COLUNA É POR AÍ!… SETEMBRO DE 2013 – REVISTA FOCO

O DILEMA DA ROSA

Quem, em sã consciência, colocaria a própria cabeça na guilhotina, para se auto destruir politicamente? Quem, na vida política do Brasil de hoje seria capaz de um gesto de grandeza, ao correr para a morte política, mas ajudar na sobrevivência de alguns companheiros de partido?

O principal dilema que a governadora Rosalba Ciarlini enfrenta no momento é este: ser ou não ser, candidata a reeleição no cargo de governador do Rio Grande do Norte.

Rosalba vive um terrível momento, recheado de problemas financeiros, administrativos e políticos na estrutura administrativa do Governo do Rio Grande do Norte. Parece até que nada dá certo para este governo.

Se há sérios problemas de falta de dinheiro, a oposição tem o discurso do aumento sucessivo da arrecadação tributária.

Se setores do Governo anunciam aos quatros cantos do mundo realizações e mais realizações da equipe de Governo, o marketing governamental não consegue transformar essas realizações em opinião pública favorável ao governante.

E agora, o que resta a Rosalba, mesmo com todo o desgaste que o seu partido Democratas está enfrentando na opinião pública potiguar, é manter e oficializar uma candidatura à reeleição para o cargo que ora ocupa, mesmo que pesquisas e analistas experientes concluam que é muito difícil a conquista de um novo mandato.

Aceitando a candidatura Rosalba vai para os sacrifício e ‘poderá salvar’ o mandato de colegas de partido na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Caso contrária, poderá ser acusada de abandonar os correligionários numa hora de difícil estabilidade política.

Rosalba sabe que não é fácil. E vive um terrível dilema. Ser ou não ser candidata? Salvar ou abandonar os colegas de partido? E Carlos Augusto, o que acha dessa situação?

É por aí!….

PMDB ROMPIDO COM ROSALBA

Depois de muitas idas e vindas, de justificativas, de ‘tá frio / tá quente’, finalmente o PMDB decidiu romper a aliação política que mantinha com o Governo Rosalba Ciarlini, embora ainda não tenha descartado totalmente a aliança com os Democratas e o senador José Agripino.

O PMDB QUER UM CANDIDATO

O deputado Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara Federal é, inegavelmente, pule de dez para dar mais força ao PMDB, se aceitar ser o candidato a governador do partido na próxima eleição governamental. Esse é o desejo da maioria dos filiados ao partido, que sonham em conquistar o poder através dele.

GARIBALDI FORA DO PÁREO

O ministro Garibaldi Alves Filho, da Previdência Social, não admite sequer conversar sobre a possibilidade de se candidatar ao cargo de governador do Rio Grande do Norte.

VILMA DE FARIA COM AGENDA DE CANDIDATA

Não surpreende a agenda de candidata a cargo majoritário da vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria. Batizado, casamento, vaquejada, festa de padroeira e de emancipação política de municípios, e lá está, nas mídias sociais, a foto de Vilma sempre ao lado de correligionários e lideranças políticas.

ROBINSON FARIA COM AGENDA DE CANDIDATO

O vice-governador Robinson Faria, também está na estrada, cumprindo agenda de candidato em todas as regiões. E sempre está usando as mídias sociais para divulgar sua agenda.

JOSÉ ADÉCIO DEFENDE ROSALBA

José Adécio é uma voz solitária na defesa do Governo Rosalba Ciarlini. E justifica sua posição enumerando obras e serviços que o governo realiza no Rio Grande do Norte. E não encontra justificativas para a falta de aprovação popular ao governo.

FRASES

“Mensalão: Penas sem castigo.” Manchete do jornal Tribuna do Norte, sobre o processo do Mensalão no Supremo Tribunal de Justiça.

Quem pode garantir que Rosalba candidata ganha ou perde?” Do deputado José Adécio no blogue de Anna Ruth Dantas.

A governadora tem obras que são invisíveis, não são palpáveis, mas são verdadeiras. Essas obras precisam ser mostradas.” Do deputado José Adécio no blogue de Anna Ruth Dantas.

