PARTE JOÃO NEWTON DA ESCÓSSIA, FICA SEU LEGADO – MOSSORÓ CHEIA DE SAUDADES

João Newton da Escóssia. * Foto – Internet – Heitor Gregório – Tribuna do Norte

João Newton da Escóssia faleceu. Estava com 91 anos de idade.

Exerceu muitas atividades profissionais, especialmente fiscal do sal, auditor fiscal do Estado, diretor da Sertel, vereador e prefeito de Mossoró, deputado estadual e diretor da Cohab.

Ele e meu pai, João Vidal Fernandes (in memoriam), desfrutaram boa amizade.

Era um homem sério, mas de bom coração!

Exemplo de retidão e bom caráter!

Nos anos 1975 e 1976, viajei, de carona, com ele, muitas vezes, de Natal para Mossoró.

Ele deputado estadual e eu estudante caroneiro da sua variant branca, saindo quase todas as sextas-feiras, comecinho da tarde, da Assembleia Legislativa, na rua Jundiaí, para Mossoró.

Ouvi suas histórias sobre a política e relatos dos seus ideais para desenvolver Mossoró e melhorar a vida do seu povo.

Mais do que um homem sério, era um homem honesto.

Tempos depois tive a oportunidade de bebericar uns drinques com João Newton da Escóssia, umas vezes no bar IP – Irmãos Pinheiro, e outras vez com Joca Bruno, em Tibau.

Dos seus filhos, embora conheça todos, convivi mais com Vovô – Júnior Escóssia, contemporâneo no Colégio Diocesano.

Também dividi algumas conversas, raras, nos meus bons tempos de Mossoró, com Carlos, Silvana, Ricardo, Vera e Cláudio.

Mossoró perde João Newton da Escóssia.

Será ótimo se não esquecer seu legado de seriedade e honestidade, na vida pessoal e familiar; nos negócios e na política.

Que os meus contenterrâneos de coração, em Mossoró façam suas justas homenagens!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

NEM TEMER, NEM CÁRMEM E NEM GOVERNADORES… CRISE PENITENCIÁRIA SEM SOLUÇÃO

AdrianoAbreu-TribunadoNorte

Crise penitenciária sem solução. * Foto – Internet – Adriano Abreu – Tribuna do Norte.

Há cinco dias os presos do presídio de Alcaçuz dominam a área interna, onde já mataram 26 detentos. O governo do RN planeja retomar o controle até o final desta semana.

O governo federal e os governos estaduais, até o momento, estão tontos, sem uma solução de curto prazo para a crise no sistema penitenciário.

O poder executivo e o poder judiciário estão pressionados mas não conseguem apresentar e executar uma ação que acabe ou pelo menos minimize a crise.

Michel Temer - Exame - Abril.com

Michel Temer impotente na crise penitenciária. * Foto – Internet – Exame – Abril.com

O presidente Michel Temer, sem condições de atender pleitos financeiros dos governadores dos estados, cancelou a reunião onde seriam apresentadas as medidas para enfrentar a crise.

Temer disponibilizou o uso das Forças Armadas pelos estados para retomar o controle dos presídios.

Hoje Michel Temer receberá os governadores do Acre, Tião Viana; Amazonas, José Melo; do Mato Grosso, Pedro Taques; do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do Pará, Simão Jatene; Rondonia, Confúcio Moura; Roraima, Suely Campos, e Tocantins, Marcelo Miranda, para discutir o assunto.

A presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, ministra Cármem Lúcia, também revela-se impotente para enfrentar a crise.

Solução, que seria bom, nenhuma!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

COLUNA É POR AÍ!… SET 2014 – REVISTA FOCO

QUEM VAI GANHAR A ELEIÇÃO?

A pergunta que não quer calar tem uma variedade enorme de respostas. E todo eleitor, individualmente, quer ouvir a resposta que bata com os seus desejos e suas preferências políticas pessoais.

Desde mais de 28 anos passados, fundador e diretor de instituto de pesquisa, tenho ouvido constantemente, nos períodos eleitorais a mesma pergunta: – Quem vai ganhar a eleição? Em resposta, aprendi a pronunciar uma frase óbvia e ao mesmo tempo irônica por não atender aos ouvidos do inquiridor: – Vai ganhar a eleição, quem tiver mais votos.

Nesta campanha, o Rio Grande do Norte assiste a reedição de um modelo de estratégia política chamada de ‘acordão’, quando os principais líderes políticos do estado se unem em defesa de uma candidatura, como aconteceu em 1978, na eleição do empresário Jessé Pinto Freire, para o Senado da República. A bola da vez agora é o deputado federal Henrique Eduardo Alves, na disputa pelo governo do RN, que conta com o apoio de adversários históricos, como o senador José Agripino e a ex-governadora Wilma de Faria.

Henrique leva a vantagem inicial da plêiade de apoios que tem sertão abaixo pelos menores municípios. Nos municípios maiores, há certa rejeição do eleitor ao candidato do ‘acordão’. Portanto, somente o processamento dos votos nas urnas é que dará uma resposta ao eleitor sobre quem será o vitorioso: Henrique ou Robinson?

As pesquisas, neste momento, lamentavelmente, existem para todos os gostos. Há as que indicam que Henrique ganha no primeiro turno e também as que indicam uma disputa em segundo turno.

A luta está muito mais emocionante na disputa pela vaga de senador, entre as professoras Fátima Bezerra, deputado federal, e Wilma de Faria, atual vice-prefeita de Natal. Ninguém, em sã consciência pode fazer um prognóstico exato do resultado.

É o caso de repetir a resposta ‘cretina’ de antanho:

– Vai ganhar a eleição, quem tiver mais votos.

É por aí!…

1 FIDELIDADE EM EXTINÇÃO

Interessante. A fidelidade partidária parece estar em extinção. No plano nacional, PT e PMDB estão unidos. Aqui, apoiado pelo PSB, de Marina-Wilma de Faria; pelo PSDB, de Aécio-Rogério Marinho e pelo Democratas do senador José Agripino, Henrique Alves esconde a relação política do seu partido com a presidente Dilma Rousseff nos comícios pelo interior do Estado. E todo mundo sabe que Henrique é muito mais próximo de Dilma, do que de Marina e de Aécio.

2 FIDELIDADE EM EXTINÇÃO

Na disputa pelo Senado, Wilma tem usado depoimento de Marina pedindo votos para ela, o que é absolutamente normal, sendo ambas filiadas ao PSB. Mas, no princípio da campanha, liderados da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, faziam questão de mostrar uma relação política saudável dela com o ex-presidente Lula, do PT. Até mesmo na sua propaganda eleitoral.

