COLUNA É POR AÍ!… JUN 2015 – REVISTA FOCO

EU ACHO!… SE VOCÊ TAMBÉM ACHA, COMPARTILHE!

Eu acho que Lula é desonesto. Acho que ele é ladrão. É a minha opinião. Eu acho!

Acho que o ex-presidente enganou toda a Nação, ao se colocar como um ‘paladino da justiça social e política’ e ter se transformado no maior facilitador de roubo de dinheiro público que a história do Brasil conhece.

Ele permitiu que José Dirceu, Pallocci e vários outros, formassem quadrilhas de ladrões, instalados nos gabinetes políticos oficiais de Brasília, com o objetivo de ‘legalizar’ o desvio e o roubo de dinheiro público no país, em nome da ‘causa’ do partido.

Eu acho Lula um canalha. Ele enganou à todos nós brasileiros, prometendo justiça social, quando na realidade promovia a riqueza dos seus familiares e dos aliados políticos, em detrimento do tesouro da Nação.

Eu acho Lula um bandido. Ele está ‘aparelhando’ o Estado brasileiro, com gente da pior escória, em postos chaves, para permitir a impunidade para os da sua corja, flagrados em crime.

Exemplo disso é a nomeação do Ministro (esse nome já está manjado e ficou manchado nessa era do PT), Dias Toffolli, colocado no STF para defender e proteger os aliados de Lula, flagrados em ações criminosas contra o Estado brasileiro. É o que eu acho.

Eu acho que Lula é um criminoso da mais espúria qualificação, embora ele se julge um deus. Deus? Na minha opinião, só se é um deus do submundo, como os gregos denominaram Ades, o canalha cruel, ladrão, desonesto e sanguinário em sua mitologia.

Nesse contexto, eu acho, repito, ‘eu acho’, que a presidente Dilma é a bruxa má, que Lula colocou no poder pra impor sacrifícios ao povo brasileiro.

É o que ‘eu acho’. Se você também ‘acha’, compartihe!

Mostre ao Brasil quem é este Lula, canalha, desonesto e ladrão. É o que eu acho.

É por aí!…

FIFAGATE TAMBÉM AQUI

É certo que a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Copa 2014 (CAFCOPA), do TCE – Tribunal de Contas do Estado do RN, anda encontrando indícios de superfaturamento, estimados em R$ 2,65 milhões, nos contratos de consultoria para estruturação, modelagem e desenvolvimento do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da Arena das Dunas. Isso ainda vai dar o que falar.

ROGÉRIO MARINHO FOCADO EM 2016

Deputado federal, Rogério Marinho tem usado e abusado das mídias sociais pra se manter presente da mente do eleitor de Natal, conseguindo uma façanha até então inusitada: Tem angariado muito mais simpatias do que antipatias ao seu projeto político, objetivando uma participação mais efetiva na eleição de Natal.

ROBINSON BRIGA PELA SAÚDE E A SEGURANÇA

Está difícil e o governador Robinson Faria tem várias ‘batatas quentes’ em suas mãos. À saber: Lei de Responsabilidade Fiscal, políticas pra saúde, pra segurança e pra educação. Nó cego, na administração estadual.

PARLAMENTO ESTADUAL EM PAZ

Segue, na maior paz do mundo, inimagimável dias atrás, o trabalho incansável e positivo do presidente Ezequiel Ferreira de Souza, da Assembleia Legislativa. É um político bom, tarimbado e está dando nó na oposição.

IFRN’S DIVIDIDOS

Parecia um casamento eterno, mas as demandas das categorias profissionais dos professores e dos funcionários dos IFRN’S do Rio Grande do Norte, estão a exigir uma nova configuração com sindicatos de professores e de funcionários. Sem mais delongas.

APOIOS AOS INFORMAIS

Estranha o apoio de instituições, entidades e de esferas de governo, aos comerciantes informais de Natal, especialmente no ramo de alimentos e bebidas. É foda!

FRASES

Estamos inaugurando a sede da secretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres e da secretaria da Juventude.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

Participei da solenidade de posse da reitora Ângela Paiva para o segundo mandato à frente da UFRN.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

(A) Governo do PT amplia oportunidades de acesso ao ensino profissional e técnico com + 18 unidades do ‪@IFRN_Da assessoria da senadora Fátima Bezerra, no seu Twitter.

O governador ‪@RobinsonFaria já ressaltou que as obras de mobilidade urbana são fundamentais para desobstruir o trânsito da entrada de Natal.” Do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, no seu Twitter.

A presidente adota atitudes escapistas como, por exemplo, não tem coragem de dizer à população os impostos que pretende aumentar.Do senador José Agripino, no seu Twitter.

PSDB e Solidariedade estão juntos para fazer o RN crescer.Do deputado Kelps Lima, no seu Twitter.

