FALTA DINHEIRO PRA CAMPANHA 2018

OPINIÃO NO PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA TV METROPOLITANO, EDIÇÃO DE 23-11-2017

OLHA, CÁ PRA NÓS, E O RESTO DO MUNDO, OS POLÍTICOS QUE ATUALMENTE ESTÃO COM UM MANDATO POPULAR, CONFERIDO PELO POVO NAS URNAS, E OS QUE DESEJAM CONQUISTAR A MESMA RESPONSABILIDADE PÚBLICA, QUE INFELIZMENTE ALGUNS PERCEBEM COMO PRIVILÉGIO, ESTÃO COMEÇANDO A BOTAR AS MÃOS NA CABEÇA, POR QUE NÃO ESTÃO CONSEGUINDO FINANCIADORES DE CAMPANHA. É EXATAMENTE ISSO QUE VOCÊ OUVIU: OS EMPRESÁRIOS QUE HISTORICAMENTE FINANCIAVAM CAMPANHAS POLÍTICAS, ESTÃO COM MEDO DE APOSTAR. ESTÃO COM TEMOR DE NÃO RECEBER O VALOR INVESTIDO NUM CANDIDATO, POR CONTA DAS INVESTIGACÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO. OU ESTÃO SEM CAPITAL, POR CONTA DA CRISE. FIQUE CLARO QUE NÃO ESTOU FALANDO DE POLÍTICOS DO RIO GRANDE DO NORTE, EMBORA TODO MUNDO COMENTE QUE HÁ ALGUNS QUE ESTÃO CHEIOS DE DINHEIRO, PREPARADOS PARA ENFRENTAR AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES NUMA SITUAÇÃO SUPERIOR. MAS, MESMO ESTES, TAMBÉM TEM MEDO DE GASTAR O QUE NÃO DEVERIAM E NÃO SABEM JUSTIFICAR. E NÃO ESTOU FALANDO DA ORIGEM DO DINHEIRO. MESMO SENDO DINHEIRO LEGAL. O PROBLEMA É JUSTIFICAR PARA O ELEITOR, COMO ESTÁ GASTANDO 20, 30 MILHÕES PARA SE ELEGER NUM MANDATO QUE VAI LHE DAR ALGO PRÓXIMO DE UM MILHÃO DE REAIS EM REMUNERAÇÃO. A CONTA NÃO FECHA. FICA UM BURACO. SE O ELEITOR ESTÁ DE OLHO E ACOMPANHANDO TUDO, OS ÓRGÃOS FISCALIZADORES AGORA ESTÃO MUITO MAIS. NÃO HAVERÁ GASTO SEM PRESTAÇÃO DE CONTAS. E NÃO HAVERÁ CONTA ESCONDIDA, EM CAIXA DOIS, POR EXEMPLO. O CERCO ESTÁ APERTANDO E QUEM SAI PERDENDO NISSO, SÃO OS DESONESTOS. OS HONESTOS, AINDA TERÃO FÔLEGO PARA RESISTIR E CONTINUAR UMA VIDA POLÍTICA E PÚBLICA. É ESSA A MINHA OPINIÃO! É POR AÍ!…

ASSISTA O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA – TV METROPOLITANO, DE SEGUNDA À SEXTA, DAS 7H30 ÀS 8H30, NO CANAL DIGITAL 23.1, DE NATAL PARA A TODA REGIÃO METROPOLITANA E MUNICÍPIOS DAS REGIÕES AGRESTE, POTENGI E MATO GRANDE. NO CANAL 25, DE MOSSORÓ E DE PAU DOS FERROS PARA A REGIÃO OESTE.
NO FACEBOOK, A QUALQER MOMENTO, VOCÊ ASSISTE O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA LIVE PUBLICADA NAS PÁGINAS CASCIANO JOSÉ VIDAL E TV METROPOLITANO.

“É UM MILAGRE QUE AINDA CONTINUE VIVO”, DIZ VARGAS LLOSA SOBRE SÉRGIO MORO

Mario Vargas Llosa, prêmio Nobel de Literatura 2010. * Foto – Internet – Wladimir Simitch – Pubblic Sénat

Em artigo publicado nos jornais El País e O Estado de São Paulo, neste final de semana, o escritor peruano Mário Vargas Llosa, escreveu, sob o título “O furacão Odebrecht”, afirma que “nenhum governo, empresa ou partido político, fez tanto quanto ela, desvelando a corrupção que corrói os países da América Latina, nem trabalhou com tanto ânimo para fomentá-la”.

O artigo conquistou imensa repercussão nas redes sociais e mídias da internet.

O escritor diz que “Sérgio Moro é um juiz fora do comum e que é um milagre que ainda esteja vivo”.

Vargas Llosa recorda que a Odebrecht gastou cerca de 800 milhões de dólares em propinas pagas a chefes de Estado para ganhar licitações e ganhar contratos superfaturados.

Ele escreveu que “nunca haveria uma punição se entre seus cúmplices não houvesse um grande número de diretores da Petrobrás, petrolífera brasileira que, investigada por um juiz fora do comum, Sérgio Moro, que abriu a caixa de Pandora – aliás, é um milagre que ainda continue vivo.”

Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, ele lembra ainda que “nada desmoraliza tanto uma sociedade quanto admoestar os governantes que chegaram ao poder com os votos das pessoas comuns e aproveitaram esse mandato para enriquecer, pisoteando as leis e degradando a democracia”.

Segundo Vargas Llosa, a corrupção é, hoje em dia, a maior ameaça para o sistema de liberdades que está abrindo caminho na América Latina depois dos grandes fracassos das ditaduras militares e dos sonhos messiânicos dos revolucionários: “É uma tragédia que, quando a maioria dos latino-americanos parece estar convencida de que a democracia liberal é o único sistema que garante um desenvolvimento civilizado, na convivência e na legalidade, conspire contra essa tendência a rapina frenética de governantes corruptos”.

Atitude corajosa de Mario Vargas Llosa!

Isso é bom para o mundo!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com