Rio Grande do Norte a governadora Rosalba Ciarlini ainda não conseguiu garantir o apoio do DEM a sua pré-candidatura à reeleição, o que seria natural. Muitos motivos ainda a distanciam do senador José Agripino, presidente nacional dos Democratas.

ADVERSÁRIO É O ACORDÃO

O vice-governador Robinson Faria, pré-candidato à governador pelo PSD, e a deputada Fátima Bezerra, pré-candidata à senadora pelo PT, já escolheram o adversário. É o acordão, corruptela do leque de apoios políticos, de todas as matizes, que as pré-candidaturas de Henrique Eduardo Alves e Vilma de Faria estão conquistando.

O PREFEITO É SILVEIRA JÚNIOR

A eleição do vereador Silveira Júnior como prefeito de Mossoró, representa uma grande guinada na administração da cidade, dominada pelo sobrenome Rosado desde os anos 70. A alternativa aos Rosado era um sonho acalentado há muito tempo pela esquerda mossoroense, que agora se concretiza com Silveira Júnior, que não é político de esquerda, mas conquistou lá o seu maior apoio eleitoral.

A VELOCIDADE DO TEMPO

O período de veraneio esticado até o Carnaval em março, Semana Santa em abril, a Copa do Mundo misturada com os festejos juninos e as eleições em outubro, fazem o natalense perceber que o tempo, neste ano de 2014, está passando muito rápido.

FRASES

Recomendo a leitura da crônica do blog de Laurita, hj. E se pudesse assinaria embaixo.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no seu Twitter.

Mãe com M maiúsculo.” Título dado pela jornalista e advogada Laurita Arruda, à sua Crônica de Domingo, no seu blog Território Livre.

Início de semana do jeito q gosto: c/ muito trabalho: entrevista, visita a obras da prefeitura e reunião política!.” Da vice-prefeita de Natal, professora Wilma de Faria no seu Twitter.

Comemorando os 52 anos de emancipação política de Passa e Fica, no Agreste.” Do vice-governador Robinson Faria no seu Twitter.

“Muitos prefeitos embarcando para BSB. É a luta em prol da agenda municipalista. ‘Marcha Nacional dos Prefeitos(as)’.”Da deputada Fátima Bezerra, no seu Twitter.

“(A) O @GovernodoRN já entregou os túneis do projeto do prolongamento da Prudente de Morais.” Da assessoria (A), no Twitter de Rosalba Ciarlini, governadora do RN.

O crítico quadro da mobilidade urbana no Brasil.” Do senador José Agripino, no seu Twitter.

Copa é igual a Carnaval – Carnatal, época em que o brasileiro esquece as mazelas do país e cai na folia… Até mesmo os que pretendem ‘protestar’.” Do jornalista George Fernandes, no seu Twitter.

“Jornalismo na Web: Com o teclado na mão e o assunto na cabeça, escreva sua frase de modo a atrair e interessar seus seguidores.”Do jornalista Miranda Sá, no seu Twitter.

“Jornalismo na Web: É essencial que o texto no tt seja simples, curto, direto e objetivo, para ampliar o alcance do leitor.”Do jornalista Miranda Sá, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que as obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas não estarão concluídas nesta Copa do Mundo de Futebol. Será?…

… Que vândalos picham escudos-bandeiras que enfeitam avenidas da cidade, de países cujas seleções estão escaladas para jogos em Natal. Será?…

… Que está cada dia mais difícil um entendimento da governadora Rosalba Ciarlini com o senador José Agripino para as eleições deste ano. Será?…

… Que Carlos Augusto Rosado tem levantado o tom de voz, quase sempre ameno, nas conversas com interlocutores políticos. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… MAR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE, ROBINSON, ROSALBA… E WILMA?

O mês de março vai findar e os líderes políticos do Rio Grande do Norte continuam sem uma definição clara das candidaturas que deverão disputar as eleições deste ano, muito embora seja possível identificar, com certeza, alguns nomes que se colocam no tabuleiro do jogo eleitoral para a disputa dos cargos majoritários de governador e senador.

Entre estes nomes está o do atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que deseja ser candidato ao cargo de governador, embora aguarde uma definição da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, com quem pretende compor uma chapa, com ela disputando o cargo de senador.