Que maravilha. Eu vivi para ver Lula, o mau caráter, vaiado na terra e no ar. A vaia no voo BSB-SP e no desembarque é histórica.” Do jornalista Alex Medeiros, no seu Twitter.

Ricardo Teixeira movimentou R$ 464 milhões durante organização da Copa.” Da jornalista Eliana Lima, no seu Twitter.

O tal bordão “padrão FIFA” se repetiu tanto, e foi tão festejado, que foi usado pelos marqueteiros do PT como bandeira, na última campanha eleitoral de Dilma… Era tido pelos pelegos lulo-petistas como sinônimo de qualidade.” Do jornalista Miranda Sá, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que o governador Robinson precisa liberar as polícias militar e civil pra agir com mãos de ferro no combate a criminalidade. Será?…

… Que a crise já está formando filas pra quem precisa requerer o seguro desemprego no RN. Será?…

… Que o apoio aos informais dos alimentos ‘na rua’, pelas entidades que vivem de dinheiro público, se contrapõe a necessidade de impostos pra sua sobrevivência. Será?…

… Que quem estimula e promove a economia dos comerciantes informais, só fatura dos formais, legalizados. E tome camelô nas calçadas. Será?

 

 

COLUNA É POR AÍ!… MAI 2015 – REVISTA FOCO

OS DESAFIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA

O Brasil está de cabeça pra baixo na qestão da segurança pública. As Forças Armadas, treinadas para matar, além da função de proteger o país dos seus inimigos externos, está se engajando na proteção ao cidadão. A Polícia Federal passa por uma crise de material e de pessoal, o que também acontece com a Polícia Rodoviária Federal. Nos estados, as polícias civil e militar passam por problemas muito maiores. Nos poucos municípios com força policial, esta está destinada a cuidar do trânsito.

No quadro de problemas que atrapalham a eficiência dos sistemas públicos de segurança para o cidadão, resta a população apelar para a sorte e a fé em Deus. Ninguém está seguro, ninguém se sente seguro. Nem os policiais, que escondem sua profissão / ocupação dos seus vizinhos, com medo de se transformarem em vítimas dos criminosos.

Seria o caos da segurança pública? O que é que está acontecendo com a sociedade brasileira, que uma simples caminhada para melhorar a saúde, pode terminar numa tragédia pessoal?

E a violência, antes concentrada nas grandes cidades, está espalhada por todos os cantos onde existem pessoas. Estamos voltando à barbárie?

Penas leves e sistema prisional em falência, o cidadão direcionado para o crime, começa a cometê-lo aos poucos. Um pequeno lance, uma carteira roubada, a entrega de drogas, depois a venda de drogas, os assaltos à mão armada e um simples ‘lanceiro’ vira um bandido, um criminoso com o qual o Estado não sabe lidar.

A impunidade garante o crime.

E quem paga o pato é o cidadão de bem, que hoje já vive preso em seus apartamentos ou suas casas cheias de grades, cercas elétricas, sensores e câmeras dos sistemas de alarmes de invasão, que está, aos poucos, perdendo o direito de usar as calçadas, as ruas, as praças e os parques da cidade.

Os governos revelam-se incapazes de solucionar o problema.

É por aí!…

TURISMO NOS ‘MOTORES DO DESENVOLVIMENTO’

Dia 8 de junho, no Versailles Cidade Jardim, o governador Robinson Faria vai participar do projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, organizado pela FIERN, Fecomércio e jornal Tribuna do Norte. O tem será ‘Perspectivas para o Turismo Brasileiro’. Com certeza, Robinson Faria vai falar sobre a redução do ICMS do querosene de aviação e a vinda de voos nacionais e internacionais para o RN, além da possibilidade de o estado sediar um hub da empresa aérea Lam/TAM.

ESTARRECEDOR: RN CAMPEÃO DE DESEMPREGO

A pesquisa de empregabilidade no país, divulgada pelo IBGE, colocou o Rio Grande do Norte na incômoda posição de primeiro lugar em desemprego, com 11,5% de demissões no primeiro trimestre deste ano. É a primeira vez que o Estado assume esta posição. A crise chegou primeiro aqui.

AUMENTO ZERO PARA O SERVIDOR PÚBLICO

O governador Robinson Faria argumenta com a Lei de Responsabilidade Fiscal e a ultrapassagem do limite prudencial, a impossibilidade do governo conceder aumento para os servidores públicos do Estado.

EZEQUIEL TEM MAIS UM MANDATO

Prática implantada no final dos anos 90 na Assembléia Legislativa do RN, o presidente Ezequiel Ferreira de Souza, conseguiu, apenas 3 meses depois de tomar posse no cargo, a sua reeleição antecipada para mais um mandato presidencial.

