MAIS 1 BALDE DE ÁGUA GELADA AJUDA A ESFRIAR SEMANA POLÍTICA EM BRASÍLIA

Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal. * Foto – Internet – Sérgio Lima – Poder360

A eleição do deputado Rodrigo Maia para a presidência da Câmara dos Deputados, em processo de reeleição duvidosa, joga mais 1 balde de água gelada para esfriar o clima político em Brasília.

Num processo cheio de denúncias, inclusive de negociações de cargos do governo federal, com o aval do presidente Michel Temer, Rodrigo Maia conseguiu a reeleição, antes improvável, e vai comandar a Câmara Baixa do país, por mais 2 anos.

A quinta-feira não está com notícias melhores.

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

3 BALDES DE ÁGUA GELADA PRA ESFRIAR A SEMANA POLÍTICA EM BRASÍLIA

Eunício Oliveira, presidente do Senado Federal. * Foto – Internet – terra.com

3 importantes decisões jogaram 3 baldes de água gelada para esfriar o clima político em Brasília: Eunício Oliveira é o novo presidente do Senado da República; o ministro Celso de Melo, em decisão monocrática, validou a candidatura de Rodrigo Maia a reeleição de presidente na Câmara dos Deputados, e por último, o próprio Supremo Tribunal Federal – STF, não decidiu, por sorteio ou outro método de escolha, quem é o ministro sucesso de Teori Zavascki, na relatoria dos processos da Operação Lava Jato.

Para completar, ainda tem mais uma de lambuja: o ministro Gimar Mendes pediu vistas no processo que define a possibilidade de réu poder constar na linha de sucessão presidencial.

O problema é que a situação anteriormente vivida por Renan Calheiros, agora poderá ser vivida pelo senador Eunício Oliveira, novo presidente do Senado, apontado como beneficiário das propinas apuradas na Operação Lava Jato, ainda sem comprovação oficial.

Vamos esperar que a quinta-feira seja melhor!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

BRASÍLIA ESTÁ QUENTE, MAS CLIMA POLÍTICO SÓ VAI ESQUENTAR PRÓXIMA SEMANA

A presidente Cármem Lúcia: a candura do coração e o pulso firme da justiça. * Foto – Internet – O Globo – Jorge William – Agência O Globo.

Está nas mãos da presidente do Supremo Tribuna Federal – STF, ministra Cármem Lúcia, manter o governo brasileiro em harmonia, a partir da próxima semana.

Apesar do calor e da falta de água, só o STF pode “agarrar o touro pelos chifres”, no Brasil de hoje.

Os fatos mais importantes do país, neste momento, estão semi-prontos para sairem do STF.

Marcelo Odebrecht. * Foto – Internet – Pensar Brasil.

O primeiro deles é, inegavelmente, a homologação do Acordo de Leniência do Grupo Odebrecht e a aceitação da Colaboração Premiada dos seus mais de 70 diretores, na Operação Lava Jato.

 Rodrigo Maia. * Foto – Internet – O Globo.

O segundo será analisar e julgar, a participação do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, no seu processo sucessório, como candidato à reeleição e como presidente da Casa e do processo eleitoral.

Autoridade máxima do Poder Judiciário no país, Cármem Lúcia é uma mulher de fibra forte e vaio contribuir para manter governantes e povo em equilíbrio.

Renan Calheiros. * Foto – Internet – Marcos Oliveira – Agência Senado.

O Poder Legislativo vai mudar os presidentes das duas Câmaras: a Alta, o Senado da República, e a Baixa, a Câmara dos Deputados (ou Câmara Federal). As eleições acontecerão na quarta-feira, dia primeiro de fevereiro, no Senado; e na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, na Câmara dos Deputados.

Eunício Oliveira. * Foto – Internet – Tribuna do Ceará – Uol.

Renan Calheiros (PMDB-AL) sai da presidência do Senado e o seu partido quer eleger Eunício Oliveira (PMDB-CE) para o cargo.

 José Medeiros. * Foto – Internet – Época.

Mas também tem o senador José Medeiros (PSD-MT), como candidato alternativo, de oposição, tentando convencer os senadores a mudar o comando daquela casa legislativa.

Jovair Arantes. * Foto – Internet – Veja – Abril.com.

