NATAL DE PARABÉNS COM A FLIN

OPINIÃO NO PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA TV METROPOLITANO, EDIÇÃO DE 09-11-2017

OLHA, CÁ PRA NÓS, E O RESTO DO MUNDO, SEM SOMBRAS DE DÚVIDAS, DEVEMOS APLAUDIR A REALIZAÇÃO DE MAIS UMA EDICÃO DO NOSSO FESTIVAL LITERÁRIO DE NATAL – FLIN. A INICIATIVA DA PREFEITURA DE NATAL TEM DOIS NOMES RESPONSÁVEIS PELO NÍVEL EXCELENTE DO FESTIVAL A CADA EDIÇÃO. ESTOU ME REFERINDO AO PREFEITO CARLOS EDUARDO ALVES E AO SECRETÁRIO DE CULTURA DA PREFEITURA DE NATAL, DACIO GALVÃO. SÃO OS MAIORES RESPONSÁVEIS PELA QUALIDADE DO PROGRAMA, DOS TEMAS, DOS DEBATES E ESPECIALMENTE DOS CONVIDADOS QUE GARANTEM ÓTIMOS DEBATES E UM MUNDO DE PERCEPÇÕES PARA QUEM TEM INTERESSE PELA CULTURA LITERÁRIA E O MUNDO LIVREIRO. QUANTO MAIS DIFÍCIL ESTÁ A SITUAÇÃO DO PAÍS, MAIS IMPORTANTE SÃO AS REALIZAÇÕES DOS FESTIVAIS LITERÁRIOS, DAS FEIRAS DE LIVROS E AFINS. INEGÁVEL QUE QUEM LÊ MAIS, ADQUIRE MAIS INFORMAÇÕES, DESCOBRE MAIS SENSAÇÕES, PERCEPÇÕES E TRANSFORMA-SE NUMA PESSOA MELHOR. A LITERATURA TEM ESSA CAPACIDADE: DE TRANSFORMAR PESSOAS. SEJA A PARTIR DOS LIVROS INFANTIS, NAS CRÔNICAS, NA PROSA, NA POESIA, NO ROMANCE E TAMBÉM NA FICÇÃO. CRIADO O HÁBITO DA LEITURA, FICA MAIS FÁCIL ASSIMILAR OS ENSINAMENTOS DOS LIVROS DIDÁTICOS E DAS PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS. POR ISSO TODA AÇÃO QUE PROMOVA E ESTIMULE A LEITURA, MERECE APLAUSOS. PARTICULARMENTE, CONSIDERO O INSTANTE MAIS SUBLIME, DIVINO MESMO DA VIDA, O MOMENTO EM QUE AMPLIAMOS O NOSSO CONHECIMENTO. NESTE MOMENTO ESTÁ ACESSA A CENTELHA DIVINA, PARA QUE O HOMEM POSSA COMPREENDER MELHOR A VIDA E ASSIM CIONQUISTAR UMA VIDA MELHOR. É ESSA A MINHA HUMILDE OPINIÃO! É POR AÍ!…

ASSISTA O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA – TV METROPOLITANO, DE SEGUNDA À SEXTA, DAS 7H30 ÀS 8H30, NO CANAL DIGITAL 23.1, DE NATAL PARA A TODA REGIÃO METROPOLITANA E MUNICÍPIOS DAS REGIÕES AGRESTE, POTENGI E MATO GRANDE. NO CANAL 25, DE MOSSORÓ E DE PAU DOS FERROS PARA A REGIÃO OESTE.
NO FACEBOOK, A QUALQER MOMENTO, VOCÊ ASSISTE O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA LIVE PUBLICADA NAS PÁGINAS CASCIANO JOSÉ VIDAL E TV METROPOLITANO.

MAIS EMPREGADOS, MENOS DESEMPREGADOS

OPINIÃO NO PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA TV METROPOLITANO, EDIÇÃO DE 27-9-2017

OLHA, CÁ PRA NÓS, ESTAMOS TÃO MAL ACOSTUMADOS COM NOTÍCIAS RUINS, QUE QUANDO AS NOTÍCIAS BOAS CHEGAM, NEM PERCEBEMOS. A EMPREGABILIDADE ESTÁ CRESCENDO NO BRASIL E TAMBÉM AQUI NO RIO GRANDE DO NORTE. CHEGAMOS A ESTA CONCLUSÃO, SUBTRAINDO O NÚMERO DE DESEMPREGADOS DO NÚMERO DE EMPREGADOS, COM CARTEIRA ASSINADA. OS DADOS SÃO OFICIAIS E ESTÃO NO CAGED, QUE É O CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS, DO MINISTÉRIO DO TRABALHO. ENTRE AS 09 CAPITAIS DO NORDESTE, NATAL É A TERCEIRA CAPITAL QUE REGISTROU MAIOR CRESCIMENTO DE POSTOS DE TRABALHO, FICANDO ATRÁS APENAS DE SÃO LUIS E FORTALEZA. O BRASIL FECHOU O MÊS DE AGOSTO COM UM SALDO POSITIVO DE 35.457 NOVOS POSTOS DE TRABALHO, COM CRESCIMENTO DE 0,09% EM RELAÇÃO AO ESTOQUE DO MÊS ANTERIOR. ESSE FOI O QUINTO MÊS CONSECUTIVO E O SEXTO DO ANO EM QUE O CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED) REGISTROU UM NÚMERO MAIOR DE CONTRATAÇÕES DO QUE DEMISSÕES. AQUI NO RIO GRANDE DO NORTE, O RESULTADO POSITIVO DE AGOSTO REFLETE A DIFERENÇA ENTRE AS 6.153 ADMISSÕES E OS 5.729 DESLIGAMENTOS. NO ACUMULADO DO ANO, HOUVE CRESCIMENTO DE 891 POSTOS DE TRABALHO, UMA EXPANSÃO DE 0,41%. OS NÚMEROS DO CAGED EM AGOSTO CONFIRMAM O ESFORÇO REALIZADO POR TODOS OS NORTE-RIO-GRANDENSE PARA TRABALHAR E VENCER A CRISE. DESTQUE-SE O TRABALHO DOS GESTORES PÚBLICOS, TANTO NO GOVERNO DO ESTADO COMO NA PREFEITURA DE NATAL E OUTRAS PELO INTERIOR DO ESTADO. CINCO DOS OITO SETORES DE ATIVIDADE ECONÔMICA TIVERAM CRESCIMENTO NO NÍVEL DE EMPREGO EM AGOSTO. DESTACARAM-SE: AGROPECUÁRIA, SERVIÇOS, CONSTRUÇÃO CIVIL, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SERVIÇOS INDUSTRIAIS DE UTILIDADE PÚBLICA – SIUP. NOTÍCIA BOA, TAMBÉM É PARA SER DIVULGADA, PROPAGADA, ESPALHADA. DO MESMO JEITO QUE FAZEMOS COM AS NOTÍCIAS NÃO TÃO AGRADÁVEIS. É A MINHA OPINIÃO! É POR AÍ!…

O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA VOCÊ ASSISTE, DE SEGUNDA À SEXTA, DAS 07H30M ÀS 08H30M, NA TV METROPOLITANO NO CANAL DIGITAL 23.1, A PARTIR DE NATAL PARA A TODA REGIÃO METROPOLITANA E MAIS ALGUNS MUNICÍPIOS DAS REGIÕES AGRESTE, POTENGI E MATO GRANDE.
A PARTIR DE MOSSORÓ E DE PAU DOS FERROS, NO CANAL 25.

