COLUNA É POR AÍ!… SET 2014 – REVISTA FOCO

QUEM VAI GANHAR A ELEIÇÃO?

A pergunta que não quer calar tem uma variedade enorme de respostas. E todo eleitor, individualmente, quer ouvir a resposta que bata com os seus desejos e suas preferências políticas pessoais.

Desde mais de 28 anos passados, fundador e diretor de instituto de pesquisa, tenho ouvido constantemente, nos períodos eleitorais a mesma pergunta: – Quem vai ganhar a eleição? Em resposta, aprendi a pronunciar uma frase óbvia e ao mesmo tempo irônica por não atender aos ouvidos do inquiridor: – Vai ganhar a eleição, quem tiver mais votos.

Nesta campanha, o Rio Grande do Norte assiste a reedição de um modelo de estratégia política chamada de ‘acordão’, quando os principais líderes políticos do estado se unem em defesa de uma candidatura, como aconteceu em 1978, na eleição do empresário Jessé Pinto Freire, para o Senado da República. A bola da vez agora é o deputado federal Henrique Eduardo Alves, na disputa pelo governo do RN, que conta com o apoio de adversários históricos, como o senador José Agripino e a ex-governadora Wilma de Faria.

Henrique leva a vantagem inicial da plêiade de apoios que tem sertão abaixo pelos menores municípios. Nos municípios maiores, há certa rejeição do eleitor ao candidato do ‘acordão’. Portanto, somente o processamento dos votos nas urnas é que dará uma resposta ao eleitor sobre quem será o vitorioso: Henrique ou Robinson?

As pesquisas, neste momento, lamentavelmente, existem para todos os gostos. Há as que indicam que Henrique ganha no primeiro turno e também as que indicam uma disputa em segundo turno.

A luta está muito mais emocionante na disputa pela vaga de senador, entre as professoras Fátima Bezerra, deputado federal, e Wilma de Faria, atual vice-prefeita de Natal. Ninguém, em sã consciência pode fazer um prognóstico exato do resultado.

É o caso de repetir a resposta ‘cretina’ de antanho:

– Vai ganhar a eleição, quem tiver mais votos.

É por aí!…

1 FIDELIDADE EM EXTINÇÃO

Interessante. A fidelidade partidária parece estar em extinção. No plano nacional, PT e PMDB estão unidos. Aqui, apoiado pelo PSB, de Marina-Wilma de Faria; pelo PSDB, de Aécio-Rogério Marinho e pelo Democratas do senador José Agripino, Henrique Alves esconde a relação política do seu partido com a presidente Dilma Rousseff nos comícios pelo interior do Estado. E todo mundo sabe que Henrique é muito mais próximo de Dilma, do que de Marina e de Aécio.

2 FIDELIDADE EM EXTINÇÃO

Na disputa pelo Senado, Wilma tem usado depoimento de Marina pedindo votos para ela, o que é absolutamente normal, sendo ambas filiadas ao PSB. Mas, no princípio da campanha, liderados da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, faziam questão de mostrar uma relação política saudável dela com o ex-presidente Lula, do PT. Até mesmo na sua propaganda eleitoral.

‘HERDEIROS POLÍTICOS’ CHAMAM ATENÇÃO

Debatido repetidamente nas redes sociais, os herdeiros de sangue que viram herdeiros políticos no Rio Grande do Norte. E seguem os exemplos com: José Agripino-Felipe Maia; Garibaldi Alves-Walter Alves; Robinson Faria-Fábio Farias; Wilma de Faria-Márcia Maia; Ricardo Motta-Rafael Motta, além de outros, menos cotados. Dizer o quê???

TRIBUNAL ELEITORAL TRABALHA EM PAZ

Com a competência da sua equipe técnica, já testada e aprovada em outras eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do RN segue administrando na paz e na tranquilidade, o processo eleitoral. Ponto para o seu presidente, desembargador Virgílio Fernandes de Macedo Júnior e para a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, vice-presidente, que conduzem o trabalho da corte com maestria.

