LIVRE PENSAR É SÓ PENSAR. TEORI E AS TEORIAS. CONSPIRAÇÃO E MEDO!

 José Sarney, o grande ‘consigliere’. * Foto – Internet – Edilson Rodrigues – Agência Senado.

Dá medo pensar no desenrolar e nas consequências que podem acontecer na vida de todas as pessoas envolvidas no processo da Lava Jato. E até na vida de quem divulga detalhes, mesmo que particulares, sobre a Lava Jato.

O medo de pensar livre e afirmar livremente o que se pensa, leva os homens a esconder no coração as maiores e piores suspeitas da vida.

Michel Temer teria medo da Lava Jato? * Foto – Internet – Segredos do Mundo – – r7.com.

É de tremer e temer, imaginar que na viagem à Portugal, tenham ficado algumas horas sozinhos, dentro de um dos espaços de um avião da Presidência da República, o presidente Michel Temer, o grande consigliere José Sarney e o ministro do STF e do TSE, Gilmar Mendes.

Na sequência, dá um frio na espinha acreditar na grande coincidência da morte, em acidente aéreo de pequeno porte, do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato, no STF.

E o intestino vai se dobrar de dor, na infecção, ao se imaginar que o Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte jurídica do Brasil, vai sucumbir as coincidências tenebrosas que unem, ou não, estes acontecimentos.

 Gilmar conversou com Temer antes e depois do acidente que vitimou Teori. * Foto – Internet – André Coelho – Agência O Globo.

E imaginar que Gilmar Mendes foi conversar com o presidente Michel Temer, na residência oficial do Alvorada, no final da tarde de domingo, depois do sepultamento do corpo inerte, sem voz, sem comando na Lava Jato, do ministro Teori Zavascki.

Logo Gilmar, que agora é o único homem que conversou com o presidente Michel Temer, antes e depois do acidente que vitimou Teori.

Impossível não imaginar que eles não tenham conversado sobre a Lava Jato e os incômodos que a operação está causando nos meios políticos.

É muita coincidência!

Particularmente, tenho medo de coincidências!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

 

‘DEDO PODRE’ – FALTA MORALIDADE E MICHEL TEMER NOMEIA FICHA SUJA

1484330980405

Temer nomeia ficha suja. * Foto – Internet – Estadão – reprodução.

O PMDB tem excelentes perfis profissionais, de diversas áreas, mas parece que o presidente Michel Temer (ou quem faz essas escolhas em seu nome) está com o ‘dedo podre’ ao selecionar os principais assessores para o seu gabinete no Palácio do Planalto.

É o que aconteceu com Francisco de Assis Costa Filho, nomeado para o cargo de secretário nacional da Juventude.

Ele é presidente nacional do PMDB Jovem e, além disso, está denunciado por improbidade administrativa na cidade de Pio XII no Maranhão.

O Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão em 10 de agosto de 2016, tornou indisponíveis os bens de Assis Filho.

Alguns anos passados, somente este motivo seria suficiente para o Gabinete Civil da Presidência da República vetar um candidato a cargo de nomeação no Governo Federal.

O mínimo que um governante deveria fazer para nomear alguém para uma função de confiança em seu governo, é exigir que o nomeado seja limpo e que nada conste que possa desabonar o seu nome e o governo.

A ausência deste critério, faz o presidente nomear nomes que sujam a imagem do seu governo.

Compete a ele, e somente a ele, substituir o nome sujo, ou manter o seu governo se enlameando a cada nova nomeação.

Chama (de novo) a Comissão de Ética da Presidência!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

CARTAS (SEM RESPOSTAS) AO MORDOMO 5: 2017 SERÁ MELHOR. NÃO VAI REPETIR 2016

Senhor Mordomo, feliz ano novo!

Assisti e vi a repercusão da fala do Senhor Presidente Michel Temer hoje.

Disse que 2017 será um ano melhor. Que não vai repetir 2016.

63537627_brasilbrasiliabsbpa29-12-2016paentrevista-coletiva-do-presidente-mic

* Foto – Internet: O Globo.

Gostei do que ele falou.

E não gostei do que ele não falou.

Pabulou-se que tem maioria folgada no Congresso Nacional, mas as reformas não andam na velocidade que o país precisa.

Os projetos tramitam devagar, como o Teto dos Gastos e a Reforma da Previdência, para ficar só nesses dois exemplos.

Só com o que está posto, redução tímida dos gastos da União e redução drástica dos benefícios da aposentadoria, o país não vai mudar substancialmente.