VOCÊ PODE ASSISTIR, A QUALQUER MOMENTO, O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA LIVE QUE ESTÁ PUBLICADA NA PÁGINA TV METROPOLITANO E NA PÁGINA CASCIANO JOSÉ VIDAL, 
NO FACEBOOK!  

OS ‘ANTIGOS CARNAVAIS’ DE NATAL

Quem conhece o historiador Gutenberg Costa sabe da sua inteligência, da sua competência e, pra continuar rimando, da sua paciência.

Quando pega um tema, sai caminhando, sem pressa, atrás de documentos com o objetivo de registrar a história.

É exatamente o que ele fez com mais um excelente presente que ele entrega hoje à Natal e aos curiosos leitores de livros históricos, com o seu mais recente trabalho “Antigos Carnavais”, que será autografado no final desta tarde, a partir das 18hs, na Capitania das Artes, sede da Funcarte, na subida da Junqueira Aires.

capa natigos carnavais 2016 final.indd

Veja o que diz o release distribuído sobre o livro:

No principio, era só o ‘mela – mela’ popular, foliões usando-se de tudo que dispunham para brincarem o então chamado ‘Entrudo’ – Cinza de carvão, goma, farinha, barro e muita água suja. Todo mundo que se atrevesse a passar perto da Igreja Matriz, no Centro Alto e redondezas da antiga Rua Grande, atual Praça André de Albuquerque, levava um banho. Estava então ‘batizado’. A brincadeira ocorria por três dias nos meses de fevereiro ou março. Os jornais ditos oposicionistas divulgavam essas primeiras manifestações populares carnavalescas, isso entre 1875 a 1900.

Depois, esses brincantes – foram se organizando e levando seus festejos para a alegre Rua da Palha, atual Rua Vigário Bartolomeu, ainda na Cidade Alta (1910/1920). Festeiros, boêmios, artistas e até políticos eram seus aguerridos frequentadores. Tempos mais tarde o carnaval vai ficando muito mais organizado e então desce para a larga e boemia Avenida Tavares de Lira, no bairro da ribeira (1923/ 1935). O carnaval supera crises e ultrapassa os apertos políticos e econômicos e chega de volta a Cidade Alta, na moderna Avenida Rio Branco e imediações do seu Grande Ponto (1936/1945). Dribla as violências policiais e até as severas censuras da ditadura Vargas…

Lendo-o, você vai conhecer tudo isso e muito mais! Até viver o que seus avós e bisavós viveram! Saber quem foram os nossos primeiros carnavalescos da cidade dos ‘Três Reis Magos’! Reis e Rainhas. Clubes e agremiações. Tudo cronologicamente entre 1875 e 1945 – final da Segunda Guerra Mundial. Fotos inéditas a partir dos anos 10… Os registros das festas paralelas oficiais e particulares. Os primeiros bailes festivos no velho Teatro Carlos Gomes… Tudo o que os antiguíssimos jornais registraram sobre as folias de rua. Ora seus cronistas reclamando ou elogiando os festejos momescos.

Este é o primeiro volume. Obra do inquieto pesquisador Gutenberg Costa, que pioneiramente nos trouxe cronologicamente às historias da parte alegre e pouco conhecida da cidade, que por muitas décadas até fora chamada por alguns historiadores de cidade – “Pacata”…

A referida obra é apresentada pelo historiador e escritor Claudio Galvão e muito bem recomendada nas suas duas orelhas, pelos pesquisadores e escritores Anchieta Fernandes e Claudionor Barbalho. Todos três confrades do autor no Instituto Histórico e Geográfico do RN. São quase 300 páginas, ilustradas com fotografias antigas, de personagens e agremiações envolvidas. Não percam o privilégio de ter em suas mãos e olhos, um verdadeiro e exclusivo trabalho de pesquisa, que pioneiramente trata com minuciosamente os nossos antigos e bons carnavais! E se trata de uma séria obra, que faltava na história da cidade do mestre Câmara Cascudo um dos maiores citados com valiosas informações.

“Chegou atrasada, mas em boa hora!”  – Diz, seu quixotesco autor e pesquisador, que a trazia guardada, por quase três décadas em seus arquivos/computador.

Publicado pela editora 8, com patrocínio cultural do (FIC) Fundo de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Natal e recursos do próprio autor. Este é apresentado pelo historiador e escritor Claudio Galvão, com comentários de suas orelhas, do também historiador e escritor Claudionor Barbalho e do pesquisador e escritor Anchieta Fernandes. Arte de capa e diagramação do designer visual Marcelo Sena.

Vale a pena participar, comprar o livro, pegar o autógrafo do autor e conferir as muitas estórias da ocasião.

É por aí!…

Casciano Vidal

COLUNA É POR AÍ!… JUL 2014 – REVISTA FOCO

COMEÇA A CORRIDA ELEITORAL

Araken Farias (PSL), Henrique Eduardo Alves (PMDB), Robério Paulino (PSOL), Robinson Faria (PSD) e Simone Dutra (PSTU), são os candidatos que solicitaram o registro oficial de suas candidaturas ao cargo de governador do Rio Grande do Norte nas eleições deste ano.

A partir do começo deste mês de julho, são os candidatos oficiais no pleito de 5 outubro, para a sucessão da governadora Rosalba Ciarlini, que não disputará à reeleição, preterida que foi pelo seu partido, o Democratas.

Torna-se evidente, analisando-se as estruturas partidárias e o arco de alianças de cada candidatura, que a disputa maior será entre os candidatos Henrique Alves e Robinson Faria.

Na disputa pela cadeira do Senado, que este ano renova um terço dos seus ocupantes, os nomes registrados para a disputa são os de Ana Célia (PSTU), Fátima Bezerra (PT), Lailson Almeida (PSOL), Roberto Ronconi (PSL) e Wilma de Faria (PSB).

As duplas Henrique/Wilma e Robinson/Fátima, devem polarizar as atenções da campanha, muito embora o trabalho político dos candidatos dos partidos menores não deva ser substimado.

Afinal de contas, os menores partidos são também os mais incomodados com a situação atual do país, por isso, é sempre bom ter uma atenção especial para o discurso deles, não somente o que chega através de Araken Farias, Robério Paulino e Simone Dutra, mas também pelas mensagens de Ana Célia, Lailson Almeida e Roberto Ronconi.