HOMENAGENS PARA IBERÊ

Falecido em São Paulo, onde estava para tratamento de saúde, o ex-governador Iberê Ferreira de Souza recebeu inúmeras homenagens no seu velório, ocorrido em Santa Cruz, sua origem, e Natal, onde está sepultado.

FRASES

Diferença entre Dilma e Marina diminui em nova pesquisa.” Do jornal Tribuna do Norte, on line.

Números do Ibope: Dilma está com 36%; Marina, 30% e Aécio, 19%.” Do jornal O Jornal de Hoje, on line.

“As pessoas com quem falei aqui nas Rocas não pediram nada pra elas. Não pediram dinheiro, não pediram emprego. Nada disso.” De Henrique Alves, no Twitter.

“De casa em casa, ‪#HenriqueGovernador vai recebendo o carinho do natalense e a certeza da vitória que está por vir.” De Henrique Alves, no Twitter.

O apoio e o carinho do povo nos fortalecem a cada dia. Estamos no caminho certo. Vamos em frente!” De Robinson Faria, no Twitter.

Pesquisa Ibope confirma o crescimento da nossa campanha e a estagnação dos outros candidatos.” De Robinson Faria, no Twitter.

“Sigo contando com o apoio de vocês para juntos resgatarmos o RN. Obrigada e boa noite.” De Wilma de Faria, no Twitter.

“Meu muito obg a todas as lideranças comunitárias q compareceram. Vcs são fundamentais na nossa vitória.” De Wilma de Faria, no Twitter.

Nova pesquisa IBOPE confirma, reafirma e repete: É ‪@Fatima_Bezerra !!!” De Fátima Bezerra, no Twitter.

As pesquisas só afirmam e reafirmam o que está estampado nas redes sociais e nas ruas do nosso estado: ‪#Fátima131.” De Fátima Bezerra, no Twitter.

“Embora não seja candidata nem apoie qualquer dos candidatos, ainda há quem prefira fazer campanha fazendo oposição ao governo Rosalba.” De Laire Rosado, no Twitter.

Lideram pesquisa em SP: Tiririca, Russomano, Maluf, Baleia Rossi, Feliciano. No Rio, Clarissa Garotinho e Bolsonaro. Depois, reclamam de Brasília.” De Sérgio Léo, no Twitter.

Ninguém da classe política aposta nos números do Ibope. Nem nos que sobem nem nos que descem. Mas, todos acordem num ponto: uma grife que aliada ao poder de divulgação da Globo tem seu peso.” Do jornalista Vicente Serejo, na sua coluna Cena Urbana, n’O Jornal de Hoje.

ME DISSERAM!…

… Que Rosalba Ciarlini confia na eleição dos candidatos que tem a sua preferência e o seu voto pessoal. Será?…

… Que a venda de ansiolíticos nas farmácias cresce exponencialmente nos dias que antecedem a eleição. Será?…

… Que depois da eleição, a euforia dos vitoriosos será inversamente proporcional a agonia depressiva dos derrotados. Será?…

… Que há sim, uma grande diferença entre os ‘arrastões’ de bandidos nas praias do Rio de Janeiro, e os ‘arrastões’ dos políticos em busca de voto. Será?…

COLUNA É POR AÍ!… AGO 2014 – REVISTA FOCO

ELEITOR DESMOTIVADO

A campanha eleitoral começou e repetindo períodos anteriores, o eleitor comum, que não milita nos partidos e nos grupos políticos, neste primeiro momento da luta pelos votos, mostra-se apático e desinteressado sobre o que os candidatos estão fazendo para conquistarem mais votos.

A campanha, no presente momento, não empolga. E nem vai empolgar. Exceção para os ‘empolgados’ mercenários contratados para carregar as bandeiras e defender os discursos dos seus candidatos.

Infelizmente, apesar da insistente tentativa do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, e dos Tribunais Regionais Eleitorais – TRE’s, de querer transformar a eleição numa disputa igualitária entre os candidatos, o poder e a influência financeira acabam, mesmo considerando apenas o que é permitido por lei, beneficiando mais quem tem mais poder financeiro para gastar mais nas eleiçoes.