Não gostei, Senhor Mordomo, porque ele não falou em reforma política, redução das mordomias, redução dos impostos e até agora, não apoiou as 10 Medidas (originais) e nem falou claramente que apoia a Lava Jato.

Ficou devendo!

Como está devendo implantar essas medidas e entregar a Presidência da República para a presidência do Superior Tribunal Federal – STF, ministra Cármen Lúcia.

Mas isso seria esperar muito de um político carreirista, como a grande maioria dos políticos do Brasil, e que ainda por cima, revela traços de narcisismo na sua personalidade.

Senhor Mordomo, diga ao presidente que faça isso!

Antes que seja tarde!

Sem outros comentários, passar bem!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

CARTAS (SEM RESPOSTAS) AO MORDOMO 2: LEMBRA? PRESIDENTE NORDESTINO?

Senhor Mordomo, meus cumprimentos!

Menos, menos, menos… Agora o Senhor superou! Querer ser lembrado como “o maior presidente nordestino que passou pelo Brasil”. Quem gostava de dizer essas besteiras pra desviar a atenção do povo, era Dilma. Deu no que deu! O Senhor sabe!

michel-temer-beto-baratapresidencia-da-republicadivulgacao

* Foto – Internet: Beto Barata – Divulgação – Presidência da República.

Os problemas do Brasil, Senhor Mordomo, passam mutio longe de frases bestas como essa.

Comunique, informe, anuncie tudo que o Senhor está fazendo pelo povo nordestino: R$ 755 milhões em investimentos para a construção de 133 mil cisternas, microaçudes e programas de acesso à água em 15 estados do país; beneficiar mais de 1 milhão de pessoas em 759 municípios; garantir mais dinheiro da repatriação para estados e municípios do Nordeste; continuar e concluir a transposição do Rio São Francisco.

Sem arrudeios e sem frases deefeito.

Seja objetivo e direto! O povo entende!

Está na hora de mexer nas despesas de mordomia em toda a estrutura do governo.

É preciso cortar os excessos!

São bilhões saindo pelo halo dos privilégios!

E há privilégios em todo o governo: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário.

Senhor Mordomo, arroche no que é essencial e esqueça frases de efeito!

Sem outros comentários, passar bem!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

 

TEMER RENUNCIA OU ADOTA MEDIDAS PARA AJUDAR O BRASIL A SAIR DA CRISE

Em dezembro de 2015, há um ano, comentava que a renúncia de Dilma e uma série de medidas que poderiam ser implantadas por ela, seriam importantes para ajudar o Brasil a sair da crise.

Dilma não renunciou. Respondeu ao impeachment e foi afastada da Presidência da República.

Em maio deste ano, publiquei que as mesmas medidas poderiam ser adotadas pelo presidente Michel Temer, com o mesmo intuito.

images * Foto: Internet.

Temer também não renunciou, mas ainda está em tempo dele ficar na história do país com registros de respeito e admiração.

Do contrário, vai ficar na mesma área onde já estão Collor, Lula e Dilma.

O povo brasileiro quer mudanças e está afirmando isso, com todas as letras, em todas as ocasiões e os políticos não querem entender. Certamente ainda não acreditam que o povo pode se rebelar e realizar as mudanças na força.

Lamentável!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

 

QUANTA INOCÊNCIA NA ANÁLISE DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL!

Aos 55 anos de idade ninguém é velho! E nem os direitos de idoso conquistou ainda. Mas já tem a obrigação de ter sabedoria para entender o que é o mundo, compreender o planeta terra, os oceanos, mares, os continentes, os países, seus governos, as sociedades como funcionam e ter um mínimo de senso crítico para o que está acontecendo com a sua vida e a vida dos seus mais próximos.

Afunilando o raciocínio para a segurança pública nas cidades brasileiras, inevitável perceber, com o bom senso que informações e leitura conseguem passar, especialmente aos abnegados por leitura de livros, revistas, jornais, ouvintes de rádio e pastoradores de telejornais nas televisões, incluindo o infinito de liberdade de opinião que hoje está na internet, com seus blogs e seus sitios clasificados como mídias sociais, que o problema está nas cidades e não é causado por políticas dos administradores públicos municipais.

Não! Dessa vez, prefeitos e vereadores não tem nenhum culpa, mesmo que seus municípios tenham uma Guarda Municipal eficiente. Ou não.