No primeiro momento da campanha, a percepção da população para o que está acontecendo é mínima, o que se corrige no processo, quando começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

É aí que a coisa pega. E o discurso dos ‘pequenos’, chegará para o mesmo número de eleitores que é alcançado pelo discurso dos ‘grandes’.

É por aí!…

PERFIL PARA HENRIQUE/WILMA

Até o momento, o trabalho que mais apareceu como resultado da ação da chapa formada pela coligação que junta Henrique Alves e Wilma de Faria, resulta na composição de um grande arco de alianças envolvendo os principais líderes de partidos e correntes políticas, já popularizado como ‘acordão’.

PERFIL PARA ROBINSON/FÁTIMA

Já o trabalho de Robinson e Fátima, deixou de lado os grandes líderes e focou nos prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, ex-vice-prefeitos, vereadores e ex-vereadores de municípios de todas as regiões do Estado. Faz, a dupla de candidatos, uma verdadeiro ‘trabalho de formiguinha’, o que, em princípio estaria garantindo um perfil mais popular, mais próximo da realidade do povão e portanto com mais chances de aceitação pelo eleitor mais simples.

DECEPÇÃO DE ROSALBA BENEFICIA FÁTIMA

A decepção da governadora Rosalba Ciarlini com a aliança do Democratas com o PMDB e o PSB poderá beneficiar a candidatura de Fátima Bezerra ao Senado e até mesmo o seu vice-governador, Robinson Faria, candidato à governador. Militantes rosalbistas já manifestam publicamente o desejo de votar em ambos. O sentimento é o de combater a injustiça praticada contra a governadora.

13O PARCELADO EM 3X

Decepção dos funcionários públicos com a decisão do Governo do RN de fracionar o adiantamento de 40% do pagamento do 13º salário dos servidores públicos.  Agora serão duas parcelas iguais de R$ 55 milhões cada uma, nos dias 16 de julho e 18 de agosto.

OBRAS ATRASADAS

Governo do Estado e Prefeitura de Natal contam com o dia 30 de julho para a entrega final das obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas, que não ficaram prontas para os jogos da Copa do Mundo, realizados em Natal no mês passado. O atraso maior é nas galerias de drenagem que estão em obras na Zona Oeste, entre os bairros Lagoa Nova, Dix-sept Rosado, Nazaré, Cidade da Esperança e Bom Pastor.

FRASES

Eu prefiro acórdão do que desacordão. Prefiro unir do que desunir. Prefiro agregar do que desagregar.” De Henrique Alves, no seu Twitter.

#AgoraÉpraValer! Vamos em frente, RN! O grito da mudança foi dado! Com fatimabezerra13 e fabiobvdantas!.” De Robinson Faria, no seu Twitter.

“Eu não sabia o quanto ‪@Fatima_Bezerra era querida. Uma mulher do povo, educadora. Uma alegria ter Fátima conosco.”De Robinson Faria, no Twitter.

O nosso palanque é 100% compromisso com o projeto nacional e com o desenvolvimento do RN. Aqui é trabalho, trabalho e trabalho.” De Fátima Bezerra, no Twitter.

“Convenção do DEM-RN decidiu que o partido não vai lançar candidatura própria ao governo do Estado.”Do senador José Agripino, no Twitter.

Sou vítima de uma cassação branca do meu partido. Usaram de todas as artimanhas para me impedir de disputar a reeleição.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

Se uma palavra pudesse dirigir aos que foram vencidos na recente Convenção do DEM, repetiria o poeta Jorge Luis Borges: ‘Há derrotas que têm mais dignidade do que a vitória’.” Do vice-governador Robinson Faria, no Facebook.

“É tão falso como uma nota de R$ 3!.”De José Agripino, sobre as palavras de Robinson Faria para Rosalba Ciarlini, na Folha de São Paulo.

Me alegra ver o potiguar, o brasileiro, e turistas do mundo inteiro encantados com a Arena das Dunas e a receptividade da nossa gente.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

Nossa Arena das Dunas foi elogiada por craques do futebol e pelos chefes das nações que por aqui passaram.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

A arena da minha terra é a mais bonita, a mais barata e o menor estouro do orçamento. ‪#orgulho ‪#natal. De Flávio Rocha, no Twitter.

“Fora do xadrez, Dirceu encena um novo Dirceu.”Do perfil Uol Notícias, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que poderá se estabelecer a campanha do ‘tostão contra o milhão’ nas eleições deste ano no Rio Grande do Norte. Será?…

… Que a presidente Dilma não declara, mas estaria desejando a vitória de Fátima Bezerra e Robinson Faria. Será?…

… Que a governadora Rosalba Ciarlini deve evitar participar de reuniões com os servidores do Estado. Será?…

… Que Betinho Rosado teria melhorado muito as suas perspectivas de reeleição, unindo o PP à coligação liderada por PSD e PT. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… JUL 2014 – REVISTA FOCO

COMEÇA A CORRIDA ELEITORAL

Araken Farias (PSL), Henrique Eduardo Alves (PMDB), Robério Paulino (PSOL), Robinson Faria (PSD) e Simone Dutra (PSTU), são os candidatos que solicitaram o registro oficial de suas candidaturas ao cargo de governador do Rio Grande do Norte nas eleições deste ano.

A partir do começo deste mês de julho, são os candidatos oficiais no pleito de 5 outubro, para a sucessão da governadora Rosalba Ciarlini, que não disputará à reeleição, preterida que foi pelo seu partido, o Democratas.

Torna-se evidente, analisando-se as estruturas partidárias e o arco de alianças de cada candidatura, que a disputa maior será entre os candidatos Henrique Alves e Robinson Faria.

Na disputa pela cadeira do Senado, que este ano renova um terço dos seus ocupantes, os nomes registrados para a disputa são os de Ana Célia (PSTU), Fátima Bezerra (PT), Lailson Almeida (PSOL), Roberto Ronconi (PSL) e Wilma de Faria (PSB).

As duplas Henrique/Wilma e Robinson/Fátima, devem polarizar as atenções da campanha, muito embora o trabalho político dos candidatos dos partidos menores não deva ser substimado.

Afinal de contas, os menores partidos são também os mais incomodados com a situação atual do país, por isso, é sempre bom ter uma atenção especial para o discurso deles, não somente o que chega através de Araken Farias, Robério Paulino e Simone Dutra, mas também pelas mensagens de Ana Célia, Lailson Almeida e Roberto Ronconi.

No primeiro momento da campanha, a percepção da população para o que está acontecendo é mínima, o que se corrige no processo, quando começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

É aí que a coisa pega. E o discurso dos ‘pequenos’, chegará para o mesmo número de eleitores que é alcançado pelo discurso dos ‘grandes’.