Outro nome é o do vice-governador Robinson Faria, que está decidido a disputar o cargo de governador, principalmente se conseguir fechar uma dobradinha com a deputada Fátima Bezerra disputando o cargo de senador.

A governadora Rosalba Ciarlini, desconfiada do emaranhado das possibilidades de chincarem sua candidatura à reeleição, já se amparou em pareceres jurídicos que defendem o seu direito de pleitear nova eleição para o mesmo cargo.

Ex-governadora, Wilma de Faria se sente tentada a disputar novamente a eleição de governador, especialmente se contar com o apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos que vai disputar a presidência da República. O plano B de Wilma é disputar um mandato de senador, e, nesse caso, escolhendo com quem vai se compor no Rio Grande do Norte.

Fátima Bezerra já está com o seu time em campo e, na companhia do vice-governador Robinson Faria, já anda fazendo proselitismo político nos municípios, como se ambos já estivessem com os nomes homologados pelos respectivos partidos, em coligação eleitoral.

Nesse jogo de interesses, Fernando Bezerra ainda não conseguiu a unanimidade desejada certamente poderá ficar de fora da disputa eleitoral de 5 de outubro.

É por aí!….

HENRIQUE E FÁTIMA CADA DIA MAIS DISTANTES

O desenrolar dos acontecimentos políticos em Brasília, onde PT e PMDB parecem se digladiar nos conflitos de poder que opõem o líder Eduardo Cunha (PMDB) à presidente Dilma Rousseff, afeta cada dia mais fortemente as dificuldades de aproximação dos deputados Henrique Eduardo Alves e Fátima Bezerra, aqui no Rio Grande do Norte. Hoje, tudo indica, os dois estarão em campos opostos nas eleições deste ano.

PDT FECHADO COM SÁVIO FEDERAL

O principal compromisso, o mais forte de todos, que o PDT deseja assumir com os prováveis aliados políticos na disputa eleitoral deste ano, é a eleição do jornalista Sávio Háckradt, atual Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Natal, para deputado federal.

PRAZOS DO CALENDÁRIO ELEITORAL

Agentes públicos, políticos e candidatos, além de advogados destes, estão de olho no calendário eleitoral e nas ações e atitudes de correligionários e adversários.

FELIPE MAIA COTADO PARA A REELEIÇÃO

Deputado federal dos Democratas, Felipe Maia, apesar do desgaste do partido, consta em todas as listas como um dos mais certos deputados para conquistar a reeleição. Tudo consequência do excelente trabalho parlamentar que tem realizado.

SILVEIRA JÚNIOR E CRISPINIANO NETO X …

Articulações com o aval do vice-governador Robinson Faria e da deputada Fátima Bezerra, devem juntar PSD e PT na eleição suplementar de Mossoró, marcada para o dia 4 de maio. A provável chapa terá o prefeito Silveira Júnior, candidato a reeleição, tendo como companheiro o poeta Crispiniano Neto.

… LARISSA ROSADO E ALEX MOACIR

PSB e PMDB caminham para um acordo em Mossoró, compondo uma chapa para disputar a eleição suplementar com a deputada Larissa Rosado (PSD) na condição de candidata a prefeito e o vereador Alex Moacir (PMDB), na condição de vice-prefeito.

FRASES

O PMDB só me dá alegrias.” Da presidente Dilma Rousseff.

Projeto de José Agripino é destaque na Revista Isto É Dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

MP oferece denúncia contra Gilson e Micarla por desvio e lavagem de dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

O PR tem aliança com o PMDB e eu particularmente mantenho um bom relacionamento com o deputado Henrique Eduardo...” Do deputado João Maia, no Jornal de Hoje.

“A chapa com Henrique para o Governo, com o deputado João Maia (PR) na vice e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) para o Senado, será anunciada na sexta-feira, 28 de março.” Da jornalista Thaísa Galvão, no seu blogue.

“’Sou virgem de emendas‘, brincadeira do deputado estadual Agnelo Alves (PDT), diante da sua situação no Governo Rosa(do). Nunca teve uma emenda sua paga desde quando Rosalba assumiu.” Da jornalista Eliana Lima, na sua coluna do jornal Tribuna do Norte.

Mesmo sem querer falar em intervenção, o Ministério da Justiça não se tranquilizou depois da visita que fez ao Rio Grande do Norte na última segunda-feira. Pelo contrário.” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue Território Livre.