Na Câmara dos Deputados, além da insistência de Rodrigo Maia pela sua reeleição, também os deputados Jovair Arantes (PTB-GO) e Rogério Rosso (PSD-DF) almejam a mesma posição.

 Rogério Rosso. * Foto – Internet – Cláudio Araújo – PSD.

O Poder Executivo acompanha, observa e participa, sem brigar, sem tomar partido.

Michel Temer. * Foto – Internet – Correio Braziliense – Orlando Brito – Divulgação.

Não é do estilo do presidente Michel Temer bater de frente com adversários ou inimigos.

É como se ele preferisse cortar caminho para não encontrar confusão e trabalhar os seus objetivos políticos sem enfrentamento.

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

 

BRASIL EM ESTADO DE EBULIÇÃO, COM MUITA PRESSÃO, MAS SEM EXPLOSÃO!

Frankie Marcone:Futura Press:Estadão Conteúdo

Rebeliões chegam às ruas. * Foto – Internet – Frankie Marcone – Futura Press – Estadão Conteúdo.

A crise penitenciária extrapola os limites das prisões e começa a se espalhar pelas ruas do país, começando pelas cidades do Rio Grande do Norte.

Se você acha que está muito ruim, prepare-se: vai ficar muito pior!

Michel Temer - Exame - Abril.com

Michel Temer. * Foto – Internet – Exame – Abril.com.

Autorizada pelo presidente Michel Temer, a Força Nacional vai avançar com a sua presença nas ruas, juntamente com as forças policiais de municípios e estados, enquanto as polícias militares acuarão os presos para as Forças Armadas vistoriarem os presídios em busca de armas, drogas e equipamentos eletrônicos, especialmente celulares, aumentando a pressão sobre os detentos, seus negócios e seus lucros.

Nos próximos dias o parlamento brasileiro volta do recesso parlamentar, com as sessões plenárias e a repercussão e a discussão públicas de tudo que está acontecendo no país.

Renan e Eunício - Ucho.Info

Renan será substituído por Eunício? * Foto – Internet – Ucho.Info.

O Senado da República vai vivenciar momentos de pressão popular, com a possível eleição de Eunício Oliveira, cuja imagem negativa espalha-se por todo o território nacional, semelhante a do atual presidente Renan Calheiros.

Rodrigo Maia - O Globo - oglobo.com

Rodrigo Maia. * Foto – Internet – O Globo – oglobo.com.

A Câmara dos Deputados já está protagonizando um espetáculo de ‘rasga Constituição’ e ‘rasga Regimento Interno’ com a candidatura à reeleição do presidente Rodrigo Maia, que ensejará, também, manifestações contrárias da população, seja nas ruas ou nas redes sociais da internet.

carmem-lucia-Foto-Nelson-Jr-SCO-STF

Cármem Lúcia. * Foto – Internet – Nelson Jr – SCO – STF.

Do Supremo Tribunal Federal – STF, que julgará a legalidade da candidatura Maia, espera-se mais lenha nessa fogueira da Câmara Federal, pelo trabalho da presidente Cármem Lúcia e dos seus ministros, com decisões nem sempre lógicas.

Marcelo Odebrecht - Luís Ushirobira - Valor

Marcelo Odebrecht. * Foto – Internet – Luís Ushirobira – Valor.

Também do Supremo, espera-se a homologação do acordo de leniência da Odebrecht, bem como da colaboração premiada do seu presidente Marcelo Odebrecht, que promete transformar a capital do país, Brasília, num imenso picadeiro de circo e ao mesmo tempo, num imenso campo de batalhas, jurídicas e políticas, ou mesmo num caldeirão fervente de pressões de todo tipo.

Rodrigo Janot - Exame - Abril.com

Rodrigo Janot. * Foto – Internet – Exame – Abril.com.

A Procuradoria Geral da República – PGR, através do seu procurador geral, Rodrigo Janot, vai solicitar a quebra do sigilo e a divulgação dos mais de 900 arquivos com os depoimentos dos 77 dirigentes da Odebrecht.

Teori Zavaski - O Globo - oglobo.com

Teori Zavaski. * Foto – Internet – O Globo – oglobo.com.

O ministro Teori Zavaski, no STF, vai ter muito trabalho e sofrer muita pressão.

Sérgio Moro - El País

Sérgio Moro. * Foto – Internet – El País.