É por aí!…

PERFIL PARA HENRIQUE/WILMA

Até o momento, o trabalho que mais apareceu como resultado da ação da chapa formada pela coligação que junta Henrique Alves e Wilma de Faria, resulta na composição de um grande arco de alianças envolvendo os principais líderes de partidos e correntes políticas, já popularizado como ‘acordão’.

PERFIL PARA ROBINSON/FÁTIMA

Já o trabalho de Robinson e Fátima, deixou de lado os grandes líderes e focou nos prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, ex-vice-prefeitos, vereadores e ex-vereadores de municípios de todas as regiões do Estado. Faz, a dupla de candidatos, uma verdadeiro ‘trabalho de formiguinha’, o que, em princípio estaria garantindo um perfil mais popular, mais próximo da realidade do povão e portanto com mais chances de aceitação pelo eleitor mais simples.

DECEPÇÃO DE ROSALBA BENEFICIA FÁTIMA

A decepção da governadora Rosalba Ciarlini com a aliança do Democratas com o PMDB e o PSB poderá beneficiar a candidatura de Fátima Bezerra ao Senado e até mesmo o seu vice-governador, Robinson Faria, candidato à governador. Militantes rosalbistas já manifestam publicamente o desejo de votar em ambos. O sentimento é o de combater a injustiça praticada contra a governadora.

13O PARCELADO EM 3X

Decepção dos funcionários públicos com a decisão do Governo do RN de fracionar o adiantamento de 40% do pagamento do 13º salário dos servidores públicos.  Agora serão duas parcelas iguais de R$ 55 milhões cada uma, nos dias 16 de julho e 18 de agosto.

OBRAS ATRASADAS

Governo do Estado e Prefeitura de Natal contam com o dia 30 de julho para a entrega final das obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas, que não ficaram prontas para os jogos da Copa do Mundo, realizados em Natal no mês passado. O atraso maior é nas galerias de drenagem que estão em obras na Zona Oeste, entre os bairros Lagoa Nova, Dix-sept Rosado, Nazaré, Cidade da Esperança e Bom Pastor.

FRASES

Eu prefiro acórdão do que desacordão. Prefiro unir do que desunir. Prefiro agregar do que desagregar.” De Henrique Alves, no seu Twitter.

#AgoraÉpraValer! Vamos em frente, RN! O grito da mudança foi dado! Com fatimabezerra13 e fabiobvdantas!.” De Robinson Faria, no seu Twitter.

“Eu não sabia o quanto ‪@Fatima_Bezerra era querida. Uma mulher do povo, educadora. Uma alegria ter Fátima conosco.”De Robinson Faria, no Twitter.

O nosso palanque é 100% compromisso com o projeto nacional e com o desenvolvimento do RN. Aqui é trabalho, trabalho e trabalho.” De Fátima Bezerra, no Twitter.

“Convenção do DEM-RN decidiu que o partido não vai lançar candidatura própria ao governo do Estado.”Do senador José Agripino, no Twitter.

Sou vítima de uma cassação branca do meu partido. Usaram de todas as artimanhas para me impedir de disputar a reeleição.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

Se uma palavra pudesse dirigir aos que foram vencidos na recente Convenção do DEM, repetiria o poeta Jorge Luis Borges: ‘Há derrotas que têm mais dignidade do que a vitória’.” Do vice-governador Robinson Faria, no Facebook.

“É tão falso como uma nota de R$ 3!.”De José Agripino, sobre as palavras de Robinson Faria para Rosalba Ciarlini, na Folha de São Paulo.

Me alegra ver o potiguar, o brasileiro, e turistas do mundo inteiro encantados com a Arena das Dunas e a receptividade da nossa gente.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

Nossa Arena das Dunas foi elogiada por craques do futebol e pelos chefes das nações que por aqui passaram.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

A arena da minha terra é a mais bonita, a mais barata e o menor estouro do orçamento. ‪#orgulho ‪#natal. De Flávio Rocha, no Twitter.

“Fora do xadrez, Dirceu encena um novo Dirceu.”Do perfil Uol Notícias, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que poderá se estabelecer a campanha do ‘tostão contra o milhão’ nas eleições deste ano no Rio Grande do Norte. Será?…

… Que a presidente Dilma não declara, mas estaria desejando a vitória de Fátima Bezerra e Robinson Faria. Será?…

… Que a governadora Rosalba Ciarlini deve evitar participar de reuniões com os servidores do Estado. Será?…

… Que Betinho Rosado teria melhorado muito as suas perspectivas de reeleição, unindo o PP à coligação liderada por PSD e PT. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… MAR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE, ROBINSON, ROSALBA… E WILMA?

O mês de março vai findar e os líderes políticos do Rio Grande do Norte continuam sem uma definição clara das candidaturas que deverão disputar as eleições deste ano, muito embora seja possível identificar, com certeza, alguns nomes que se colocam no tabuleiro do jogo eleitoral para a disputa dos cargos majoritários de governador e senador.

Entre estes nomes está o do atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que deseja ser candidato ao cargo de governador, embora aguarde uma definição da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, com quem pretende compor uma chapa, com ela disputando o cargo de senador.

Outro nome é o do vice-governador Robinson Faria, que está decidido a disputar o cargo de governador, principalmente se conseguir fechar uma dobradinha com a deputada Fátima Bezerra disputando o cargo de senador.

A governadora Rosalba Ciarlini, desconfiada do emaranhado das possibilidades de chincarem sua candidatura à reeleição, já se amparou em pareceres jurídicos que defendem o seu direito de pleitear nova eleição para o mesmo cargo.

Ex-governadora, Wilma de Faria se sente tentada a disputar novamente a eleição de governador, especialmente se contar com o apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos que vai disputar a presidência da República. O plano B de Wilma é disputar um mandato de senador, e, nesse caso, escolhendo com quem vai se compor no Rio Grande do Norte.

Fátima Bezerra já está com o seu time em campo e, na companhia do vice-governador Robinson Faria, já anda fazendo proselitismo político nos municípios, como se ambos já estivessem com os nomes homologados pelos respectivos partidos, em coligação eleitoral.

Nesse jogo de interesses, Fernando Bezerra ainda não conseguiu a unanimidade desejada certamente poderá ficar de fora da disputa eleitoral de 5 de outubro.

É por aí!….

HENRIQUE E FÁTIMA CADA DIA MAIS DISTANTES

O desenrolar dos acontecimentos políticos em Brasília, onde PT e PMDB parecem se digladiar nos conflitos de poder que opõem o líder Eduardo Cunha (PMDB) à presidente Dilma Rousseff, afeta cada dia mais fortemente as dificuldades de aproximação dos deputados Henrique Eduardo Alves e Fátima Bezerra, aqui no Rio Grande do Norte. Hoje, tudo indica, os dois estarão em campos opostos nas eleições deste ano.

PDT FECHADO COM SÁVIO FEDERAL

O principal compromisso, o mais forte de todos, que o PDT deseja assumir com os prováveis aliados políticos na disputa eleitoral deste ano, é a eleição do jornalista Sávio Háckradt, atual Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Natal, para deputado federal.

