OBRAS DO AEROPORTO PREJUDICAM TURISMO

OPINIÃO NO PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA TV METROPOLITANO, EDIÇÃO DE 19-9-2017

OLHA, CÁ PRA NÓS, O PREJUÍZO QUE O TURISMO DO RIO GRANDE DO NORTE ESTÁ ACUMULANDO COM AS OBRAS DA PISTA DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE SÃO ABSURDOS E VÃO PREJUDICAR A ATIVIDADE TURÍSTICA POR MUITO TEMPO. AS OBRAS DE RECUPERAÇÃO DA PISTA DO AEROPORTO COMEÇARAM NO DIA 11 DE SETEMBRO E OS SERVIÇOS DEVERÃO SER CONCLUÍDOS ATÉ O DIA 10 DE OUTUBRO. O AEROPORTO, QUE É O ÚNICO EM OPERAÇÃO COMERCIAL NO ESTADO, APTO PARA OPERAR COM PASSAGEIROS, SÓ ESTÁ RECEBENDO VOOS DAS 6H DA MANHÃ ATÉ ÀS 18H. VÁRIAS EMPRESAS AÉREAS CANCELARAM OS VÔOS PREVISTOS PARA O PERÍODO DAS OBRAS NO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE. NESTE PERÍODO ATUAL, O PASSAGEIRO QUE SE DESTINA À NATAL, EM HORÁRIO NOTURNO, É OBRIGADO A DESEMBARCAR EM JOÃO PESSOA E DE LÁ PARA CÁ, VEM DE ÔNIBUS. AS OBRAS, NESTE MOMENTO, REPRESENTAM UM GRAVE E SÉRIO COMPLICADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO RIO GRANDE DO NORTE. QUEM VIAJA BUSCA CONFORTO, SEGURANÇA, TRANQUILIDADE E PAZ. NA SITUAÇÃO ATUAL, A VIAGEM OFERECE DESCONFORTO, PROVOCA ESTRESSE E PROPORCIONA MAL ESTAR AOS PASSAGEIROS. UMA PENA QUE O AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE, COM APENAS 3 ANOS DE INAUGURADO, AO INVÉS DE SOLUÇÃO, SEJA UM PROBLEMA PARA O TURISMO LOCAL. O CASO MOSTRA QUE FALTOU HABILIDADE E CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR ESTA SITUAÇÃO. UMA PENA! BASTA LEMBRAR QUE O AEROPORTO DE PARNAMIRIM ESTÁ OPERANDO, COM ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS E TODA A ESTRUTURA NECESSÁRIA A EMBARQUE E DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS. COM POUCO OU NENHUM USO, NO PERÍODO NOTURNO. LAMENTÁVEL. É A MINHA OPINIÃO! É PORAÍ!…

O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA VOCÊ ASSISTE, DE SEGUNDA À SEXTA, DAS 07H30M ÀS 08H30M, NA TV METROPOLITANO NO CANAL DIGITAL 23.1, A PARTIR DE NATAL PARA A TODA REGIÃO METROPOLITANA E MAIS ALGUNS MUNICÍPIOS DAS REGIÕES AGRESTE, POTENGI E MATO GRANDE.

A PARTIR DE MOSSORÓ E DE PAU DOS FERROS, NO CANAL 25.


VOCÊ PODE ASSISTIR, A QUALQUER MOMENTO, O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA LIVE QUE ESTÁ PUBLICADA NA PÁGINA DA TV METROPOLITANO NO FACEBOOK!  

BRASIL PRECISA DE ELEIÇÕES GERAIS

ESTÁ NA HORA DO BRASIL APERTAR A TECLA CORRIGE, NA URNA ELETRÔNICA, PARA CONTINUAR A DEMOCRACIA

Enquanto isso, numa praia de Natal...

Enquanto isso, numa praia de Natal…

Corria o mês de dezembro de 2015, quando quando recebi convite do jornalista Roberto Costa Lima, fundador e diretor do semanário Jornal Metropolitano e da TV Metropolitano, com sede em Parnamirim-RN, para debater no seu programa, sobre o final de mais um ano na política do Brasil, do Rio Grande do Norte e dos seus municípios.

Quando falávamos sobre a situação política nacional, disse-lhe que o caminho para consolidar a democracia brasileira, seria a presidente Dilma Rousself, já em dificuldades para governar no princípio do processo de impeachemnt, convocar eleições gerais e renunciar.

Explico: Dilma perdeu o bonde da história, mas Michel Temer ainda pode ficar na história do Brasil.

Ele precisa perceber que poderá entrar na história como o presidente que salva o país, pois entende que a falta de possibilidades de governabilidade é sistêmica. Isso acontece em todos os níveis de governo.

