A PENÚRIA DOS MUNICÍPIOS

OPINIÃO NO PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA TV METROPOLITANO, EDIÇÃO DE 24-10-2017

OLHA, CÁ PRA NÓS, QUE EXISTE UMA CRISE, EXISTE SIM. QUE O GOVERNO FEDERAL ESTÁ ENFRENTANDO MUITOS PROBLEMAS DE DINHEIRO, ESTÁ SIM. MAS A SITUAÇÃO DOS ESTADOS E DOS MUNICÍPIOS DO PAÍS JÁ ESTÁ BEIRANDO O CAOS ADMINISTRATIVO E POLÍTICO, ONDE ESSE CAOS AINDA NÃO SE INSTALOU. A SITUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS É DE PENÚRIA TOTAL! VOCÊ PODE ATÉ PENSAR: MAS A CULPA É DOS POLÍTICOS E DA CORRUPÇÃO! NEM TUDO, AMIGO, NEM TUDO! CLARO QUE A CORRUPÇÃO É GRAVE E DEVE SER PUNIDA SEVERAMENTE PARA QUE NÃO MAIS SE REPITA COM O PAÍS O QUE ACONTECEU NOS ÚLTIMOS ANOS. NESTA SEGUNDA-FEIRA, MAIS DE 130 PREFEITOS DOS 167 MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE, PARTICIPARAM DE UMA REUNIÃO COM A BANCADA FEDERAL DO ESTADO, PRA APELAR EM BUSCA DE UMA SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS FINANCEIROS, QUE PASSARIA POR UMA DECISÃO DO GOVERNO FEDERAL AJUDAR OS MUNICÍPIOS. A REUNIÃO FOI ORGANIZADA PELA FEDERAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO RN – FEMURN. DA BANCADA FEDERAL PARTICIPARAM: OS SENADORES JOSÉ AGRIPINO (DEMOCRATAS); GARIBALDI ALVES (PMDB) E FÁTIMA BEZERRA (PT). OS DEPUTADOS FEDERAIS PRESENTES FORAM: FELIPE MAIA (DEMOCRATAS), QUE É O COORDENADOR DA AÇÃO POLÍTICA DA BANCADA; ANTONIO JÁCOME (PODEMOS); BETO ROSADO (PP); FÁBIO FARIA (PSD); RAFAEL MOTTA (PSB); WALTER ALVES (PMDB); E ZENAIDE MAIA (PR). O PRINCIPAL ASSUNTO DA PAUTA FOI A AJUDA FINANCEIRA AOS MUNICÍPIOS. OS PREFEITOS PRECISAM DE DINHEIRO, SOB PENA DE, LITERALMENTE, FECHAREM AS PORTAS DAS PREFEITURAS. O CASO É SÉRIO E MUITO GRAVE, GRAVÍSSIMO! ESSA SITUAÇÃO SE REPETE NA GRANDE MAIORIA DOS MAIS DE CINCO MIL MUNICÍPIOS DO BRASIL. ESTÁ NA HORA DA CLASSE POLÍTICA RECONSQUISTAR A OPINIÃO PÚBICA, O QUE VAI ACONTECER COM MUITO TRABALHO E MAIS ZELO COM A COISA PÚBLICA. A PERSISTIREM OS DESMANDOS DA CORRUPÇÃO, NOS TRÊS NÍVEIS DE GOVERNOS, O PRÓXIMO ANO TERÁ UMA FANTÁSTICA RENOVAÇÃO DE QUADROS. PORQUE, AFINAL DE CONTAS, A GESTÃO PÚBLICA PRECISA MELHORAR, E MUITO, PARA VOLTAR A OFERECER SERVIÇOS DIGNOS AO CIDADÃO. QUE COMECE, URGENTE, PELA SEGURANÇA, SAÚDE E EDUCAÇÃO. A CLASSE POLÍTICA DEVE SE UNIR, ESQUECENDO DIVERGÊNCIAS PARTIDÁRIAS, EM BUSCA DA PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA. DO CONTRÁRIA, MUITAS MUDANÇAS VÃO ACONTECER E OS PROTAGONISTAS SERÃO OUTROS. É A MINHA MODESTA OPINIÃO! É POR AÍ!…

ASSISTA O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA – TV METROPOLITANO, DE SEGUNDA À SEXTA, DAS 7H30 ÀS 8H30, NO CANAL DIGITAL 23.1, DE NATAL PARA A TODA REGIÃO METROPOLITANA E MUNICÍPIOS DAS REGIÕES AGRESTE, POTENGI E MATO GRANDE. NO CANAL 25, DE MOSSORÓ E DE PAU DOS FERROS PARA A REGIÃO OESTE.
NO FACEBOOK, A QUALQER MOMENTO, VOCÊ ASSISTE O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA LIVE PUBLICADA NAS PÁGINAS CASCIANO JOSÉ VIDAL E TV METROPOLITANO.

