COLUNA É POR AÍ!… SET 2014 – REVISTA FOCO

QUEM VAI GANHAR A ELEIÇÃO?

A pergunta que não quer calar tem uma variedade enorme de respostas. E todo eleitor, individualmente, quer ouvir a resposta que bata com os seus desejos e suas preferências políticas pessoais.

Desde mais de 28 anos passados, fundador e diretor de instituto de pesquisa, tenho ouvido constantemente, nos períodos eleitorais a mesma pergunta: – Quem vai ganhar a eleição? Em resposta, aprendi a pronunciar uma frase óbvia e ao mesmo tempo irônica por não atender aos ouvidos do inquiridor: – Vai ganhar a eleição, quem tiver mais votos.

Nesta campanha, o Rio Grande do Norte assiste a reedição de um modelo de estratégia política chamada de ‘acordão’, quando os principais líderes políticos do estado se unem em defesa de uma candidatura, como aconteceu em 1978, na eleição do empresário Jessé Pinto Freire, para o Senado da República. A bola da vez agora é o deputado federal Henrique Eduardo Alves, na disputa pelo governo do RN, que conta com o apoio de adversários históricos, como o senador José Agripino e a ex-governadora Wilma de Faria.

Henrique leva a vantagem inicial da plêiade de apoios que tem sertão abaixo pelos menores municípios. Nos municípios maiores, há certa rejeição do eleitor ao candidato do ‘acordão’. Portanto, somente o processamento dos votos nas urnas é que dará uma resposta ao eleitor sobre quem será o vitorioso: Henrique ou Robinson?

As pesquisas, neste momento, lamentavelmente, existem para todos os gostos. Há as que indicam que Henrique ganha no primeiro turno e também as que indicam uma disputa em segundo turno.

A luta está muito mais emocionante na disputa pela vaga de senador, entre as professoras Fátima Bezerra, deputado federal, e Wilma de Faria, atual vice-prefeita de Natal. Ninguém, em sã consciência pode fazer um prognóstico exato do resultado.

É o caso de repetir a resposta ‘cretina’ de antanho:

– Vai ganhar a eleição, quem tiver mais votos.

É por aí!…

1 FIDELIDADE EM EXTINÇÃO

Interessante. A fidelidade partidária parece estar em extinção. No plano nacional, PT e PMDB estão unidos. Aqui, apoiado pelo PSB, de Marina-Wilma de Faria; pelo PSDB, de Aécio-Rogério Marinho e pelo Democratas do senador José Agripino, Henrique Alves esconde a relação política do seu partido com a presidente Dilma Rousseff nos comícios pelo interior do Estado. E todo mundo sabe que Henrique é muito mais próximo de Dilma, do que de Marina e de Aécio.

2 FIDELIDADE EM EXTINÇÃO

Na disputa pelo Senado, Wilma tem usado depoimento de Marina pedindo votos para ela, o que é absolutamente normal, sendo ambas filiadas ao PSB. Mas, no princípio da campanha, liderados da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, faziam questão de mostrar uma relação política saudável dela com o ex-presidente Lula, do PT. Até mesmo na sua propaganda eleitoral.

‘HERDEIROS POLÍTICOS’ CHAMAM ATENÇÃO

Debatido repetidamente nas redes sociais, os herdeiros de sangue que viram herdeiros políticos no Rio Grande do Norte. E seguem os exemplos com: José Agripino-Felipe Maia; Garibaldi Alves-Walter Alves; Robinson Faria-Fábio Farias; Wilma de Faria-Márcia Maia; Ricardo Motta-Rafael Motta, além de outros, menos cotados. Dizer o quê???

TRIBUNAL ELEITORAL TRABALHA EM PAZ

Com a competência da sua equipe técnica, já testada e aprovada em outras eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do RN segue administrando na paz e na tranquilidade, o processo eleitoral. Ponto para o seu presidente, desembargador Virgílio Fernandes de Macedo Júnior e para a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, vice-presidente, que conduzem o trabalho da corte com maestria.

HOMENAGENS PARA IBERÊ

Falecido em São Paulo, onde estava para tratamento de saúde, o ex-governador Iberê Ferreira de Souza recebeu inúmeras homenagens no seu velório, ocorrido em Santa Cruz, sua origem, e Natal, onde está sepultado.

FRASES

Diferença entre Dilma e Marina diminui em nova pesquisa.” Do jornal Tribuna do Norte, on line.

Números do Ibope: Dilma está com 36%; Marina, 30% e Aécio, 19%.” Do jornal O Jornal de Hoje, on line.