“Foi mais que implante. Tive de recompor toda a base dos dentes, por causa da barbeiragem de um dentista. Ia jantar e caía.” Do senador José Agripino, na Tribuna do Norte.

Na reunião com Aldo Rebelo,ele festejou o fato de o RN ter registrado maior índice de apoio à realização da Copa: 69% de avaliação positiva.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que a segurança pública do Rio Grande do Norte está sob intervenção direta e pessoal do ministro da Justiça, Eduardo Cardoso. Será?…

… Que Robinson Faria e Fátima Bezerra apostam no imponderável para justificar a possibilidade de eleição de ambos – governador e senador. Será?…

… Que os deputados João Maia e Henrique Eduardo Alves agem como se fossem amigos da vida toda. Será?…

… Que o ditado ‘Quem te viu, quem te vê’, nunca esteja tão presente na política do Rio Grande do Norte. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… – OUTUBRO 2013 – REVISTA FOCO

MAQUIAGEM NECESSÁRIA

O prefeito Carlos Eduardo determinou e a equipe da Prefeitura de Natal está lépida e fagueira na recuperação e organização das praças, parques, jardins e canteiros centrais das avenidas da cidade.

Aos que imaginam que há gasto excessivo de água, de energia e de pessoal para prestar serviços de jardinagem à cidade, é bom lembrar que Natal é um dos principais destinos turísticos litorâneos do país e o verão já está em cima.

Também é importante lembrar que há perspectivas de uma avalanche de turistas no próximo ano, durante a realização de alguns poucos jogos da Copa do Mundo de Futebol, aqui na capital potiguar e que é de bom alvitre manter e apresentar uma cidade limpa, bem cuidada, a partir dos jardins da cidade.

Mas o governo municipal não pode descuidar da limpeza pública, um dos aspectos importantes para se conquistar bons índices na saúde pública. E falando em saúde, também é importante investir mais nos serviços de saúde das unidades básicas, garantindo atendimento de qualidade não somente para os turistas, mas especialmente para o habitante da cidade.

O natalense sabe que há um desencanto geral com a classe política e com a administração pública. Há cobranças, há decepções com as promessas, mas também tem consciência de que o bom administrador tem condições de fazer o mínimo, o que, em tese, já seria suficiente para mudar o quadro de descanto geral.

É claro que não se trata de oferecer migalhas ao povo. Mas de retribuir, mesmo que minimamente, a confiança depositada no gestor público através do voto.

Seria o princípio da demonstração de que a confiança depositada no político, através do voto, está voltando em serviços para o povo.

E quando se principia um processo de respeito ao povo e suas vontades, sempre é salutar para a consolidação da democracia.

É por aí!….

CARLOS EDUARDO EM SUPREMACIA NO SENADINHO

Apelidado de ‘Senadinho’ de Natal, a Câmara Municipal tem dado mostras de que segue a orientação e as decisões políticas do prefeito Carlos Eduardo, ao manter, integralmente, o veto a Lei do Passe Livre.

SAÚDE PÚBLICA PROBLEMÁTICA

O nó da gestão da saúde pública na capital Natal é apertado e desafia a competência de especialistas e de políticos. Já é motivo de chacota a incompetência política e administrativa dos agentes públicos que cuidam da saúde na Prefeitura de Natal e no governo do Rio Grande do Norte.

DEMOCRATAS MINGUANDO

É raro, nas condições de assistencialismo governamental da democracia brasileira, um partido minguar, como tem acontecido com o Democratas no Rio Grande do Norte, governado pela médica Rosalba Ciarlini. O caso desafia experts em marketing político e governamental.

WILMA DE FARIA E A VONTADE DO POVO

Ex-governadora do Rio Grande do Norte e atual vice-prefeita de Natal, a professora Wilma de Faria tem dito que é o povo que deseja a sua volta ao cargo de governador do Estado.

HENRIQUE SEGUE CRESCENDO

A cada dia que passa, o deputado Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara Federal, percebe crescerem as suas chances de disputar o cargo de governador do Rio Grande do Norte. O sonho, há anos acalentado, parece se transformar em realidade para o pleito de 2014.

ECONOMIA DE 330 MILHÕES DE REAIS

Presidente da Câmara Federal, o deputado potiguar Henrique Eduardo Alves, do PMDB, anunciou uma economia de 330 milhões de reais no orçamento daquela casa legislativa para o exercício de 2014.