TODOS UNIDOS PELA SEGURANÇA

OPINIÃO NO PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA TV METROPOLITANO, EDIÇÃO DE 20-10-2017

OLHA, CÁ PRA NÓS, QUE O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA URBANA É SERÍSSIMO, ISSO TODO MUNDO JÁ SABE. QUE OS GOVERNOS, SOZINHOS, NÃO TEM COMO COMBATER E VENCER ESSE PROBLEMA, ISSO TAMBÉM TODO MUNDO JÁ SABE, À EXEMPLO DO QUE ACONTECE NO RIO DE JANEIRO, PRATICAMENTE UMA GUERRA CIVIL. POR ISSO ESTÁ CORRETÍSSIMA A BANCADA FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, INCLUA AÍ OS 3 SENADORES – FÁTIMA BEZERRA (PT), GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB) E JOSÉ AGRIPINO (DEMOCRATAS), E OS 8 DEPUTADOS FEDERAIS – ANTONIO JÁCOME (PODEMOS), BETO ROSADO (PP), FÁBIO FARIA (PSD), FELIPE MAIA (DEMOCRATAS), RAFAEL MOTTA PROS), ROGÉRIO MARINHO (PSDB), ZENAIDE MAIA (PR) E WALTER ALVES (PMDB), QUANDO APORTAM AO ORÇAMENTO DA UNIÃO DE 2018, RECURSOS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA NO RIO GRANDE DO NORTE. TAMBÉM ESTÁ CERTO O GOVERNADOR ROBINSON FARIA, QUE CORREU ATRÁS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA E CONSEGUIU APROVAÇÃO DE UM EMPRÉSTIMO DE QUASE 700 MILHÕES DE REAIS, QUE VÃO AJUDAR, SOBREMANEIRA A SEGURANÇA PÚBLICA. LOUVE-SE A ARTICULAÇÃO DO VICE GOVERNADOR FÁBIO DANTAS JUNTO AOS DEPUTADOS ESTADUAIS PARA CONSEGUIR ESSA APROVAÇÃO, COMO TAMBÉM O TRABALHO DA SECRETÁRIA SHEILA FREITAS, QUE TEM ATUADO MUITO BEM NA SEGURANÇA PÚBLICA, COM NÚMEROS MAISPOSITIVOS EM SUAS ESTATÍSTICAS MAIS RECENTES. AGORA A LUTA É COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, QUE POSSUI ALGUNS ÓBICES NA SUA BUROCRACIA PARA A LIBERAÇÃO DESSE DINHEIRO. AÍ VALE LEMBRAR QUE A BANCADA FEDERAL PODE PRESSIONAR O PRESIDENTE TEMER, PARA GARANTIR MAIS ESSE BENEFÍCIO AQUI PARA O ESTADO. É A MINHA MODESTA OPINIÃO! É POR AÍ!…

ASSISTA O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA – TV METROPOLITANO, DE SEGUNDA À SEXTA, DAS 7H30 ÀS 8H30, NO CANAL DIGITAL 23.1, DE NATAL PARA A TODA REGIÃO METROPOLITANA E MUNICÍPIOS DAS REGIÕES AGRESTE, POTENGI E MATO GRANDE. NO CANAL 25, DE MOSSORÓ E DE PAU DOS FERROS PARA A REGIÃO OESTE.
NO FACEBOOK, A QUALQER MOMENTO, VOCÊ ASSISTE O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA LIVE PUBLICADA NAS PÁGINAS CASCIANO JOSÉ VIDAL E TV METROPOLITANO.

OS NOMES PARA AS ELEIÇÕES DE 2018

OPINIÃO NO PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA TV METROPOLITANO, EDIÇÃO DE 13-10-2017