“As pessoas com quem falei aqui nas Rocas não pediram nada pra elas. Não pediram dinheiro, não pediram emprego. Nada disso.” De Henrique Alves, no Twitter.

“De casa em casa, ‪#HenriqueGovernador vai recebendo o carinho do natalense e a certeza da vitória que está por vir.” De Henrique Alves, no Twitter.

O apoio e o carinho do povo nos fortalecem a cada dia. Estamos no caminho certo. Vamos em frente!” De Robinson Faria, no Twitter.

Pesquisa Ibope confirma o crescimento da nossa campanha e a estagnação dos outros candidatos.” De Robinson Faria, no Twitter.

“Sigo contando com o apoio de vocês para juntos resgatarmos o RN. Obrigada e boa noite.” De Wilma de Faria, no Twitter.

“Meu muito obg a todas as lideranças comunitárias q compareceram. Vcs são fundamentais na nossa vitória.” De Wilma de Faria, no Twitter.

Nova pesquisa IBOPE confirma, reafirma e repete: É ‪@Fatima_Bezerra !!!” De Fátima Bezerra, no Twitter.

As pesquisas só afirmam e reafirmam o que está estampado nas redes sociais e nas ruas do nosso estado: ‪#Fátima131.” De Fátima Bezerra, no Twitter.

“Embora não seja candidata nem apoie qualquer dos candidatos, ainda há quem prefira fazer campanha fazendo oposição ao governo Rosalba.” De Laire Rosado, no Twitter.

Lideram pesquisa em SP: Tiririca, Russomano, Maluf, Baleia Rossi, Feliciano. No Rio, Clarissa Garotinho e Bolsonaro. Depois, reclamam de Brasília.” De Sérgio Léo, no Twitter.

Ninguém da classe política aposta nos números do Ibope. Nem nos que sobem nem nos que descem. Mas, todos acordem num ponto: uma grife que aliada ao poder de divulgação da Globo tem seu peso.” Do jornalista Vicente Serejo, na sua coluna Cena Urbana, n’O Jornal de Hoje.

ME DISSERAM!…

… Que Rosalba Ciarlini confia na eleição dos candidatos que tem a sua preferência e o seu voto pessoal. Será?…

… Que a venda de ansiolíticos nas farmácias cresce exponencialmente nos dias que antecedem a eleição. Será?…

… Que depois da eleição, a euforia dos vitoriosos será inversamente proporcional a agonia depressiva dos derrotados. Será?…

… Que há sim, uma grande diferença entre os ‘arrastões’ de bandidos nas praias do Rio de Janeiro, e os ‘arrastões’ dos políticos em busca de voto. Será?…

COLUNA É POR AÍ!… – Revista FOCO – Junho de 2013

DILMA FAZ MAIS PELO RN

A governadora Rosalba Ciarlini recebeu a presidente Dilma Rousseff, no auditório do Centro Administrativo. O objetivo da visita presidencial pode até ser político, mas nas agendas oficiais consta como “(…) para a entrega de equipamentos de desenvolvimento rural aos prefeitos de 149 municípios do Rio Grande do Norte”.

A ação da presidente Dilma Rousseff em terras potiguares não ficou restrita a entrega desses equipamentos. Ela foi mais longe e anunciou o repasse de mais de 300 milhões para o Governo Estadual construir a Barragem de Oiticica; anunciou a criação de um Plano Safra específico para o semi-árido nordestino; anunciou a duplicação da BR-304 de Natal até a divisa com o Ceará, começando com a duplicação da Reta Tabajara; a retomada da duplicação do acesso à praia de Pipa, em Tibau do Sul e disse que será construído o Sistema Igapó, que liga a BR-101 ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

Dilma também anunciou o lançamento do edital de licitação das obras complementares da duplicação da BR 101/RN, para construção de vias marginais, obra de drenagem e de dois viadutos, como também assinou o Acordo de Cooperação do Programa Brasil Mais Seguro, entre o Ministério da Justiça e o governo do Rio Grande do Norte.

Ela assinou a Ordem de Serviço para as obras de construção do Museu da Rampa e Memorial do Aviador; anunciou a liberação de R$ 30 milhões, em recursos do Ministério do Turismo, para a reforma e ampliação do Centro de Convenções de Natal.

Além dos 250 equipamentos, que incluem máquinas retroescavadeiras e motoniveladores, que a presidente veio entregar, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, anunciou que os municípios ainda receberão, cada um, caminhão-pipa, caminhão-caçamba e pá carregadeira. As compras já foram iniciadas, e a entrega deve começar ainda em junho.