E, provando ser mais estadista do que oportunista, decretar: fim dos atuais mandatos de senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores; convocar eleições gerais no Brasil para uma Reforma Constitucional; proibir a reeleição de todos os mandatos executivos; estipular apenas uma reeleição para os mandatos parlamentares; estipular mandato de 5 anos para todos os cargos; readequar os salários do Poder Legislativo à realidade do país; cancelar todas as verbas indenizatórias, auxílios de gabinete, auxílios moradia, auxílios paletó e todas as outras atribuídas aos membros do Poder Legislativo, provocando efeito cascata até os vereadores nos municípios; readequar os salários do Poder Judiciário à realidade do país; cancelar todas as verbas indenizatórias, auxílios de gabinete, auxílios moradia, auxílios paletó e todas as outras atribuídas aos membros do Poder Judiciário, provocando efeito cascata até as Comarcas dos Municípios; estabelecer penas mais severas para corruptos e corruptores, em processos envolvendo dinheiro público no país, além de outras medidas que levem o país a uma pausa para reestruturar a política e continuar no caminho da consolidação da democracia.

É a minha humilde e despretenciosa opinião.

O caminho do diálogo democrático é um elo perdido, porque a ‘casta’ que está se criando no país, jamais vai admitir abrir mão de privilégios, porque os entende como direitos adquiridos.

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para se comunicar com Casciano Vidal, mande email para cascianovidal@gmail.com

 

COLUNA É POR AÍ!… MAI 2015 – REVISTA FOCO

OS DESAFIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA

O Brasil está de cabeça pra baixo na qestão da segurança pública. As Forças Armadas, treinadas para matar, além da função de proteger o país dos seus inimigos externos, está se engajando na proteção ao cidadão. A Polícia Federal passa por uma crise de material e de pessoal, o que também acontece com a Polícia Rodoviária Federal. Nos estados, as polícias civil e militar passam por problemas muito maiores. Nos poucos municípios com força policial, esta está destinada a cuidar do trânsito.

No quadro de problemas que atrapalham a eficiência dos sistemas públicos de segurança para o cidadão, resta a população apelar para a sorte e a fé em Deus. Ninguém está seguro, ninguém se sente seguro. Nem os policiais, que escondem sua profissão / ocupação dos seus vizinhos, com medo de se transformarem em vítimas dos criminosos.

Seria o caos da segurança pública? O que é que está acontecendo com a sociedade brasileira, que uma simples caminhada para melhorar a saúde, pode terminar numa tragédia pessoal?

E a violência, antes concentrada nas grandes cidades, está espalhada por todos os cantos onde existem pessoas. Estamos voltando à barbárie?

Penas leves e sistema prisional em falência, o cidadão direcionado para o crime, começa a cometê-lo aos poucos. Um pequeno lance, uma carteira roubada, a entrega de drogas, depois a venda de drogas, os assaltos à mão armada e um simples ‘lanceiro’ vira um bandido, um criminoso com o qual o Estado não sabe lidar.

A impunidade garante o crime.

E quem paga o pato é o cidadão de bem, que hoje já vive preso em seus apartamentos ou suas casas cheias de grades, cercas elétricas, sensores e câmeras dos sistemas de alarmes de invasão, que está, aos poucos, perdendo o direito de usar as calçadas, as ruas, as praças e os parques da cidade.

Os governos revelam-se incapazes de solucionar o problema.

É por aí!…

TURISMO NOS ‘MOTORES DO DESENVOLVIMENTO’

Dia 8 de junho, no Versailles Cidade Jardim, o governador Robinson Faria vai participar do projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, organizado pela FIERN, Fecomércio e jornal Tribuna do Norte. O tem será ‘Perspectivas para o Turismo Brasileiro’. Com certeza, Robinson Faria vai falar sobre a redução do ICMS do querosene de aviação e a vinda de voos nacionais e internacionais para o RN, além da possibilidade de o estado sediar um hub da empresa aérea Lam/TAM.

ESTARRECEDOR: RN CAMPEÃO DE DESEMPREGO

A pesquisa de empregabilidade no país, divulgada pelo IBGE, colocou o Rio Grande do Norte na incômoda posição de primeiro lugar em desemprego, com 11,5% de demissões no primeiro trimestre deste ano. É a primeira vez que o Estado assume esta posição. A crise chegou primeiro aqui.

AUMENTO ZERO PARA O SERVIDOR PÚBLICO

O governador Robinson Faria argumenta com a Lei de Responsabilidade Fiscal e a ultrapassagem do limite prudencial, a impossibilidade do governo conceder aumento para os servidores públicos do Estado.

EZEQUIEL TEM MAIS UM MANDATO

Prática implantada no final dos anos 90 na Assembléia Legislativa do RN, o presidente Ezequiel Ferreira de Souza, conseguiu, apenas 3 meses depois de tomar posse no cargo, a sua reeleição antecipada para mais um mandato presidencial.

CUIDADO! ALERTA PRA MENINGITE

A Secretaria de Saúde monitora os casos de meningite notificados até agora, com exames, investigação, e medidas de controle. São 9 casos – 3 de meningite meningocócica (Natal, São José de Mipibu e Extremoz) e 6 meningococemia (Natal, Parnamirim, Monte Alegre, João Câmara, Lagoa D’anta e Ielmo Marinho). Detalhe importante: Até o fechamento desta edição, 4 óbitos registrados, sendo 1 de meningite meningocócica (Extremoz) e 3 por meningococemia (Parnamirim, João Câmara e Lagoa D’anta).

