FACHIN AUTORIZA INVESTIGAR SARNEY, JUCÁ, RENAN E SÉRGIO MACHADO

Ministro Edson Fachin autorizou inquérito. * Foto – Internet – Andressa Anholete – AFP

A acusação é de formação de quadrilha e tentativa de obstrução da Operação Lava Jato.

Os investigados são o ex-presidente José Sarney, o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (atual líder do partido naquela casa), o atual presidente do PMDB, senador Romero Jucá, e o ex-presidente da Transpetro, ex-senador Sérgio Machado.

Quem pediu foi o procurador geral da república, Rodrigo Janot e quem autorizou a formalização do inquérito e a investigação, foi o ministro Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal – STF.

Isso é bom para o Brasil!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

CONTINUA A SEMANA QUENTE – CÁRMEM HOMOLOGA COLABORAÇÃO DA ODEBRECHT

Cármem Lúcia. * Foto – Internet – Gabriel Francisco Ceccon Enebelo – JusBrasil.

A presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, ministra Cármem Lúcia, homologou os processos de Colaboração Premiada dos 77 executivos do Grupo Odebrecht, dando seguimento a Operação Lava Jato.

Os documentos agora são encaminhados para a Procuradoria Geral da República – PGR, onde o procurador geral Rodrigo Janot e seus principais assessores encaminharão aos juízes competentes os pedidos de investigação das informações colidas nas oitivas dos diretores do Grupo Odebrecht e, inclusive, tudo o que foi informado pelo presidente do grupo, Marcelo Odebrecht.

Nesta nova fase o trabalho da Força Tarefa da Operação Lava Jato se ampliará e muito!

Brasília continua esquentando!

E o Brasil mudando!

Pra melhor!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

 

BRASIL EM ESTADO DE EBULIÇÃO, COM MUITA PRESSÃO, MAS SEM EXPLOSÃO!

Frankie Marcone:Futura Press:Estadão Conteúdo

Rebeliões chegam às ruas. * Foto – Internet – Frankie Marcone – Futura Press – Estadão Conteúdo.

A crise penitenciária extrapola os limites das prisões e começa a se espalhar pelas ruas do país, começando pelas cidades do Rio Grande do Norte.

Se você acha que está muito ruim, prepare-se: vai ficar muito pior!

Michel Temer - Exame - Abril.com

Michel Temer. * Foto – Internet – Exame – Abril.com.

Autorizada pelo presidente Michel Temer, a Força Nacional vai avançar com a sua presença nas ruas, juntamente com as forças policiais de municípios e estados, enquanto as polícias militares acuarão os presos para as Forças Armadas vistoriarem os presídios em busca de armas, drogas e equipamentos eletrônicos, especialmente celulares, aumentando a pressão sobre os detentos, seus negócios e seus lucros.

Nos próximos dias o parlamento brasileiro volta do recesso parlamentar, com as sessões plenárias e a repercussão e a discussão públicas de tudo que está acontecendo no país.

Renan e Eunício - Ucho.Info

Renan será substituído por Eunício? * Foto – Internet – Ucho.Info.

O Senado da República vai vivenciar momentos de pressão popular, com a possível eleição de Eunício Oliveira, cuja imagem negativa espalha-se por todo o território nacional, semelhante a do atual presidente Renan Calheiros.

Rodrigo Maia - O Globo - oglobo.com

Rodrigo Maia. * Foto – Internet – O Globo – oglobo.com.

A Câmara dos Deputados já está protagonizando um espetáculo de ‘rasga Constituição’ e ‘rasga Regimento Interno’ com a candidatura à reeleição do presidente Rodrigo Maia, que ensejará, também, manifestações contrárias da população, seja nas ruas ou nas redes sociais da internet.

carmem-lucia-Foto-Nelson-Jr-SCO-STF

Cármem Lúcia. * Foto – Internet – Nelson Jr – SCO – STF.

Do Supremo Tribunal Federal – STF, que julgará a legalidade da candidatura Maia, espera-se mais lenha nessa fogueira da Câmara Federal, pelo trabalho da presidente Cármem Lúcia e dos seus ministros, com decisões nem sempre lógicas.

Marcelo Odebrecht - Luís Ushirobira - Valor

Marcelo Odebrecht. * Foto – Internet – Luís Ushirobira – Valor.

Também do Supremo, espera-se a homologação do acordo de leniência da Odebrecht, bem como da colaboração premiada do seu presidente Marcelo Odebrecht, que promete transformar a capital do país, Brasília, num imenso picadeiro de circo e ao mesmo tempo, num imenso campo de batalhas, jurídicas e políticas, ou mesmo num caldeirão fervente de pressões de todo tipo.

Rodrigo Janot - Exame - Abril.com

Rodrigo Janot. * Foto – Internet – Exame – Abril.com.

A Procuradoria Geral da República – PGR, através do seu procurador geral, Rodrigo Janot, vai solicitar a quebra do sigilo e a divulgação dos mais de 900 arquivos com os depoimentos dos 77 dirigentes da Odebrecht.