‘HERDEIROS POLÍTICOS’ CHAMAM ATENÇÃO

Debatido repetidamente nas redes sociais, os herdeiros de sangue que viram herdeiros políticos no Rio Grande do Norte. E seguem os exemplos com: José Agripino-Felipe Maia; Garibaldi Alves-Walter Alves; Robinson Faria-Fábio Farias; Wilma de Faria-Márcia Maia; Ricardo Motta-Rafael Motta, além de outros, menos cotados. Dizer o quê???

TRIBUNAL ELEITORAL TRABALHA EM PAZ

Com a competência da sua equipe técnica, já testada e aprovada em outras eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do RN segue administrando na paz e na tranquilidade, o processo eleitoral. Ponto para o seu presidente, desembargador Virgílio Fernandes de Macedo Júnior e para a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, vice-presidente, que conduzem o trabalho da corte com maestria.

HOMENAGENS PARA IBERÊ

Falecido em São Paulo, onde estava para tratamento de saúde, o ex-governador Iberê Ferreira de Souza recebeu inúmeras homenagens no seu velório, ocorrido em Santa Cruz, sua origem, e Natal, onde está sepultado.

FRASES

Diferença entre Dilma e Marina diminui em nova pesquisa.” Do jornal Tribuna do Norte, on line.

Números do Ibope: Dilma está com 36%; Marina, 30% e Aécio, 19%.” Do jornal O Jornal de Hoje, on line.

“As pessoas com quem falei aqui nas Rocas não pediram nada pra elas. Não pediram dinheiro, não pediram emprego. Nada disso.” De Henrique Alves, no Twitter.

“De casa em casa, ‪#HenriqueGovernador vai recebendo o carinho do natalense e a certeza da vitória que está por vir.” De Henrique Alves, no Twitter.

O apoio e o carinho do povo nos fortalecem a cada dia. Estamos no caminho certo. Vamos em frente!” De Robinson Faria, no Twitter.

Pesquisa Ibope confirma o crescimento da nossa campanha e a estagnação dos outros candidatos.” De Robinson Faria, no Twitter.

“Sigo contando com o apoio de vocês para juntos resgatarmos o RN. Obrigada e boa noite.” De Wilma de Faria, no Twitter.

“Meu muito obg a todas as lideranças comunitárias q compareceram. Vcs são fundamentais na nossa vitória.” De Wilma de Faria, no Twitter.

Nova pesquisa IBOPE confirma, reafirma e repete: É ‪@Fatima_Bezerra !!!” De Fátima Bezerra, no Twitter.

As pesquisas só afirmam e reafirmam o que está estampado nas redes sociais e nas ruas do nosso estado: ‪#Fátima131.” De Fátima Bezerra, no Twitter.

“Embora não seja candidata nem apoie qualquer dos candidatos, ainda há quem prefira fazer campanha fazendo oposição ao governo Rosalba.” De Laire Rosado, no Twitter.

Lideram pesquisa em SP: Tiririca, Russomano, Maluf, Baleia Rossi, Feliciano. No Rio, Clarissa Garotinho e Bolsonaro. Depois, reclamam de Brasília.” De Sérgio Léo, no Twitter.

Ninguém da classe política aposta nos números do Ibope. Nem nos que sobem nem nos que descem. Mas, todos acordem num ponto: uma grife que aliada ao poder de divulgação da Globo tem seu peso.” Do jornalista Vicente Serejo, na sua coluna Cena Urbana, n’O Jornal de Hoje.

ME DISSERAM!…

… Que Rosalba Ciarlini confia na eleição dos candidatos que tem a sua preferência e o seu voto pessoal. Será?…

… Que a venda de ansiolíticos nas farmácias cresce exponencialmente nos dias que antecedem a eleição. Será?…

… Que depois da eleição, a euforia dos vitoriosos será inversamente proporcional a agonia depressiva dos derrotados. Será?…

… Que há sim, uma grande diferença entre os ‘arrastões’ de bandidos nas praias do Rio de Janeiro, e os ‘arrastões’ dos políticos em busca de voto. Será?…

COLUNA É POR AÍ!… ABR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE CONSOLIDA CANDIDATURA

Nos últimos 30, 40 dias, o eleitor do Rio Grande do Norte assistiu a consolidação do nome do deputado federal Henrique Eduardo Alves como pré-candidato do PMDB ao Governo do RN, nas eleições deste ano. Henrique trabalhou como nunca, para consolidar essa posição dentro do seu partido e junto aos partidos aliados.

Mas ainda tem muita gente repetindo que ‘Henrique é bom de urna nas disputas proporcionais, mas é muito ruim de urna nas disputas eleitorais majoritárias’.

Essa assertiva não é de todo verdadeira. Que ele é bom de urna em disputas proporcionais, ninguém duvida, basta somar os mandatos de deputado federal que ele conquistou e chegar aos quase 50 anos que ele ocupa uma cadeira de deputado na Câmara Federal do Brasil.

Mas ele não pode ser carimbado como ‘ruim de urna nas disputas majoritárias’. Ao longo de sua carreira política, Henrique disputou um único mandato majoritário, o de Prefeito de Natal, nas eleições de 1992, quando perdeu a disputa para o novato Aldo Tinoco, que era apoiado pela atual vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria.

A derrota não foi nem acaçapante, pois somou apenas 961 votos, ou um percentual de 0,6% dos votos válidos naquela eleição aqui em Natal.

Então está caindo em erro, quem afirma que o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, seria ‘ruim de urna em disputa eleitoral majoritária’.

Na realidade, àquela derrota estigmatizou Henrique Alves, porque ninguém imaginava que ele poderia perder a eleição para o neófito Aldo Tinoco Filho. E ele perdeu. Perdeu a eleição e conquistou a imagem negativa da derrota.

Agora, este ano, é o ano da possibilidade que Henrique está ganhando de refazer uma imagem. E só cabe a ele lutar por isso. Os louros da vitória, se consagrada, serão seus.

É por aí!….

ZÉ DIRCEU ESPERNEANDO NA CADEIA

Preso numa pequena cela do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu está esbravejando contra o ex-chefe. Tem dito a interlocutores que Lula é o responsável pela condenção dos mensaleiros, por ter deixado a acusação chegar até a criminalização do PT. E defende uma política de enfrentamento, ao contrário da política conciliadora adotada por Lula. Dirceu acha que a fraqueza de Lula vai prejudicar a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

ROBINSON E FÁTIMA CATANDO VOTO

Embora a campanha eleitoral não tenha começa, oficialmente, o vie-governador Robinson Faria e a deputada federal Fátima Bezerra, estão juntinhos em périplo de divulgação das suas pré-candidaturas aos cargos de governador e senador, por todos os municípios do RN. E divulgando tudo nas redes sociais da internet. Apesar de despertar a atenção da justiça eleitoral, o caso ainda não é visto como propaganda eleitoral antecipada.