FRASES

Aproveitando o sábado para agilizar as ações de governo na área da segurança pública. Na reunião tratamos da criação das Áreas Integradas de Segurança Pública – AISP’s que irão permitir a atuação integrada da Polícia Militar e Polícia Civil. As AISP’S são o pilar para a instalação do Ronda Cidadã.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

Presídios privados para o RN, uma nova polêmica surge no horizonte.” Do jornalista Carlão de Souza, no seu Twitter.

(A) No Fórum dos governadores do NE, c ministros Joaquim Levy e Mangabeira Unger, gov. ‪@RobinsonFaria e bancada do RN.” Da senadora Fátima Bezerra, no seu Twitter.

‪@RevistaBzzz‪: Desembargador potiguar Marcelo Navarro é candidato único do @trf5 para o STJ .” Do a jornalista Eliana Lima, no seu Twitter.

Conta pesada para o bolso do trabalhador: com ajuste fiscal, brasileiro terá que pagar R$ 47 bi a mais em tributos.Do senador José Agripino, no seu Twitter.

Juros do cartão de crédito: 12,14% ao mês, quase 300% ao ano. A maior desde 1999. Inacreditável! .Do publicitário Jener Tinoco, no seu Twitter.

Não há a mínima possibilidade de que o descontentamento por si só gere o impeachment, mas é evidente que o povo nas ruas vai fazer uma pressão muito grande em cima do Congresso.” De Gilson Novaes, professor do curso de Direito da Universidade Mackenzie, ao portal ultimosegundo.ig.com.br

Ainda que a população não esteja de acordo com a condução da política do País, isso não justifica o impedimento, a destituição do cargo.” Do professor Murilo Gaspardo, especialista em Ciência Política e Direito Constitucional da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ao portal ultimosegundo.ig.com.br

Você conhece a TVK? Visite nosso canal no Youtube e conheça o mandato (…): ‪https://www.youtube.com/user/KelpsLimaVideos/featured?spfreload=10 ….” Do deputado Kelps Lima, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que é superior a 400 milhões de reais o ‘rombo’ da Previdência Estadual, mas que o governador Robinson garante devolver tudim até o final do seu mandato. Será?…

… Que as demissões da construção civil e do setor de serviços colocaram o RN no pódium do desemprego no país. Será?…

… Que o escândalo do ‘petrolão’ já feriu fortemente a Petrobrás, mas será incapaz de acabar com a corrupção no Brasil. Será?…

… Que a presidente Dilma está atendendo mais aos pedidos de nomeação dos aliados do PMDB do que dos próprios correligionários do PT. Será?

 

COLUNA É POR AÍ!… MAR 2015 – REVISTA FOCO

O POVO INSATISFEITO NAS RUAS

De verdade, de verdade, está todo mundo assustado com a quantidade de pessoas que compareceu às ruas no dia 15 de março para protestar contra o Governo Dilma, pedindo a sua saída da Presidência da República, reivindicar um efetivo combate à corrupção, além de outros temas mais generalizados, tipo contra o PT, mais recursos para saúde, educação e segurança, e até (pasmem!), pedir a volta dos militares ao poder.

É bom recordar que a onda de insatisfações está acontecendo porque, diferentemente do que afirmou na campanha eleitoral da sua reeleição, a presidente Dilma está com uma política que retira direitos dos trabalhadores e promete arrocho fiscal no país.

Traduzindo em miúdos, este segundo governo da presidente Dilma, ao tentar se compor com parte da oposição, especialmente na área econômica, em função da crise, está desagradando aos seus eleitores, mas não está conquistando a simpatia de ninguém da oposição. Resultado: um desastre político como o que já começou a se ver nas ruas das cidades.

O susto foi tão grande pra todo mundo, repito, todo mundo, tanto para os apoiadores do movimento, quanto para os apoiadores do governo, que há reações impensadas de ambos os lados. Da parte do governo, incríveis sofistas tentam encontrar justificativas as mais estapafúrdias, como por exemplo, dizer que só estava nas ruas quem não votou em Dilma.

A oposição ao governo no Congresso Nacional dá uma respirada maior, sentindo o peso da responsabilidade. Entendem os seus líderes que um movimento como esse serve para ‘baixar a bola’ do governo, mas pensar em mudar o governante é um risco muito sério para a manutenção da democracia no Brasil.

Com olhos de carcará nos acontecimentos, estão os extremistas, de direita e de esquerda, acreditando que poderão engabelar o povo e implantar uma ditadura no país.

Engano raciocinar assim. O povo provou que é ordeiro e deseja o melhor para o Brasil.

É por aí!…

UMA NOITE DE TERROR PELA INTERNET

A depender do surto de medo espalhado pelas redes sociais da internet, atividades criminosas atribuídas ao PCC conseguiram provocar uma noite de pânico virtual em Natal, quando, ônibus queimados e uma imensa boataria sobre assaltos generalizados tomaram conta da cidade, via internet. Na realidade, os fatos foram bem menores do que o propagado nas redes sociais. E a ação do governo para puni-los foi exemplar.