OLHA, CÁ PRA NÓS, AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES VÃO ACONTECER DAQUI A MAIS OU MENOS UM ANO, MAS O MOVIMENTO DOS PARTIDOS POLÍTICOS E DOS INTERESSADOS EM APRESENTAR CANDIDATURAS JÁ COMEÇOU. EMBORA O ASSUNTO ESTEJA PRESENTE EM TODAS AS REUNIÕES E RODAS DE CONVERSA, SÓ UM PARTIDO, O PSDC, JÁ DISCUTE OBJETIVA E DIRETAMENTE, COM OS SEUS FILIADOS, A APRESENTAÇÃO DE NOMES PARA SEREM OFICIALIZADOS EM CONVENÇÃO, NO MOMENTO PROPÍCIO, NO PRÓXIMO ANO. SÃO OS NOMES DA ADVOGADA E VEREADORA CLORISA LINHARES PARA O CARGO DE GOVERNADORA, E DO PROFESSOR JOANILSON DE PAULA RÊGO, PARA O SENADO DA REPÚBLICA. HÁ TAMBÉM NO PR E NO PMB, O MOVIMENTO QUE DESEJA A CANDIDATURA DA DEPUTADA FEDERAL ZENAIDE MAIA, AO SENADO DA REPÚBLICA, COMO NO PSDB SE FALA NA CANDIDATURA DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, EZEQUIEL FERREIRA DE SOUZA COMO PRÉ CANDIDATO AO SENADO. É CLARO QUE EM ALGUNS PARTIDOS EXISTE A FIGURA DO CANDIDATO NATO, AQUELE QUE TEM O DIREITO DE PLEITEAR A CANDIDATURA OU O QUE SE ENCAIXA MELHOR NO PERFIL DE CANDIDATO. É O CASO DO PSD, QUE TEM NO GOVERNADOR ROBINSON FARIA, UM PROVÁVEL CANDIDATO À REELEIÇÃO. TAMBÉM É O CASO DO PT, QUE TEM NA SENADORA FÁTIMA BEZERRA, INEGAVELMENTE, O MELHOR NOME PARA DISPUTAR A INDICAÇÃO DO PARTIDO E O VOTO NAS URNAS. OUTROS PARTIDOS ESTÃO CHEIOS DE DÚVIDAS. É O CASO DO PMDB E TAMBÉM DO DEMOCRATAS. É A MINHA MODESTA OPINIÃO! É POR AÍ!…

ASSISTA O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, DE SEGUNDA À SEXTA, DAS 07H30M ÀS 08H30M, NA TV METROPOLITANO, CANAL DIGITAL 23.1, A PARTIR DE NATAL PARA A TODA REGIÃO METROPOLITANA E MAIS ALGUNS MUNICÍPIOS DAS REGIÕES AGRESTE, POTENGI E MATO GRANDE.
NA REGIÃO OESTE, A PARTIR DE MOSSORÓ E DE PAU DOS FERROS, NO CANAL 25.
NO FACEBOOK, A QUALQER MOMENTO, VOCÊ PODE ASSISTIR O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA LIVE QUE ESTÁ PUBLICADA NAS PÁGINAS CASCIANO JOSÉ VIDAL E TV METROPOLITANO.

3 DECISÕES FAZEM A SEMANA FICAR MAIS QUENTE EM BRASÍLIA

Supremo Tribunal Federal. * Foto – Internet – Livre

A definição, por sorteio, do sucessor do ministro Teori Zavascki, nesta quarta-feira, em Brasília; a eleição do presidente do Senado da República, também nesta quarta-feira, e a eleição do presidente da Câmara dos Deputados, amanhã, quinta-feira, são 3 decisões muito importantes para o futuro do Brasil.

No Supremo Tribunal Federal – STF, a maioria dos ministros acredita que o melhor nome, entre eles, é o do ministro Luiz Edson Facchin, por isso ele já está substituindo Teori, na segunda turma. Com Facchin assumindo a relatoria da Operação Lava Jato, não haveria problemas de continuidade nas apurações do maior roubo de dinheiro público do planeta.

Congresso Nacional. * Foto – Internet – livrespensadores.net

No Congresso Nacional, há expectativas com a eleição do presidente do Senado, onde o principal concorrente é o senador Eunício de Oliveira, do PMDB do Ceará, embora exista também a candidatura do senador José Medeiros, do PSD de Mato Grosso.

Na Câmara dos Deputados, o principal concorrente é o deputado Rodrigo Maia, do DEM do Rio de Janeiro, atual presidente, que depende ainda, de um julgamento do STF sobre a validade jurídica da sua candidatura. Os outros concorrentes são os deputados Jovair Arantes, do PTB de Goiás, e Rogértio Rosso, do PSD do Distrito Federal.

E fica um registro: os nomes de Eunício Oliveira e Rodrigo Maia estão com imagem extremamente negativa na opinião pública nacional, entre outras coisas porque são investigados na Operação Lava Jato.

E seria péssimo para as casas legislativas, manterem na presidência parlamentares investigados em casos de corrupção.

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

BRASÍLIA ESTÁ QUENTE, MAS CLIMA POLÍTICO SÓ VAI ESQUENTAR PRÓXIMA SEMANA

A presidente Cármem Lúcia: a candura do coração e o pulso firme da justiça. * Foto – Internet – O Globo – Jorge William – Agência O Globo.

Está nas mãos da presidente do Supremo Tribuna Federal – STF, ministra Cármem Lúcia, manter o governo brasileiro em harmonia, a partir da próxima semana.

