DAR CARONA – LEGAL OU IMORAL? CADA CASO É UM CASO. VOCÊ DECIDE!

temer-e-gilmar-CongressoemFoco

O que aproxima Gilmar Mendes e Michel Temer? * Foto – Internet – Congresso em Foco.

Todo chefe de estado viaja com uma comitiva de convidados.

Todos os integrantes da comitiva do chefe de estado, seguem a agenda do chefe de estado nas viagens.

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, estava na comitiva do presidente Miche Temer na sua viagem à Portugal para participar das homenagens fúnebres ao falecido Mário Soares, ex-primeiro ministro naquele país.

Mas ele não foi sequer a primeira visita ao velório.

Parece até, que ele não integrava a comitiva do presidente brasileiro.

Seria uma espécie de ‘convidado especial’ ou teria pegado somente uma ‘carona’ na viagem presidencial.

Também estavam na comitiva, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o ex-presidente José Sarney.

“Um assunto menor”, segundo teria dito à imprensa o próprio ministro Gilmar Mendes, ao justificar sua ausência da agenda presidencial, devido a uma crise de labiritite.

O caso torna-se um assunto maior, porque Gilmar Mendes é a principal autoridade de um tribunal que vai julgar uma ação, na qual o presidente Michel Temer é réu.

O TSE vai julgar a ocorrência de abuso de poder econômico e poder político da chapa Dilma – Temer para conquistar a reeleição. Havendo condenação, Temer sai do cargo e haverá eleição indireta de presidente para um mandato-tampão.

Pior: a nação fica sem saber o teor da conversa dos dois, nas longas horas da travessia do Oceano Atlântico.

Esse é o dilema!

Gilmar não voltou com a comitiva. Preferiu ficar em Portugal.

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

 

COLUNA É POR AÍ!… AGO 2014 – REVISTA FOCO

ELEITOR DESMOTIVADO

A campanha eleitoral começou e repetindo períodos anteriores, o eleitor comum, que não milita nos partidos e nos grupos políticos, neste primeiro momento da luta pelos votos, mostra-se apático e desinteressado sobre o que os candidatos estão fazendo para conquistarem mais votos.

A campanha, no presente momento, não empolga. E nem vai empolgar. Exceção para os ‘empolgados’ mercenários contratados para carregar as bandeiras e defender os discursos dos seus candidatos.

Infelizmente, apesar da insistente tentativa do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, e dos Tribunais Regionais Eleitorais – TRE’s, de querer transformar a eleição numa disputa igualitária entre os candidatos, o poder e a influência financeira acabam, mesmo considerando apenas o que é permitido por lei, beneficiando mais quem tem mais poder financeiro para gastar mais nas eleiçoes.

Inteligentes, todos os candidatos sabem que as melhores chances de vitória estão com os àqueles que mais recursos conseguem angariar para investir em maiores estruturas.

É isso, salvo casos extraordinários de candidatos com elevada densidade eleitoral, ganhará a eleição quem conseguir montar, leia-se contratar, os maiores exércitos de militantes.

E todo mundo sabe disso. Tanto Araken Farias, Henrique Eduardo Alves, Robério Paulino, Robinson Faria e Simone Dutra, candidatos ao cargo de governador, como Ana Célia, Fátima Bezerra, Lailson Almeida, Roberto Ronconi e Wilma de Faria, candidatos ao cargo de senador, tem consciência de que o candidato vencedor do pleito eleitoral, será o que mais simpatizantes conseguir conquistar (ou comprar) para a sua luta.

A única coisa que poderá alterar esse triste prognóstico, é a liberdade que um candidato poderá ter para falar de outro nos programas da propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão. Dependendo das acusações, dinheiro não ajudará a eleger ninguém.

É por aí!…

NOVO COMANDO NO TRIBUNAL ELEITORAL

Com posse agendada para o dia 31 deste mês, os desembargadores Virgílio Fernandes de Macedo Júnior e Maria Zeneide Bezerra, assumem a presidência e a vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral. Sangue novo para oxigenar ainda mais o já eficiente TRE-RN.

1 DENÚNCIAS NA PROPAGANDA ELEITORAL

A imprensa diária registra que o juiz eleitoral Marco Bruno Miranda, coordenador da propaganda eleitoral, entende que os adversários na campanha eleitoral, poderão denunciar aqueles que estão respondendo a processos, ou foram condenados judicialmente, ou ainda que estão envolvidos em investigações por irregularidades praticadas.

2 DENÚNCIAS NA PROPAGANDA ELEITORAL

Marco Bruno Miranda afirma, segundo o jornal Tribuna do Norte, que: “Uma crítica mais exacerbada, mantida num bom nível e que possa ser documentada, de que o fato existiu, ela é possível, ainda que seja um pouco dura”. Ao pé da letra, aguarde uma campanha de denúncias enre adversários. Um vale-tudo. Pior que MMA.