A presidente Dilma deixou tudo isso aqui. E daqui saiu cheia de aplausos.

Era uma Agenda Administrativa? Ou foi Agenda Política? 2013, pré 2014?

É por aí!….

VISITA DE DILMA REPERCUTE

Deputada federal, Fátima Bezerra (PT-RN), repercutiu no plenário da Câmara dos Deputados, a visita que a presidente Dilma Rousseff fez ao Rio Grande do Norte, destacando a “demonstração do caráter republicano do seu governo”. São quase R$ 2 bilhões de investimento nas áreas hídricas, rodoviárias e culturais.

PRESIDENTE HENRIQUE EDUARDO ALVES

É numa relação de confiança e prestígio com o Poder Republicano que está o presidente da Câmara Federal, deputado potiguar Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Amigo, in pectoris, do vice-presidente Michel Temer, e com muito prestígio junto à presidente Dilma Rousseff, Henrique assumiu a Presidência do Brasil, neste final de semana último, depois de acompanhar a presidente na sua visita ao Rio Grande do Norte.

ROSALBA NA RÁDIO CIDADE

A governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada pelo Secretário de Comunicação Social, Edilson Braga, esteve nos estúdios da Rádio Cidade e concedeu uma excelente e esclarecedora entrevista ao jornalista Alex Viana, no Jornal da Cidade. Na pauta, os investimentos e benefícios que a presidente Dilma Rousseff havia deixado aqui um dia antes.

PREFEITO MIRA ALTOS SALÁRIOS

O prefeito Carlos Eduardo Alves está mirando nos altos salários do funcionalismo público municipal de Natal. A idéia é conseguir, através de auditoria, identificar esses salários e depois reduzí-los ao que prevê, em lei, o teto salarial do município.

ADEUS MORDOMIA RESIDENCIAL?

A prevalecer decisão da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa, os próximos governadores do Rio Grande do Norte perdem o direito a morar na capital com aluguel, feira e outras mordomias, pagos pelo Tesouro Estadual. A economia beira os 100 mil reais mensais.

FRASES

É um misto de alegria, emoção e responsabilidade. É uma honra representar o Rio Grande do Norte num momento como este. Aluízio Alves, meu pai, também deve está muito feliz onde ele estiver.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, ao assumir a Presidência da República.

Dilma Rousseff abre o saco de bondades para o RN. Graças a Deus!Do jornalista Diógenes Dantas, no seu Facebook.

Em Natal, Dilma distribui máquinas para prefeitos e confirma novas obras no RN.” Do ex-deputado Laíre Rosado, marido da deputada Sandra Rosado, no seu Twitter.

“Dilma dirige cumprimento especial aos trabalhadores capacitados para operarem as máquinas agrícolas entregues hoje a municípios do RN.” Do Blog do Planalto, no seu Twitter.

‘Uma coisa aprendi quando ainda Ministra do Pres Lula; não existe questao partidaria  quando se trata de administracao pública’ diz Dilma..” Da advogada Laurita Arruda Câmara, no seu Twitter.

“Dilma: ‘Rosalba tem sido uma grande parceira, nesses dois anos e seis meses que temos trabalhado, ela aqui, e eu, em Brasília’.” Do jornalista Alex Viana, no seu Twitter.

Dilma cita duas vezes vice-prefeita Wilma de Faria, e elogia Wilma por ‘brigar’ por várias coisas … Significa opção? Para governo? 2014??” Do professor Alexandre Nascimento, no seu Twitter.

“A governadora ‪@RosalbaCiarlini esqueceu de convidar seus aliados ‪@joseagripino e ‪@felipemaia para juntos receberem a presidenta Dilma.” Do funcionário público Márcio Guedes, no seu Twitter.

Espero a avaliação do final do mandato.” Da governadora Rosalba Ciarlini, sobre as pesquisas, ao jornalista Alex Viana, no Jornal da Cidade / Rádio Cidade.

ME DISSERAM!…

… Que o sorriso de Rosalba Ciarlini está ‘de queixá à queixá’, com o tratamento republicano que recebe da presidente Dilma Rousseff. Será?…

… Que nem Fátima Bezerra e nem Wilma de Faria tem ciúmes da aproximação de Rosalba e Dilma. Será?…

… Que o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, está acertando, quando se trata de melhorar a imagem do Poder Legislativo Estadual. Será?…

… Que o secretário de comunicação Edilson Braga, está conseguindo uma trégua nas relações da imprensa com o Governo Rosalba Ciarlini. Será?…