CUIDADO! ALERTA PRA MENINGITE

A Secretaria de Saúde monitora os casos de meningite notificados até agora, com exames, investigação, e medidas de controle. São 9 casos – 3 de meningite meningocócica (Natal, São José de Mipibu e Extremoz) e 6 meningococemia (Natal, Parnamirim, Monte Alegre, João Câmara, Lagoa D’anta e Ielmo Marinho). Detalhe importante: Até o fechamento desta edição, 4 óbitos registrados, sendo 1 de meningite meningocócica (Extremoz) e 3 por meningococemia (Parnamirim, João Câmara e Lagoa D’anta).

FRASES

Aproveitando o sábado para agilizar as ações de governo na área da segurança pública. Na reunião tratamos da criação das Áreas Integradas de Segurança Pública – AISP’s que irão permitir a atuação integrada da Polícia Militar e Polícia Civil. As AISP’S são o pilar para a instalação do Ronda Cidadã.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

Presídios privados para o RN, uma nova polêmica surge no horizonte.” Do jornalista Carlão de Souza, no seu Twitter.

(A) No Fórum dos governadores do NE, c ministros Joaquim Levy e Mangabeira Unger, gov. ‪@RobinsonFaria e bancada do RN.” Da senadora Fátima Bezerra, no seu Twitter.

‪@RevistaBzzz‪: Desembargador potiguar Marcelo Navarro é candidato único do @trf5 para o STJ .” Do a jornalista Eliana Lima, no seu Twitter.

Conta pesada para o bolso do trabalhador: com ajuste fiscal, brasileiro terá que pagar R$ 47 bi a mais em tributos.Do senador José Agripino, no seu Twitter.

Juros do cartão de crédito: 12,14% ao mês, quase 300% ao ano. A maior desde 1999. Inacreditável! .Do publicitário Jener Tinoco, no seu Twitter.

Não há a mínima possibilidade de que o descontentamento por si só gere o impeachment, mas é evidente que o povo nas ruas vai fazer uma pressão muito grande em cima do Congresso.” De Gilson Novaes, professor do curso de Direito da Universidade Mackenzie, ao portal ultimosegundo.ig.com.br

Ainda que a população não esteja de acordo com a condução da política do País, isso não justifica o impedimento, a destituição do cargo.” Do professor Murilo Gaspardo, especialista em Ciência Política e Direito Constitucional da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ao portal ultimosegundo.ig.com.br

Você conhece a TVK? Visite nosso canal no Youtube e conheça o mandato (…): ‪https://www.youtube.com/user/KelpsLimaVideos/featured?spfreload=10 ….” Do deputado Kelps Lima, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que é superior a 400 milhões de reais o ‘rombo’ da Previdência Estadual, mas que o governador Robinson garante devolver tudim até o final do seu mandato. Será?…

… Que as demissões da construção civil e do setor de serviços colocaram o RN no pódium do desemprego no país. Será?…

… Que o escândalo do ‘petrolão’ já feriu fortemente a Petrobrás, mas será incapaz de acabar com a corrupção no Brasil. Será?…

… Que a presidente Dilma está atendendo mais aos pedidos de nomeação dos aliados do PMDB do que dos próprios correligionários do PT. Será?

 

COLUNA É POR AÍ!… ABR 2015 – REVISTA FOCO

OS PRIMEIROS 100 DIAS DE GOVERNO

O auditório selecionadíssimo do RN em Foco, organizado pela Federação do Comércio, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte – Fecomércio, e que reúne as principais lideranças empresariais do estado, convidou e o governador Robinson Faria foi lá apresentar um breve relato das ações desenvolvidas nos primeiros100 dias do seu mandato. Mas, Robinson não foi apenas falar: Também assinou o contrato de renovação do convênio de parceria entre o Sistema Fecomércio, através do Sesc RN, e o Governo do Estado para ações no âmbito do projeto “RN Vida”.

Lá, sentindo-se bem à vontade, o governador Robinson Faria falou sobre temas como a redução do ICMS no combustível da aviação, a obtenção e renovação de licenças ambientais, e a segurança pública do Estado.

Ele destacou o seu esforço em atender os anseios dos empresários, que desejam, segundo ele, “um governador com visão empreendedora”, reafirmando que vai manter o diálogo com o setor produtivo, como tem feito nos primeiros 100 dias de governo.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, deixou o convidado mais à vontade ainda, ao relembrar a carreira empresarial de Robinson Faria, destacando que o “gestor conhece as dificuldades de empreender no país”.

Diante do momento de crise nacional que atinge diretamente a economia do Rio Grande do Norte, Robinson Faria ressaltou que o momento é de garantir apoio e fortalecer as instituições e os empreendimentos, para conseguir atravsessar “a fase de turbulências econômicas que temos enfrentado”.

Detalhe interessante, é que ao conquistar o apoio financeiro do Governo do RN, a Fecomércio apóia e fortalece também trabalhos sociais, dentre os quais se destaca o que é desenvolvido pelo Núcleo de Amparo ao Menor – NAM, no bairro de Felipe Camarão, que inclusive mereceria uma visita do governador Robinson Faria.