PRAZOS DO CALENDÁRIO ELEITORAL

Agentes públicos, políticos e candidatos, além de advogados destes, estão de olho no calendário eleitoral e nas ações e atitudes de correligionários e adversários.

FELIPE MAIA COTADO PARA A REELEIÇÃO

Deputado federal dos Democratas, Felipe Maia, apesar do desgaste do partido, consta em todas as listas como um dos mais certos deputados para conquistar a reeleição. Tudo consequência do excelente trabalho parlamentar que tem realizado.

SILVEIRA JÚNIOR E CRISPINIANO NETO X …

Articulações com o aval do vice-governador Robinson Faria e da deputada Fátima Bezerra, devem juntar PSD e PT na eleição suplementar de Mossoró, marcada para o dia 4 de maio. A provável chapa terá o prefeito Silveira Júnior, candidato a reeleição, tendo como companheiro o poeta Crispiniano Neto.

… LARISSA ROSADO E ALEX MOACIR

PSB e PMDB caminham para um acordo em Mossoró, compondo uma chapa para disputar a eleição suplementar com a deputada Larissa Rosado (PSD) na condição de candidata a prefeito e o vereador Alex Moacir (PMDB), na condição de vice-prefeito.

FRASES

O PMDB só me dá alegrias.” Da presidente Dilma Rousseff.

Projeto de José Agripino é destaque na Revista Isto É Dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

MP oferece denúncia contra Gilson e Micarla por desvio e lavagem de dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

O PR tem aliança com o PMDB e eu particularmente mantenho um bom relacionamento com o deputado Henrique Eduardo...” Do deputado João Maia, no Jornal de Hoje.

“A chapa com Henrique para o Governo, com o deputado João Maia (PR) na vice e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) para o Senado, será anunciada na sexta-feira, 28 de março.” Da jornalista Thaísa Galvão, no seu blogue.

“’Sou virgem de emendas‘, brincadeira do deputado estadual Agnelo Alves (PDT), diante da sua situação no Governo Rosa(do). Nunca teve uma emenda sua paga desde quando Rosalba assumiu.” Da jornalista Eliana Lima, na sua coluna do jornal Tribuna do Norte.

Mesmo sem querer falar em intervenção, o Ministério da Justiça não se tranquilizou depois da visita que fez ao Rio Grande do Norte na última segunda-feira. Pelo contrário.” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue Território Livre.

“Foi mais que implante. Tive de recompor toda a base dos dentes, por causa da barbeiragem de um dentista. Ia jantar e caía.” Do senador José Agripino, na Tribuna do Norte.

Na reunião com Aldo Rebelo,ele festejou o fato de o RN ter registrado maior índice de apoio à realização da Copa: 69% de avaliação positiva.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que a segurança pública do Rio Grande do Norte está sob intervenção direta e pessoal do ministro da Justiça, Eduardo Cardoso. Será?…

… Que Robinson Faria e Fátima Bezerra apostam no imponderável para justificar a possibilidade de eleição de ambos – governador e senador. Será?…

… Que os deputados João Maia e Henrique Eduardo Alves agem como se fossem amigos da vida toda. Será?…

… Que o ditado ‘Quem te viu, quem te vê’, nunca esteja tão presente na política do Rio Grande do Norte. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… – OUTUBRO 2013 – REVISTA FOCO

MAQUIAGEM NECESSÁRIA

O prefeito Carlos Eduardo determinou e a equipe da Prefeitura de Natal está lépida e fagueira na recuperação e organização das praças, parques, jardins e canteiros centrais das avenidas da cidade.

Aos que imaginam que há gasto excessivo de água, de energia e de pessoal para prestar serviços de jardinagem à cidade, é bom lembrar que Natal é um dos principais destinos turísticos litorâneos do país e o verão já está em cima.

Também é importante lembrar que há perspectivas de uma avalanche de turistas no próximo ano, durante a realização de alguns poucos jogos da Copa do Mundo de Futebol, aqui na capital potiguar e que é de bom alvitre manter e apresentar uma cidade limpa, bem cuidada, a partir dos jardins da cidade.

Mas o governo municipal não pode descuidar da limpeza pública, um dos aspectos importantes para se conquistar bons índices na saúde pública. E falando em saúde, também é importante investir mais nos serviços de saúde das unidades básicas, garantindo atendimento de qualidade não somente para os turistas, mas especialmente para o habitante da cidade.

O natalense sabe que há um desencanto geral com a classe política e com a administração pública. Há cobranças, há decepções com as promessas, mas também tem consciência de que o bom administrador tem condições de fazer o mínimo, o que, em tese, já seria suficiente para mudar o quadro de descanto geral.

É claro que não se trata de oferecer migalhas ao povo. Mas de retribuir, mesmo que minimamente, a confiança depositada no gestor público através do voto.

Seria o princípio da demonstração de que a confiança depositada no político, através do voto, está voltando em serviços para o povo.

E quando se principia um processo de respeito ao povo e suas vontades, sempre é salutar para a consolidação da democracia.

É por aí!….

CARLOS EDUARDO EM SUPREMACIA NO SENADINHO

Apelidado de ‘Senadinho’ de Natal, a Câmara Municipal tem dado mostras de que segue a orientação e as decisões políticas do prefeito Carlos Eduardo, ao manter, integralmente, o veto a Lei do Passe Livre.

SAÚDE PÚBLICA PROBLEMÁTICA

O nó da gestão da saúde pública na capital Natal é apertado e desafia a competência de especialistas e de políticos. Já é motivo de chacota a incompetência política e administrativa dos agentes públicos que cuidam da saúde na Prefeitura de Natal e no governo do Rio Grande do Norte.

DEMOCRATAS MINGUANDO

É raro, nas condições de assistencialismo governamental da democracia brasileira, um partido minguar, como tem acontecido com o Democratas no Rio Grande do Norte, governado pela médica Rosalba Ciarlini. O caso desafia experts em marketing político e governamental.

WILMA DE FARIA E A VONTADE DO POVO

Ex-governadora do Rio Grande do Norte e atual vice-prefeita de Natal, a professora Wilma de Faria tem dito que é o povo que deseja a sua volta ao cargo de governador do Estado.

HENRIQUE SEGUE CRESCENDO

A cada dia que passa, o deputado Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara Federal, percebe crescerem as suas chances de disputar o cargo de governador do Rio Grande do Norte. O sonho, há anos acalentado, parece se transformar em realidade para o pleito de 2014.

ECONOMIA DE 330 MILHÕES DE REAIS

Presidente da Câmara Federal, o deputado potiguar Henrique Eduardo Alves, do PMDB, anunciou uma economia de 330 milhões de reais no orçamento daquela casa legislativa para o exercício de 2014.

FRASES

“Houve um emagrecimento sério [de despesas] em tudo.” Do presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, no jornal Tribuna do Norte.