3 DENÚNCIAS NA PROPAGANDA ELEITORAL

O juiz acrescenta: “A propaganda eleitoral não permite a calúnia, a difamação e a injúria. A calúnia é a falsa imputação de um crime. Então, se critica um candidato e, de alguma forma, pode se documentar diante disso, é possível. A difamação é a mesma coisa: se imputar um fato, de alguma forma, ofensivo, que não corresponde à verdade. E, se por ventura, estiver documentado, também é possível. A injúria é uma ofensa pessoal e gratuita, então, essa, realmente, não pode”. Aguenta coração. Quem for podre, que se quebre.

ROSALBA PRESTA CONTAS

Diferentemente do que fez nos últimos 3 anos, a governadora Rosalba Ciarlini apurou melhor o seu discurso de prestação de contas das suas ações e atitudes no exercício do governo do Rio Grande do Norte. A corda esticou tanto, entre a imagem da governante e o povo governado, que partiu-se. Impossível reconcialiação.

FRASES

Dilma diz que Congresso deve responder sobre antecipação de perguntas em CPI.” De Eliana Lima, no Twitter.

Conversei com todos os adversários por entender que esse era o caminho para unir o RN. Eu prefiro unir do que desagregar.” De Henrique Alves, no seu Twitter.

“É por causa das pessoas simples, que querem mais justiça social que vamos governar. Vamos que vamos!.”De Robinson Faria, no Twitter.

“Já iniciamos nossa ‪#CaravanadaMudança ao lado de ‪@HenriqueEAlves, ‪@depjoaomaia e ‪@carloseduardo12‪#UniãopelaMudança.”De Wilma de Faria, no Twitter.

Nossa campanha é pé no chão. Nossa campanha é de militância.” De Fátima Bezerra, no Twitter.

A esposa de ‪@HenriqueEAlves, ‪@Lauritaarruda, fala em nome do candidato e sobre a sua motivação p/ trabalhar pelo RN.” De Felipe Alves, no Twitter.

“A podridão do PT e do Congresso, na ‪@veja.” De Alex Medeiros, no Twitter.

“Chegando na Saraiva para um café com o futuro governador ‪@RobinsonFaria.”De Alex Medeiros, no Twitter.

A Agência Brasil publicou (…) que o RN tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a maior renda per capita do Nordeste.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

Uma carga de impostos pesada demais: arrecadação federal soma R$ 578,6 bilhões no primeiro semestre.” De José Agripino, no Twitter.

DILMA BOLADA – PAGO PELO PT P FAZER POLITICAGEM DE QUINTA.”De Socorro Coelho, no Twitter.

$$$$$$$ “Criador da ‘Dilma Bolada‘ reativa perfil e se torna consultor do PT.” De Layre Rosado Neto, no Twitter.

Dilma Bolada volta ao ar dias após ‘negociação com o Palácio do Planalto’.” Do perfil Brasil Post, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que Laurita Arruda, sempre usando verde bacurau, está conquistando importante espaço político na campanha do marido, Henrique Eduardo Alves. Será?…

… Que Julianne Faria, usando vermelho PT, faz a mesma coisa na campanha do marido Robinson Faria. Será?…

… Que a governadora Rosalba Ciarlini já tem os candidatos da sua preferência e pretende contribuir com a eleição deles. Será?…

… Que, enquanto rola a campanha eleitoral, o turismo, como atividade econômica no Rio Grande do Norte, agoniza . Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… SETEMBRO DE 2013 – REVISTA FOCO

O DILEMA DA ROSA

Quem, em sã consciência, colocaria a própria cabeça na guilhotina, para se auto destruir politicamente? Quem, na vida política do Brasil de hoje seria capaz de um gesto de grandeza, ao correr para a morte política, mas ajudar na sobrevivência de alguns companheiros de partido?

O principal dilema que a governadora Rosalba Ciarlini enfrenta no momento é este: ser ou não ser, candidata a reeleição no cargo de governador do Rio Grande do Norte.

Rosalba vive um terrível momento, recheado de problemas financeiros, administrativos e políticos na estrutura administrativa do Governo do Rio Grande do Norte. Parece até que nada dá certo para este governo.

Se há sérios problemas de falta de dinheiro, a oposição tem o discurso do aumento sucessivo da arrecadação tributária.

Se setores do Governo anunciam aos quatros cantos do mundo realizações e mais realizações da equipe de Governo, o marketing governamental não consegue transformar essas realizações em opinião pública favorável ao governante.