HENRIQUE E WILMA

Está difícil para os principais articuladores do PMDB, conseguir uma declaração pública da vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria, anunciando que será candidata a senadora numa composição com o deputado Henrique Eduardo Alves que disputará o governo do RN.

CONVENÇÕES ATÉ JUNHO

Os partidos políticos ainda tem pouco mais de 60 dias para decidir sobre os nomes dos seus candidatos nas eleições deste ano. No dia 30 de junho será encerrado o prazo para a realização das convenções partidárias de homologação de candidaturas.

AGNELO ALVES E JOÃO MAIA

Falta pouco, muito pouco, para um entendimento eleitoral entre o PR de João Maia e o PDT liderado de Agnelo Alves. A questão envolve um entendimento para a divisão de colégios eleitorais, visando a eleição de deputados federais. O caso é sério.

FRASES

Participei (…) do encontro do PR em Natal. Lideranças políticas de vários partidos prestigiaram o evento.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no seu Twitter.

Juntar esses partidos em nome do RN, dizendo: nós temos diferenças e nós vamos superar pq nós temos uma causa maior, q é fazer o RN crescer.” Do deputado João Maia, no seu Twitter.

Somando as nossas experiências que nós vamos construir um novo RN.” Da vice-prefeita de Natal no ‘Encontro do PR’.

Wilma de Faria poderá ser candidata a governadora do RN” Chamada do blogue de Thalita Moema no Twitter.

“Começou o fogo amigo. Já devidamente desmascarado.”Do jornalista Ricardo Rosado, no Twitter.

A eleição suplementar de Mossoró expôs o racha do grupo da governadora Rosalba Ciarlini com a ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado.” Do jornal Tribuna do Norte.

Brasiiiiiiiiiiil!!!!RT @elianalima Dilma anuncia liberação de 1,5 bilhão para prefeituras.” Do empresário Ruy Pereira Gaspar, no seu Twitter.

Manifestação de protesto agora aqui, passando na esquina da Miguel Castro com a Salgado Filho. Policiais clamando por segurança. A coisa tá feia.” Da escritora Clotilde Santa Cruz Tavares, no Twitter.

“Interceptação telefônica é medida cautelar, dependente de ordem do juiz competente da ação principal. Admite-se a prorrogação sucessiva de necessidadede prosseguimento das investigações.”Do procurador de justiça Paulo Leão, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que não tem obra ou serviço público que consiga levantar a popularidade da governadora Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que o maior problema da governadora Rosalba Ciarlini não está na comunicação, mas sim nas ações e atitudes políticas da governante. Será?…

… Que o cavalo está selado e em galope leve, mas se o deputado Henrique Alves não segurar nas rédeas com força, poderá ficar a ver navios. Será?…

… Que Agnelo já está trabalhando para garantir a eleição de Sávio Háckradt, deputado federal pelo PDT, só com os votos de Parnamirim. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… ABR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE CONSOLIDA CANDIDATURA

Nos últimos 30, 40 dias, o eleitor do Rio Grande do Norte assistiu a consolidação do nome do deputado federal Henrique Eduardo Alves como pré-candidato do PMDB ao Governo do RN, nas eleições deste ano. Henrique trabalhou como nunca, para consolidar essa posição dentro do seu partido e junto aos partidos aliados.

Mas ainda tem muita gente repetindo que ‘Henrique é bom de urna nas disputas proporcionais, mas é muito ruim de urna nas disputas eleitorais majoritárias’.

Essa assertiva não é de todo verdadeira. Que ele é bom de urna em disputas proporcionais, ninguém duvida, basta somar os mandatos de deputado federal que ele conquistou e chegar aos quase 50 anos que ele ocupa uma cadeira de deputado na Câmara Federal do Brasil.

Mas ele não pode ser carimbado como ‘ruim de urna nas disputas majoritárias’. Ao longo de sua carreira política, Henrique disputou um único mandato majoritário, o de Prefeito de Natal, nas eleições de 1992, quando perdeu a disputa para o novato Aldo Tinoco, que era apoiado pela atual vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria.

A derrota não foi nem acaçapante, pois somou apenas 961 votos, ou um percentual de 0,6% dos votos válidos naquela eleição aqui em Natal.

Então está caindo em erro, quem afirma que o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, seria ‘ruim de urna em disputa eleitoral majoritária’.

Na realidade, àquela derrota estigmatizou Henrique Alves, porque ninguém imaginava que ele poderia perder a eleição para o neófito Aldo Tinoco Filho. E ele perdeu. Perdeu a eleição e conquistou a imagem negativa da derrota.

Agora, este ano, é o ano da possibilidade que Henrique está ganhando de refazer uma imagem. E só cabe a ele lutar por isso. Os louros da vitória, se consagrada, serão seus.

É por aí!….

ZÉ DIRCEU ESPERNEANDO NA CADEIA

Preso numa pequena cela do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu está esbravejando contra o ex-chefe. Tem dito a interlocutores que Lula é o responsável pela condenção dos mensaleiros, por ter deixado a acusação chegar até a criminalização do PT. E defende uma política de enfrentamento, ao contrário da política conciliadora adotada por Lula. Dirceu acha que a fraqueza de Lula vai prejudicar a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

ROBINSON E FÁTIMA CATANDO VOTO

Embora a campanha eleitoral não tenha começa, oficialmente, o vie-governador Robinson Faria e a deputada federal Fátima Bezerra, estão juntinhos em périplo de divulgação das suas pré-candidaturas aos cargos de governador e senador, por todos os municípios do RN. E divulgando tudo nas redes sociais da internet. Apesar de despertar a atenção da justiça eleitoral, o caso ainda não é visto como propaganda eleitoral antecipada.

HENRIQUE E WILMA

Está difícil para os principais articuladores do PMDB, conseguir uma declaração pública da vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria, anunciando que será candidata a senadora numa composição com o deputado Henrique Eduardo Alves que disputará o governo do RN.

CONVENÇÕES ATÉ JUNHO

Os partidos políticos ainda tem pouco mais de 60 dias para decidir sobre os nomes dos seus candidatos nas eleições deste ano. No dia 30 de junho será encerrado o prazo para a realização das convenções partidárias de homologação de candidaturas.

AGNELO ALVES E JOÃO MAIA

Falta pouco, muito pouco, para um entendimento eleitoral entre o PR de João Maia e o PDT liderado de Agnelo Alves. A questão envolve um entendimento para a divisão de colégios eleitorais, visando a eleição de deputados federais. O caso é sério.

FRASES

Participei (…) do encontro do PR em Natal. Lideranças políticas de vários partidos prestigiaram o evento.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no seu Twitter.