Vou votar pelo voto aberto não só para cassação de mandato como também para todos os casos.” Do senador José Agripino, no blogue do jornalista Alex Viana (visorpolítico.com.br).

“O caos nas contas do governo Rosalba continua.” Da jornalista Daniela Freire, em sua coluna n’O Jornal de Hoje.

Sucessão estadual: Walter Alves confirma conversas com Robinson sobre candidatura .” Manchete de O Jornal de Hoje.

A Abelhinha insistiu para saber mais, mas o máximo que conseguiu além foi que escutas telefônicas já efetuadas, com autorização judicial, vão derrubar poderosos.” Da jornalista Eliana Lima, na sua coluna no jornal Tribuna do Norte.

Marcada para segunda-feira, diz 23, em Mossoró, a filiação da ex-prefeita da cidade, Fafá Rosado, ao PMDB.
(…).
Henrique confirmou presença e deverá chegar a Mossoró com um figurão do partido.
(…) o vice-presidente da República, Michel Temer.” Da jornalista Thaisa Galvão, no seu blogue.

O pedido de desfiliação “por justa causa” do deputado federal Betinho Rosado do Democratas foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue.

“Deve ser de alta importância  para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.” Do jornalista Woden Madruga, sobre a participação de Rosalba na posse do novo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot.

ME DISSERAM!…

… Que Rosalba realmente desistiu de se candidatar nas eleições do próximo ano. Será?…

… Que Carlos Augusto ainda acredita na recuperação da imagem pública do Governo Rosalba. Será?…

… Que está cada dia mais difícil administrar as relações do governo com policiais civis. Será?…

… Que os deputados reclamam, mas aprovam tudo que Rosalba quer na Assembleia Legislativa. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… REVISTA FOCO AGOSTO 2013

BRASIL NÃO PUNE CORRUPTOS

Um dos motivos que leva o povo para as ruas das principais cidades brasileiras, é a necessidade de um combate mais eficiente à corrupção e aos corruptos, de maneira geral, no país. Há a impressão de que, em cada município brasileiro, em cada Estado da Federação e nos muitos cargos públicos do governo, registram-se casos de corrupção, mas nunca de punição aos corruptos.

A corrupção continua a existir como um dos piores males dentro da estrutura de administração pública do país e há entraves legais para se chegar a punição dos encontrados em culpa nos negócios do Estado.

E as punições não acontecem porque a legislação brasileira permite um sem número de apelações, que acabam adiando, sucessivas vezes, a aplicação de uma pena exemplar para quem faz mau uso ou rouba dinheiro público.

Desavisados, os manifestantes concentram suas críticas aos gestores do Poder Executivo e a lentidão com que o Poder Judiciário julga os acusados em processos de corrupção. Esquecem que tanto os gestores do Poder Executivo quanto os gestores do Poder Judiciário, somente agem seguindo o que está estabelecido na lei.

Quem permite que a legislação seja branda ou praticamente inaplicável, são os autores da lei e da regulamentação legal no país, ou seja: os responsáveis por essa situação, são os legisladores brasileiros. Senadores e deputados federais elaboram a lei e são diretamente responsáveis pelo seu conteúdo.

Se há corrupção no Poder Executivo, é porque a legislação específica deixa brechas para que não exista punição. E atos de corrupção somente serão combatidos, se existir uma legislação punitiva, forte e aplicável.

Ora, ora… se quem rouba dinheiro público tem condições de se safar das brandas penas da lei com um bom advogado, a própria legislação funciona como elemento motivador da corrupção.

É por aí!….

ROSALBA, PESSOALMENTE, É A MELHOR PROPAGANDA

Há, no meio jornalístico em Natal, a impressão de que a própria governadora Rosalba Ciarlini é a melhor propaganda do seu governo. E citam que quem conversa pessoalmente com a governadora, compreende melhor as dificuldades do Estado e fica sabendo das realizações que já seriam muitas.