O temor de um estrago maior começa a tomar conta de servidores das secretarias de Educação e de Saúde do Município, que deixarão o prédio onde estão abrigados, em um antigo hotel na Ladeira do Sol, que durante anos explorou a bandeira Novotel, para o também capenga e antido prédio de um ex-hotel: o Ducal, no centro de Natal (…).” Da jornalista Thaisa Galvão, no seu blogue.

“(…)
Além de não ter estacionamento, o prédio padece de manutenção e enche os servidores de medo.
Principalmente depois da expedição de um laudo do Corpo de Bombeiros, condenando o prédio.” Da jornalista Thaisa Galvão, no seu blogue.

Participação das mulheres nos negócios cresce 74% no RN.” Manchete do Noticiário de Economia de O Jornal de Hoje.

O potiguar Marcelo Alecrim tem seu nome do tabuleiro da sucessão para o Governo do Rio Grande do Norte. Nunca admitiu, mas também não descartou. Agora, com a possível venda (da ALESAT) poderá avaliar a carreira pública com mais simpatia…” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue Território Livre.

O deputado José Adécio disse que desde 1978, quando assinou ficha de filiação no gabinete do então governador Tarcísio Maia, não mudou de partido – de Arena ao DEM. E assim continuará.” Da jornalista Eliana Lima, em sua coluna na Tribuna do Norte.

“Bombeiros cobram projeto de prevenção e combate a incêndio do Edifício Ducal.” Manchete do blogue Visor Político, do jornalista Alex Viana.

Em que pese o prefeito Carlos Eduardo já ter anunciado que as secretarias de Saúde e de Educação deverão ser transferidas para o antigo hotel Ducal, o documento do Corpo de Bombeiros deixa evidente a necessidade de haver uma maior prudência (…)” Do jornalista Alex Viana no seu blogue Visor Político.

(…) na transferência de centenas de funcionários para o local, que apresenta falhas que põem em risco a vida dos usuários, segundo o relatório de vistoria técnica do Corpo de Bombeiros.” Do jornalista Alex Viana no seu blogue Visor Político.

 ME DISSERAM!…

… Que é decepcionante a ação do secretário Cipriano Maia de Vasconcelos frente aos problemas da saúde de Natal. Será?…

… Que Cipriano está mais preocupado em alugar o prédio do antigo Hotel Ducal, do que em melhorar serviços de saúde à população. Será?…

… Que, sem condições de administrar a saúde de Natal com as regras legais, Cipriano escapa pela temerária administração de exceção. Será?…

… Que Carlos Eduardo tem mostrado, reservadamente, decepção com o desempenho administrativo de Cipriano Maia de Vasconcelos. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… REVISTA FOCO AGOSTO 2013

BRASIL NÃO PUNE CORRUPTOS

Um dos motivos que leva o povo para as ruas das principais cidades brasileiras, é a necessidade de um combate mais eficiente à corrupção e aos corruptos, de maneira geral, no país. Há a impressão de que, em cada município brasileiro, em cada Estado da Federação e nos muitos cargos públicos do governo, registram-se casos de corrupção, mas nunca de punição aos corruptos.

A corrupção continua a existir como um dos piores males dentro da estrutura de administração pública do país e há entraves legais para se chegar a punição dos encontrados em culpa nos negócios do Estado.

E as punições não acontecem porque a legislação brasileira permite um sem número de apelações, que acabam adiando, sucessivas vezes, a aplicação de uma pena exemplar para quem faz mau uso ou rouba dinheiro público.

Desavisados, os manifestantes concentram suas críticas aos gestores do Poder Executivo e a lentidão com que o Poder Judiciário julga os acusados em processos de corrupção. Esquecem que tanto os gestores do Poder Executivo quanto os gestores do Poder Judiciário, somente agem seguindo o que está estabelecido na lei.

Quem permite que a legislação seja branda ou praticamente inaplicável, são os autores da lei e da regulamentação legal no país, ou seja: os responsáveis por essa situação, são os legisladores brasileiros. Senadores e deputados federais elaboram a lei e são diretamente responsáveis pelo seu conteúdo.

Se há corrupção no Poder Executivo, é porque a legislação específica deixa brechas para que não exista punição. E atos de corrupção somente serão combatidos, se existir uma legislação punitiva, forte e aplicável.

Ora, ora… se quem rouba dinheiro público tem condições de se safar das brandas penas da lei com um bom advogado, a própria legislação funciona como elemento motivador da corrupção.

É por aí!….

ROSALBA, PESSOALMENTE, É A MELHOR PROPAGANDA

Há, no meio jornalístico em Natal, a impressão de que a própria governadora Rosalba Ciarlini é a melhor propaganda do seu governo. E citam que quem conversa pessoalmente com a governadora, compreende melhor as dificuldades do Estado e fica sabendo das realizações que já seriam muitas.

FLÁVIO ROCHA SURPREENDE COM CRÍTICAS AO RN

Presidente das Lojas Riachuelo e vice-presidente do Grupo Guararapes, Flávio Rocha, ex-deputado federal, surpreendeu ao adotar um tom mais grave nas denúncias que faz de que é difícil investir no Rio Grande do Norte. E denuncia uma “turma do contra”que seria muito forte.

RICARDO MOTTA ELOGIADO

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta tem sido elogiado pelos seus colegas deputados, pela correção, justiça, serenidade e coragem com que administra o Poder Legislativo e suas relações com os Poderes Executivo e Judiciário. Está com uma boa imagem junto aos pares.

CARLOS EDUARDO SATISFEITO COM BRASÍLIA

Depois de andanças pelos ministérios, em Brasília, o prefeito Carlos Eduardo revela, no seu twitter um elevado grau de satisfação com a boa acolhida aos projetos da Prefeitura de Natal.

ROSALBA RECEBE CRÍTICAS ATÉ DE ALIADOS

Está cada dia mais difícil administrar a governabilidade no Rio Grande do Norte, porque a governadora Rosalba Ciarlini, além de todos os problemas financeiros e de gestão do Estado, começa a enfrentar, mais duramente, críticas dos seus aliados..

PROSSEGUE A BIOMETRIA EM NATAL

Segue, sem contratempos, o Projeto de Revisão Eleitoral com Coleta Biométrica, realizado pelo TRE-RN, para os mais de 520 mil eleitores de Natal. Até dezembro o trabalho estará totalmente concluído.

FRASES

“TJ e MP agem como filhos sem mesada.” Da governadora Rosalba Ciarlini, no Novo Jornal.

O presidente da Riachuelo e vice-presidente da Guararapes, Flávio Rocha, fez duras críticas nesta segunda-feira (5) ao ambiente de negócios no Rio Grande do Norte.” Da jornalista Renata Moura, no seu blogue mercado.com

Essas forças do contra podem paralisar governos e prefeituras. Meia dúzia de pessoas estão entravando o estado.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

É dura a tarefa de gerar emprego e de empreender no estado (RN). A dificuldade é grande, a troco de nada.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

É preciso deter as forças do contra.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

Rosalba Ciarlini chora e afirma que a burocracia e falta de recursos emperram a saúde no RN.” Do site jornaldehoje.com.br.