Quem também terá muito trabalho, nos próximos dias, é o juiz Sérgio Moro, juntamente com todos os integrantes da Força Tarefa da Operação Lava Jato.

Por tudo isso, o Brasil vai vivenciar, nos próximos dias, semanas e meses, uma verdadeira ebulição, com muita pressão, mas, felizmente, sem explosões!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. 1 – Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

PS. 2 – Jornalistas, blogueiros e pitaqueiros da internet também terão muito trabalho nesses tempos.

RODRIGO MAIA LUTA POR UMA REELEIÇÃO, NO MANDATO QUE NÃO PREVIA REELEIÇÃO

Rodrigo Maia - Luís Macedo - Câmara dos Deputados

Rodrigo Maia quer reeleição não prevista no Regimento Interno. * Foto – Internet – Luís Macedo – Câmara dos Deputados.

Breve, espera-se que muito em breve, o Supremo Tribunal Federal – STF, julgue o mérito do Mandato de Segurança impetrado pelo deputado federal André Figueiredo (PDT/CE), no qual ele alega que o deputado Rodrigo Maia foi eleito para o mandato tampão que se equipara ao regular, sujeitando-se às mesmas condições e restrições, de modo que incide a vedação prevista no artigo 57, parágrafo 4º, da Constituição Federal.

A matéria também é objeto da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5632, onde o partido Solidariedade requer ao Supremo que mantenha a interpretação de acordo com o previsto no Regimento Interno da Câmara relativos às eleições com base no que dispõe o artigo 57 da Constituição da República.

Lá, está escrito que é vedada a recondução de membros da mesa para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), aguarda resposta da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados as informações solicitadas, para dar andamento ao processo.

André Figueiredo quer proibir que a Mesa Diretora da Câmara legitime a candidatura de Maia ou suspenda provisoriamente a eleição, através de liminar.

Cármem Lúcia - Gabriel Francisco Ceccon Enebelo - JusBrasil

Ministra Cármem Lúcia, presidente do STF. * Foto – Internet – Gabriel Francisco Ceccon Enebelo – JusBrasil.

Enquanto isso, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, segue sua agenda de candidato à reeleição, com visitas e conversas políticas, angariando votos para a sua candidatura.

Até agora, com sucesso!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

DAR CARONA – LEGAL OU IMORAL? CADA CASO É UM CASO. VOCÊ DECIDE!

temer-e-gilmar-CongressoemFoco

O que aproxima Gilmar Mendes e Michel Temer? * Foto – Internet – Congresso em Foco.

Todo chefe de estado viaja com uma comitiva de convidados.

Todos os integrantes da comitiva do chefe de estado, seguem a agenda do chefe de estado nas viagens.

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, estava na comitiva do presidente Miche Temer na sua viagem à Portugal para participar das homenagens fúnebres ao falecido Mário Soares, ex-primeiro ministro naquele país.

Mas ele não foi sequer a primeira visita ao velório.

Parece até, que ele não integrava a comitiva do presidente brasileiro.

Seria uma espécie de ‘convidado especial’ ou teria pegado somente uma ‘carona’ na viagem presidencial.

Também estavam na comitiva, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o ex-presidente José Sarney.

“Um assunto menor”, segundo teria dito à imprensa o próprio ministro Gilmar Mendes, ao justificar sua ausência da agenda presidencial, devido a uma crise de labiritite.

O caso torna-se um assunto maior, porque Gilmar Mendes é a principal autoridade de um tribunal que vai julgar uma ação, na qual o presidente Michel Temer é réu.

O TSE vai julgar a ocorrência de abuso de poder econômico e poder político da chapa Dilma – Temer para conquistar a reeleição. Havendo condenação, Temer sai do cargo e haverá eleição indireta de presidente para um mandato-tampão.

Pior: a nação fica sem saber o teor da conversa dos dois, nas longas horas da travessia do Oceano Atlântico.

Esse é o dilema!

Gilmar não voltou com a comitiva. Preferiu ficar em Portugal.

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

 

CARTAS (SEM RESPOSTAS) AO MORDOMO 6: BRASIL PRECISA ACELERAR MUDANÇAS

Senhor Mordomo, como vai?

Acho que você está bem, mas o Brasil está mal.

O Brasil precisa de reformas urgentes!

images

* Foto – Internet: Abril.