FLÁVIO ROCHA SURPREENDE COM CRÍTICAS AO RN

Presidente das Lojas Riachuelo e vice-presidente do Grupo Guararapes, Flávio Rocha, ex-deputado federal, surpreendeu ao adotar um tom mais grave nas denúncias que faz de que é difícil investir no Rio Grande do Norte. E denuncia uma “turma do contra”que seria muito forte.

RICARDO MOTTA ELOGIADO

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta tem sido elogiado pelos seus colegas deputados, pela correção, justiça, serenidade e coragem com que administra o Poder Legislativo e suas relações com os Poderes Executivo e Judiciário. Está com uma boa imagem junto aos pares.

CARLOS EDUARDO SATISFEITO COM BRASÍLIA

Depois de andanças pelos ministérios, em Brasília, o prefeito Carlos Eduardo revela, no seu twitter um elevado grau de satisfação com a boa acolhida aos projetos da Prefeitura de Natal.

ROSALBA RECEBE CRÍTICAS ATÉ DE ALIADOS

Está cada dia mais difícil administrar a governabilidade no Rio Grande do Norte, porque a governadora Rosalba Ciarlini, além de todos os problemas financeiros e de gestão do Estado, começa a enfrentar, mais duramente, críticas dos seus aliados..

PROSSEGUE A BIOMETRIA EM NATAL

Segue, sem contratempos, o Projeto de Revisão Eleitoral com Coleta Biométrica, realizado pelo TRE-RN, para os mais de 520 mil eleitores de Natal. Até dezembro o trabalho estará totalmente concluído.

FRASES

“TJ e MP agem como filhos sem mesada.” Da governadora Rosalba Ciarlini, no Novo Jornal.

O presidente da Riachuelo e vice-presidente da Guararapes, Flávio Rocha, fez duras críticas nesta segunda-feira (5) ao ambiente de negócios no Rio Grande do Norte.” Da jornalista Renata Moura, no seu blogue mercado.com

Essas forças do contra podem paralisar governos e prefeituras. Meia dúzia de pessoas estão entravando o estado.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

É dura a tarefa de gerar emprego e de empreender no estado (RN). A dificuldade é grande, a troco de nada.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

É preciso deter as forças do contra.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

Rosalba Ciarlini chora e afirma que a burocracia e falta de recursos emperram a saúde no RN.” Do site jornaldehoje.com.br.

Governo “maquiou” gastos com Educação para atender Legislação, diz (Deputado Fernando) Mineiro.” Do portalnoar.com.br.

“Estado terá expediente menor e secretários devolvem carros e linhas telefônicasDo blogdobg.com.br.

Estudo Impacto Ambiental EIA/RIMA da Av Engº Roberto Freire custará 930 mil reais. ENQUANTO ISSO OS SERVIDORES FICARÃO SEM O 1/3 DE FÉRIAS.” Do menestrel medieval Marcos Dionísio, no seu Twitter.

Supermercado supera shopping center nas compras por impulso.” Do jornalista Marcos Aurélio de Sá, na sua coluna, no Jornal de Hoje.

ME DISSERAM!…

… Que o prefeito Carlos Eduardo está pra lá de satisfeito com os primeiros resultados da viagem à Brasília. Será?…

… Que a frase “ISSO TUDO É PARA VOCÊ”, numa placa na Arena das Dunas, não estaria angariando as simpatias esperadas pelo governo Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a governadora Rosalba Ciarlini acredita na retomada do emprego no interior com o projeto Pró-Sertão. Será?…

… Que Rosalba Ciarlini teria passado dos limites da relação entre os poderes no episódio dos “filhos sem mesada”. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… REVISTA FOCO AGOSTO 2013

BRASIL NÃO PUNE CORRUPTOS

Um dos motivos que leva o povo para as ruas das principais cidades brasileiras, é a necessidade de um combate mais eficiente à corrupção e aos corruptos, de maneira geral, no país. Há a impressão de que, em cada município brasileiro, em cada Estado da Federação e nos muitos cargos públicos do governo, registram-se casos de corrupção, mas nunca de punição aos corruptos.