Apesar do calor e da falta de água, só o STF pode “agarrar o touro pelos chifres”, no Brasil de hoje.

Os fatos mais importantes do país, neste momento, estão semi-prontos para sairem do STF.

Marcelo Odebrecht. * Foto – Internet – Pensar Brasil.

O primeiro deles é, inegavelmente, a homologação do Acordo de Leniência do Grupo Odebrecht e a aceitação da Colaboração Premiada dos seus mais de 70 diretores, na Operação Lava Jato.

 Rodrigo Maia. * Foto – Internet – O Globo.

O segundo será analisar e julgar, a participação do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, no seu processo sucessório, como candidato à reeleição e como presidente da Casa e do processo eleitoral.

Autoridade máxima do Poder Judiciário no país, Cármem Lúcia é uma mulher de fibra forte e vaio contribuir para manter governantes e povo em equilíbrio.

Renan Calheiros. * Foto – Internet – Marcos Oliveira – Agência Senado.

O Poder Legislativo vai mudar os presidentes das duas Câmaras: a Alta, o Senado da República, e a Baixa, a Câmara dos Deputados (ou Câmara Federal). As eleições acontecerão na quarta-feira, dia primeiro de fevereiro, no Senado; e na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, na Câmara dos Deputados.

Eunício Oliveira. * Foto – Internet – Tribuna do Ceará – Uol.

Renan Calheiros (PMDB-AL) sai da presidência do Senado e o seu partido quer eleger Eunício Oliveira (PMDB-CE) para o cargo.

 José Medeiros. * Foto – Internet – Época.

Mas também tem o senador José Medeiros (PSD-MT), como candidato alternativo, de oposição, tentando convencer os senadores a mudar o comando daquela casa legislativa.

Jovair Arantes. * Foto – Internet – Veja – Abril.com.

Na Câmara dos Deputados, além da insistência de Rodrigo Maia pela sua reeleição, também os deputados Jovair Arantes (PTB-GO) e Rogério Rosso (PSD-DF) almejam a mesma posição.

 Rogério Rosso. * Foto – Internet – Cláudio Araújo – PSD.

O Poder Executivo acompanha, observa e participa, sem brigar, sem tomar partido.

Michel Temer. * Foto – Internet – Correio Braziliense – Orlando Brito – Divulgação.

Não é do estilo do presidente Michel Temer bater de frente com adversários ou inimigos.

É como se ele preferisse cortar caminho para não encontrar confusão e trabalhar os seus objetivos políticos sem enfrentamento.

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

 

“PINGO DA MEI DIA” DÁ LARGADA AO MOSSORÓ CIDADE JUNINA 2016

Neste sábado começa a festa que há 20 anos coloca o Rio Grande do Norte entre os principais destinos turísticos das festas juninas no Nordeste do Brasil.

MossoroCidadeJunina

Este ano, o Mossoró Cidade Junina começa amanhã, dia 4, e vai até o dia 26. Entre as bandas confirmadas para os shows que serão realizados na Estação das Artes estão nomes de sucesso no cenário musical brasileiro, como Aviões do Forró, César Menotti e Fabiano, Victor e Léo, Solteirões do Forró, Dorgival Dantas, Simone e Simaria, Joelma Calypso, Chicabana, Bonde do Brasil, Thábata Mendes e Toca do Vale.

E a convocação do prefeito Francisco José Silveira Júnior, é para todo mundo que comparecer, vestir-se de acordo com a ocasião: “Para que o Pingo fique ainda mais bonito, a recomendação é que todos venham caracterizados, com trajes e adereços juninos. Contamos com os mossoroenses e visitantes para fazer uma linda festa neste sábado no Corredor Cultural”, declarou.

Francisco José Júnior MCJ

Entusiasta do resultado que o evento deixa para a economia da cidade, que, segundo ele, movimenta o turismo de hospedagem, o comércio e os serviços, o prefeito Francisco José Júnior comemora: “O Mossoró Cidade Junina é um momento tão importante para a cidade, que proporciona a união de todos os mossoroenses em defesa da cultura nordestina. O comércio, rede hoteleira e outros setores são aquecidos durante esse período. Com isso, todo o investimento feito é revertido cinco vezes mais para a cidade”.

O prefeito tem dito e repetido em várias entrevistas concedidas à imprensa, que: “Faremos o maior Mossoró Cidade Junina da história nestes 20 anos do evento, que faz parte do calendário de festas do país”, afirma.

A festa começa com o Pingo da Mei Dia, neste sábado. A Avenida Rio Branco, mais uma vez, será palco para as 9 atrações que se revezarão em cimas dos trios elétricos Brucutú, Ispilicute e Brocoió, no primeiro evento do Mossoró Cidade Junina 2016. A ideia é garantir música e animação para milhares de pessoas, registrando o começo oficial do evento.