FRASES

“Houve um emagrecimento sério [de despesas] em tudo.” Do presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, no jornal Tribuna do Norte.

O temor de um estrago maior começa a tomar conta de servidores das secretarias de Educação e de Saúde do Município, que deixarão o prédio onde estão abrigados, em um antigo hotel na Ladeira do Sol, que durante anos explorou a bandeira Novotel, para o também capenga e antido prédio de um ex-hotel: o Ducal, no centro de Natal (…).” Da jornalista Thaisa Galvão, no seu blogue.

“(…)
Além de não ter estacionamento, o prédio padece de manutenção e enche os servidores de medo.
Principalmente depois da expedição de um laudo do Corpo de Bombeiros, condenando o prédio.” Da jornalista Thaisa Galvão, no seu blogue.

Participação das mulheres nos negócios cresce 74% no RN.” Manchete do Noticiário de Economia de O Jornal de Hoje.

O potiguar Marcelo Alecrim tem seu nome do tabuleiro da sucessão para o Governo do Rio Grande do Norte. Nunca admitiu, mas também não descartou. Agora, com a possível venda (da ALESAT) poderá avaliar a carreira pública com mais simpatia…” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue Território Livre.

O deputado José Adécio disse que desde 1978, quando assinou ficha de filiação no gabinete do então governador Tarcísio Maia, não mudou de partido – de Arena ao DEM. E assim continuará.” Da jornalista Eliana Lima, em sua coluna na Tribuna do Norte.

“Bombeiros cobram projeto de prevenção e combate a incêndio do Edifício Ducal.” Manchete do blogue Visor Político, do jornalista Alex Viana.

Em que pese o prefeito Carlos Eduardo já ter anunciado que as secretarias de Saúde e de Educação deverão ser transferidas para o antigo hotel Ducal, o documento do Corpo de Bombeiros deixa evidente a necessidade de haver uma maior prudência (…)” Do jornalista Alex Viana no seu blogue Visor Político.

(…) na transferência de centenas de funcionários para o local, que apresenta falhas que põem em risco a vida dos usuários, segundo o relatório de vistoria técnica do Corpo de Bombeiros.” Do jornalista Alex Viana no seu blogue Visor Político.

 ME DISSERAM!…

… Que é decepcionante a ação do secretário Cipriano Maia de Vasconcelos frente aos problemas da saúde de Natal. Será?…

… Que Cipriano está mais preocupado em alugar o prédio do antigo Hotel Ducal, do que em melhorar serviços de saúde à população. Será?…

… Que, sem condições de administrar a saúde de Natal com as regras legais, Cipriano escapa pela temerária administração de exceção. Será?…

… Que Carlos Eduardo tem mostrado, reservadamente, decepção com o desempenho administrativo de Cipriano Maia de Vasconcelos. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… SETEMBRO DE 2013 – REVISTA FOCO

O DILEMA DA ROSA

Quem, em sã consciência, colocaria a própria cabeça na guilhotina, para se auto destruir politicamente? Quem, na vida política do Brasil de hoje seria capaz de um gesto de grandeza, ao correr para a morte política, mas ajudar na sobrevivência de alguns companheiros de partido?

O principal dilema que a governadora Rosalba Ciarlini enfrenta no momento é este: ser ou não ser, candidata a reeleição no cargo de governador do Rio Grande do Norte.

Rosalba vive um terrível momento, recheado de problemas financeiros, administrativos e políticos na estrutura administrativa do Governo do Rio Grande do Norte. Parece até que nada dá certo para este governo.

Se há sérios problemas de falta de dinheiro, a oposição tem o discurso do aumento sucessivo da arrecadação tributária.

Se setores do Governo anunciam aos quatros cantos do mundo realizações e mais realizações da equipe de Governo, o marketing governamental não consegue transformar essas realizações em opinião pública favorável ao governante.

E agora, o que resta a Rosalba, mesmo com todo o desgaste que o seu partido Democratas está enfrentando na opinião pública potiguar, é manter e oficializar uma candidatura à reeleição para o cargo que ora ocupa, mesmo que pesquisas e analistas experientes concluam que é muito difícil a conquista de um novo mandato.