TIRO ATINGE APTO DE CLÁUDIO SANTOS

O episódio, sob investigação comandada pela delegada Danielle Filgueira, adjunta da Divisão Especial de Investigação e de Combate ao Crime Organizado (Deicor), de um bala disparada de arma de fogo haver atingido, por uma das janelas, a área de serviço e a cozinha do apartamento do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, merece ser muito bem esclarecido. Tudo indica que pode ter sido uma bala perdida, mas é sempre bom averiguar.

TIROS NO CARRO DO VEREADOR RICARDO GURGEL

Presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, o vereador Ricardo Gurgel teve o seu carro crivado de balas, quando retornava de atividades politicas na RN-313, nas proximidades do condomínio Jardins Amsterdã, em Parnamirim. Nenhum dos passageiros foi atingido e não se sabe se foi uma tentativa de assalto ou inguém ficou ferido..

FORTALECER A SEGURANÇA PÚBLICA

Um dos maiores desafios do governador Robinson Faria é a segurança pública. Ele e a secretária Kalina Leite devem estudar planos emergenciais para garantir a segurança pública. Uma das alternativas será, acredito, encontrar uma forma de passar para a Segurança Pública e Defesa Social, a administração dos presídios estaduais.

O POVO NAS RUAS, DE NOVO DIA 12 DE ABRIL

Os movimentos que organizam as manifestações em todo o Brasil, via redes sociais, já marcaram o próximo protesto para o dia 12 de abril, segundo domingo daquele mês. Pelas reações dos ministros do Governo Dilma, será preciso mais de 54 milhões de pessoas nas ruas pra eles acreditarem na insatisfação do povo com o governo. Vamos aguardar.

FRASES

É com alegria no coração que desço a rampa da governadoria para receber pessoalmente a comitiva de trabalhadorese trabalhadoras da agricultura familiar que marcharam rumo ao Centro Administrativo. Sejam sempre bem vindos. A casa é de vocês.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

Recebi o Presidente da Fetarn, Manoel Cândido da Costa, para tratar de ações em atenção ao homem do campo.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

É com muita satisfação que anuncio o líder do nosso governo na Assembleia Legislativa, o respeitado deputado Fernando Mineiro ‪@mineiropt13.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

Esse Governo nasceu das ruas, das lutas. Não temos medo. Podem bater panelas à vontade. Dilma foi eleita por 52 milhões, é a Pta do Brasil.Da senadora Fátima Bezerra, no seu Twitter.

Os movimentos de protestos que vêm ocorrendo são legítimos, dignos pelo seu caráter pacífico e, portanto, merecedores do nosso respeito.Do senador José Agripino, no seu Twitter.

Agradecemos manifestações de apreço das turmas concluintes de Serviço Social e Administração, Contabilidade da Católica do Assu.” Do senador Garibaldi Filho, no seu Twitter.

Se vc for ao protesto (…), vá devagar, os novos radares da prefeitura de Natal começam a funcionar neste domingo.” Do deputado Kelps Lima, no seu Twitter.

PT tomou um vareio de gente nas ruas. Bom dia, Brasil decente.” Do jornalista Alex Medeiros, no seu Twitter.

Tiro de arma de fogo atinge apartamento do presidente do TJ.” Da jornalista Eliana Lima, no seu Twitter.

Bala atinge apartamento do desembargador Cláudio Santos, presidente do TJRN.” Do Twitter da Revista Bzzz.

ME DISSERAM!…

… Que a ‘voz rouca das ruas’ está recomendando cautela aos atores da cena política nacional, na oposição e no governo. Será?…

… Que a presidente Dilma, encurralada, agora sim, está planejando ações imediatas do governo, pra agradar a maioria da população. Será?…

… Que não existe nenhuma ilegalidade cometida pela presidente Dilma, no seu atual mandato, que justifique um pedido de impeachment. Será?…

… Que é inimaginável um cálculo pra saber quantas pessoas estarão protestando nas ruas do Brasil no dia 12 de abril.. Será?

 

COLUNA É POR AÍ!… ABR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE CONSOLIDA CANDIDATURA

Nos últimos 30, 40 dias, o eleitor do Rio Grande do Norte assistiu a consolidação do nome do deputado federal Henrique Eduardo Alves como pré-candidato do PMDB ao Governo do RN, nas eleições deste ano. Henrique trabalhou como nunca, para consolidar essa posição dentro do seu partido e junto aos partidos aliados.

Mas ainda tem muita gente repetindo que ‘Henrique é bom de urna nas disputas proporcionais, mas é muito ruim de urna nas disputas eleitorais majoritárias’.

Essa assertiva não é de todo verdadeira. Que ele é bom de urna em disputas proporcionais, ninguém duvida, basta somar os mandatos de deputado federal que ele conquistou e chegar aos quase 50 anos que ele ocupa uma cadeira de deputado na Câmara Federal do Brasil.