Teori Zavaski - O Globo - oglobo.com

Teori Zavaski. * Foto – Internet – O Globo – oglobo.com.

O ministro Teori Zavaski, no STF, vai ter muito trabalho e sofrer muita pressão.

Sérgio Moro - El País

Sérgio Moro. * Foto – Internet – El País.

Quem também terá muito trabalho, nos próximos dias, é o juiz Sérgio Moro, juntamente com todos os integrantes da Força Tarefa da Operação Lava Jato.

Por tudo isso, o Brasil vai vivenciar, nos próximos dias, semanas e meses, uma verdadeira ebulição, com muita pressão, mas, felizmente, sem explosões!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. 1 – Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

PS. 2 – Jornalistas, blogueiros e pitaqueiros da internet também terão muito trabalho nesses tempos.

SÉRGIO MORO E OUTROS HERÓIS DA LAVAJATO

sergio-moro

* Crédito da Foto: G1.

De todas as grandes crises que o Brasil República enfrentou, a mais grave é esta atual. Crises políticas sempre existiram, mas esta é a primeira crise política associada a uma grave crise na economia, agravada pela falta de credibilidade dos governos e com o desmascaramento de muitos políticos, envolvidos em desvios de recursos públicos.

O Juiz Sérgio Moro está numa das pontas do processo, desde que assumiu a liderança do trabalho hercúleo, que procura combater a corrupção com dinheiro público no país, através da Operação LavaJato. Ela está mostrando ao país como empresários e políticos desonestos e ladrões de dinheiro público agem para sangrar os cofres públicos, através de contratos milionários e a distribuição de propinas para os que acobertam o roubo.

São muitos os heróis na Força Tarefa da Operação LavaJato.

Eles estão no Poder Judiciário Federal no Paraná (sede da operação), no Ministério Público Federal e na Polícia Federal.

 foto lava-jato

* Crédito da Foto: Divulgação.

Na linha de frente da investigação na primeira instância da Justiça Federal do Paraná, designados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, estão os seguintes procuradores: Deltan Martinazzo Dallagnol, Carlos Fernando dos Santos Lima, Orlando Martello Junior, Athayde Ribeiro Costa, Diogo Castor de Mattos, Roberson Henrique Pozzobon, Paulo Roberto Galvão, Júlio Noronha, Laura Tessler, Isabel Cristina Groba Vieira, Jerusa Burmann Viecili, Januário Paludo (integrou a equipe e agora atua como colaborador), Antônio Carlos Welter (integrou a equipe e agora atua como colaborador) e Andrey Borges de Mendonça (integrou a equipe e agora atua como colaborador).

Na Procuradoria Geral da República, trabalham membros do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para auxiliar o procurador-geral da República na análise dos processos em trâmite no Supremo Tribunal Federal.

Essa equipe é responsável por assessorar o PGR na investigação e acusação de deputados federais, senadores e outras autoridades. O grupo de trabalho atua em paralelo à força-tarefa, com os seguintes procuradores: Bruno Calabrich (PRR1), Douglas Fischer (Assessoria Criminal – PGR), Danilo Dias (Assessor Especial – Gabinete do PGR), Eduardo Pelella (Chefe de Gabinete do PGR) e Vladimir Aras (Secretaria de Cooperação Internacional – PGR).

Também trabalham no processo os procuradores Andrey Borges de Mendonça (PR/SP), Fábio Coimbra (PR/RS), Rodrigo Telles de Souza (PR/RN) e Daniel Resende Salgado (Secretaria de Pesquisa e Análise – SPEA/PGR), além dos promotores de justiça do MPDFT Sergio Fernandes e Wilton Queiroz.

A Operação LavaJato também tem uma força tarefa para atuar no Superior Tribunal de Justiça, com os seguintes sub-procuradores gerais da República: Francisco de Assis Vieira Sanseverino, Áurea Maria Etelvina Pierre, José Adonis Callou de Araújo Sá, Maria Hilda Masiaj Pinto e Mário José Gisi.

E pode acrescentar nessa lista, os delegados e agentes da Polícia Federal, designados para a operação.

Tarefa de gente grande e decente!

Esse povo merece o respeito, a atenção e as homenagens do povo brasileiro!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

COLUNA É POR AÍ!… SETEMBRO DE 2013 – REVISTA FOCO

O DILEMA DA ROSA

Quem, em sã consciência, colocaria a própria cabeça na guilhotina, para se auto destruir politicamente? Quem, na vida política do Brasil de hoje seria capaz de um gesto de grandeza, ao correr para a morte política, mas ajudar na sobrevivência de alguns companheiros de partido?

O principal dilema que a governadora Rosalba Ciarlini enfrenta no momento é este: ser ou não ser, candidata a reeleição no cargo de governador do Rio Grande do Norte.

Rosalba vive um terrível momento, recheado de problemas financeiros, administrativos e políticos na estrutura administrativa do Governo do Rio Grande do Norte. Parece até que nada dá certo para este governo.