Pingo do Mei Dia

O Pingo da Mei Dia começa com a apresentação do Projeto São João da Terra, que terá shows de Dayanne Nunes, Igor Fortunato, Priscila Sares, Tânia Turene e Ednardo.

As apresentações não param por aí, não! Na sequência, prossegue a festa, com os shows de André Luvi, Pé de Ouro, Renata Falcão, Giannini Alencar, Ewerton Linhares, Aline e Dayvid, Thábata Mendes e Samyra Show.

Para o domingo, está programada uma edição especial do Viva Rio Branco, com várias atividades esportivas ao longo de um bom trecho da avenida.

Detalhe interessante, neste ano, junta o Mossoró Cidade Junina aos preparativos do país para as Olimpíadas 2016, quando na segunda-feira, dia 6, haverá a passagem do revezamento da Tocha Olímpica, com a participação de personalidades do mundo esportivo e anônimos. O coroamento desta parte do evento, acontecerá com show do forrozeiro potiguar Dorgival Dantas.

Empolgado com o momento, Francisco José Júnior quer a participação do maior número de pessoas na ocasião: “Por isso, convidamos todos os mossoroenses e turistas para participarem desse momento histórico. Juntos mostraremos a força da cidade para todo o mundo”, afirma o prefeito, apostando na repetição da imagem através de emissoras de televisão em quase 200 países.

O investimento total é R$ 1.118,500,00 (um milhão, cento e dezoito mil e quinhentos reais), que serão repassados para a empresa ganhadora do certame licitatório, a KN Produções, que é comandada pelo empresário Karume Nascimento.

Neste ano, para realizar o evento, organizado e executado pela Prefeitura Municipal de Mossoró, o prefeito Francisco José Júnior, que é filiado ao PSD, recebeu apoio do governo do Estado, com a liberação de 400 mil reais pelo governador Robinson Faria, também do PSD. Também conseguiu o apoio do Ministério do Turismo, onde o ministro Henrique Eduardo Alves, PMDB, liberou mais 200 mil reais.

Um capítulo importante do evento é o Plano Integrado de Segurança do Mossoró Cidade Junina, que contará com ativos da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Segurança Particular, viaturas, ambulâncias, além do monitoramento por câmeras instaladas nos principais pontos de concentração e fluxo de pessoas no evento.

Panoramica MCJ

A programação do Mossoró Cidade Junina 2016, contempla:

– Dia 4 de junho (Pingo da Mei Dia): São João da Terra, Thábata Mendes, Aline e Dayvid, Giannini Alencar, André Luvi, Renata Falcão, Ewerton Linhares e Samyra Show;

– Dia 6 de junho (Revezamento da Tocha Olímpica): São João da Terra e Dorgival Dantas;

– Dia 9 de junho: São João da Terra, Felipe Grillo e Simone e Simaria;

– Dia 10 de junho: São João da Terra, Brilhantes do Forró e Joelma Calypso;

– Dia 11 de junho: São João da Terra, Farra de Playboy, Forró dos Três e César Menotti e Fabiano;

– Dia 12 de junho (religioso): Banda Divina Luz;

– Dia 16 de junho: São João da Terra, João Neto Pegadão e Solteirões do Forró;

– Dia 17 de junho: São João da Terra, Aline e Dayvid e Aviões do Forró;

– Dia 18 de junho: São João da Terra, Volney Saraiva, Caninana do Forró e Chicabana;

– Dia 19 de junho (religioso): Doidin de Deus;

– Dia 23 de junho: São João da Terra, Disco de Vinil e Bonde do Brasil;

– Dia 24 de junho: São João da Terra, Farra de Rico, Pegada de Luxo e Toca do Vale;

– Dia 25 de junho: São João da Terra, Jonas Esticado, André da Mata e Victor e Léo;

– Dia 26 de junho (religioso): Padre Nunes.

 Festa para o povo, paga pelo dinheiro público, sim! Mas com lucro para a comunidade!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

IMPEACHMENT DE PRESIDENTE SEM SANGUE É DEMOCRACIA

Dilma está afastada da presidência e Michel Temer é o novo presidente do Brasil. Já são quase 5 meses de debates, acusações, defesa, testemunhas, movimentando as ruas, o povo e seus representantes no Congresso Nacional. Sem sangue, sem prisões, sem fugitivos, sem exilados, sem mortes, portanto, sem golpe.

Parece-me que a palavra mais usada nos últimos dias no Brasil é democracia. Impeachment parecer ser a segunda palavra mais usada. Depois, a palavra que está mais em uso é a palavra golpe.