Pode tirar essa cara de preocupado. O governo do Brasil não precisa de uma reforma plástica. Nada de maquiagem!

O governo precisa de uma reforma que lhe garanta seguir em frente.

Não se trata de fazer pequenos ajustes para garantir uma curta sobrevida, de jeito nenhum!

O Brasil está precisando reformar pontos importantes do seu sistema de governo.

Temos numa democracia representativa, mas os representantes não respeitam mais os desejos dos representados.

Não bastam as reformas do Teto de Gastos, do Ensino Médio e da Previdência. Aliás a Reforma da Previdência, do jeito que está, protege o estado e prejudica o trabalhador.

O povo quer mais!

Quer urgência na Reforma Política, com o fim das reeleições para os cargos majoritários e somente uma reeleição para os proporcionais. Chega de reeleições sucessivas!

Pelo fim dos privilégios, com a oferta de altos salários, cheios de penduricalhos e mordomias no serviço público.

Até agora, Senhor Mordomo, o seu governo, do seu presidente, tem sido o governo de `empurar com a barriga`, de enganar o povo.

E não pense que vai controlar a inflação e melhorar a economia, apenas com mexidas na taxa selic.

Se você, caro Mordomo, a eminência parda que mais manda no governo do seu presidente Michel Temer, não está conseguindo fazer muita coisa, imagina os outros.

E se não tem condições de fazer nada, o negócio é convocar uma nova constituinte e renunciar, entregando o comando do país à presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, a ministra Cármem Lúcia.

Esse, um dos maiores desejos do povo brasileiro para este 2017 que se inicia amanhã.

Senhor Mordomo, diga ao seu presidente que faça isso!

Feliz Ano Novo!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

 

BRASIL PRECISA DE ELEIÇÕES GERAIS

ESTÁ NA HORA DO BRASIL APERTAR A TECLA CORRIGE, NA URNA ELETRÔNICA, PARA CONTINUAR A DEMOCRACIA

Enquanto isso, numa praia de Natal...

Enquanto isso, numa praia de Natal…

Corria o mês de dezembro de 2015, quando quando recebi convite do jornalista Roberto Costa Lima, fundador e diretor do semanário Jornal Metropolitano e da TV Metropolitano, com sede em Parnamirim-RN, para debater no seu programa, sobre o final de mais um ano na política do Brasil, do Rio Grande do Norte e dos seus municípios.

Quando falávamos sobre a situação política nacional, disse-lhe que o caminho para consolidar a democracia brasileira, seria a presidente Dilma Rousself, já em dificuldades para governar no princípio do processo de impeachemnt, convocar eleições gerais e renunciar.

Explico: Dilma perdeu o bonde da história, mas Michel Temer ainda pode ficar na história do Brasil.

Ele precisa perceber que poderá entrar na história como o presidente que salva o país, pois entende que a falta de possibilidades de governabilidade é sistêmica. Isso acontece em todos os níveis de governo.

E, provando ser mais estadista do que oportunista, decretar: fim dos atuais mandatos de senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores; convocar eleições gerais no Brasil para uma Reforma Constitucional; proibir a reeleição de todos os mandatos executivos; estipular apenas uma reeleição para os mandatos parlamentares; estipular mandato de 5 anos para todos os cargos; readequar os salários do Poder Legislativo à realidade do país; cancelar todas as verbas indenizatórias, auxílios de gabinete, auxílios moradia, auxílios paletó e todas as outras atribuídas aos membros do Poder Legislativo, provocando efeito cascata até os vereadores nos municípios; readequar os salários do Poder Judiciário à realidade do país; cancelar todas as verbas indenizatórias, auxílios de gabinete, auxílios moradia, auxílios paletó e todas as outras atribuídas aos membros do Poder Judiciário, provocando efeito cascata até as Comarcas dos Municípios; estabelecer penas mais severas para corruptos e corruptores, em processos envolvendo dinheiro público no país, além de outras medidas que levem o país a uma pausa para reestruturar a política e continuar no caminho da consolidação da democracia.

É a minha humilde e despretenciosa opinião.

O caminho do diálogo democrático é um elo perdido, porque a ‘casta’ que está se criando no país, jamais vai admitir abrir mão de privilégios, porque os entende como direitos adquiridos.

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para se comunicar com Casciano Vidal, mande email para cascianovidal@gmail.com