Juntar esses partidos em nome do RN, dizendo: nós temos diferenças e nós vamos superar pq nós temos uma causa maior, q é fazer o RN crescer.” Do deputado João Maia, no seu Twitter.

Somando as nossas experiências que nós vamos construir um novo RN.” Da vice-prefeita de Natal no ‘Encontro do PR’.

Wilma de Faria poderá ser candidata a governadora do RN” Chamada do blogue de Thalita Moema no Twitter.

“Começou o fogo amigo. Já devidamente desmascarado.”Do jornalista Ricardo Rosado, no Twitter.

A eleição suplementar de Mossoró expôs o racha do grupo da governadora Rosalba Ciarlini com a ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado.” Do jornal Tribuna do Norte.

Brasiiiiiiiiiiil!!!!RT @elianalima Dilma anuncia liberação de 1,5 bilhão para prefeituras.” Do empresário Ruy Pereira Gaspar, no seu Twitter.

Manifestação de protesto agora aqui, passando na esquina da Miguel Castro com a Salgado Filho. Policiais clamando por segurança. A coisa tá feia.” Da escritora Clotilde Santa Cruz Tavares, no Twitter.

“Interceptação telefônica é medida cautelar, dependente de ordem do juiz competente da ação principal. Admite-se a prorrogação sucessiva de necessidadede prosseguimento das investigações.”Do procurador de justiça Paulo Leão, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que não tem obra ou serviço público que consiga levantar a popularidade da governadora Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que o maior problema da governadora Rosalba Ciarlini não está na comunicação, mas sim nas ações e atitudes políticas da governante. Será?…

… Que o cavalo está selado e em galope leve, mas se o deputado Henrique Alves não segurar nas rédeas com força, poderá ficar a ver navios. Será?…

… Que Agnelo já está trabalhando para garantir a eleição de Sávio Háckradt, deputado federal pelo PDT, só com os votos de Parnamirim. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… MAR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE, ROBINSON, ROSALBA… E WILMA?

O mês de março vai findar e os líderes políticos do Rio Grande do Norte continuam sem uma definição clara das candidaturas que deverão disputar as eleições deste ano, muito embora seja possível identificar, com certeza, alguns nomes que se colocam no tabuleiro do jogo eleitoral para a disputa dos cargos majoritários de governador e senador.

Entre estes nomes está o do atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que deseja ser candidato ao cargo de governador, embora aguarde uma definição da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, com quem pretende compor uma chapa, com ela disputando o cargo de senador.

Outro nome é o do vice-governador Robinson Faria, que está decidido a disputar o cargo de governador, principalmente se conseguir fechar uma dobradinha com a deputada Fátima Bezerra disputando o cargo de senador.

A governadora Rosalba Ciarlini, desconfiada do emaranhado das possibilidades de chincarem sua candidatura à reeleição, já se amparou em pareceres jurídicos que defendem o seu direito de pleitear nova eleição para o mesmo cargo.

Ex-governadora, Wilma de Faria se sente tentada a disputar novamente a eleição de governador, especialmente se contar com o apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos que vai disputar a presidência da República. O plano B de Wilma é disputar um mandato de senador, e, nesse caso, escolhendo com quem vai se compor no Rio Grande do Norte.

Fátima Bezerra já está com o seu time em campo e, na companhia do vice-governador Robinson Faria, já anda fazendo proselitismo político nos municípios, como se ambos já estivessem com os nomes homologados pelos respectivos partidos, em coligação eleitoral.

Nesse jogo de interesses, Fernando Bezerra ainda não conseguiu a unanimidade desejada certamente poderá ficar de fora da disputa eleitoral de 5 de outubro.

É por aí!….

HENRIQUE E FÁTIMA CADA DIA MAIS DISTANTES

O desenrolar dos acontecimentos políticos em Brasília, onde PT e PMDB parecem se digladiar nos conflitos de poder que opõem o líder Eduardo Cunha (PMDB) à presidente Dilma Rousseff, afeta cada dia mais fortemente as dificuldades de aproximação dos deputados Henrique Eduardo Alves e Fátima Bezerra, aqui no Rio Grande do Norte. Hoje, tudo indica, os dois estarão em campos opostos nas eleições deste ano.

PDT FECHADO COM SÁVIO FEDERAL

O principal compromisso, o mais forte de todos, que o PDT deseja assumir com os prováveis aliados políticos na disputa eleitoral deste ano, é a eleição do jornalista Sávio Háckradt, atual Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Natal, para deputado federal.

PRAZOS DO CALENDÁRIO ELEITORAL

Agentes públicos, políticos e candidatos, além de advogados destes, estão de olho no calendário eleitoral e nas ações e atitudes de correligionários e adversários.

FELIPE MAIA COTADO PARA A REELEIÇÃO

Deputado federal dos Democratas, Felipe Maia, apesar do desgaste do partido, consta em todas as listas como um dos mais certos deputados para conquistar a reeleição. Tudo consequência do excelente trabalho parlamentar que tem realizado.

SILVEIRA JÚNIOR E CRISPINIANO NETO X …

Articulações com o aval do vice-governador Robinson Faria e da deputada Fátima Bezerra, devem juntar PSD e PT na eleição suplementar de Mossoró, marcada para o dia 4 de maio. A provável chapa terá o prefeito Silveira Júnior, candidato a reeleição, tendo como companheiro o poeta Crispiniano Neto.

… LARISSA ROSADO E ALEX MOACIR

PSB e PMDB caminham para um acordo em Mossoró, compondo uma chapa para disputar a eleição suplementar com a deputada Larissa Rosado (PSD) na condição de candidata a prefeito e o vereador Alex Moacir (PMDB), na condição de vice-prefeito.

FRASES

O PMDB só me dá alegrias.” Da presidente Dilma Rousseff.

Projeto de José Agripino é destaque na Revista Isto É Dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

MP oferece denúncia contra Gilson e Micarla por desvio e lavagem de dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

O PR tem aliança com o PMDB e eu particularmente mantenho um bom relacionamento com o deputado Henrique Eduardo...” Do deputado João Maia, no Jornal de Hoje.

“A chapa com Henrique para o Governo, com o deputado João Maia (PR) na vice e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) para o Senado, será anunciada na sexta-feira, 28 de março.” Da jornalista Thaísa Galvão, no seu blogue.

“’Sou virgem de emendas‘, brincadeira do deputado estadual Agnelo Alves (PDT), diante da sua situação no Governo Rosa(do). Nunca teve uma emenda sua paga desde quando Rosalba assumiu.” Da jornalista Eliana Lima, na sua coluna do jornal Tribuna do Norte.