Aliás, em que pese o Estado, dentro da República Brasileira, manter polícias civil, militar, de trânsito, Corpo de Bombeiros, patrimonial, também não deve ser o culpado pelos problemas da falta de segurança pública nas cidades. Nem o governador e nem os deputados estaduais.

Basta um olhar mais atento, mais minucioso, para se perceber que a política nacional de segurança pública é a maior responsável pela ausência de segurança pública nas cidades.

Os municípios nada podem fazer. Não legislam sobre isso. Os Estados também nada podem fazer, pois também não legislam sobre isso. Aliás, criam programas de proteção ao cidadão com o pouco que tem e usando muita criatividade sofista.

O cidadão, pasmem, foi desarmado pelo poder público, pelo poder de polícia do governo federal e dos governos estaduais, cumprindo uma legislação nacional, que não leva em conta nem as peculiaridades e diferenças da vida nas cidades e no campo.

Por isso o bandido, o criminoso, parece receber a proteção do Estado. Porque ele, o facínora, sabe que vai atacar usando as armas ilegais que tem, o pobre do coitado do cidadão que não pode possuir, nem portar e nem usar uma arma de fogo.

Assim fica mais fácil roubar, assaltar e matar. O bandido sabe que do outro lado, está um cidadão indefeso.

Jogar, nas redes sociais, a culpa dessa situação nos governantes estaduais e nos prefeitos, é pura inocência.

A culpa é da Presidência da República, do Ministério da Justiça, do Congresso Nacional e dos parlamentares federais que aprovaram e não sabem revogar, uma legislação que deixa os pobres dos cordeiros desarmados, à mercê da vontade criminosa dos lobos armados.

Quanta inocência dos que se arvoram de cobrar prefeitos e governadores por uma irresponsável falta de segurança pública, quando os culpados são outros.

É por aí!…

 

COLUNA É POR AÍ!… MAR 2015 – REVISTA FOCO

O POVO INSATISFEITO NAS RUAS

De verdade, de verdade, está todo mundo assustado com a quantidade de pessoas que compareceu às ruas no dia 15 de março para protestar contra o Governo Dilma, pedindo a sua saída da Presidência da República, reivindicar um efetivo combate à corrupção, além de outros temas mais generalizados, tipo contra o PT, mais recursos para saúde, educação e segurança, e até (pasmem!), pedir a volta dos militares ao poder.

É bom recordar que a onda de insatisfações está acontecendo porque, diferentemente do que afirmou na campanha eleitoral da sua reeleição, a presidente Dilma está com uma política que retira direitos dos trabalhadores e promete arrocho fiscal no país.

Traduzindo em miúdos, este segundo governo da presidente Dilma, ao tentar se compor com parte da oposição, especialmente na área econômica, em função da crise, está desagradando aos seus eleitores, mas não está conquistando a simpatia de ninguém da oposição. Resultado: um desastre político como o que já começou a se ver nas ruas das cidades.

O susto foi tão grande pra todo mundo, repito, todo mundo, tanto para os apoiadores do movimento, quanto para os apoiadores do governo, que há reações impensadas de ambos os lados. Da parte do governo, incríveis sofistas tentam encontrar justificativas as mais estapafúrdias, como por exemplo, dizer que só estava nas ruas quem não votou em Dilma.

A oposição ao governo no Congresso Nacional dá uma respirada maior, sentindo o peso da responsabilidade. Entendem os seus líderes que um movimento como esse serve para ‘baixar a bola’ do governo, mas pensar em mudar o governante é um risco muito sério para a manutenção da democracia no Brasil.

Com olhos de carcará nos acontecimentos, estão os extremistas, de direita e de esquerda, acreditando que poderão engabelar o povo e implantar uma ditadura no país.

Engano raciocinar assim. O povo provou que é ordeiro e deseja o melhor para o Brasil.

É por aí!…

UMA NOITE DE TERROR PELA INTERNET

A depender do surto de medo espalhado pelas redes sociais da internet, atividades criminosas atribuídas ao PCC conseguiram provocar uma noite de pânico virtual em Natal, quando, ônibus queimados e uma imensa boataria sobre assaltos generalizados tomaram conta da cidade, via internet. Na realidade, os fatos foram bem menores do que o propagado nas redes sociais. E a ação do governo para puni-los foi exemplar.

TIRO ATINGE APTO DE CLÁUDIO SANTOS

O episódio, sob investigação comandada pela delegada Danielle Filgueira, adjunta da Divisão Especial de Investigação e de Combate ao Crime Organizado (Deicor), de um bala disparada de arma de fogo haver atingido, por uma das janelas, a área de serviço e a cozinha do apartamento do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, merece ser muito bem esclarecido. Tudo indica que pode ter sido uma bala perdida, mas é sempre bom averiguar.