Inteligentes, todos os candidatos sabem que as melhores chances de vitória estão com os àqueles que mais recursos conseguem angariar para investir em maiores estruturas.

É isso, salvo casos extraordinários de candidatos com elevada densidade eleitoral, ganhará a eleição quem conseguir montar, leia-se contratar, os maiores exércitos de militantes.

E todo mundo sabe disso. Tanto Araken Farias, Henrique Eduardo Alves, Robério Paulino, Robinson Faria e Simone Dutra, candidatos ao cargo de governador, como Ana Célia, Fátima Bezerra, Lailson Almeida, Roberto Ronconi e Wilma de Faria, candidatos ao cargo de senador, tem consciência de que o candidato vencedor do pleito eleitoral, será o que mais simpatizantes conseguir conquistar (ou comprar) para a sua luta.

A única coisa que poderá alterar esse triste prognóstico, é a liberdade que um candidato poderá ter para falar de outro nos programas da propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão. Dependendo das acusações, dinheiro não ajudará a eleger ninguém.

É por aí!…

NOVO COMANDO NO TRIBUNAL ELEITORAL

Com posse agendada para o dia 31 deste mês, os desembargadores Virgílio Fernandes de Macedo Júnior e Maria Zeneide Bezerra, assumem a presidência e a vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral. Sangue novo para oxigenar ainda mais o já eficiente TRE-RN.

1 DENÚNCIAS NA PROPAGANDA ELEITORAL

A imprensa diária registra que o juiz eleitoral Marco Bruno Miranda, coordenador da propaganda eleitoral, entende que os adversários na campanha eleitoral, poderão denunciar aqueles que estão respondendo a processos, ou foram condenados judicialmente, ou ainda que estão envolvidos em investigações por irregularidades praticadas.

2 DENÚNCIAS NA PROPAGANDA ELEITORAL

Marco Bruno Miranda afirma, segundo o jornal Tribuna do Norte, que: “Uma crítica mais exacerbada, mantida num bom nível e que possa ser documentada, de que o fato existiu, ela é possível, ainda que seja um pouco dura”. Ao pé da letra, aguarde uma campanha de denúncias enre adversários. Um vale-tudo. Pior que MMA.

3 DENÚNCIAS NA PROPAGANDA ELEITORAL

O juiz acrescenta: “A propaganda eleitoral não permite a calúnia, a difamação e a injúria. A calúnia é a falsa imputação de um crime. Então, se critica um candidato e, de alguma forma, pode se documentar diante disso, é possível. A difamação é a mesma coisa: se imputar um fato, de alguma forma, ofensivo, que não corresponde à verdade. E, se por ventura, estiver documentado, também é possível. A injúria é uma ofensa pessoal e gratuita, então, essa, realmente, não pode”. Aguenta coração. Quem for podre, que se quebre.

ROSALBA PRESTA CONTAS

Diferentemente do que fez nos últimos 3 anos, a governadora Rosalba Ciarlini apurou melhor o seu discurso de prestação de contas das suas ações e atitudes no exercício do governo do Rio Grande do Norte. A corda esticou tanto, entre a imagem da governante e o povo governado, que partiu-se. Impossível reconcialiação.

FRASES

Dilma diz que Congresso deve responder sobre antecipação de perguntas em CPI.” De Eliana Lima, no Twitter.

Conversei com todos os adversários por entender que esse era o caminho para unir o RN. Eu prefiro unir do que desagregar.” De Henrique Alves, no seu Twitter.

“É por causa das pessoas simples, que querem mais justiça social que vamos governar. Vamos que vamos!.”De Robinson Faria, no Twitter.

“Já iniciamos nossa ‪#CaravanadaMudança ao lado de ‪@HenriqueEAlves, ‪@depjoaomaia e ‪@carloseduardo12‪#UniãopelaMudança.”De Wilma de Faria, no Twitter.

Nossa campanha é pé no chão. Nossa campanha é de militância.” De Fátima Bezerra, no Twitter.

A esposa de ‪@HenriqueEAlves, ‪@Lauritaarruda, fala em nome do candidato e sobre a sua motivação p/ trabalhar pelo RN.” De Felipe Alves, no Twitter.