Mesmo sem querer falar em intervenção, o Ministério da Justiça não se tranquilizou depois da visita que fez ao Rio Grande do Norte na última segunda-feira. Pelo contrário.” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue Território Livre.

“Foi mais que implante. Tive de recompor toda a base dos dentes, por causa da barbeiragem de um dentista. Ia jantar e caía.” Do senador José Agripino, na Tribuna do Norte.

Na reunião com Aldo Rebelo,ele festejou o fato de o RN ter registrado maior índice de apoio à realização da Copa: 69% de avaliação positiva.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que a segurança pública do Rio Grande do Norte está sob intervenção direta e pessoal do ministro da Justiça, Eduardo Cardoso. Será?…

… Que Robinson Faria e Fátima Bezerra apostam no imponderável para justificar a possibilidade de eleição de ambos – governador e senador. Será?…

… Que os deputados João Maia e Henrique Eduardo Alves agem como se fossem amigos da vida toda. Será?…

… Que o ditado ‘Quem te viu, quem te vê’, nunca esteja tão presente na política do Rio Grande do Norte. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… JAN 2014 – REVISTA FOCO

ELEIÇÕES 2014 – JOGO DE SELEÇÕES

Se engana quem pensa que o jogo das eleições deste ano para presidente da República, Senador, Deputado Federal, Governador e Deputado Estadual é jogo de times pequenos ou de várzea. 2014 já está com as mais fortes seleções em campo, tanto no jogo da disputa presidencial, quanto no jogo das eleições estaduais, especialmente aqui no Rio Grande do Norte.

De um lado, está a seleção dos favoritos, que apoia a reeleição da presidente Dilma Rousseff e cujo nome para disputar o Governo do Rio Grande do Norte está entre o do ex-senador Fernando Bezerra e o do deputado federal Henrique Eduardo Alves. Essa seleção, até o momento, promete contar com jogadores de peso popular, como o é o próprio presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, e também o senador (licenciado) Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência Social.

Convocados para esta seleção, estão também o senador Paulo Davim (PV), os deputados federais Fátima Bezerra (PT), João Maia (PR), Paulo Vagner (PV), Fábio Faria (PMN), Sandra Rosado (PSB), o prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), a vice-prefeita de Natal Vilma de Faria (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS). Por fora da raia oficial, é convocado o deputado federal Betinho Rosado, que ainda enfrenta problemas legais para ser efetivamente escalado.

Na seleção adversária, devem jogar a governadora Rosalba Ciarlini, seu marido Carlos Augusto Rosado, e o senador José Agripino, junto com o deputado federal Felipe Maia. Os times que representam os partidos pequenos certamente que, mais uma vez, vão se dividir entre as duas seleções maiores e de acordo com os interesses momentâneos.

Uma situação pode mudar: Se Eduardo Campos é mesmo candidato a presidente do Brasil, certamente que ele desejará uma candidatura de Vilma de Faria ao Governo do RN, como forma de fincar em terras potiguares, uma bandeira da sua luta.

No estudos estratégicos e táticos funciona o ex-presidente Lula. Com todo poder popular que o seu nome carrega.

É por aí!….

ARENA DAS DUNAS INAUGURADA

De todas as praças esportivas do Brasil construídas para sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol, a primeira inaugurada é a Arena das Dunas, de Natal. Solenidade rápida, estava programada contando com a participação da presidente Dilma, que passaria por Natal, numa escala de reabastecimento, seguindo para mais uma viagem internacional.

(OBS: A coluna foi redigida na semana passada. A Arena das Dunas foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 22, pela presidente Dilma Rousseff).

NATAL ESTÁ BEM MELHOR COM CARLOS EDUARDO

Em todas as rodas de bate papo político da cidade, o reconhecimento ao trabalho do prefeito Carlos Eduardo parece conquistar a unanimidade. Elogios para a gestão financeira, com o pagamento em dia da maioria dos fornecedores, pagamento dos prestadores de serviços e salários de funcionários. Obras são realizadas e a cidade está mais bem cuidada na sua aparência, com a recuperação das praças, parques, jardins e canteiros.

AEROPORTO ALUÍZIO ALVES

Anteriormente prevista para o dia 6 de abril, a inauguração do aeroporto internacional Aluízio Alves, de São Gonçalo do Amarante, deverá acontecer somente no dia 15 daquele mês. A Rosalba Ciarlini revela-se ansiosa com os atrasos em importantes obras públicas do Estado.

MÍDIAS SOCIAIS NA POLÍTICA

Políticos de todas estirpes estão aderindo, sem restrições, ao uso das mídias sociais para a alavancagem dos seus nomes na corrida sucessória deste ano. Desde Dilma Rousseff, passando por Eduardo Campos, Aécio Neves, Marina Silva, até o mais analfabeto eletrônico dos políticos, está contratando profissionais para o gerenciamento dos seus perfis ‘pessoais’ nas mídias sociais da internet, especialmente o twitter e o facebook.

A BRIGA É PELO SENADO

Fernando Bezerra ou Henrique Eduardo Alves, um dos dois, provavelmente Henrique, será o candidato do PMDB ao Governo do RN, com ampla base de apoio e ótimas perspectivas de vitória. A briga maior ficará por conta de PT e PSB, que desejam a vaga de candidato ao Senado na mesma coligação. Quem tiver uma idéia diferente, favor apresentar ao vice-governador Robinson Faria, do PMN.

FRASES

O PT está firme e unido. Nós temos como meta disputar a vaga do Senado, manter a cadeira que ocupamos na Câmara dos Deputados e ampliar a presença na Assembleia Legislativa.” Da deputada Fátima Bezerra (PT), no jornal Tribuna do Norte.

“O Senado, mais do que qualquer outro espaço na política brasileira, sempre foi reservado para ex-governadores, para políticos oriundos das famílias tradicionais ou para quem tem poder econômico. Vamos quebrar esse paradigma no Rio Grande do Norte? Esse é um bom debate.” Da deputada Fátima Bezerra (PT), no jornal Tribuna do Norte.

Vamos dialogar com todos os partidos que estejam no campo da oposição ao Governo do Estado.” Da deputada Márcia Maia (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

Na hora que o PMDB passou a fazer oposição, obviamente fez com que pudéssemos nos aproximar.” Da deputada Márcia Maia (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

Temos um potencial enorme para disputar a chapa majoritária, inclusive o Governo.” Da deputada Márcia Maia (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

“Acho que o PSB  só não deve fazer aliança com o DEM, que causou tanto transtorno ao Rio Grande do Norte, com um governo que não tem atendido às verdadeiras necessidades de crescimento do Estado.” Da deputada Sandra Rosado (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

PDT apoiará o PMDB para o Governo do Rio Grande do Norte.” Do deputado Agnelo Alves, n’O Jornal de Hoje.