Governo “maquiou” gastos com Educação para atender Legislação, diz (Deputado Fernando) Mineiro.” Do portalnoar.com.br.

“Estado terá expediente menor e secretários devolvem carros e linhas telefônicasDo blogdobg.com.br.

Estudo Impacto Ambiental EIA/RIMA da Av Engº Roberto Freire custará 930 mil reais. ENQUANTO ISSO OS SERVIDORES FICARÃO SEM O 1/3 DE FÉRIAS.” Do menestrel medieval Marcos Dionísio, no seu Twitter.

Supermercado supera shopping center nas compras por impulso.” Do jornalista Marcos Aurélio de Sá, na sua coluna, no Jornal de Hoje.

ME DISSERAM!…

… Que o prefeito Carlos Eduardo está pra lá de satisfeito com os primeiros resultados da viagem à Brasília. Será?…

… Que a frase “ISSO TUDO É PARA VOCÊ”, numa placa na Arena das Dunas, não estaria angariando as simpatias esperadas pelo governo Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a governadora Rosalba Ciarlini acredita na retomada do emprego no interior com o projeto Pró-Sertão. Será?…

… Que Rosalba Ciarlini teria passado dos limites da relação entre os poderes no episódio dos “filhos sem mesada”. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… REVISTA FOCO AGOSTO 2013

BRASIL NÃO PUNE CORRUPTOS

Um dos motivos que leva o povo para as ruas das principais cidades brasileiras, é a necessidade de um combate mais eficiente à corrupção e aos corruptos, de maneira geral, no país. Há a impressão de que, em cada município brasileiro, em cada Estado da Federação e nos muitos cargos públicos do governo, registram-se casos de corrupção, mas nunca de punição aos corruptos.

A corrupção continua a existir como um dos piores males dentro da estrutura de administração pública do país e há entraves legais para se chegar a punição dos encontrados em culpa nos negócios do Estado.

E as punições não acontecem porque a legislação brasileira permite um sem número de apelações, que acabam adiando, sucessivas vezes, a aplicação de uma pena exemplar para quem faz mau uso ou rouba dinheiro público.

Desavisados, os manifestantes concentram suas críticas aos gestores do Poder Executivo e a lentidão com que o Poder Judiciário julga os acusados em processos de corrupção. Esquecem que tanto os gestores do Poder Executivo quanto os gestores do Poder Judiciário, somente agem seguindo o que está estabelecido na lei.

Quem permite que a legislação seja branda ou praticamente inaplicável, são os autores da lei e da regulamentação legal no país, ou seja: os responsáveis por essa situação, são os legisladores brasileiros. Senadores e deputados federais elaboram a lei e são diretamente responsáveis pelo seu conteúdo.

Se há corrupção no Poder Executivo, é porque a legislação específica deixa brechas para que não exista punição. E atos de corrupção somente serão combatidos, se existir uma legislação punitiva, forte e aplicável.

Ora, ora… se quem rouba dinheiro público tem condições de se safar das brandas penas da lei com um bom advogado, a própria legislação funciona como elemento motivador da corrupção.

É por aí!….

ROSALBA, PESSOALMENTE, É A MELHOR PROPAGANDA

Há, no meio jornalístico em Natal, a impressão de que a própria governadora Rosalba Ciarlini é a melhor propaganda do seu governo. E citam que quem conversa pessoalmente com a governadora, compreende melhor as dificuldades do Estado e fica sabendo das realizações que já seriam muitas.

FLÁVIO ROCHA SURPREENDE COM CRÍTICAS AO RN

Presidente das Lojas Riachuelo e vice-presidente do Grupo Guararapes, Flávio Rocha, ex-deputado federal, surpreendeu ao adotar um tom mais grave nas denúncias que faz de que é difícil investir no Rio Grande do Norte. E denuncia uma “turma do contra”que seria muito forte.

RICARDO MOTTA ELOGIADO

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta tem sido elogiado pelos seus colegas deputados, pela correção, justiça, serenidade e coragem com que administra o Poder Legislativo e suas relações com os Poderes Executivo e Judiciário. Está com uma boa imagem junto aos pares.

CARLOS EDUARDO SATISFEITO COM BRASÍLIA

Depois de andanças pelos ministérios, em Brasília, o prefeito Carlos Eduardo revela, no seu twitter um elevado grau de satisfação com a boa acolhida aos projetos da Prefeitura de Natal.

ROSALBA RECEBE CRÍTICAS ATÉ DE ALIADOS

Está cada dia mais difícil administrar a governabilidade no Rio Grande do Norte, porque a governadora Rosalba Ciarlini, além de todos os problemas financeiros e de gestão do Estado, começa a enfrentar, mais duramente, críticas dos seus aliados..

PROSSEGUE A BIOMETRIA EM NATAL

Segue, sem contratempos, o Projeto de Revisão Eleitoral com Coleta Biométrica, realizado pelo TRE-RN, para os mais de 520 mil eleitores de Natal. Até dezembro o trabalho estará totalmente concluído.

FRASES

“TJ e MP agem como filhos sem mesada.” Da governadora Rosalba Ciarlini, no Novo Jornal.

O presidente da Riachuelo e vice-presidente da Guararapes, Flávio Rocha, fez duras críticas nesta segunda-feira (5) ao ambiente de negócios no Rio Grande do Norte.” Da jornalista Renata Moura, no seu blogue mercado.com

Essas forças do contra podem paralisar governos e prefeituras. Meia dúzia de pessoas estão entravando o estado.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

É dura a tarefa de gerar emprego e de empreender no estado (RN). A dificuldade é grande, a troco de nada.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

É preciso deter as forças do contra.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

Rosalba Ciarlini chora e afirma que a burocracia e falta de recursos emperram a saúde no RN.” Do site jornaldehoje.com.br.

Governo “maquiou” gastos com Educação para atender Legislação, diz (Deputado Fernando) Mineiro.” Do portalnoar.com.br.

“Estado terá expediente menor e secretários devolvem carros e linhas telefônicasDo blogdobg.com.br.

Estudo Impacto Ambiental EIA/RIMA da Av Engº Roberto Freire custará 930 mil reais. ENQUANTO ISSO OS SERVIDORES FICARÃO SEM O 1/3 DE FÉRIAS.” Do menestrel medieval Marcos Dionísio, no seu Twitter.

Supermercado supera shopping center nas compras por impulso.” Do jornalista Marcos Aurélio de Sá, na sua coluna, no Jornal de Hoje.