A corrupção continua a existir como um dos piores males dentro da estrutura de administração pública do país e há entraves legais para se chegar a punição dos encontrados em culpa nos negócios do Estado.

E as punições não acontecem porque a legislação brasileira permite um sem número de apelações, que acabam adiando, sucessivas vezes, a aplicação de uma pena exemplar para quem faz mau uso ou rouba dinheiro público.

Desavisados, os manifestantes concentram suas críticas aos gestores do Poder Executivo e a lentidão com que o Poder Judiciário julga os acusados em processos de corrupção. Esquecem que tanto os gestores do Poder Executivo quanto os gestores do Poder Judiciário, somente agem seguindo o que está estabelecido na lei.

Quem permite que a legislação seja branda ou praticamente inaplicável, são os autores da lei e da regulamentação legal no país, ou seja: os responsáveis por essa situação, são os legisladores brasileiros. Senadores e deputados federais elaboram a lei e são diretamente responsáveis pelo seu conteúdo.

Se há corrupção no Poder Executivo, é porque a legislação específica deixa brechas para que não exista punição. E atos de corrupção somente serão combatidos, se existir uma legislação punitiva, forte e aplicável.

Ora, ora… se quem rouba dinheiro público tem condições de se safar das brandas penas da lei com um bom advogado, a própria legislação funciona como elemento motivador da corrupção.

É por aí!….

ROSALBA, PESSOALMENTE, É A MELHOR PROPAGANDA

Há, no meio jornalístico em Natal, a impressão de que a própria governadora Rosalba Ciarlini é a melhor propaganda do seu governo. E citam que quem conversa pessoalmente com a governadora, compreende melhor as dificuldades do Estado e fica sabendo das realizações que já seriam muitas.

FLÁVIO ROCHA SURPREENDE COM CRÍTICAS AO RN

Presidente das Lojas Riachuelo e vice-presidente do Grupo Guararapes, Flávio Rocha, ex-deputado federal, surpreendeu ao adotar um tom mais grave nas denúncias que faz de que é difícil investir no Rio Grande do Norte. E denuncia uma “turma do contra”que seria muito forte.

RICARDO MOTTA ELOGIADO

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta tem sido elogiado pelos seus colegas deputados, pela correção, justiça, serenidade e coragem com que administra o Poder Legislativo e suas relações com os Poderes Executivo e Judiciário. Está com uma boa imagem junto aos pares.

CARLOS EDUARDO SATISFEITO COM BRASÍLIA

Depois de andanças pelos ministérios, em Brasília, o prefeito Carlos Eduardo revela, no seu twitter um elevado grau de satisfação com a boa acolhida aos projetos da Prefeitura de Natal.

ROSALBA RECEBE CRÍTICAS ATÉ DE ALIADOS

Está cada dia mais difícil administrar a governabilidade no Rio Grande do Norte, porque a governadora Rosalba Ciarlini, além de todos os problemas financeiros e de gestão do Estado, começa a enfrentar, mais duramente, críticas dos seus aliados..

PROSSEGUE A BIOMETRIA EM NATAL

Segue, sem contratempos, o Projeto de Revisão Eleitoral com Coleta Biométrica, realizado pelo TRE-RN, para os mais de 520 mil eleitores de Natal. Até dezembro o trabalho estará totalmente concluído.

FRASES

“TJ e MP agem como filhos sem mesada.” Da governadora Rosalba Ciarlini, no Novo Jornal.

O presidente da Riachuelo e vice-presidente da Guararapes, Flávio Rocha, fez duras críticas nesta segunda-feira (5) ao ambiente de negócios no Rio Grande do Norte.” Da jornalista Renata Moura, no seu blogue mercado.com

Essas forças do contra podem paralisar governos e prefeituras. Meia dúzia de pessoas estão entravando o estado.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

É dura a tarefa de gerar emprego e de empreender no estado (RN). A dificuldade é grande, a troco de nada.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

É preciso deter as forças do contra.” Do presidente das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, no blogue mercado.com.