TIROS NO CARRO DO VEREADOR RICARDO GURGEL

Presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, o vereador Ricardo Gurgel teve o seu carro crivado de balas, quando retornava de atividades politicas na RN-313, nas proximidades do condomínio Jardins Amsterdã, em Parnamirim. Nenhum dos passageiros foi atingido e não se sabe se foi uma tentativa de assalto ou inguém ficou ferido..

FORTALECER A SEGURANÇA PÚBLICA

Um dos maiores desafios do governador Robinson Faria é a segurança pública. Ele e a secretária Kalina Leite devem estudar planos emergenciais para garantir a segurança pública. Uma das alternativas será, acredito, encontrar uma forma de passar para a Segurança Pública e Defesa Social, a administração dos presídios estaduais.

O POVO NAS RUAS, DE NOVO DIA 12 DE ABRIL

Os movimentos que organizam as manifestações em todo o Brasil, via redes sociais, já marcaram o próximo protesto para o dia 12 de abril, segundo domingo daquele mês. Pelas reações dos ministros do Governo Dilma, será preciso mais de 54 milhões de pessoas nas ruas pra eles acreditarem na insatisfação do povo com o governo. Vamos aguardar.

FRASES

É com alegria no coração que desço a rampa da governadoria para receber pessoalmente a comitiva de trabalhadorese trabalhadoras da agricultura familiar que marcharam rumo ao Centro Administrativo. Sejam sempre bem vindos. A casa é de vocês.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

Recebi o Presidente da Fetarn, Manoel Cândido da Costa, para tratar de ações em atenção ao homem do campo.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

É com muita satisfação que anuncio o líder do nosso governo na Assembleia Legislativa, o respeitado deputado Fernando Mineiro ‪@mineiropt13.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

Esse Governo nasceu das ruas, das lutas. Não temos medo. Podem bater panelas à vontade. Dilma foi eleita por 52 milhões, é a Pta do Brasil.Da senadora Fátima Bezerra, no seu Twitter.

Os movimentos de protestos que vêm ocorrendo são legítimos, dignos pelo seu caráter pacífico e, portanto, merecedores do nosso respeito.Do senador José Agripino, no seu Twitter.

Agradecemos manifestações de apreço das turmas concluintes de Serviço Social e Administração, Contabilidade da Católica do Assu.” Do senador Garibaldi Filho, no seu Twitter.

Se vc for ao protesto (…), vá devagar, os novos radares da prefeitura de Natal começam a funcionar neste domingo.” Do deputado Kelps Lima, no seu Twitter.

PT tomou um vareio de gente nas ruas. Bom dia, Brasil decente.” Do jornalista Alex Medeiros, no seu Twitter.

Tiro de arma de fogo atinge apartamento do presidente do TJ.” Da jornalista Eliana Lima, no seu Twitter.

Bala atinge apartamento do desembargador Cláudio Santos, presidente do TJRN.” Do Twitter da Revista Bzzz.

ME DISSERAM!…

… Que a ‘voz rouca das ruas’ está recomendando cautela aos atores da cena política nacional, na oposição e no governo. Será?…

… Que a presidente Dilma, encurralada, agora sim, está planejando ações imediatas do governo, pra agradar a maioria da população. Será?…

… Que não existe nenhuma ilegalidade cometida pela presidente Dilma, no seu atual mandato, que justifique um pedido de impeachment. Será?…

… Que é inimaginável um cálculo pra saber quantas pessoas estarão protestando nas ruas do Brasil no dia 12 de abril.. Será?

 

COLUNA É POR AÍ!… FEV 2015 – REVISTA FOCO

FÁTIMA, NOVO VETOR POLÍTICO

Há tempos, a prática política do Rio Grande do Norte indica que, dos grupos políticos locais, aqui do Rio Grande do Norte, os Alves sempre gozaram de bom prestígio e privilegiadas interlocuções em Brasília. Tanto é assim, que nos últimos anos, só pra efeito de registro: Aluízio Alves foi ministro de Estado (Administração); Garibaldi Alves Filho foi presidente do Senado Federal e também ministro de Estado (Previdência Social), além de Henrique Eduardo Alves, que foi presidente da Câmara Federal, até poucos dias atrás.