Mas ele não pode ser carimbado como ‘ruim de urna nas disputas majoritárias’. Ao longo de sua carreira política, Henrique disputou um único mandato majoritário, o de Prefeito de Natal, nas eleições de 1992, quando perdeu a disputa para o novato Aldo Tinoco, que era apoiado pela atual vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria.

A derrota não foi nem acaçapante, pois somou apenas 961 votos, ou um percentual de 0,6% dos votos válidos naquela eleição aqui em Natal.

Então está caindo em erro, quem afirma que o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, seria ‘ruim de urna em disputa eleitoral majoritária’.

Na realidade, àquela derrota estigmatizou Henrique Alves, porque ninguém imaginava que ele poderia perder a eleição para o neófito Aldo Tinoco Filho. E ele perdeu. Perdeu a eleição e conquistou a imagem negativa da derrota.

Agora, este ano, é o ano da possibilidade que Henrique está ganhando de refazer uma imagem. E só cabe a ele lutar por isso. Os louros da vitória, se consagrada, serão seus.

É por aí!….

ZÉ DIRCEU ESPERNEANDO NA CADEIA

Preso numa pequena cela do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu está esbravejando contra o ex-chefe. Tem dito a interlocutores que Lula é o responsável pela condenção dos mensaleiros, por ter deixado a acusação chegar até a criminalização do PT. E defende uma política de enfrentamento, ao contrário da política conciliadora adotada por Lula. Dirceu acha que a fraqueza de Lula vai prejudicar a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

ROBINSON E FÁTIMA CATANDO VOTO

Embora a campanha eleitoral não tenha começa, oficialmente, o vie-governador Robinson Faria e a deputada federal Fátima Bezerra, estão juntinhos em périplo de divulgação das suas pré-candidaturas aos cargos de governador e senador, por todos os municípios do RN. E divulgando tudo nas redes sociais da internet. Apesar de despertar a atenção da justiça eleitoral, o caso ainda não é visto como propaganda eleitoral antecipada.

HENRIQUE E WILMA

Está difícil para os principais articuladores do PMDB, conseguir uma declaração pública da vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria, anunciando que será candidata a senadora numa composição com o deputado Henrique Eduardo Alves que disputará o governo do RN.

CONVENÇÕES ATÉ JUNHO

Os partidos políticos ainda tem pouco mais de 60 dias para decidir sobre os nomes dos seus candidatos nas eleições deste ano. No dia 30 de junho será encerrado o prazo para a realização das convenções partidárias de homologação de candidaturas.

AGNELO ALVES E JOÃO MAIA

Falta pouco, muito pouco, para um entendimento eleitoral entre o PR de João Maia e o PDT liderado de Agnelo Alves. A questão envolve um entendimento para a divisão de colégios eleitorais, visando a eleição de deputados federais. O caso é sério.

FRASES

Participei (…) do encontro do PR em Natal. Lideranças políticas de vários partidos prestigiaram o evento.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no seu Twitter.

Juntar esses partidos em nome do RN, dizendo: nós temos diferenças e nós vamos superar pq nós temos uma causa maior, q é fazer o RN crescer.” Do deputado João Maia, no seu Twitter.

Somando as nossas experiências que nós vamos construir um novo RN.” Da vice-prefeita de Natal no ‘Encontro do PR’.

Wilma de Faria poderá ser candidata a governadora do RN” Chamada do blogue de Thalita Moema no Twitter.

“Começou o fogo amigo. Já devidamente desmascarado.”Do jornalista Ricardo Rosado, no Twitter.

A eleição suplementar de Mossoró expôs o racha do grupo da governadora Rosalba Ciarlini com a ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado.” Do jornal Tribuna do Norte.

Brasiiiiiiiiiiil!!!!RT @elianalima Dilma anuncia liberação de 1,5 bilhão para prefeituras.” Do empresário Ruy Pereira Gaspar, no seu Twitter.

Manifestação de protesto agora aqui, passando na esquina da Miguel Castro com a Salgado Filho. Policiais clamando por segurança. A coisa tá feia.” Da escritora Clotilde Santa Cruz Tavares, no Twitter.

“Interceptação telefônica é medida cautelar, dependente de ordem do juiz competente da ação principal. Admite-se a prorrogação sucessiva de necessidadede prosseguimento das investigações.”Do procurador de justiça Paulo Leão, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que não tem obra ou serviço público que consiga levantar a popularidade da governadora Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que o maior problema da governadora Rosalba Ciarlini não está na comunicação, mas sim nas ações e atitudes políticas da governante. Será?…

… Que o cavalo está selado e em galope leve, mas se o deputado Henrique Alves não segurar nas rédeas com força, poderá ficar a ver navios. Será?…

… Que Agnelo já está trabalhando para garantir a eleição de Sávio Háckradt, deputado federal pelo PDT, só com os votos de Parnamirim. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… ABR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE CONSOLIDA CANDIDATURA

Nos últimos 30, 40 dias, o eleitor do Rio Grande do Norte assistiu a consolidação do nome do deputado federal Henrique Eduardo Alves como pré-candidato do PMDB ao Governo do RN, nas eleições deste ano. Henrique trabalhou como nunca, para consolidar essa posição dentro do seu partido e junto aos partidos aliados.