ME DISSERAM!…

… Que o prefeito Carlos Eduardo está pra lá de satisfeito com os primeiros resultados da viagem à Brasília. Será?…

… Que a frase “ISSO TUDO É PARA VOCÊ”, numa placa na Arena das Dunas, não estaria angariando as simpatias esperadas pelo governo Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a governadora Rosalba Ciarlini acredita na retomada do emprego no interior com o projeto Pró-Sertão. Será?…

… Que Rosalba Ciarlini teria passado dos limites da relação entre os poderes no episódio dos “filhos sem mesada”. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… – Revista FOCO – ABRIL DE 2013

COLUNA É POR AÍ!… – Casciano Vidal

ESPERANÇA / INDIGNAÇÃO / VERGONHA / RESIGNAÇÃO

As consequências desumanas da estiagem no Nordeste, onde o povo vive, repetidamente, o drama da seca, anunciado desde que existe informação catalogada do fenômeno climático, desafia a promessa de governantes desde antes dos anos 1800.

O povo brasileiro, sempre influenciado pelos meios de comunicação de massa e pela máquina da propaganda patrocinada pelo governo, passa, periodicamente, por ciclos que estimulam esperança, indignação, vergonha e resignação.

O brasileiro do Nordeste é, sem sombras de dúvidas, o que melhor encorpa o perfil nacional, traçado por estudiosos da brasilidade como Sérgio Buarque de Holanda e Darcy Ribeiro, admiráveis descobridores do povo que compõe a nação, fruto da mistura de índios, negros, europeus e asiáticos.

E é o povo nordestino o alvo da mídia da propaganda eleitoral que espalha a esperança. A esperança de dias melhores, de uma vida melhor, com mais saúde, mais educação, mais segurança, mais proteção e mais benefícios que poderiam ser espalhados pelas ações do Governo Federal, numa ação característica da política ‘pai e mãe’ da nação.

É este mesmo povo que se enche de esperança com as promessas dos políticos nas campanhas das eleições que confirmam a democracia brasileira.

Na sequência, desiludido com o não cumprimento das promessas, o povo se indigna. Há protestos nas redes sociais, nas ruas, até que a indignação se transforma em vergonha. Vergonha que sente dos seus governantes… Vergonha dos seus representantes.

E diante do poder absoluto do Governo Federal, ajoelha-se, reza e pede à Deus proteção, centrado na atitude de resignar-se e aceitar a triste realidade de quem é usado, enganado, explorado e abandonado. O que lhe resta é a resignação. Resignação religiosa.

E sabe que isso é um ciclo, que será mais uma vez enganado, enchendo-se de esperanças, indignando-se, morrendo de vergonha e resignando-se, até melhorar suas escolhas.

É por aí!….

O DONO DA BOLA…

É o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados e o terceiro nome na sucessão presidencial brasileira, o ‘dono da bola’ do jogo eleitoral do Rio Grande do Norte em 2014. Disso, ninguém tem a menor dúvida, principalmente porque ele tem a experiência necessária para se valer da sua posição política e ser o verdadeiro ‘curinga’ da competição.

… TERIA HABILIDADE PARA JOGAR?

A grande dúvida é saber se o deputado Henrique Eduardo Alves herdou a habilidade do seu pai, o ex-governador Aluízio Alves, tão presente nas atitudes do ministro Garibaldi Alves Filho, na arte de conquistar amigos correligionários e escolher adversários inimigos, para as suas lutas eleitorais. Será quer ‘Henrique sabe jogar esse jogo”?

O PODER DA INVESTIGAÇÃO

A mobilização do Ministério Público, federal e estaduais, para esclarecer a população sobre os efeitos nefastos da aprovação da PEC 37, no combate à corrupção no país, está surtindo efeito ‘popular’. Resta saber se o Congresso Nacional conhece, entende e compreende a força do povo na democracia.

ROSALBA NO CRM

A governadora Rosalba Ciarlini está com uma desenvolvtura tão popular na classe médica do Rio Grande do Norte, que seus colegas até acreditam que ela tem cumprido religiosamentente o seu dever profissional de manter em dia a sua licença de médica pediatra no Conselho Regional de Medicina. Ou não?

NATAL EM VIAS DE RECUPERAÇÃO

Começou pela coleta regular do lixo, mais a recuperação das vias públicas (operação tapa-buracos) e a organização dos jardins da cidade, o trabalho do prefeito Carlos Eduardo Alves para reconquistar a confiança do natalense nas autoridades públicas municipais. E, até agora, parece que está dando certo.

TODAS AS FICHAS NELE

O governo Rosalba Ciarlini está apostando todas as suas fichas no médico Luiz Roberto Fonseca e nas soluções que ele vai encontrar para os problemas da saúde pública no Rio Grande do Norte. E cuidar da saúde pública no RN é o maior desafio profissional que um médico pode enfrentar.

FRASES

“(…) O esquema era simples. Várias empresas eram criadas em nome de pessoas diferentes, mas todas elas eram administradas por um único empresário (…)” Da petição de Busca e Apreensão e Sequestro de Bens, do Ministério Público Estadual, na Operação Máscara Negra em Macau e Guamaré.

(…) Essa circunstância tornava possível, quando se realizava licitação, por exemplo, para contratação de estrutura de palco, som e iluminação, que as empresas concorressem entre si, revezando-se como vencedoras (…)” Da petição de Busca e Apreensão e Sequestro de Bens, do Ministério Público Estadual, na Operação Máscara Negra em Macau e Guamaré.

Todo e qualquer agente público tem o dever de ser transparente. Estou cumprindo apenas o meu dever, de prestar contas à sociedade.” Da Vereadora de Natal, Eleika Bezerra, ao divulgar a doação do seu salário para instituições filantrópicas.

“Entre os projetos, estará o que reduz em 16% o número de cargos comissionados. Com isso, serão extintas mais de cem vagas de livre nomeação.” Do noticiário do jornal Tribuna do Norte sobre a reforma administrativa da Prefeitura de Natal.

Rosalba vai à Brasília pedir pelos salineiros.” Da jornalista Eliana Lima no seu blogue abelinha.com.

“Rosalba não fez absolutamente nada para modificar situação da saúde.” Do senador Paulo Davim, no blogue visorpolítico.com.br, do jornalista Alex Viana.

“Qualquer um que conheça uma escola pública fica indignado com a propaganda do governo na TV. A vida real é bem diferente daquela escola perfeita. A falta de professores obriga os alunos a ficarem em casa alguns dias da semana, em um rodízio absurdo. Aquela educação maravilhosa só existe no fantástico mundo de Rosalba.” Da vereadora Amanda Gurgel, no blogue visorpolítico.com.br, do jornalista Alex Viana.

Na oposição, sempre criticou as elites. Agora presta serviços a esta mesma elite.” Do senador José Agripino, “sobre as viagens do ex-presidente Lula ao exterior, para defender os interesses de empresas privadas”, na coluna Panorama, revista Veja.

ME DISSERAM!…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área da saúde pública. Será?…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área da educação pública. Será?…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área da segurança pública. Será?…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área das obras públicas. Será?…