Depois de Café Filho, que foi presidente do Brasil, esses foram os mais importantes cargos exercidos por políticos potiguares em Brasília, a capital federal. Outros grupos e outros políticos, não conseguiram, ao longo da história, senão o controle do poder político local, sem galgar cargos importante no poder central da República Federativa do Brasil.

Agora, a partir deste princípio de 2015, esse vetor da ascensão política de representantes do Rio Grande do Norte, no poder central, federativo, nacional, começa a mudar. E a mudança se dá pela chegada ao cargo de Senador, da professora Fátima Bezerra.

É ela, que já está dividindo as atenções das mais altas autoridades da República, não só na interlocução dos interesses do Rio Grande do Norte, mas também na privilegiadíssima posição de ser ouvida pela Presidência da República, sobre possíveis soluções para problemas do Brasil. E aproveita essa condição para conquistar investimentos para o Rio Grande do Norte.

Os céticos, podem acreditar que é muito pouco, mas não é. Até porque, forjada na pratica dos debates políticos em associações, sindicatos e numa imensa variedade de ambientes democráticos, Fátima aprendeu a lição da boa negociação e da reivindicação do possível, do justo.

E, pelo que já se percebe, usa a sua habilidade política a favor do Rio Grande do Norte, coisa que fez ainda como Deputado Federal, conquistando, no trabalho da Comissão de Educação da Câmara Federal e na interlocução com o Governo Federal, os muitos novos Institutos Federais de Educação, espalhados pelo Rio Grande do Norte.

É por aí!…

EZEQUIEL FERREIRA É PRESIDENTE

Surpreendeu à meio mundo político do Rio Grande do Norte, a eleição do deputado Ezequiel Ferreira para a presidência da Assembleia Legislativa. Mas foi com habilidade, competência e astúcia política que a sua eleição aconteceu. Tem gente acreditando na boa articulação política do novato, mas muito habilidoso deputado Galeno Torquato, que tem entre os seus conselheiros pessoais, seu tio, ex-deputado, ex-governador e ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Alcimar Torquato.

QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ…

A senadora Fátima Bezerra (PT/RN) solicitou e a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, recebeu, a bancada do RN em audiência para tratar da renovação da portaria que institui a política de subsídio do milho, do Governo Federal. Na ocasião, a senadora Fátima Bezerra contextualizou a ministra Kátia Abreu da necessidade de que seja retomada tal política em virtude da estiagem enfrentada pelos agricultores familiares e demais produtores.

ROBINSON E ANDRÉ, DE BEM COM O COMÉRCIO

Presidente da Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz, agradece ao secretário André Horta, da Tributação, pela abertura da pasta ao diálogo com a classe produtiva. Ele também externou o reconhecimento do Sistema Fecomércio às recentes atitudes tomadas pelo secretário e pelo governador Robinson Faria, no trato de assuntos abordados em recente visita feita por um grupo de empresários – sob a coordenação da Fecomércio – ao governador.

PRECATÓRIO DA UFRN NA PAUTA POLÍTICA

Representantes da ADURN estiveram em audiência e o senador Romero Jucá, para discutir os encaminhamentos das etapas do pagamento dos precatórios aos 1.900 professores da UFRN, referentes aos Planos Econômicos Bresser e Verão. O caso agora requer ação política, porque a legal, no Tribunal Superior do Trabalho (TST) já há decisão favorável. A senadora Fátima Bezerra (que acompanha a tramitação desde o início) articulou audiência com o senador Romero Jucá (RR), relator do projeto de Orçamento da União para 2015.

FRASES

Estou em São Paulo para uma série de reuniões sobre o turismo no Rio Grande do Norte. Vamos incentivar a cadeia econômica que gera emprego e renda..” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

Momento muito especial para o nosso governo. Com os secretários da Agricultura, Haroldo Abuana, da Emater, César Oliveira e o amigo e prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, no auditório da UERN para o lançamento do Programa de Distribuição de Sementes.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

“Ainda mais feliz pela notícia de chuvas em várias regiões do RN, com destaque para o Oeste..” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

“(…) encaminhamos à Assembleia Legislativa do RN a lei complementar que concede reajuste de 13,01% no piso salarial do magistério para professores e especialistas em educação.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

“Sou a 1a. Representante do RN de origem popular.” Da senadora Fátima Bezerra, no seu Twitter.

“América msis uma vez joga bem no Nazarenão e começa liderando estadual. Mas muito jogo pela frente..” Do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, no seu Twitter.