O Brasil aprende democracia, fazendo. Como a criança aprende a andar, andando. A democracia brasileira é mais complicada do que a democracia dos gregos. Lá, a democracia estava embasada por atitudes baseadas na moral e na ética. Aqui se aperfeifeiçoa a democracia, praticando tudo o que é possível fazer na convivência dos contrários. O respeito ao contrário, é estabelecido pela total exaustão de argumentos do contra, mesmo que não sejam éticos e nem morais.

É o que assistimos acontecer com o processo de impedimeto da presidente Dilma, que tem origem em denúncia assinada pelos advogados Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal.

A denúncia foi recebida e aceita pelo então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, hoje afastado, que juntamente com o presidente do Senado, Renan Calheiros, passaram a seguir o rito processual recomendado pelo STF, o Supremo Tribunal Federal, baseando-se no exemplo anterior do impedimento do ex-presidente Fernando Collor, hoje senador do PTB de Alagoas.

Seguindo a orientação do STF, Cunha instalou uma Comissão Especial, presidida pelo deputado Rogério Rosso, PSD do Distrito Federal, para examinar a denúncia, que, depois de ouvir denunciantes, testemunhas e defesa, aprovou o relatório de Jovair Arantes, PTB de Goiás, confirmando a denúncia. Este relatório foi mais uma vez aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados, com maioria absoluta, obtendo 367 votos favoráveis, 137 contra e 7 abstenções. No caso desse tipo de denúncia, a primeira instância do Congresso Nacional é a Câmara dos Deputados.

Com esta aprovação, a denúncia seguiu para o Senado, a Câmara Alta do Congresso Nacional, que também instalou uma Comissão Especial, que também ouviu denunciantes, testemunhas e defesa e também aprovou um relatório, que em seguida foi aprovado pelo plenário do Senado, num placar de 55 votos à favor e apenas 22 votos contra.

Com esta aprovação, está instaurado o processo de impedimento da presidente Dilma, no Congresso Nacional. A presidente Dilma está afastada das suas funções e o vice presidente Michel Temer assumiu o cargo de presidente, com o direito de instalar um novo governo, o que também já está feito.

Agora o que era uma Comissão Especial no Senado, passa a ser uma Comissão Especial Processante, que continua com um presidente executivo, o senador Raimundo Lira, PMDB da Paraíba, e tem como relator o senador Antonio Anastasia, PSDB de Minas Gerais. As reuniões do plenário do Senado para tratar do assunto, serão todas presididas pelo presidente do STF, ministro Ricardo Lewandovsky.

O processo é político. Nos processos políticos, sempre ganha quem tem mais votos. Nas ruas ou através dos representantes do povo nas duas casas do Congresso Nacional.

Há 24 anos, Collor perdeu nas ruas e no Congresso Nacional. Tempos depois foi inocentado pelo STF.

Impeachment é processo político.

É por aí!…

 

Casciano Vidal

 

É POR AÍ!… JAN 2015 – REVISTA FOCO

TRÉGUA POLÍTICA BENEFICIA O POVO

Há uma lógica política que prega uma trégua da ação da oposição para um governo que ora se instala, por um período que varia entre 6 e 12 meses. Se é verdade que é assim, então o governador Robinson Faria que se apresse, porque os dias da sua trégua política já estão contando.

Essa trégua seria para que a oposição observasse melhor as ações do novo governante, através do conhecimento das primeiras medidas administrativas e a implantação do Plano de Governo, o mesmo que foi apresentado na campanha eleitoral.

Com os primeiros 12 meses de administração, o governante tem condições de revelar como serão os seus outros 3 anos de governo. Dessa forma, a oposição poderá embasar melhor o seu discurso contra o governo, destacando as ausências de importantes políticas públicas nas ações governamentais.

Fazer oposição a um governo nos primeiros meses da gestão, pode parecer que se faz uma oposição radical, contra o Estado e seu povo, não contra o governo, porque, ao pé da letra, nas democracias, a oposição deve ser responsável, coerente, consequente e inteligente.

Dessa forma é de bom alvitre que a trégua seja entendida como uma parte do jogo, jamais como uma capitulação da oposição ao novo governo.

Afinal de contas, o eleitor escolheu livremente quem ele queria governando e quem ele escolheu para ficar na oposição.

Então, que governantes e opositores saibam muito bem do papel de cada um e exerçam esse papel para privilegiar o Estado, beneficiando diretamente a sua população.

É isso que se espera, politicamente deste ano de 2015 que se inicia. A trégua política beneficia o Estado e privilegia o povo. É assim que deve ser entendida, para a felicidade geral da nação potiguar.