A tendência do nosso partido é fazer uma composição política com o PMDB para o Governo do Estado, mas vamos conversar com lideranças de outros partidos.” Do vereador Rafael Motta, presidente do PROS, n’O Jornal de Hoje.

O empresariado potiguar está de luto. Faleceu na manhã dessa sexta-feira, Fernando Medeiros, 57, proprietário e fundador do restaurante Camarões.” Do jornalista Marcelo Hollanda, n’O Jornal de Hoje.

ME DISSERAM!…

… Que para selar um acordão nas eleições 2014 no RN, só falta unir Vilma de Faria e Fátima Bezerra. Será?…

… Que Henrique Eduardo Alves usa toda a sua habilidade política para fechar o acordão. Será?…

… Que o ministro Garibaldi Alves Filho tem certeza da primazia do PMDB nas eleições 2014 no RN. Será?…

… Que estão excluídos do acordão, a governadora Rosalba, o senador José Agripino e o deputado Felipe Maia. Será?

 

COLUNA É POR AÍ!… DEZ 2013 – REVISTA FOCO

DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2014

2014 está chegando recheado de novidades para o pequeno mundo político do Rio Grande do Norte. Além das eleições de presidente, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais, Natal receberá importantes jogos da Copa do Mundo de Futebol.

E os políticos, claro, já estão cuidando de tirar uma ‘casquinha’ no sucesso que se espera dos jogos de futebol que vão ser realizados na Arena das Dunas, no mês de junho, quando aqui se apresentarão as seleções de Camarões, Estados Unidos, Gana, Grécia, Itália, Japão, México e Uruguai.

A governadora Rosalba Ciarlini conta com as inaugurações da Arena das Dunas e do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, como realizações que poderão alavancar a sua imagem pública, dando-lhe condições de disputar a reeleição, caso não ocorram problemas jurídicos nos seus direitos políticos, em função do seu envolvimento com a eleição da prefeita cassada de Mossoró, Cláudia Regina.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, aposta sua fichas nas obras de mobilidade urbana, na limpeza pública e na beleza de praças, parques e jardins em cuidados, para melhorar ainda mais a sua imagem pública, já bastante positiva pela organização financeira da Prefeitura e o pagamento dos fornecedores.

Esses são os dois principais nomes que poderão estar no tabuleiro do jogo das eleições 2014, apesar de muito se falar ultimamente nos nomes do ex-senador Fernando Bezerra, da ex-governadora Wilma de Faria e do atual vice-governador Robinson Faria.

O ministro Garibaldi Alves Filho e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, mesmo negando o desejo de disputar a eleição governamental no RN, ainda poderão se transformar em mais uma alternativa para o eleitor potiguar.

Mas essas opiniões, são apenas ilações que os políticos estão fazendo, no atual momento, como forma de provocarem e ampliarem o debate sobre a sucessão no estado, como forma de chamar a atenção para os seus próprios nomes.

É por aí!….

ROSALBA FATURA ANÚNCIO DE JOGOS EM NATAL

Ponto para a governadora Rosalba Ciarlini, que conseguiu capitalizar para a sua imagem pública, o anúncio dos jogos que acontecerão na Arena das Dunas, pela Copa do Mundo de Futebol. O primeiro jogo envolve as seleções de México e Camarões, dia 13 de junho. Depois, seguem-se, Estados Unidos e Gana, dia 16; Japão e Grécia, dia 19 e Uruguai e Itália, no dia 24.

CARLOS EDUARDO FATURA COM O NATAL

A decoração natalina da cidade, incluindo a mais alta árvore de Natal iluminada do Brasil, está rendendo excelentes dividendos políticos para a imagem do prefeito Carlos Eduardo. Some-se a isso, o trabalho de recuperação das praças, parques, jardins e canteiros da cidade, que já aparece eleitor querendo lançar a candidatura do prefeito Carlos Eduardo ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições do próximo ano.

COM A IMPRENSA INTERNACIONAL

Rosalba Ciarlini e Carlos Eduardo, receberam jornalistas corresspondentes de agências internacionais de notícias no último dia 8. Ele estão visitando as cidades-sede da Copa do Mundo 2014 e começaram o périplo por Natal. Conheceram a Arena das Dunas e parte das praias e das belezas naturais de Natal.

WALTER ALVES É CAMPEÃO

O ‘estilo participativo-presencial-efetivo’ de fazer política do ministro Garibaldi Alves, da ex-governadora Wilma de Faria e do vice-governador Robinson Faria, tem mais um protagonista. O deputado Walter Alves ganha de todos quando se conta o número de participações em festas de padroeira e de emancipação política de municípios, além dos inúmeros batizados, casamentos, aniversários e até velórios. E haja fôlego.

RENATO FORA DO TURISMO

Renato Fernandes já não ocupa mais o cargo de secretário de Turismo do estado. Pediu exoneração para acompanhar o deputado João Maia, PR, no seu rompimento com o governo Rosalba.

FRASES

É uma grande alegria saber que receberemos seleções tão importantes para jogar na nossa Arena das Dunas. Tenho certeza de que todos farão um grande espetáculo, principalmente no jogo entre Itália e Uruguai. Também fico feliz em saber que os Estados Unidos estarão de volta, para mais uma vez fazer parte da história de Natal.” Da governadora Rosalba Ciarlini, no blog visorpolitico.com.br, do jornalista Alex Viana.

“Com os Estados Unidos jogando em Natal, agora vai aparecer dinheiro para investir na segurança pública.” Do coordenador do Centro de Direitos Humanos em Natal, Marcos Dionísio.

Minha candidatura é natural e nasce do diálogo com a sociedade.” Do vice-governador Robinson Faria, do PSD, n’O Jornal de Hoje.

Eu tenho dialogado com o PMDB, com o PT e mantenho diálogo com Wilma e com o PDT do prefeito de Natal.” Do vice-governador Robinson Faria, do PSD, n’O Jornal de Hoje.

“Não se iluda Senhor Redator: o candidato do PMDB ao governo, em 2014, a menos que haja uma desistência pessoal do convidado, é o senador Fernando Bezerra.” Do jornalista Vicente Serejo, na sua coluna n’O Jornal de Hoje.

“Depois de ‘tomar’ o PP do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS), e o PTB do deputado Ezequiel Ferreira (PROS), o Casal Rosado mira agora no Solidariedade de Kelps Lima, presidente da legenda no RN.” da jornalista Eliana Lima, na sua coluna no jornal Tribuna do Norte.

Eu tenho 35 anos de idade. É a idade de um publicitário experiente, que tem uma boa história e que já passou por muitas situações. Mas para o marketing político é apenas o começo de uma etapa. Ainda são necessários muitos anos para que eu seja chamado de marqueteiro.” Do publicitário George Wilde, novo redator da equipe de João Santana, o marqueteiro da presidente Dilma.