“Dep. ‪@kelpslimaRN apresenta lei q proíbe Governo de obrigar policiais a trabalharem de graça.” Do deputado Kelps Lima, no seu Twitter.

“O pagamento das diárias operacionais dos policiais no mês janeiro já está autorizado em reconhecimento aos profissionais que acreditaram no governo e estão nas ruas para minimizar esse grave problema.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

“‘Vai faltar cova pra enterrar bandido’, disse há pouco um policial indignado com o assassinato do cabo. Tomara que seja como ele diz..” Do jornalista Alex Medeiros, no seu Twitter.

“Parabéns à Polícia Militar – destacadamente ao BOPE – pelas providências civilizadoras tomadas em Pirangi. Enfim, ordem e paz! Que continue!.” De Marcelo Navarro, natalense do bem e Desembargador Federal em Recife, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que a senadora Fátima Bezerra esta assumindo um trabalho hercúleo, com bons resultados para o RN, em Brasília. Será?…

… Que a presidente Dilma, pra enfrentar a crise, vai criar um Conselho Político de Gestão, com senadores e deputados federais de todos os Estados do país. Será?…

… Que o governador Robinson Faria anda serelepe e feliz com os resultados positivos dos primeiros 30 dias de governança. Será?…

… Que o tabuleiro político de 2016 em Natal já está na mesa. Falta saber se será um jogo de xadrez ou de damas. Será?

 

É POR AÍ!… NOV 2014 – REVISTA FOCO

A VITÓRIA MAIÚSCULA DE ROBINSON FARIA

Eleito governador do Rio Grande do Norte em segundo turno, com maioria superior a 142 mil votos sobre o adversário Henrique Alves, o ex-deputado estadual, ex-presidente da Assembléia Legislativa e atual vice-governador Robinson Faria, começou a resgatar uma história particular que lhe motivou a ingressar na política: seu pai, empresário Osmundo Faria, esteve quase governador do Rio Grande do Norte, em 1974, quando seu nome chegou a ser anunciado pelo senador Dinarte Mariz, como o escolhido pelo Palácio do Planalto. Uma mudança nos planos da Presidência da República, à época, colocou na cadeira de governador, o médico Tarcísio de Vasconcelos Maia. O resto da história, todo o Rio Grande do Norte conhece.

Agora, eleito com o apoio da senadora-eleita Fátima Bezerra, Robinson conseguiu a proeza de derrotar com a maior maioria de votos já registrada em toda história política do estado, um candidato que além de ser o atual presidente da Câmara dos Deputados, portanto o terceiro nome da sucessão presidencial brasileira, recebeu o apoio dos ex-governadores Geraldo Melo, José Agripino Maia, Garibaldi Alves Filho e Wilma de Faria.

Conquistou uma condição ímpar para fazer um bom governo: tem poucos compromissos com partidos e lideranças políticas, portanto terá condições de montar uma equipe de governo mais técnica e menos política.

Outro detalhe importante: vai governar com o beneplácito da Presidência da República, vez que tem o apoio da presidente Dilma, reeleita, e do ex-presidente Lula.

Mais ainda: apesar de ter uma bancada inicial de apenas 6 dos 24 deputados estaduais, apoiando o seu governo, tudo indica que não enfrentará uma oposição radical naquela casa, porque é egresso de lá, sendo a Assembleia Legislativa o seu berço político.

Acrescente-se a esse quadro favorável, Robinson Faria ter um vice-governador ativo, o que ficou comprovado em todos os momentos da campanha, pelas ações e atitudes de Fábio Dantas.

Vai começar bem, o seu mandato de governador do Rio Grande do Norte.

É por aí!…

ROBINSON E A PRESIDENTE DILMA

Levado pelas mãos do presidente nacional do PSD, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e da senadora eleita Fátima Bezerra, o governador Robinson Faria teve audiência com a presidente Dilma Rousseff, acompanhado da cúpula do PSD no Rio Grande do Norte: Com ele estavam também o prefeito de Mossoró Francisco José Júnior, o deputado federal Fábio Faria, e os estaduais José Dias, Disson Lisboa e Galeno Torquato.

URGÊNCIA PARA A SAÚDE E A SEGURANÇA

O governador Robinson Faria tem repetido exaustivamente que as ações do seu governo em relação a Segurança e a Saúde Públicas receberá tratamento de urgência e emergência, devido a gravidade da situação atual.