E agora, o que resta a Rosalba, mesmo com todo o desgaste que o seu partido Democratas está enfrentando na opinião pública potiguar, é manter e oficializar uma candidatura à reeleição para o cargo que ora ocupa, mesmo que pesquisas e analistas experientes concluam que é muito difícil a conquista de um novo mandato.

Aceitando a candidatura Rosalba vai para os sacrifício e ‘poderá salvar’ o mandato de colegas de partido na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Caso contrária, poderá ser acusada de abandonar os correligionários numa hora de difícil estabilidade política.

Rosalba sabe que não é fácil. E vive um terrível dilema. Ser ou não ser candidata? Salvar ou abandonar os colegas de partido? E Carlos Augusto, o que acha dessa situação?

É por aí!….

PMDB ROMPIDO COM ROSALBA

Depois de muitas idas e vindas, de justificativas, de ‘tá frio / tá quente’, finalmente o PMDB decidiu romper a aliação política que mantinha com o Governo Rosalba Ciarlini, embora ainda não tenha descartado totalmente a aliança com os Democratas e o senador José Agripino.

O PMDB QUER UM CANDIDATO

O deputado Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara Federal é, inegavelmente, pule de dez para dar mais força ao PMDB, se aceitar ser o candidato a governador do partido na próxima eleição governamental. Esse é o desejo da maioria dos filiados ao partido, que sonham em conquistar o poder através dele.

GARIBALDI FORA DO PÁREO

O ministro Garibaldi Alves Filho, da Previdência Social, não admite sequer conversar sobre a possibilidade de se candidatar ao cargo de governador do Rio Grande do Norte.

VILMA DE FARIA COM AGENDA DE CANDIDATA

Não surpreende a agenda de candidata a cargo majoritário da vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria. Batizado, casamento, vaquejada, festa de padroeira e de emancipação política de municípios, e lá está, nas mídias sociais, a foto de Vilma sempre ao lado de correligionários e lideranças políticas.

ROBINSON FARIA COM AGENDA DE CANDIDATO

O vice-governador Robinson Faria, também está na estrada, cumprindo agenda de candidato em todas as regiões. E sempre está usando as mídias sociais para divulgar sua agenda.

JOSÉ ADÉCIO DEFENDE ROSALBA

José Adécio é uma voz solitária na defesa do Governo Rosalba Ciarlini. E justifica sua posição enumerando obras e serviços que o governo realiza no Rio Grande do Norte. E não encontra justificativas para a falta de aprovação popular ao governo.

FRASES

“Mensalão: Penas sem castigo.” Manchete do jornal Tribuna do Norte, sobre o processo do Mensalão no Supremo Tribunal de Justiça.

Quem pode garantir que Rosalba candidata ganha ou perde?” Do deputado José Adécio no blogue de Anna Ruth Dantas.

A governadora tem obras que são invisíveis, não são palpáveis, mas são verdadeiras. Essas obras precisam ser mostradas.” Do deputado José Adécio no blogue de Anna Ruth Dantas.

Vou votar pelo voto aberto não só para cassação de mandato como também para todos os casos.” Do senador José Agripino, no blogue do jornalista Alex Viana (visorpolítico.com.br).

“O caos nas contas do governo Rosalba continua.” Da jornalista Daniela Freire, em sua coluna n’O Jornal de Hoje.

Sucessão estadual: Walter Alves confirma conversas com Robinson sobre candidatura .” Manchete de O Jornal de Hoje.

A Abelhinha insistiu para saber mais, mas o máximo que conseguiu além foi que escutas telefônicas já efetuadas, com autorização judicial, vão derrubar poderosos.” Da jornalista Eliana Lima, na sua coluna no jornal Tribuna do Norte.

Marcada para segunda-feira, diz 23, em Mossoró, a filiação da ex-prefeita da cidade, Fafá Rosado, ao PMDB.
(…).
Henrique confirmou presença e deverá chegar a Mossoró com um figurão do partido.
(…) o vice-presidente da República, Michel Temer.” Da jornalista Thaisa Galvão, no seu blogue.

O pedido de desfiliação “por justa causa” do deputado federal Betinho Rosado do Democratas foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue.

“Deve ser de alta importância  para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.” Do jornalista Woden Madruga, sobre a participação de Rosalba na posse do novo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot.

ME DISSERAM!…

… Que Rosalba realmente desistiu de se candidatar nas eleições do próximo ano. Será?…

… Que Carlos Augusto ainda acredita na recuperação da imagem pública do Governo Rosalba. Será?…

… Que está cada dia mais difícil administrar as relações do governo com policiais civis. Será?…

… Que os deputados reclamam, mas aprovam tudo que Rosalba quer na Assembleia Legislativa. Será?…