Rosalba Ciarlini chora e afirma que a burocracia e falta de recursos emperram a saúde no RN.” Do site jornaldehoje.com.br.

Governo “maquiou” gastos com Educação para atender Legislação, diz (Deputado Fernando) Mineiro.” Do portalnoar.com.br.

“Estado terá expediente menor e secretários devolvem carros e linhas telefônicasDo blogdobg.com.br.

Estudo Impacto Ambiental EIA/RIMA da Av Engº Roberto Freire custará 930 mil reais. ENQUANTO ISSO OS SERVIDORES FICARÃO SEM O 1/3 DE FÉRIAS.” Do menestrel medieval Marcos Dionísio, no seu Twitter.

Supermercado supera shopping center nas compras por impulso.” Do jornalista Marcos Aurélio de Sá, na sua coluna, no Jornal de Hoje.

ME DISSERAM!…

… Que o prefeito Carlos Eduardo está pra lá de satisfeito com os primeiros resultados da viagem à Brasília. Será?…

… Que a frase “ISSO TUDO É PARA VOCÊ”, numa placa na Arena das Dunas, não estaria angariando as simpatias esperadas pelo governo Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a governadora Rosalba Ciarlini acredita na retomada do emprego no interior com o projeto Pró-Sertão. Será?…

… Que Rosalba Ciarlini teria passado dos limites da relação entre os poderes no episódio dos “filhos sem mesada”. Será?…

 

PESQUISA ÍNDICE REVELA APROVAÇÃO DE CARLOS EDUARDO E DILMA ROUSSEFF E MOSTRA ROSALBA CIARLINI SEM APROVAÇÃO

Desde o ano de 2001, com um pequeno intervalo de dois anos, o Instituto Índice Pesquisa realiza a pesquisa Top of Mind para a Revista Foco.

Na pesquisa deste ano, cujo resultado será publicado na edição que já se encontra em gráfica, foram incluídas, por solicitação da Revista FOCO, avaliações (através dos conceitos Ótimo, Bom, Regular Positivo, Regular Negativo, Ruim e Péssimo), do Governo da Presidente Dilma Rousseff, do Governo Rosalba Ciarlini e da Administração Carlos Eduardo, aqui em Natal.

Foram ouvidas 1.070 entrevistados e o perfil da amostra é o seguinte: Sexo – masculino 59,3% e feminino 40,7%. Idade – 10/14 anos 2,3%; 15/24 anos 23,4%; 25/34 anos 28,5%; 35/44 anos 20,8%; 45/59 anos 16,8% e 60 anos e mais 8,1%. Grau de Instrução – Analfabeto / Fundamental até a 3a Série 8,3%; 4a Série Fundamental 12,9%; Fundamental Completo 21,3%; Médio Completo 45,8% e Superior Completo 11,7%. Classificação Econômica Brasil – Classe A1 0,7%; Classe A2 1,3%; Classe B1 5,1%; Classe B2 11,7%; Classe C1 41,0%; Classe C2 12,1%; Classe D 26,2% e Classe E 1,8%.

O resultado apurado está no texto abaixo:

Na pesquisa Top of Mind deste ano, o Instituto Índice Pesquisa, também pediu aos entrevistados uma avaliação dos governos da presidente Dilma Rousseff, da governadora Rosalba Ciarlini e do prefeito Carlos Eduardo.

Conheça os números da Aprovação da Administração Carlos Eduardo e do Governo Dilma Rousseff e também da Falta de Aprovação do Governo Rosalba Ciarlini:

APROVAÇÃO DE CARLOS EDUARDO

Considerando o sistema mais rigoroso de interpretação da avaliação de governos pela opinião pública, pode-se afirmar que a Administração de Carlos Eduardo Alves conquista aprovação de 75,1% (resultado obtido a partir das subtração da avaliação negativa é de 12,4% da avaliação positiva, que é de 87,5%).