FÁBIO DANTAS COORDENA A TRANSIÇÃO

Com a coordenação do vice-governador Fábio Dantas, a Comissão de Transição nomeada pelo governador Robinson Faria, é composta também por Julianne Faria, Fernando Mineiro, Adriano Gadelha, Tatiana Mendes Cunha, Mário Sérgio de Oliveira Gurgel, Leonardo Yure de Carvalho Silva, Kalina Leite Gonçalves, Frederico Lara Menezes, José Aldemir Freire, Maria de Salete Dantas Gurgel e Luis Henrique Souza e Silva.

CARLOS AUGUSTO COORDENA NO GOVERNO

O secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Carlos Augusto Rosado está incumbido pela governadora Rosalba Ciarlini, para coordenar, pelo governo, o trabalho da transição. Rosalba afirmou que todos os secretários estão dentro na transição, orientados para oferecerem todas as informações solicitadas pelo pessoal de Robinson.

MINEIRO DE OLHO NA ELEIÇÃO DE PREFEITO

Estudioso dos problemas de Natal e conhecedor das soluções do poder público para a cidade, o deputado Fernando Mineiro, do PT, tem o seu nome constantemente lembrado para a disputa municipal de 2016, como candidato a prefeito. E já tem quem lembre o professor Joanilson de Paula Rego, do PSDC, como um bom nome para compor a chapa como candidato a vice-prefeito.

FRASES

O dia foi corrido, mas ainda em tempo de agradecer pelos nossos 877.268 votos e por todo apoio ao nosso 55!” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“A nossa vitória representa a vitória da liberdade, da coragem e da resistência. Representa a vitória do povo potiguar! Obrigado a todos!” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

Agradecer muito. Tantos gestos, abraços, mãos q apertei. De cabeça erguida e por amor ao RN. Na política não se ganha sempre. Lutar, sim, sempre!!” Do candidato Henrique Alves, no seu Twitter.

“A melhor forma de retribuir nossas vitórias é trabalhar muito em prol do desenvolvimento do RN.” Da senadora eleita Fátima Bezerra, no seu Twitter.

“O ‪@PTnoRN será nosso parceiro no governo.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Temos que governar para as próximas gerações e não para as próximas eleições.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Respeito e convivência com os poderes – Legislativo e Judiciário. Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Eles – os deputados - foram eleitos como eu. Vou levar bons projetos para aprovação da Assembleia.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Vamos projetar o Estado para os próximos 50 anos na área de recursos hídricos.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Eu sou contra a moratória. O Estado não pode ser caloteiro. Temos que fazer uma auditoria.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Ele sempre esteve ao meu lado, me apoiando, incentivando e acreditando no meu sonho! ‪@alexmedeiros59.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

 

ME DISSERAM!…

… Que o governador Robinson Faria que montar um governo técnico, mas que pense politicamente. Será?…

… Que a senadora Fátima Bezerra transita serelepe pelos gabinetes de Brasília, ainda vivendo a adrenalina da vitória eleitoral. Será?…

… Que há, na porta do governador Robinson Faria, uma fila de pretendentes para os muitos cargos que o Governo do Rio Grande do Norte possui. Será?…

… Que há uma outra fila, esta imensa, em formação, cheia de pessoas que agora querem levantar as mãos (55) próximas do governador Robinson Faria . Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… MAR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE, ROBINSON, ROSALBA… E WILMA?

O mês de março vai findar e os líderes políticos do Rio Grande do Norte continuam sem uma definição clara das candidaturas que deverão disputar as eleições deste ano, muito embora seja possível identificar, com certeza, alguns nomes que se colocam no tabuleiro do jogo eleitoral para a disputa dos cargos majoritários de governador e senador.

Entre estes nomes está o do atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que deseja ser candidato ao cargo de governador, embora aguarde uma definição da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, com quem pretende compor uma chapa, com ela disputando o cargo de senador.

Outro nome é o do vice-governador Robinson Faria, que está decidido a disputar o cargo de governador, principalmente se conseguir fechar uma dobradinha com a deputada Fátima Bezerra disputando o cargo de senador.

A governadora Rosalba Ciarlini, desconfiada do emaranhado das possibilidades de chincarem sua candidatura à reeleição, já se amparou em pareceres jurídicos que defendem o seu direito de pleitear nova eleição para o mesmo cargo.

Ex-governadora, Wilma de Faria se sente tentada a disputar novamente a eleição de governador, especialmente se contar com o apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos que vai disputar a presidência da República. O plano B de Wilma é disputar um mandato de senador, e, nesse caso, escolhendo com quem vai se compor no Rio Grande do Norte.