Só pra conhecer e constatar um excelente trabalho social desenvolvido com doações de pessoas físicas e jurídicas e apoio do Sistema Fecomércio.

É por aí!…

TEMER É PRIMEIRO MINISTRO?

Com a queda da popularidade e as relações conturbadas com o Legislativo, a presidente Dilma Rousself resolveu transferir poderes políticos e administrativos para o vice-presidente Michel Temer. Aposta que Temer vai controlar a insatisfação nas duas casas do Congresso Nacional e acalmar a parte da base aliada que anda rebelde. Seria um parlamentarismo branco?

PETROLÃO INVESTIGA JOSÉ DIRCEU

Em prisão domiciliar, condenado no Mensalão, o ex-ministro José Dirceu, tido pela justiça como chefe de quadrilha, é investigado pelo Ministério Público Federal, especialmente na relação entre pagamentos feitos pela Galvão Engenharia à consultoria de Dirceu e a contratação da empreiteira para prestar serviços à Petrobras em uma obra de R$ 568 milhões na Refinaria de Paulínia (Replan), no interior de São Paulo, em 2009.

RESULTADO DE 12 DE ABRIL

Tem muita gente e muitos movimentos organizados despertando a população brasileira para uma participação mais efetiva nos protestos de rua programados para os próximos meses. O objetivo principal, é combater a corrupção, mas há sim, o envolvimento de partidos políticos de oposição e da base aliada, aproveitando o momento para garantir mais espaços. No governo, ou distante dele.

PEQUENA SUGESTÃO PRA COMBATER CORRUPÇÃO

Começa a surgir uma vertente mais radical nos movimentos de combate a corrupção. Prega a atitude de não cumprimentar políticos, gestores e servidores públicos que estejam envolvidos com denúncias de corrupção. Se a moda pega, muita gente vai ficar sem receber cumprimentos nas ruas do Brasil.

A FORÇA DA MULHER NA SEGURANÇA PÚBLICA

A ótima relação entre todos os órgãos do sistema de segurança pública do Estado, deve-se, é claro, a boa vontade, inteligência e compromisso com o trabalho dos principais líderes em cada área, mas um detalhe é inegável: a percepção da importância de cada um no processo e a capacidade de articulação da secretária Kalina Leite. Inteligente e pule de 10, hoje, no planejamento eleitoral do governador Robinson Faria.

FRASES

Hoje é o dia do meu aniversário, dia de comemoração e de agradecimento. Quero agradecer a Deus, pelo dom da vida (…) ao povo potiguar por ter me dado o presente de governar o meu Estado.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

Celebrar a vida em família, uma dádiva de Deus.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

Hoje tive a minha primeira missa em Ação de Graças como governador pelo meu aniversário. Quero agradecer ao meu amigo e padre Agustín Calatayud por ter me dado este grande presente de estar celebrando comigo o meu aniversário e também ao padre Sávio.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

Meu abraço afetuoso ao aniversariante do dia, nosso governador, amigo ‪@RobinsonFaria. Saúde, coragem, sensibilidade e determinação para juntos, realizarmos os sonhos dos potiguares por um RN justo e solidário.Da senadora Fátima Bezerra, no seu Twitter.

Não exonerei ninguém que trabalhe com processo na assessoria dos juízes, na assessoria dos desembargadores que trabalham com processo judicial.Do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, ao jornal Tribuna do Norte.

Zeca Pantaleão e Tida só Deus poderá consolá-los pela perda do seu filho João Henrique Aos amigos o meu gesto de solidariedade e amizade.” Do senador Garibaldi Filho, no seu Twitter.

O Brasil decente não está falando em reforma política, está rejeitando Dilma, o PT e todos os partidos. Impeachment já.” Do jornalista Alex Medeiros, no seu Twitter.

“(É) inaceitável que agentes políticos, em relação aos quais existam graves indícios de envolvimento em corrupção e lavagem de dinheiro, permaneçam na vida pública sem grandes consequências.” Do Juiz Federal Sérgio Moro ao portal em.com.br.

Infelizmente (é necessária) a intervenção do Poder Judiciário para poupar a sociedade do risco oferecido pela perpetuação na vida pública do agente político criminoso”. Do Juiz Federal Sérgio Moro ao portal em.com.br.

ME DISSERAM!…

… Que o governador Robinson espera continuar ‘navegando em mar de brigadeiro’, mesmo depois dos emblemáticos ‘100 dias de governo’. Será?…

… Que se o Juiz Federal Sérgio Moro pegar José Dirceu, vai pegar muito mais gente beneficiada com dinheiro de corrupção na sua teia. Será?…

… Que Michel Temer fala como ‘apaziguador da nação’, na relação do governo com os protestos das ruas. Será?…

… Que o ‘parlamentarismo branco’ já está em prática no Brasil, com o Primeiro Ministro Michel Temer. Será?