Aceitando a candidatura Rosalba vai para os sacrifício e ‘poderá salvar’ o mandato de colegas de partido na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Caso contrária, poderá ser acusada de abandonar os correligionários numa hora de difícil estabilidade política.

Rosalba sabe que não é fácil. E vive um terrível dilema. Ser ou não ser candidata? Salvar ou abandonar os colegas de partido? E Carlos Augusto, o que acha dessa situação?

É por aí!….

PMDB ROMPIDO COM ROSALBA

Depois de muitas idas e vindas, de justificativas, de ‘tá frio / tá quente’, finalmente o PMDB decidiu romper a aliação política que mantinha com o Governo Rosalba Ciarlini, embora ainda não tenha descartado totalmente a aliança com os Democratas e o senador José Agripino.

O PMDB QUER UM CANDIDATO

O deputado Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara Federal é, inegavelmente, pule de dez para dar mais força ao PMDB, se aceitar ser o candidato a governador do partido na próxima eleição governamental. Esse é o desejo da maioria dos filiados ao partido, que sonham em conquistar o poder através dele.

GARIBALDI FORA DO PÁREO

O ministro Garibaldi Alves Filho, da Previdência Social, não admite sequer conversar sobre a possibilidade de se candidatar ao cargo de governador do Rio Grande do Norte.

VILMA DE FARIA COM AGENDA DE CANDIDATA

Não surpreende a agenda de candidata a cargo majoritário da vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria. Batizado, casamento, vaquejada, festa de padroeira e de emancipação política de municípios, e lá está, nas mídias sociais, a foto de Vilma sempre ao lado de correligionários e lideranças políticas.

ROBINSON FARIA COM AGENDA DE CANDIDATO

O vice-governador Robinson Faria, também está na estrada, cumprindo agenda de candidato em todas as regiões. E sempre está usando as mídias sociais para divulgar sua agenda.

JOSÉ ADÉCIO DEFENDE ROSALBA

José Adécio é uma voz solitária na defesa do Governo Rosalba Ciarlini. E justifica sua posição enumerando obras e serviços que o governo realiza no Rio Grande do Norte. E não encontra justificativas para a falta de aprovação popular ao governo.

FRASES

“Mensalão: Penas sem castigo.” Manchete do jornal Tribuna do Norte, sobre o processo do Mensalão no Supremo Tribunal de Justiça.

Quem pode garantir que Rosalba candidata ganha ou perde?” Do deputado José Adécio no blogue de Anna Ruth Dantas.

A governadora tem obras que são invisíveis, não são palpáveis, mas são verdadeiras. Essas obras precisam ser mostradas.” Do deputado José Adécio no blogue de Anna Ruth Dantas.

Vou votar pelo voto aberto não só para cassação de mandato como também para todos os casos.” Do senador José Agripino, no blogue do jornalista Alex Viana (visorpolítico.com.br).

“O caos nas contas do governo Rosalba continua.” Da jornalista Daniela Freire, em sua coluna n’O Jornal de Hoje.

Sucessão estadual: Walter Alves confirma conversas com Robinson sobre candidatura .” Manchete de O Jornal de Hoje.

A Abelhinha insistiu para saber mais, mas o máximo que conseguiu além foi que escutas telefônicas já efetuadas, com autorização judicial, vão derrubar poderosos.” Da jornalista Eliana Lima, na sua coluna no jornal Tribuna do Norte.

Marcada para segunda-feira, diz 23, em Mossoró, a filiação da ex-prefeita da cidade, Fafá Rosado, ao PMDB.
(…).
Henrique confirmou presença e deverá chegar a Mossoró com um figurão do partido.
(…) o vice-presidente da República, Michel Temer.” Da jornalista Thaisa Galvão, no seu blogue.

O pedido de desfiliação “por justa causa” do deputado federal Betinho Rosado do Democratas foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue.

“Deve ser de alta importância  para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.” Do jornalista Woden Madruga, sobre a participação de Rosalba na posse do novo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot.

ME DISSERAM!…

… Que Rosalba realmente desistiu de se candidatar nas eleições do próximo ano. Será?…

… Que Carlos Augusto ainda acredita na recuperação da imagem pública do Governo Rosalba. Será?…

… Que está cada dia mais difícil administrar as relações do governo com policiais civis. Será?…

… Que os deputados reclamam, mas aprovam tudo que Rosalba quer na Assembleia Legislativa. Será?…