É por aí!…

HENRIQUE NO MINISTÉRIO DO TURISMO

Empresários do setor do turismo no Rio Grande do Norte estão confiantes de que o novo ministro do Turismo no novo governo Dilma Rousseff será o ainda deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Lira Alves. A informação saiu do próprio Ministério do Turismo. É aguardar pra confirmar.

ARLINDO MARCOU E EDUARDO CHEGOU

Candidato à presidência da Câmara dos Deputados, o líder do governo Dilma, deputado federal Arlindo Chinaglia cancelou uma visita que faria à Natal. Quem aqui esteve foi o seu principal oponente, deputado Eduardo Cunha, do PMDB.

FRANCISCO JOSÉ JÚNIOR NA FEMURN

Com total apoio do governador Robinson Faria, o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, é o novo presidente da prestigiada Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte.

JÓRIO NOGUEIRA NA FECAM

Filiado ao PSD do governador Robinson Faria e do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, é o vereador Jório Regis Nogueira (PSD), presidente da Câmara Municipal de Mossoró, o novo presidente da Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte.

FRASES

A situação é preocupante. Mas vamos enfrentar a realidade e consertar. No momento, temos uma despesa maior que a receita, isso é fato.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Estou recomendando a todos os secretários que tenhamos um governo com austeridade e economia, dentro de todas as nossas pastas e a palavra de ordem é enxugar gastos.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

O Governo do Estado fará parcerias com as entidades sindicais. Temos o direito e o dever de ter essa união” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

“Disse para a pte que fiquei muito feliz com a escolha do novo lema do governo federal: pátria educadora.” Da senadora Fátima Bezerra, no seu Twitter.

“Adiantei p/ Pte que, no Senado, a luz do PNE, quero da minha contribuição no novo ciclo da educação brasileira.” Da senadora Fátima Bezerra, no seu Twitter.

“Executiva do PMDB confirma partido unido em torno de Eduardo Cunha para a disputa da Presidência da Câmara.” Do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, no seu Twitter.

“As contas da saúde, educação, segurança… só podem ser pagas com aumento das riquezas e o um dos melhores caminhos é investir no Turismo.” Do deputado Kelps Lima, no seu Twitter.

“O Turismo é a atividade econômica mais importante do RN e deve ter prioridade absoluta em qualquer política pública para o Estado.” Do deputado Kelps Lima, no seu Twitter.

“kinhentos i vintinove alunos tiraraum nota 0 na redassão do enén du PT.” Do jornalista Alex Medeiros, no seu Twitter.

“A situação é tanta, que até compra de pneus para ambulâncias do Samu vira release oficial.” Da jornalista Eliana Lima, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que Garibaldi Alves e José Agripino já estão fazendo as contas, sonhando com as eleições de 2018. Será?…

… Que se inicia um novo ciclo de poder e articulação do Rio Grande do Norte em Brasília, com a desenvoltura da senadora Fátima Bezerra. Será?…

… Que a solução dos problemas financeiros do governo do RN está na esperança que Robinson Faria tem no apoio do governo Dilma. Será?…

… Que cairá em erro, quem apostar que o Tenente Stevenson vai abandonar os bêbados que dirigem de madrugada. Será?…

É POR AÍ!… NOV 2014 – REVISTA FOCO

A VITÓRIA MAIÚSCULA DE ROBINSON FARIA

Eleito governador do Rio Grande do Norte em segundo turno, com maioria superior a 142 mil votos sobre o adversário Henrique Alves, o ex-deputado estadual, ex-presidente da Assembléia Legislativa e atual vice-governador Robinson Faria, começou a resgatar uma história particular que lhe motivou a ingressar na política: seu pai, empresário Osmundo Faria, esteve quase governador do Rio Grande do Norte, em 1974, quando seu nome chegou a ser anunciado pelo senador Dinarte Mariz, como o escolhido pelo Palácio do Planalto. Uma mudança nos planos da Presidência da República, à época, colocou na cadeira de governador, o médico Tarcísio de Vasconcelos Maia. O resto da história, todo o Rio Grande do Norte conhece.

Agora, eleito com o apoio da senadora-eleita Fátima Bezerra, Robinson conseguiu a proeza de derrotar com a maior maioria de votos já registrada em toda história política do estado, um candidato que além de ser o atual presidente da Câmara dos Deputados, portanto o terceiro nome da sucessão presidencial brasileira, recebeu o apoio dos ex-governadores Geraldo Melo, José Agripino Maia, Garibaldi Alves Filho e Wilma de Faria.

Conquistou uma condição ímpar para fazer um bom governo: tem poucos compromissos com partidos e lideranças políticas, portanto terá condições de montar uma equipe de governo mais técnica e menos política.