Se há sérios problemas de falta de dinheiro, a oposição tem o discurso do aumento sucessivo da arrecadação tributária.

Se setores do Governo anunciam aos quatros cantos do mundo realizações e mais realizações da equipe de Governo, o marketing governamental não consegue transformar essas realizações em opinião pública favorável ao governante.

E agora, o que resta a Rosalba, mesmo com todo o desgaste que o seu partido Democratas está enfrentando na opinião pública potiguar, é manter e oficializar uma candidatura à reeleição para o cargo que ora ocupa, mesmo que pesquisas e analistas experientes concluam que é muito difícil a conquista de um novo mandato.

Aceitando a candidatura Rosalba vai para os sacrifício e ‘poderá salvar’ o mandato de colegas de partido na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Caso contrária, poderá ser acusada de abandonar os correligionários numa hora de difícil estabilidade política.

Rosalba sabe que não é fácil. E vive um terrível dilema. Ser ou não ser candidata? Salvar ou abandonar os colegas de partido? E Carlos Augusto, o que acha dessa situação?

É por aí!….

PMDB ROMPIDO COM ROSALBA

Depois de muitas idas e vindas, de justificativas, de ‘tá frio / tá quente’, finalmente o PMDB decidiu romper a aliação política que mantinha com o Governo Rosalba Ciarlini, embora ainda não tenha descartado totalmente a aliança com os Democratas e o senador José Agripino.

O PMDB QUER UM CANDIDATO

O deputado Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara Federal é, inegavelmente, pule de dez para dar mais força ao PMDB, se aceitar ser o candidato a governador do partido na próxima eleição governamental. Esse é o desejo da maioria dos filiados ao partido, que sonham em conquistar o poder através dele.

GARIBALDI FORA DO PÁREO

O ministro Garibaldi Alves Filho, da Previdência Social, não admite sequer conversar sobre a possibilidade de se candidatar ao cargo de governador do Rio Grande do Norte.

VILMA DE FARIA COM AGENDA DE CANDIDATA

Não surpreende a agenda de candidata a cargo majoritário da vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria. Batizado, casamento, vaquejada, festa de padroeira e de emancipação política de municípios, e lá está, nas mídias sociais, a foto de Vilma sempre ao lado de correligionários e lideranças políticas.

ROBINSON FARIA COM AGENDA DE CANDIDATO

O vice-governador Robinson Faria, também está na estrada, cumprindo agenda de candidato em todas as regiões. E sempre está usando as mídias sociais para divulgar sua agenda.

JOSÉ ADÉCIO DEFENDE ROSALBA

José Adécio é uma voz solitária na defesa do Governo Rosalba Ciarlini. E justifica sua posição enumerando obras e serviços que o governo realiza no Rio Grande do Norte. E não encontra justificativas para a falta de aprovação popular ao governo.

FRASES

“Mensalão: Penas sem castigo.” Manchete do jornal Tribuna do Norte, sobre o processo do Mensalão no Supremo Tribunal de Justiça.

Quem pode garantir que Rosalba candidata ganha ou perde?” Do deputado José Adécio no blogue de Anna Ruth Dantas.

A governadora tem obras que são invisíveis, não são palpáveis, mas são verdadeiras. Essas obras precisam ser mostradas.” Do deputado José Adécio no blogue de Anna Ruth Dantas.

Vou votar pelo voto aberto não só para cassação de mandato como também para todos os casos.” Do senador José Agripino, no blogue do jornalista Alex Viana (visorpolítico.com.br).

“O caos nas contas do governo Rosalba continua.” Da jornalista Daniela Freire, em sua coluna n’O Jornal de Hoje.

Sucessão estadual: Walter Alves confirma conversas com Robinson sobre candidatura .” Manchete de O Jornal de Hoje.

A Abelhinha insistiu para saber mais, mas o máximo que conseguiu além foi que escutas telefônicas já efetuadas, com autorização judicial, vão derrubar poderosos.” Da jornalista Eliana Lima, na sua coluna no jornal Tribuna do Norte.

Marcada para segunda-feira, diz 23, em Mossoró, a filiação da ex-prefeita da cidade, Fafá Rosado, ao PMDB.
(…).
Henrique confirmou presença e deverá chegar a Mossoró com um figurão do partido.
(…) o vice-presidente da República, Michel Temer.” Da jornalista Thaisa Galvão, no seu blogue.

O pedido de desfiliação “por justa causa” do deputado federal Betinho Rosado do Democratas foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue.

“Deve ser de alta importância  para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.” Do jornalista Woden Madruga, sobre a participação de Rosalba na posse do novo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot.

ME DISSERAM!…

… Que Rosalba realmente desistiu de se candidatar nas eleições do próximo ano. Será?…

… Que Carlos Augusto ainda acredita na recuperação da imagem pública do Governo Rosalba. Será?…

… Que está cada dia mais difícil administrar as relações do governo com policiais civis. Será?…

… Que os deputados reclamam, mas aprovam tudo que Rosalba quer na Assembleia Legislativa. Será?…