 

COLUNA É POR AÍ!… MAR 2015 – REVISTA FOCO

O POVO INSATISFEITO NAS RUAS

De verdade, de verdade, está todo mundo assustado com a quantidade de pessoas que compareceu às ruas no dia 15 de março para protestar contra o Governo Dilma, pedindo a sua saída da Presidência da República, reivindicar um efetivo combate à corrupção, além de outros temas mais generalizados, tipo contra o PT, mais recursos para saúde, educação e segurança, e até (pasmem!), pedir a volta dos militares ao poder.

É bom recordar que a onda de insatisfações está acontecendo porque, diferentemente do que afirmou na campanha eleitoral da sua reeleição, a presidente Dilma está com uma política que retira direitos dos trabalhadores e promete arrocho fiscal no país.

Traduzindo em miúdos, este segundo governo da presidente Dilma, ao tentar se compor com parte da oposição, especialmente na área econômica, em função da crise, está desagradando aos seus eleitores, mas não está conquistando a simpatia de ninguém da oposição. Resultado: um desastre político como o que já começou a se ver nas ruas das cidades.

O susto foi tão grande pra todo mundo, repito, todo mundo, tanto para os apoiadores do movimento, quanto para os apoiadores do governo, que há reações impensadas de ambos os lados. Da parte do governo, incríveis sofistas tentam encontrar justificativas as mais estapafúrdias, como por exemplo, dizer que só estava nas ruas quem não votou em Dilma.

A oposição ao governo no Congresso Nacional dá uma respirada maior, sentindo o peso da responsabilidade. Entendem os seus líderes que um movimento como esse serve para ‘baixar a bola’ do governo, mas pensar em mudar o governante é um risco muito sério para a manutenção da democracia no Brasil.

Com olhos de carcará nos acontecimentos, estão os extremistas, de direita e de esquerda, acreditando que poderão engabelar o povo e implantar uma ditadura no país.

Engano raciocinar assim. O povo provou que é ordeiro e deseja o melhor para o Brasil.

É por aí!…

UMA NOITE DE TERROR PELA INTERNET

A depender do surto de medo espalhado pelas redes sociais da internet, atividades criminosas atribuídas ao PCC conseguiram provocar uma noite de pânico virtual em Natal, quando, ônibus queimados e uma imensa boataria sobre assaltos generalizados tomaram conta da cidade, via internet. Na realidade, os fatos foram bem menores do que o propagado nas redes sociais. E a ação do governo para puni-los foi exemplar.

TIRO ATINGE APTO DE CLÁUDIO SANTOS

O episódio, sob investigação comandada pela delegada Danielle Filgueira, adjunta da Divisão Especial de Investigação e de Combate ao Crime Organizado (Deicor), de um bala disparada de arma de fogo haver atingido, por uma das janelas, a área de serviço e a cozinha do apartamento do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, merece ser muito bem esclarecido. Tudo indica que pode ter sido uma bala perdida, mas é sempre bom averiguar.

TIROS NO CARRO DO VEREADOR RICARDO GURGEL

Presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, o vereador Ricardo Gurgel teve o seu carro crivado de balas, quando retornava de atividades politicas na RN-313, nas proximidades do condomínio Jardins Amsterdã, em Parnamirim. Nenhum dos passageiros foi atingido e não se sabe se foi uma tentativa de assalto ou inguém ficou ferido..

FORTALECER A SEGURANÇA PÚBLICA

Um dos maiores desafios do governador Robinson Faria é a segurança pública. Ele e a secretária Kalina Leite devem estudar planos emergenciais para garantir a segurança pública. Uma das alternativas será, acredito, encontrar uma forma de passar para a Segurança Pública e Defesa Social, a administração dos presídios estaduais.

O POVO NAS RUAS, DE NOVO DIA 12 DE ABRIL

Os movimentos que organizam as manifestações em todo o Brasil, via redes sociais, já marcaram o próximo protesto para o dia 12 de abril, segundo domingo daquele mês. Pelas reações dos ministros do Governo Dilma, será preciso mais de 54 milhões de pessoas nas ruas pra eles acreditarem na insatisfação do povo com o governo. Vamos aguardar.

FRASES

É com alegria no coração que desço a rampa da governadoria para receber pessoalmente a comitiva de trabalhadorese trabalhadoras da agricultura familiar que marcharam rumo ao Centro Administrativo. Sejam sempre bem vindos. A casa é de vocês.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

Recebi o Presidente da Fetarn, Manoel Cândido da Costa, para tratar de ações em atenção ao homem do campo.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

É com muita satisfação que anuncio o líder do nosso governo na Assembleia Legislativa, o respeitado deputado Fernando Mineiro ‪@mineiropt13.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

Esse Governo nasceu das ruas, das lutas. Não temos medo. Podem bater panelas à vontade. Dilma foi eleita por 52 milhões, é a Pta do Brasil.Da senadora Fátima Bezerra, no seu Twitter.