Mas ainda tem muita gente repetindo que ‘Henrique é bom de urna nas disputas proporcionais, mas é muito ruim de urna nas disputas eleitorais majoritárias’.

Essa assertiva não é de todo verdadeira. Que ele é bom de urna em disputas proporcionais, ninguém duvida, basta somar os mandatos de deputado federal que ele conquistou e chegar aos quase 50 anos que ele ocupa uma cadeira de deputado na Câmara Federal do Brasil.

Mas ele não pode ser carimbado como ‘ruim de urna nas disputas majoritárias’. Ao longo de sua carreira política, Henrique disputou um único mandato majoritário, o de Prefeito de Natal, nas eleições de 1992, quando perdeu a disputa para o novato Aldo Tinoco, que era apoiado pela atual vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria.

A derrota não foi nem acaçapante, pois somou apenas 961 votos, ou um percentual de 0,6% dos votos válidos naquela eleição aqui em Natal.

Então está caindo em erro, quem afirma que o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, seria ‘ruim de urna em disputa eleitoral majoritária’.

Na realidade, àquela derrota estigmatizou Henrique Alves, porque ninguém imaginava que ele poderia perder a eleição para o neófito Aldo Tinoco Filho. E ele perdeu. Perdeu a eleição e conquistou a imagem negativa da derrota.

Agora, este ano, é o ano da possibilidade que Henrique está ganhando de refazer uma imagem. E só cabe a ele lutar por isso. Os louros da vitória, se consagrada, serão seus.

É por aí!….

ZÉ DIRCEU ESPERNEANDO NA CADEIA

Preso numa pequena cela do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu está esbravejando contra o ex-chefe. Tem dito a interlocutores que Lula é o responsável pela condenção dos mensaleiros, por ter deixado a acusação chegar até a criminalização do PT. E defende uma política de enfrentamento, ao contrário da política conciliadora adotada por Lula. Dirceu acha que a fraqueza de Lula vai prejudicar a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

ROBINSON E FÁTIMA CATANDO VOTO

Embora a campanha eleitoral não tenha começa, oficialmente, o vie-governador Robinson Faria e a deputada federal Fátima Bezerra, estão juntinhos em périplo de divulgação das suas pré-candidaturas aos cargos de governador e senador, por todos os municípios do RN. E divulgando tudo nas redes sociais da internet. Apesar de despertar a atenção da justiça eleitoral, o caso ainda não é visto como propaganda eleitoral antecipada.

HENRIQUE E WILMA

Está difícil para os principais articuladores do PMDB, conseguir uma declaração pública da vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria, anunciando que será candidata a senadora numa composição com o deputado Henrique Eduardo Alves que disputará o governo do RN.

CONVENÇÕES ATÉ JUNHO

Os partidos políticos ainda tem pouco mais de 60 dias para decidir sobre os nomes dos seus candidatos nas eleições deste ano. No dia 30 de junho será encerrado o prazo para a realização das convenções partidárias de homologação de candidaturas.

AGNELO ALVES E JOÃO MAIA

Falta pouco, muito pouco, para um entendimento eleitoral entre o PR de João Maia e o PDT liderado de Agnelo Alves. A questão envolve um entendimento para a divisão de colégios eleitorais, visando a eleição de deputados federais. O caso é sério.

FRASES

Participei (…) do encontro do PR em Natal. Lideranças políticas de vários partidos prestigiaram o evento.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no seu Twitter.

Juntar esses partidos em nome do RN, dizendo: nós temos diferenças e nós vamos superar pq nós temos uma causa maior, q é fazer o RN crescer.” Do deputado João Maia, no seu Twitter.

Somando as nossas experiências que nós vamos construir um novo RN.” Da vice-prefeita de Natal no ‘Encontro do PR’.

Wilma de Faria poderá ser candidata a governadora do RN” Chamada do blogue de Thalita Moema no Twitter.

“Começou o fogo amigo. Já devidamente desmascarado.”Do jornalista Ricardo Rosado, no Twitter.

A eleição suplementar de Mossoró expôs o racha do grupo da governadora Rosalba Ciarlini com a ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado.” Do jornal Tribuna do Norte.

Brasiiiiiiiiiiil!!!!RT @elianalima Dilma anuncia liberação de 1,5 bilhão para prefeituras.” Do empresário Ruy Pereira Gaspar, no seu Twitter.

Manifestação de protesto agora aqui, passando na esquina da Miguel Castro com a Salgado Filho. Policiais clamando por segurança. A coisa tá feia.” Da escritora Clotilde Santa Cruz Tavares, no Twitter.