Outro detalhe importante: vai governar com o beneplácito da Presidência da República, vez que tem o apoio da presidente Dilma, reeleita, e do ex-presidente Lula.

Mais ainda: apesar de ter uma bancada inicial de apenas 6 dos 24 deputados estaduais, apoiando o seu governo, tudo indica que não enfrentará uma oposição radical naquela casa, porque é egresso de lá, sendo a Assembleia Legislativa o seu berço político.

Acrescente-se a esse quadro favorável, Robinson Faria ter um vice-governador ativo, o que ficou comprovado em todos os momentos da campanha, pelas ações e atitudes de Fábio Dantas.

Vai começar bem, o seu mandato de governador do Rio Grande do Norte.

É por aí!…

ROBINSON E A PRESIDENTE DILMA

Levado pelas mãos do presidente nacional do PSD, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e da senadora eleita Fátima Bezerra, o governador Robinson Faria teve audiência com a presidente Dilma Rousseff, acompanhado da cúpula do PSD no Rio Grande do Norte: Com ele estavam também o prefeito de Mossoró Francisco José Júnior, o deputado federal Fábio Faria, e os estaduais José Dias, Disson Lisboa e Galeno Torquato.

URGÊNCIA PARA A SAÚDE E A SEGURANÇA

O governador Robinson Faria tem repetido exaustivamente que as ações do seu governo em relação a Segurança e a Saúde Públicas receberá tratamento de urgência e emergência, devido a gravidade da situação atual.

FÁBIO DANTAS COORDENA A TRANSIÇÃO

Com a coordenação do vice-governador Fábio Dantas, a Comissão de Transição nomeada pelo governador Robinson Faria, é composta também por Julianne Faria, Fernando Mineiro, Adriano Gadelha, Tatiana Mendes Cunha, Mário Sérgio de Oliveira Gurgel, Leonardo Yure de Carvalho Silva, Kalina Leite Gonçalves, Frederico Lara Menezes, José Aldemir Freire, Maria de Salete Dantas Gurgel e Luis Henrique Souza e Silva.

CARLOS AUGUSTO COORDENA NO GOVERNO

O secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Carlos Augusto Rosado está incumbido pela governadora Rosalba Ciarlini, para coordenar, pelo governo, o trabalho da transição. Rosalba afirmou que todos os secretários estão dentro na transição, orientados para oferecerem todas as informações solicitadas pelo pessoal de Robinson.

MINEIRO DE OLHO NA ELEIÇÃO DE PREFEITO

Estudioso dos problemas de Natal e conhecedor das soluções do poder público para a cidade, o deputado Fernando Mineiro, do PT, tem o seu nome constantemente lembrado para a disputa municipal de 2016, como candidato a prefeito. E já tem quem lembre o professor Joanilson de Paula Rego, do PSDC, como um bom nome para compor a chapa como candidato a vice-prefeito.

FRASES

O dia foi corrido, mas ainda em tempo de agradecer pelos nossos 877.268 votos e por todo apoio ao nosso 55!” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“A nossa vitória representa a vitória da liberdade, da coragem e da resistência. Representa a vitória do povo potiguar! Obrigado a todos!” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

Agradecer muito. Tantos gestos, abraços, mãos q apertei. De cabeça erguida e por amor ao RN. Na política não se ganha sempre. Lutar, sim, sempre!!” Do candidato Henrique Alves, no seu Twitter.

“A melhor forma de retribuir nossas vitórias é trabalhar muito em prol do desenvolvimento do RN.” Da senadora eleita Fátima Bezerra, no seu Twitter.

“O ‪@PTnoRN será nosso parceiro no governo.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Temos que governar para as próximas gerações e não para as próximas eleições.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Respeito e convivência com os poderes – Legislativo e Judiciário. Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Eles – os deputados - foram eleitos como eu. Vou levar bons projetos para aprovação da Assembleia.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Vamos projetar o Estado para os próximos 50 anos na área de recursos hídricos.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Eu sou contra a moratória. O Estado não pode ser caloteiro. Temos que fazer uma auditoria.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Ele sempre esteve ao meu lado, me apoiando, incentivando e acreditando no meu sonho! ‪@alexmedeiros59.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

 

ME DISSERAM!…

… Que o governador Robinson Faria que montar um governo técnico, mas que pense politicamente. Será?…

… Que a senadora Fátima Bezerra transita serelepe pelos gabinetes de Brasília, ainda vivendo a adrenalina da vitória eleitoral. Será?…

… Que há, na porta do governador Robinson Faria, uma fila de pretendentes para os muitos cargos que o Governo do Rio Grande do Norte possui. Será?…

… Que há uma outra fila, esta imensa, em formação, cheia de pessoas que agora querem levantar as mãos (55) próximas do governador Robinson Faria . Será?…