Fátima Bezerra já está com o seu time em campo e, na companhia do vice-governador Robinson Faria, já anda fazendo proselitismo político nos municípios, como se ambos já estivessem com os nomes homologados pelos respectivos partidos, em coligação eleitoral.

Nesse jogo de interesses, Fernando Bezerra ainda não conseguiu a unanimidade desejada certamente poderá ficar de fora da disputa eleitoral de 5 de outubro.

É por aí!….

HENRIQUE E FÁTIMA CADA DIA MAIS DISTANTES

O desenrolar dos acontecimentos políticos em Brasília, onde PT e PMDB parecem se digladiar nos conflitos de poder que opõem o líder Eduardo Cunha (PMDB) à presidente Dilma Rousseff, afeta cada dia mais fortemente as dificuldades de aproximação dos deputados Henrique Eduardo Alves e Fátima Bezerra, aqui no Rio Grande do Norte. Hoje, tudo indica, os dois estarão em campos opostos nas eleições deste ano.

PDT FECHADO COM SÁVIO FEDERAL

O principal compromisso, o mais forte de todos, que o PDT deseja assumir com os prováveis aliados políticos na disputa eleitoral deste ano, é a eleição do jornalista Sávio Háckradt, atual Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Natal, para deputado federal.

PRAZOS DO CALENDÁRIO ELEITORAL

Agentes públicos, políticos e candidatos, além de advogados destes, estão de olho no calendário eleitoral e nas ações e atitudes de correligionários e adversários.

FELIPE MAIA COTADO PARA A REELEIÇÃO

Deputado federal dos Democratas, Felipe Maia, apesar do desgaste do partido, consta em todas as listas como um dos mais certos deputados para conquistar a reeleição. Tudo consequência do excelente trabalho parlamentar que tem realizado.

SILVEIRA JÚNIOR E CRISPINIANO NETO X …

Articulações com o aval do vice-governador Robinson Faria e da deputada Fátima Bezerra, devem juntar PSD e PT na eleição suplementar de Mossoró, marcada para o dia 4 de maio. A provável chapa terá o prefeito Silveira Júnior, candidato a reeleição, tendo como companheiro o poeta Crispiniano Neto.

… LARISSA ROSADO E ALEX MOACIR

PSB e PMDB caminham para um acordo em Mossoró, compondo uma chapa para disputar a eleição suplementar com a deputada Larissa Rosado (PSD) na condição de candidata a prefeito e o vereador Alex Moacir (PMDB), na condição de vice-prefeito.

FRASES

O PMDB só me dá alegrias.” Da presidente Dilma Rousseff.

Projeto de José Agripino é destaque na Revista Isto É Dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

MP oferece denúncia contra Gilson e Micarla por desvio e lavagem de dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

O PR tem aliança com o PMDB e eu particularmente mantenho um bom relacionamento com o deputado Henrique Eduardo...” Do deputado João Maia, no Jornal de Hoje.

“A chapa com Henrique para o Governo, com o deputado João Maia (PR) na vice e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) para o Senado, será anunciada na sexta-feira, 28 de março.” Da jornalista Thaísa Galvão, no seu blogue.

“’Sou virgem de emendas‘, brincadeira do deputado estadual Agnelo Alves (PDT), diante da sua situação no Governo Rosa(do). Nunca teve uma emenda sua paga desde quando Rosalba assumiu.” Da jornalista Eliana Lima, na sua coluna do jornal Tribuna do Norte.

Mesmo sem querer falar em intervenção, o Ministério da Justiça não se tranquilizou depois da visita que fez ao Rio Grande do Norte na última segunda-feira. Pelo contrário.” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue Território Livre.

“Foi mais que implante. Tive de recompor toda a base dos dentes, por causa da barbeiragem de um dentista. Ia jantar e caía.” Do senador José Agripino, na Tribuna do Norte.

Na reunião com Aldo Rebelo,ele festejou o fato de o RN ter registrado maior índice de apoio à realização da Copa: 69% de avaliação positiva.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que a segurança pública do Rio Grande do Norte está sob intervenção direta e pessoal do ministro da Justiça, Eduardo Cardoso. Será?…

… Que Robinson Faria e Fátima Bezerra apostam no imponderável para justificar a possibilidade de eleição de ambos – governador e senador. Será?…

… Que os deputados João Maia e Henrique Eduardo Alves agem como se fossem amigos da vida toda. Será?…

… Que o ditado ‘Quem te viu, quem te vê’, nunca esteja tão presente na política do Rio Grande do Norte. Será?…