“Interceptação telefônica é medida cautelar, dependente de ordem do juiz competente da ação principal. Admite-se a prorrogação sucessiva de necessidadede prosseguimento das investigações.”Do procurador de justiça Paulo Leão, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que não tem obra ou serviço público que consiga levantar a popularidade da governadora Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que o maior problema da governadora Rosalba Ciarlini não está na comunicação, mas sim nas ações e atitudes políticas da governante. Será?…

… Que o cavalo está selado e em galope leve, mas se o deputado Henrique Alves não segurar nas rédeas com força, poderá ficar a ver navios. Será?…

… Que Agnelo já está trabalhando para garantir a eleição de Sávio Háckradt, deputado federal pelo PDT, só com os votos de Parnamirim. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… – REVISTA FOCO – MAIO DE 201

A MÉDICA E A GOVERNADORA

A história se passa no Rio Grande do Norte depois de 2010. Naquele ano, a médica Rosalba Ciarlini, pediatra respeitadíssima por cuidar com zelo e carinho da saúde de crianças, já havia conquistado a simpatia e a confiança dos adultos.

Médica, de formação conservadora, Rosalba sabe que o bem e o mal existem em todas as pessoas. Determinada, sempre procurou um espaço político para espalhar o bem, a partir da sua atuação na medicina.

Em muitos momentos da sua vida conheceu o mal expelido de outras pessoas contra ela. Foi vítima de calúnias, machucou-se e ficou guardando mágoas e alimentando rancores.

Ela, que antes havia conhecido e espalhado o bem, passara a conhecer também o mal.

Aos poucos foi deixando de conviver com as crianças, afastando-se da medicina e convivendo mais com adultos no mundo da política.

O lado bom da médica Rosalba, que cuidava da saúde de crianças, foi cedendo lugar para o lado mal da política Rosalba Ciarlini, que depois de administrar a sua cidade em três mandatos, conseguiu uma promoção e conquistou uma cadeira no Senado Federal.

Convivendo mais ainda com adultos, no meio político, cresceu mais e foi eleita pelo povo como governadora do Rio Grande do Norte.

Rosalba acreditava que que a essência da médica das crianças continuaria em suas ações e atitudes, evitando que as ações e atitudes da governadora se sobressaíssem.

Até que, num determinado momento, ninguém sabia mais quem era Dra. Rosalba (ou Dr. Jekyll) e a governadora (ou Mr. Hyde). Perdera o controle.

E a história “O  Médico e o Monstro”, se repete como “A Médica e a Governadora”.

É por aí!….

A VEZ DO COMBATE À CORRUPÇÃO

Novo Procurador Geral de Justiça, Rinaldo Reis, dedicou anos do seu trabalho à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, de onde também vem o seu Chefe de Gabinete, Promotor Alexandre Frazão. Tudo indica que o combate à corrupção terá mais vez no Ministério Público Estadual.

SUCESSÃO EM DEBATE

Está antecipado o debate da sucessão governamental no Rio Grande do Norte, com alternatiovas em discussão na situação e na oposição. Reeleição de Rosalba? Candidatura do PMDB? Henrique Eduardo Alves? Robinson Faria? Wilma de Faria? PT? As cartas estão na mesa. No momento vale até blefar.

ASSINATURA PRA TUDO QUANTO É GOSTO

O documento que autoriza as obras dos acessos ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante receberam um montão de assinaturas: Rosalba Ciarlini, Jaime Calado, Garibaldi Alves Filho, Henrique Eduardo Alves, José Agripino e Ricardo Mota. A maioria na condição de testemunha. E precisa disso tudo?

CRISE NA POLÍCIA CIVIL

O negócio esquentou pros lados da segurança pública. A delegada Ana Cláudia Saraiva, presidente da Adepol, continua lutando por todos os meios legais, para que o Estado assume suas responsabilidades na situação carcerária do RN. Há alguns dias, até prisão domiciliar para os presos de regime semi-aberto, foi analisada como alternativa para evitar que policiais civis sejam usados como carceireiros.

SEM FICHAS NO JOGO DA SAÚDE

O casal Rosalba e Carlos Augusto Rosado andava recebendo muitas críticas as atitudes políticas do secretário da Saúde, o médico Luiz Roberto Fonseca. E já tem gente apostando em mudanças, mais uma vez, na titularidade daquela pasta. Rolo grande, pela falta de opções nas bolsas de cotações de candidatos ao posto.

FRASES

A seca surpreendeu os meteorologistas no ano passado, assim como a chuva contradisse os prognósticos de prolongamento da estiagem.” Do twitter de Rosalba Ciarlini (@RosalbaCiarlini).

Nesse terreno, ficamos nas mãos da Providência Divina. Mas preparar-nos para lidar com a chuva e com a estiagem é obrigação de quem é gestor” Do twitter de Rosalba Ciarlini (@RosalbaCiarlini).

Se somos tão ricos que podemos contrair um empréstimo de R$ 420 milhões para construir a arena das dunas (…) se poderemos ainda contrair um outro empréstimo para gastarmos 55 milhões em 1 km de rua, por que não podemos fazer também um empréstimo para duplicar o Hospital Walfredo Gurgel.” Da leitora Maria das Neves Valentim, no blog da jornalista Eliana Lima.