Os movimentos de protestos que vêm ocorrendo são legítimos, dignos pelo seu caráter pacífico e, portanto, merecedores do nosso respeito.Do senador José Agripino, no seu Twitter.

Agradecemos manifestações de apreço das turmas concluintes de Serviço Social e Administração, Contabilidade da Católica do Assu.” Do senador Garibaldi Filho, no seu Twitter.

Se vc for ao protesto (…), vá devagar, os novos radares da prefeitura de Natal começam a funcionar neste domingo.” Do deputado Kelps Lima, no seu Twitter.

PT tomou um vareio de gente nas ruas. Bom dia, Brasil decente.” Do jornalista Alex Medeiros, no seu Twitter.

Tiro de arma de fogo atinge apartamento do presidente do TJ.” Da jornalista Eliana Lima, no seu Twitter.

Bala atinge apartamento do desembargador Cláudio Santos, presidente do TJRN.” Do Twitter da Revista Bzzz.

ME DISSERAM!…

… Que a ‘voz rouca das ruas’ está recomendando cautela aos atores da cena política nacional, na oposição e no governo. Será?…

… Que a presidente Dilma, encurralada, agora sim, está planejando ações imediatas do governo, pra agradar a maioria da população. Será?…

… Que não existe nenhuma ilegalidade cometida pela presidente Dilma, no seu atual mandato, que justifique um pedido de impeachment. Será?…

… Que é inimaginável um cálculo pra saber quantas pessoas estarão protestando nas ruas do Brasil no dia 12 de abril.. Será?

 

COLUNA É POR AÍ!… – REVISTA FOCO – MAIO DE 201

A MÉDICA E A GOVERNADORA

A história se passa no Rio Grande do Norte depois de 2010. Naquele ano, a médica Rosalba Ciarlini, pediatra respeitadíssima por cuidar com zelo e carinho da saúde de crianças, já havia conquistado a simpatia e a confiança dos adultos.

Médica, de formação conservadora, Rosalba sabe que o bem e o mal existem em todas as pessoas. Determinada, sempre procurou um espaço político para espalhar o bem, a partir da sua atuação na medicina.

Em muitos momentos da sua vida conheceu o mal expelido de outras pessoas contra ela. Foi vítima de calúnias, machucou-se e ficou guardando mágoas e alimentando rancores.

Ela, que antes havia conhecido e espalhado o bem, passara a conhecer também o mal.

Aos poucos foi deixando de conviver com as crianças, afastando-se da medicina e convivendo mais com adultos no mundo da política.

O lado bom da médica Rosalba, que cuidava da saúde de crianças, foi cedendo lugar para o lado mal da política Rosalba Ciarlini, que depois de administrar a sua cidade em três mandatos, conseguiu uma promoção e conquistou uma cadeira no Senado Federal.

Convivendo mais ainda com adultos, no meio político, cresceu mais e foi eleita pelo povo como governadora do Rio Grande do Norte.

Rosalba acreditava que que a essência da médica das crianças continuaria em suas ações e atitudes, evitando que as ações e atitudes da governadora se sobressaíssem.

Até que, num determinado momento, ninguém sabia mais quem era Dra. Rosalba (ou Dr. Jekyll) e a governadora (ou Mr. Hyde). Perdera o controle.

E a história “O  Médico e o Monstro”, se repete como “A Médica e a Governadora”.

É por aí!….

A VEZ DO COMBATE À CORRUPÇÃO

Novo Procurador Geral de Justiça, Rinaldo Reis, dedicou anos do seu trabalho à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, de onde também vem o seu Chefe de Gabinete, Promotor Alexandre Frazão. Tudo indica que o combate à corrupção terá mais vez no Ministério Público Estadual.

SUCESSÃO EM DEBATE

Está antecipado o debate da sucessão governamental no Rio Grande do Norte, com alternatiovas em discussão na situação e na oposição. Reeleição de Rosalba? Candidatura do PMDB? Henrique Eduardo Alves? Robinson Faria? Wilma de Faria? PT? As cartas estão na mesa. No momento vale até blefar.

ASSINATURA PRA TUDO QUANTO É GOSTO

O documento que autoriza as obras dos acessos ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante receberam um montão de assinaturas: Rosalba Ciarlini, Jaime Calado, Garibaldi Alves Filho, Henrique Eduardo Alves, José Agripino e Ricardo Mota. A maioria na condição de testemunha. E precisa disso tudo?