“A podridão do PT e do Congresso, na ‪@veja.” De Alex Medeiros, no Twitter.

“Chegando na Saraiva para um café com o futuro governador ‪@RobinsonFaria.”De Alex Medeiros, no Twitter.

A Agência Brasil publicou (…) que o RN tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a maior renda per capita do Nordeste.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

Uma carga de impostos pesada demais: arrecadação federal soma R$ 578,6 bilhões no primeiro semestre.” De José Agripino, no Twitter.

DILMA BOLADA – PAGO PELO PT P FAZER POLITICAGEM DE QUINTA.”De Socorro Coelho, no Twitter.

$$$$$$$ “Criador da ‘Dilma Bolada‘ reativa perfil e se torna consultor do PT.” De Layre Rosado Neto, no Twitter.

Dilma Bolada volta ao ar dias após ‘negociação com o Palácio do Planalto’.” Do perfil Brasil Post, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que Laurita Arruda, sempre usando verde bacurau, está conquistando importante espaço político na campanha do marido, Henrique Eduardo Alves. Será?…

… Que Julianne Faria, usando vermelho PT, faz a mesma coisa na campanha do marido Robinson Faria. Será?…

… Que a governadora Rosalba Ciarlini já tem os candidatos da sua preferência e pretende contribuir com a eleição deles. Será?…

… Que, enquanto rola a campanha eleitoral, o turismo, como atividade econômica no Rio Grande do Norte, agoniza . Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… – Revista FOCO – ABRIL DE 2013

COLUNA É POR AÍ!… – Casciano Vidal

ESPERANÇA / INDIGNAÇÃO / VERGONHA / RESIGNAÇÃO

As consequências desumanas da estiagem no Nordeste, onde o povo vive, repetidamente, o drama da seca, anunciado desde que existe informação catalogada do fenômeno climático, desafia a promessa de governantes desde antes dos anos 1800.

O povo brasileiro, sempre influenciado pelos meios de comunicação de massa e pela máquina da propaganda patrocinada pelo governo, passa, periodicamente, por ciclos que estimulam esperança, indignação, vergonha e resignação.

O brasileiro do Nordeste é, sem sombras de dúvidas, o que melhor encorpa o perfil nacional, traçado por estudiosos da brasilidade como Sérgio Buarque de Holanda e Darcy Ribeiro, admiráveis descobridores do povo que compõe a nação, fruto da mistura de índios, negros, europeus e asiáticos.

E é o povo nordestino o alvo da mídia da propaganda eleitoral que espalha a esperança. A esperança de dias melhores, de uma vida melhor, com mais saúde, mais educação, mais segurança, mais proteção e mais benefícios que poderiam ser espalhados pelas ações do Governo Federal, numa ação característica da política ‘pai e mãe’ da nação.

É este mesmo povo que se enche de esperança com as promessas dos políticos nas campanhas das eleições que confirmam a democracia brasileira.

Na sequência, desiludido com o não cumprimento das promessas, o povo se indigna. Há protestos nas redes sociais, nas ruas, até que a indignação se transforma em vergonha. Vergonha que sente dos seus governantes… Vergonha dos seus representantes.

E diante do poder absoluto do Governo Federal, ajoelha-se, reza e pede à Deus proteção, centrado na atitude de resignar-se e aceitar a triste realidade de quem é usado, enganado, explorado e abandonado. O que lhe resta é a resignação. Resignação religiosa.

E sabe que isso é um ciclo, que será mais uma vez enganado, enchendo-se de esperanças, indignando-se, morrendo de vergonha e resignando-se, até melhorar suas escolhas.

É por aí!….

O DONO DA BOLA…

É o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados e o terceiro nome na sucessão presidencial brasileira, o ‘dono da bola’ do jogo eleitoral do Rio Grande do Norte em 2014. Disso, ninguém tem a menor dúvida, principalmente porque ele tem a experiência necessária para se valer da sua posição política e ser o verdadeiro ‘curinga’ da competição.