“O PSB está em extinção, igual ao mico leão dourado.” Do vereador Leleu Fontes, no Jornal de Hoje, antecipando o desejo de deixar a legenda.

Hoje esse projeto (Viva Costeira) não é mais do Governo do Estado, mas sim da população que já o absorveu, e nosso intuito é que todos sejam beneficiados.Do secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes.

“E uma ausência chamou a atenção na reunião realizada pela Executiva do PSB (…) no Hotel Maine: do deputado Gustavo Carvalho.” Da jornalista Daniela Freire, na sua coluna no Jornal de Hoje.

“A Polícia Civil planeja realizar em breve novas operações (…) diminuir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança na região metropolitana de Natal.” Do diretor-geral de Polícia Civil, Fábio Rogério, na Tribuna do Norte.

As leis brasileiras não são punitivas. São incentivadoras da impunidade – Quem assumirá a liderança de uma reforma do falido Estado brasileiro?” Do jornalista Agnelo Alves, ex-prefeito de Parnamirim, no jornal Tribuna do Norte.

ME DISSERAM!…

… Que está em vias de pegar fogo a relação política de Carlos Augusto Rosado com o deputado Henrique Eduardo Alves. Será?…

… Que o deputado Henrique Eduardo Alves alimentou a expectativa de ser mais prestigiado pela governadora Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a Assembleia Legislativa está se comportando de forma submissa nas suas relações com o Governo Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a governadora Rosalba analisa alternativas para uma nova filiação partidária. Será?…

XIX CIRCUITO DOM BOSCO COMEÇA NO SALESIANO DE PARNAMIRIM

O Salesiano Dom Bosco (Parnamirim/RN), com apoio do Salesiano São José (Natal/RN), promoverá o XIX Circuito Dom Bosco, de amanhã, 31/08, até 29/09, com a disputa de nove modalidades esportivas, além da realização do III Festival de Dança, Ballet e Ginástica.

A Abertura acontecerá na sexta-feira (31), às 17h30, no ginásio do Salesiano Dom Bosco, com participação da banda da Aeronáutica. Após a cerimônia inicial, acontecerá o III Festival de Dança, Ballet e Ginástica, com a apresentação das equipes de todas as escolas que disputarão o Circuito.

Além dos Salesianos de Parnamirim e Natal, já confirmaram presença no Circuito a Facex, o Marista, o Auxiliadora, o Cei Romualdo Galvão, Cei Zona Sul, Cei Mirassol, Contemporâneo, PH3, Extensivo e o Centro Educacional Teresa de Lisieux. “Até o dia dos jogos, de fato, outras escolas já terão confirmado presença”, afirma o Coordenador de Esportes do colégio de Parnamirim, George Gadelha.

Na edição 2012 do Circuito Dom Bosco serão disputadas as seguintes modalidades: Basquetebol, futsal, judô, karatê, nado sincronizado, natação, polo aquático, voleibol e xadrez.

A competição, já tradicional, é um evento especial que marca o encerramento de agosto. Mês em que a comunidade Salesiana celebra o nascimento do seu fundador, Dom Bosco. A organização e realização do evento alternam, todos os anos, entre os Salesianos de Parnamirim e de Natal.

AÇÃO SOCIAL PARA OS ESTUDANTES DO SALESIANO NATAL

Salesiano de Natal promove Ação Social em prol das comunidades carentes das Rocas, Ribeira e do Passo da Pátria.

A comunidade educativa do Salesiano São José promoverá uma manhã de solidariedade e confraternização, neste sábado, 1º de setembro, em prol das famílias carentes do Passo da Pátria, Favela do Maruim e Rocas. A Ação Social acontecerá das 8h às 11h, no colégio da Ribeira.

O colégio promove essa Ação Social todos os anos. “Esse evento é importante para as comunidades circunvizinhas de nosso colégio, porque a maioria delas são comunidades repletas de jovens em situação de risco ou famílias inteiras desprovidas de assistência social”, explica Pe. Carlos Junior, Coordenador de Pastoral do Salesiano de Natal.

Por meio dessa Ação Social, com participação de educadores, alunos, ex-alunos, pais, entre outros membros da sociedade em geral, será possível oferecer, de forma eficaz e eficiente, serviços sociais e educativos para todo esse público. “E o que é melhor, de forma rápida, amorosa e gratuita”, acrescenta o Padre.

Na manhã deste sábado as famílias contarão com clínico geral, orientação odontológica, pediatria, orientação jurídica, orientação psicológica, orientação religiosa, corte de cabelo, teste glicêmico, além de brincadeiras e oficinas para a criançada.

“Essa ação também é importante para a Família Salesiana, porque representa a nossa fidelidade e perseverança no carisma educativo e evangelizador deixado por São João Bosco. O nosso santo fundador voltava uma atenção especial e específica para os jovens e para as famílias pobres e mais necessitadas”, finalizou Pe. Carlos Junior.

Com Carla Sousa.