CRISE NA POLÍCIA CIVIL

O negócio esquentou pros lados da segurança pública. A delegada Ana Cláudia Saraiva, presidente da Adepol, continua lutando por todos os meios legais, para que o Estado assume suas responsabilidades na situação carcerária do RN. Há alguns dias, até prisão domiciliar para os presos de regime semi-aberto, foi analisada como alternativa para evitar que policiais civis sejam usados como carceireiros.

SEM FICHAS NO JOGO DA SAÚDE

O casal Rosalba e Carlos Augusto Rosado andava recebendo muitas críticas as atitudes políticas do secretário da Saúde, o médico Luiz Roberto Fonseca. E já tem gente apostando em mudanças, mais uma vez, na titularidade daquela pasta. Rolo grande, pela falta de opções nas bolsas de cotações de candidatos ao posto.

FRASES

A seca surpreendeu os meteorologistas no ano passado, assim como a chuva contradisse os prognósticos de prolongamento da estiagem.” Do twitter de Rosalba Ciarlini (@RosalbaCiarlini).

Nesse terreno, ficamos nas mãos da Providência Divina. Mas preparar-nos para lidar com a chuva e com a estiagem é obrigação de quem é gestor” Do twitter de Rosalba Ciarlini (@RosalbaCiarlini).

Se somos tão ricos que podemos contrair um empréstimo de R$ 420 milhões para construir a arena das dunas (…) se poderemos ainda contrair um outro empréstimo para gastarmos 55 milhões em 1 km de rua, por que não podemos fazer também um empréstimo para duplicar o Hospital Walfredo Gurgel.” Da leitora Maria das Neves Valentim, no blog da jornalista Eliana Lima.

“O PSB está em extinção, igual ao mico leão dourado.” Do vereador Leleu Fontes, no Jornal de Hoje, antecipando o desejo de deixar a legenda.

Hoje esse projeto (Viva Costeira) não é mais do Governo do Estado, mas sim da população que já o absorveu, e nosso intuito é que todos sejam beneficiados.Do secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes.

“E uma ausência chamou a atenção na reunião realizada pela Executiva do PSB (…) no Hotel Maine: do deputado Gustavo Carvalho.” Da jornalista Daniela Freire, na sua coluna no Jornal de Hoje.

“A Polícia Civil planeja realizar em breve novas operações (…) diminuir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança na região metropolitana de Natal.” Do diretor-geral de Polícia Civil, Fábio Rogério, na Tribuna do Norte.

As leis brasileiras não são punitivas. São incentivadoras da impunidade – Quem assumirá a liderança de uma reforma do falido Estado brasileiro?” Do jornalista Agnelo Alves, ex-prefeito de Parnamirim, no jornal Tribuna do Norte.

ME DISSERAM!…

… Que está em vias de pegar fogo a relação política de Carlos Augusto Rosado com o deputado Henrique Eduardo Alves. Será?…

… Que o deputado Henrique Eduardo Alves alimentou a expectativa de ser mais prestigiado pela governadora Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a Assembleia Legislativa está se comportando de forma submissa nas suas relações com o Governo Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a governadora Rosalba analisa alternativas para uma nova filiação partidária. Será?…

COLUNA É POR AÍ!… – Revista FOCO – ABRIL DE 2013

COLUNA É POR AÍ!… – Casciano Vidal

ESPERANÇA / INDIGNAÇÃO / VERGONHA / RESIGNAÇÃO

As consequências desumanas da estiagem no Nordeste, onde o povo vive, repetidamente, o drama da seca, anunciado desde que existe informação catalogada do fenômeno climático, desafia a promessa de governantes desde antes dos anos 1800.

O povo brasileiro, sempre influenciado pelos meios de comunicação de massa e pela máquina da propaganda patrocinada pelo governo, passa, periodicamente, por ciclos que estimulam esperança, indignação, vergonha e resignação.

O brasileiro do Nordeste é, sem sombras de dúvidas, o que melhor encorpa o perfil nacional, traçado por estudiosos da brasilidade como Sérgio Buarque de Holanda e Darcy Ribeiro, admiráveis descobridores do povo que compõe a nação, fruto da mistura de índios, negros, europeus e asiáticos.

E é o povo nordestino o alvo da mídia da propaganda eleitoral que espalha a esperança. A esperança de dias melhores, de uma vida melhor, com mais saúde, mais educação, mais segurança, mais proteção e mais benefícios que poderiam ser espalhados pelas ações do Governo Federal, numa ação característica da política ‘pai e mãe’ da nação.

É este mesmo povo que se enche de esperança com as promessas dos políticos nas campanhas das eleições que confirmam a democracia brasileira.

Na sequência, desiludido com o não cumprimento das promessas, o povo se indigna. Há protestos nas redes sociais, nas ruas, até que a indignação se transforma em vergonha. Vergonha que sente dos seus governantes… Vergonha dos seus representantes.