Peço ao Senhor que nos garanta mais políticos que estejam genuinamente incomodados com o estado da sociedade, do povo, das vidas dos pobres. É vital que os líderes do governo e os líderes financeiros ampliem seus horizontes trabalhando para garantir que todos os cidadãos tenham trabalho digno, educação e saúde.” Do Papa Francisco, na exortação apostólica ‘A Alegria do Evangelho’.

Nelson Mandela, herói da humanidade. O exemplo imortal.” Do jornalista Woden Madruga, na sua coluna no jornal Tribuna do Norte.

ME DISSERAM!…

… Que Luciane Goepers é uma mulher bonita, sensual, atraente e muito, mas muito, muito mesmo, perigosa. Será?…

… Que Henrique Eduardo Alves esteve ‘escalado’ para a tentação da carne de Luciane Goepers. Será?…

… Que o travamento do trânsito de Natal já está nos níveis da imobilidade urbana de cidades com mais de 3 milhões de habitantes . Será?…

… Que falta entendimento entre governo e deputados estaduais para a tramitação de projetos do interesse da governadora Rosalba. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… DEZ 2013 – REVISTA FOCO

DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2014

2014 está chegando recheado de novidades para o pequeno mundo político do Rio Grande do Norte. Além das eleições de presidente, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais, Natal receberá importantes jogos da Copa do Mundo de Futebol.

E os políticos, claro, já estão cuidando de tirar uma ‘casquinha’ no sucesso que se espera dos jogos de futebol que vão ser realizados na Arena das Dunas, no mês de junho, quando aqui se apresentarão as seleções de Camarões, Estados Unidos, Gana, Grécia, Itália, Japão, México e Uruguai.

A governadora Rosalba Ciarlini conta com as inaugurações da Arena das Dunas e do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, como realizações que poderão alavancar a sua imagem pública, dando-lhe condições de disputar a reeleição, caso não ocorram problemas jurídicos nos seus direitos políticos, em função do seu envolvimento com a eleição da prefeita cassada de Mossoró, Cláudia Regina.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, aposta sua fichas nas obras de mobilidade urbana, na limpeza pública e na beleza de praças, parques e jardins em cuidados, para melhorar ainda mais a sua imagem pública, já bastante positiva pela organização financeira da Prefeitura e o pagamento dos fornecedores.

Esses são os dois principais nomes que poderão estar no tabuleiro do jogo das eleições 2014, apesar de muito se falar ultimamente nos nomes do ex-senador Fernando Bezerra, da ex-governadora Wilma de Faria e do atual vice-governador Robinson Faria.

O ministro Garibaldi Alves Filho e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, mesmo negando o desejo de disputar a eleição governamental no RN, ainda poderão se transformar em mais uma alternativa para o eleitor potiguar.

Mas essas opiniões, são apenas ilações que os políticos estão fazendo, no atual momento, como forma de provocarem e ampliarem o debate sobre a sucessão no estado, como forma de chamar a atenção para os seus próprios nomes.

É por aí!….

ROSALBA FATURA ANÚNCIO DE JOGOS EM NATAL

Ponto para a governadora Rosalba Ciarlini, que conseguiu capitalizar para a sua imagem pública, o anúncio dos jogos que acontecerão na Arena das Dunas, pela Copa do Mundo de Futebol. O primeiro jogo envolve as seleções de México e Camarões, dia 13 de junho. Depois, seguem-se, Estados Unidos e Gana, dia 16; Japão e Grécia, dia 19 e Uruguai e Itália, no dia 24.

CARLOS EDUARDO FATURA COM O NATAL

A decoração natalina da cidade, incluindo a mais alta árvore de Natal iluminada do Brasil, está rendendo excelentes dividendos políticos para a imagem do prefeito Carlos Eduardo. Some-se a isso, o trabalho de recuperação das praças, parques, jardins e canteiros da cidade, que já aparece eleitor querendo lançar a candidatura do prefeito Carlos Eduardo ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições do próximo ano.

COM A IMPRENSA INTERNACIONAL

Rosalba Ciarlini e Carlos Eduardo, receberam jornalistas corresspondentes de agências internacionais de notícias no último dia 8. Ele estão visitando as cidades-sede da Copa do Mundo 2014 e começaram o périplo por Natal. Conheceram a Arena das Dunas e parte das praias e das belezas naturais de Natal.

WALTER ALVES É CAMPEÃO

O ‘estilo participativo-presencial-efetivo’ de fazer política do ministro Garibaldi Alves, da ex-governadora Wilma de Faria e do vice-governador Robinson Faria, tem mais um protagonista. O deputado Walter Alves ganha de todos quando se conta o número de participações em festas de padroeira e de emancipação política de municípios, além dos inúmeros batizados, casamentos, aniversários e até velórios. E haja fôlego.

RENATO FORA DO TURISMO

Renato Fernandes já não ocupa mais o cargo de secretário de Turismo do estado. Pediu exoneração para acompanhar o deputado João Maia, PR, no seu rompimento com o governo Rosalba.

FRASES

É uma grande alegria saber que receberemos seleções tão importantes para jogar na nossa Arena das Dunas. Tenho certeza de que todos farão um grande espetáculo, principalmente no jogo entre Itália e Uruguai. Também fico feliz em saber que os Estados Unidos estarão de volta, para mais uma vez fazer parte da história de Natal.” Da governadora Rosalba Ciarlini, no blog visorpolitico.com.br, do jornalista Alex Viana.

“Com os Estados Unidos jogando em Natal, agora vai aparecer dinheiro para investir na segurança pública.” Do coordenador do Centro de Direitos Humanos em Natal, Marcos Dionísio.

Minha candidatura é natural e nasce do diálogo com a sociedade.” Do vice-governador Robinson Faria, do PSD, n’O Jornal de Hoje.

Eu tenho dialogado com o PMDB, com o PT e mantenho diálogo com Wilma e com o PDT do prefeito de Natal.” Do vice-governador Robinson Faria, do PSD, n’O Jornal de Hoje.

“Não se iluda Senhor Redator: o candidato do PMDB ao governo, em 2014, a menos que haja uma desistência pessoal do convidado, é o senador Fernando Bezerra.” Do jornalista Vicente Serejo, na sua coluna n’O Jornal de Hoje.

“Depois de ‘tomar’ o PP do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS), e o PTB do deputado Ezequiel Ferreira (PROS), o Casal Rosado mira agora no Solidariedade de Kelps Lima, presidente da legenda no RN.” da jornalista Eliana Lima, na sua coluna no jornal Tribuna do Norte.