… TERIA HABILIDADE PARA JOGAR?

A grande dúvida é saber se o deputado Henrique Eduardo Alves herdou a habilidade do seu pai, o ex-governador Aluízio Alves, tão presente nas atitudes do ministro Garibaldi Alves Filho, na arte de conquistar amigos correligionários e escolher adversários inimigos, para as suas lutas eleitorais. Será quer ‘Henrique sabe jogar esse jogo”?

O PODER DA INVESTIGAÇÃO

A mobilização do Ministério Público, federal e estaduais, para esclarecer a população sobre os efeitos nefastos da aprovação da PEC 37, no combate à corrupção no país, está surtindo efeito ‘popular’. Resta saber se o Congresso Nacional conhece, entende e compreende a força do povo na democracia.

ROSALBA NO CRM

A governadora Rosalba Ciarlini está com uma desenvolvtura tão popular na classe médica do Rio Grande do Norte, que seus colegas até acreditam que ela tem cumprido religiosamentente o seu dever profissional de manter em dia a sua licença de médica pediatra no Conselho Regional de Medicina. Ou não?

NATAL EM VIAS DE RECUPERAÇÃO

Começou pela coleta regular do lixo, mais a recuperação das vias públicas (operação tapa-buracos) e a organização dos jardins da cidade, o trabalho do prefeito Carlos Eduardo Alves para reconquistar a confiança do natalense nas autoridades públicas municipais. E, até agora, parece que está dando certo.

TODAS AS FICHAS NELE

O governo Rosalba Ciarlini está apostando todas as suas fichas no médico Luiz Roberto Fonseca e nas soluções que ele vai encontrar para os problemas da saúde pública no Rio Grande do Norte. E cuidar da saúde pública no RN é o maior desafio profissional que um médico pode enfrentar.

FRASES

“(…) O esquema era simples. Várias empresas eram criadas em nome de pessoas diferentes, mas todas elas eram administradas por um único empresário (…)” Da petição de Busca e Apreensão e Sequestro de Bens, do Ministério Público Estadual, na Operação Máscara Negra em Macau e Guamaré.

(…) Essa circunstância tornava possível, quando se realizava licitação, por exemplo, para contratação de estrutura de palco, som e iluminação, que as empresas concorressem entre si, revezando-se como vencedoras (…)” Da petição de Busca e Apreensão e Sequestro de Bens, do Ministério Público Estadual, na Operação Máscara Negra em Macau e Guamaré.

Todo e qualquer agente público tem o dever de ser transparente. Estou cumprindo apenas o meu dever, de prestar contas à sociedade.” Da Vereadora de Natal, Eleika Bezerra, ao divulgar a doação do seu salário para instituições filantrópicas.

“Entre os projetos, estará o que reduz em 16% o número de cargos comissionados. Com isso, serão extintas mais de cem vagas de livre nomeação.” Do noticiário do jornal Tribuna do Norte sobre a reforma administrativa da Prefeitura de Natal.

Rosalba vai à Brasília pedir pelos salineiros.” Da jornalista Eliana Lima no seu blogue abelinha.com.

“Rosalba não fez absolutamente nada para modificar situação da saúde.” Do senador Paulo Davim, no blogue visorpolítico.com.br, do jornalista Alex Viana.

“Qualquer um que conheça uma escola pública fica indignado com a propaganda do governo na TV. A vida real é bem diferente daquela escola perfeita. A falta de professores obriga os alunos a ficarem em casa alguns dias da semana, em um rodízio absurdo. Aquela educação maravilhosa só existe no fantástico mundo de Rosalba.” Da vereadora Amanda Gurgel, no blogue visorpolítico.com.br, do jornalista Alex Viana.

Na oposição, sempre criticou as elites. Agora presta serviços a esta mesma elite.” Do senador José Agripino, “sobre as viagens do ex-presidente Lula ao exterior, para defender os interesses de empresas privadas”, na coluna Panorama, revista Veja.

ME DISSERAM!…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área da saúde pública. Será?…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área da educação pública. Será?…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área da segurança pública. Será?…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área das obras públicas. Será?…