E diante do poder absoluto do Governo Federal, ajoelha-se, reza e pede à Deus proteção, centrado na atitude de resignar-se e aceitar a triste realidade de quem é usado, enganado, explorado e abandonado. O que lhe resta é a resignação. Resignação religiosa.

E sabe que isso é um ciclo, que será mais uma vez enganado, enchendo-se de esperanças, indignando-se, morrendo de vergonha e resignando-se, até melhorar suas escolhas.

É por aí!….

O DONO DA BOLA…

É o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados e o terceiro nome na sucessão presidencial brasileira, o ‘dono da bola’ do jogo eleitoral do Rio Grande do Norte em 2014. Disso, ninguém tem a menor dúvida, principalmente porque ele tem a experiência necessária para se valer da sua posição política e ser o verdadeiro ‘curinga’ da competição.

… TERIA HABILIDADE PARA JOGAR?

A grande dúvida é saber se o deputado Henrique Eduardo Alves herdou a habilidade do seu pai, o ex-governador Aluízio Alves, tão presente nas atitudes do ministro Garibaldi Alves Filho, na arte de conquistar amigos correligionários e escolher adversários inimigos, para as suas lutas eleitorais. Será quer ‘Henrique sabe jogar esse jogo”?

O PODER DA INVESTIGAÇÃO

A mobilização do Ministério Público, federal e estaduais, para esclarecer a população sobre os efeitos nefastos da aprovação da PEC 37, no combate à corrupção no país, está surtindo efeito ‘popular’. Resta saber se o Congresso Nacional conhece, entende e compreende a força do povo na democracia.

ROSALBA NO CRM

A governadora Rosalba Ciarlini está com uma desenvolvtura tão popular na classe médica do Rio Grande do Norte, que seus colegas até acreditam que ela tem cumprido religiosamentente o seu dever profissional de manter em dia a sua licença de médica pediatra no Conselho Regional de Medicina. Ou não?

NATAL EM VIAS DE RECUPERAÇÃO

Começou pela coleta regular do lixo, mais a recuperação das vias públicas (operação tapa-buracos) e a organização dos jardins da cidade, o trabalho do prefeito Carlos Eduardo Alves para reconquistar a confiança do natalense nas autoridades públicas municipais. E, até agora, parece que está dando certo.

TODAS AS FICHAS NELE

O governo Rosalba Ciarlini está apostando todas as suas fichas no médico Luiz Roberto Fonseca e nas soluções que ele vai encontrar para os problemas da saúde pública no Rio Grande do Norte. E cuidar da saúde pública no RN é o maior desafio profissional que um médico pode enfrentar.

FRASES

“(…) O esquema era simples. Várias empresas eram criadas em nome de pessoas diferentes, mas todas elas eram administradas por um único empresário (…)” Da petição de Busca e Apreensão e Sequestro de Bens, do Ministério Público Estadual, na Operação Máscara Negra em Macau e Guamaré.

(…) Essa circunstância tornava possível, quando se realizava licitação, por exemplo, para contratação de estrutura de palco, som e iluminação, que as empresas concorressem entre si, revezando-se como vencedoras (…)” Da petição de Busca e Apreensão e Sequestro de Bens, do Ministério Público Estadual, na Operação Máscara Negra em Macau e Guamaré.

Todo e qualquer agente público tem o dever de ser transparente. Estou cumprindo apenas o meu dever, de prestar contas à sociedade.” Da Vereadora de Natal, Eleika Bezerra, ao divulgar a doação do seu salário para instituições filantrópicas.

“Entre os projetos, estará o que reduz em 16% o número de cargos comissionados. Com isso, serão extintas mais de cem vagas de livre nomeação.” Do noticiário do jornal Tribuna do Norte sobre a reforma administrativa da Prefeitura de Natal.

Rosalba vai à Brasília pedir pelos salineiros.” Da jornalista Eliana Lima no seu blogue abelinha.com.

“Rosalba não fez absolutamente nada para modificar situação da saúde.” Do senador Paulo Davim, no blogue visorpolítico.com.br, do jornalista Alex Viana.

“Qualquer um que conheça uma escola pública fica indignado com a propaganda do governo na TV. A vida real é bem diferente daquela escola perfeita. A falta de professores obriga os alunos a ficarem em casa alguns dias da semana, em um rodízio absurdo. Aquela educação maravilhosa só existe no fantástico mundo de Rosalba.” Da vereadora Amanda Gurgel, no blogue visorpolítico.com.br, do jornalista Alex Viana.

Na oposição, sempre criticou as elites. Agora presta serviços a esta mesma elite.” Do senador José Agripino, “sobre as viagens do ex-presidente Lula ao exterior, para defender os interesses de empresas privadas”, na coluna Panorama, revista Veja.

ME DISSERAM!…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área da saúde pública. Será?…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área da educação pública. Será?…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área da segurança pública. Será?…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área das obras públicas. Será?…