Eu tenho 35 anos de idade. É a idade de um publicitário experiente, que tem uma boa história e que já passou por muitas situações. Mas para o marketing político é apenas o começo de uma etapa. Ainda são necessários muitos anos para que eu seja chamado de marqueteiro.” Do publicitário George Wilde, novo redator da equipe de João Santana, o marqueteiro da presidente Dilma.

Peço ao Senhor que nos garanta mais políticos que estejam genuinamente incomodados com o estado da sociedade, do povo, das vidas dos pobres. É vital que os líderes do governo e os líderes financeiros ampliem seus horizontes trabalhando para garantir que todos os cidadãos tenham trabalho digno, educação e saúde.” Do Papa Francisco, na exortação apostólica ‘A Alegria do Evangelho’.

Nelson Mandela, herói da humanidade. O exemplo imortal.” Do jornalista Woden Madruga, na sua coluna no jornal Tribuna do Norte.

ME DISSERAM!…

… Que Luciane Goepers é uma mulher bonita, sensual, atraente e muito, mas muito, muito mesmo, perigosa. Será?…

… Que Henrique Eduardo Alves esteve ‘escalado’ para a tentação da carne de Luciane Goepers. Será?…

… Que o travamento do trânsito de Natal já está nos níveis da imobilidade urbana de cidades com mais de 3 milhões de habitantes . Será?…

… Que falta entendimento entre governo e deputados estaduais para a tramitação de projetos do interesse da governadora Rosalba. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… NOV 2013 – REVISTA FOCO

DE CORRUPÇÃO, MENSALÃO E PRISÃO

O que antes pareceria aos mais céticos uma ficção, algo inacreditável, que alimentava os argumentos dos incrédulos, hoje é realidade.

A partir da prisão dos mensaleiros, a justiça brasileira dá provas ao povo que este país começa a combater a corrupção praticada por ‘gente graúda’. Agora não é somente o ‘ladrão de galinhas’ que vai para a prisão pagar pelos seus erros na convivência em sociedade.

Gente que ocupava cargos públicos entre os mais importantes do país, está cumprindo penas de detenção e pagamento de multas, como nunca se viu na história deste país.

Interessante observar que esta mudança de comportamento da justiça brasileira, não aconteceu do dia para a noite ou de uma hora para a outra. Não. É um processo lento e gradual, como são todos os processos de mudanças comportamentais e políticas do brasileiro.

Se o povo brasileiro se conduz, de certa forma, lento em suas próprias mudanças pessoais e profissionais, é de se esperar que as instituições do país também assem por mudanças num ritmo menos acelerado.

O importante é que não existam retrocesso. Há que existir instrumentos legais no país, que evitem um retrocesso na legislação, que começa a permitir à Justiça, punir ‘figurões da República’ se estes são flagrados em atos inadequados a necessária lisura e probidade nos negócios do Estado brasileiro.

Espera-se, que a partir de agora, o exemplo seja seguido em ‘efeito cascata’ e que nos Estados e Municípios, àqueles encontrados em atos ilegais, sejam devidamente investigados, processados, punidos e apenados para o bem do futuro do país.

E que muitos, pequenos ou grandes, dirceus e genoínos acabem atrás das grades.

É por aí!….

HABILIDADE DE SÁVIO HÁCKRADT

Muito discretamente e totalmente envolvido com os objetivos da administração municipal de Natal, o jornalista Sávio Háckradt, Secretário Chefe do Gabinete Civil, tem revelado uma habilidade fantástica para contornar problemas políticos e de relacionamento na Prefeitura de Natal. Lembra a inteligência e a tolerância, misturada com firmeza e coerência do saudoso vereador Érico Hácrkadt, seu tio.

RAFAEL MOTTA É FEDERAL

Já considerado um nome de peso na próxima eleição, com possibilidade de eleição para um mandato de deputado federal, o vereador Rafael Motta não descansa. Além de cumprir os compromissos políticos do mandato parlamentar na capital, tem rodado muito pelo interior em busca de apoios. Com sucesso.

WILMA PROCURA UM VICE

Encontrar um bom e forte companheiro de chapa, que aceite entrar na luta pelo Governo do Rio Grande do Norte nas eleições do próximo ano, na posição de seu vice-governador, tem ocupado um pouco mais o tempo da ex-governadora Wilma de Faria.

GOVERNO ROSALBA FECHADO

Quem registra é a jornalista Eliana Lima. Prefeitos do interior que procuram o senador José Agripino para lamentar a falta de diálogo com o Governo do Estado, tem ouvido dele que há muito tempo as autoridades do governo não o escutam.

O IMPEACHMENT DE ROSALBA

A ‘eficiência do gestor público’ talvez seja argumento legal para o encaminhamento do processo de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini, de acordo com conversas havidas entre parlamentares oposicionistas na Assembleia Legislativa.

SEM MUDANÇAS?

Se a Prefeitura de Natal considerar os laudos do Corpo de Bombeiros, dificilmente haverá uma mudança no endereço das secretarias municipais da saúde e da educação.

FRASES

Do Planalto para a cadeia.” Manchete do jornal Correio Braziliense.

“Supremo decide prender Dirceu e mais 10 condenados do mensalão.” Manchete do jornal Folha de São Paulo.

“Supremo determina prisão de condenados no mensalão.” Manchete do jornal O Estado de São Paulo.

Fim da impunidade: STF manda prender Dirceu, Genoíno e mais 13 do mensalão.” Manchete do jornal O Globo.

Suprema manda executar pensa de reús do mensalão.” Manchete do jornal Zero Hora.

“Mensaleiros se entregam após a ordem de prisão.” Manchete do jornal Tribuna do Norte.

As ordens de prisão para os 12 reús no Mensalão foram assinadas pelo ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF.” Do noticiário do jornal Tribuna do Norte.

Sou inocente. Sou um preso político. Viva o PT!” Do deputado licenciado e ex-presidente do PT José Genoíno, ao se entregar na Polícia Federal.

O lixo continua sendo despejado nas calçadas e nos canteiros centrais de Natal. A-bun-dan-te-men-te. Se a ONU passasse por estas bandas constataria: o natelense é o brasileiro que mais joga lixo na rua. Do jet ao efe de fêufu…” Do jornalista Wodern Madruga, em sua coluna na Tribuna do Norte.

ME DISSERAM!…

… Que cresce na Assembleia Legislativa o movimento para se criar uma CPI com o objetivo de investigar o governo Rosalba. Será?…

… Que a Arena das Dunas será concluída seguindo rigorosamente o cronograma para a execução da obra. Será?…

… Que as obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas talvez atrasem um pouco. Será?…

… Que ainda vai demorar para o exemplo do mensalão chegar aos estados e municípios. Será?…