APROVAÇÃO DE DILMA ROUSSEFF

Pelo mesmo sistema, também pode-se afirmar que o Governo Dilma Rousseff tem aprovação de 70,9% (resultado obtido a partir das subtração da avaliação negativa é de 14,5% da avaliação positiva, que é de 85,4%).

ROSALBA CIARLINI SEM APROVAÇÃO

Utilizando-se também o mesmo sistema, chega-se a conclusão que o Governo Rosalba Ciarlini não recebe aprovação da opinião pública, e fica com – 40,2% (resultado obtido a partir das subtração da avaliação negativa é de 70,1% da avaliação positiva, que é de 29,9%).

AVALIAÇÃO POSITIVA

Carlos Eduardo conquista 87,5%; Dilma Rousseff fica com 85,$% e Rosalba Ciarlini com apenas 29,9%.

A Administração do Prefeito Carlos Eduardo é campeã da avaliação positiva dos governos ao conquistar 87,5% (soma de Ótima 16,4% + Boa 45,7% + Regular Positiva 25,4%), com pouco mais de 100 dias.

O Governo Dilma Rousseff ocupa a segunda posição, conquistando 85,4% de avaliação positiva (soma de Ótimo 13,6% + Bom 45,0% + Regular Positivo 26,8%), para o seu governo que já está quase na metade do terceiro ano.

O Governo Rosalba Ciarlini, que também já está quase na metade do terceiro ano do seu mandato, ocupa a terceira e última posição neste curto ranking, conquistando apenas 29,9% de avaliação positiva (soma de Ótimo 1,9% + Bom 13,1% + Regular Positivo 14,9%), para o seu governo.

AVALIAÇÃO NEGATIVA

O Governo Rosalba Ciarlini tem a pior avaliação com 70,1%, onde o Governo Dilma Rousseff tem apenas 14,% e a Administração Carlos Eduardo aparece com apenas 12,4%.

O Governo Rosalba Ciarlini é o pior avaliado, ao receber 70,1% de avaliação negativa (soma de Regular Negativo 17,9% + Ruim 20,7% + Péssimo 31,5%).

O Governo Dilma Rousseff ocupa a segunda posição na avaliação negativa, recebendo 14,5% (soma de Regular Negativo 6,5% + Ruim 4,2% + Péssimo 3,8%).

A Administração de Carlos Eduardo ficou com a avaliação negativa menos prejudicial a imagem pública, com apenas 12,4% (soma de Regular Negativa 4,7% + Ruim 5,0% + Péssima 2,7%).

A LEITURA DOS NÚMEROS

Evidente que trata-se de uma pesquisa quantitativa, quando os seus resultados são apresentados em quantidades de avaliação, positivas e negativas. A pesquisa não teve como objetivo identificar os motivos da avaliação, mas apenas avaliar.

Os dados apurados revelam o que todo mundo já comenta, não somente nos cafés, bares, restaurantes e esquinas das cidades, como também reflete o que se publica e comenta nas redes sociais.

Difícil imaginar que a presidente Dilma Rousseff ou o prefeito Carlos Eduardo Alves possam apresentar insatisfação com os resultados da pesquisa. Já a governadora Rosalba Ciarlini, inquirida sobre as pesquisas pelo jornalista Alex Viana, no Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, limitou a afirmar: “Espero avaliação do final do mandato”.

A Revista FOCO tem lançamento previsto para os próximos dias, quando também será encaminhada para os assinantes e vendidas em bancas de revistas.

É por aí!… 

COLUNA É POR AÍ!… – Revista FOCO – Junho de 2013

DILMA FAZ MAIS PELO RN

A governadora Rosalba Ciarlini recebeu a presidente Dilma Rousseff, no auditório do Centro Administrativo. O objetivo da visita presidencial pode até ser político, mas nas agendas oficiais consta como “(…) para a entrega de equipamentos de desenvolvimento rural aos prefeitos de 149 municípios do Rio Grande do Norte”.

A ação da presidente Dilma Rousseff em terras potiguares não ficou restrita a entrega desses equipamentos. Ela foi mais longe e anunciou o repasse de mais de 300 milhões para o Governo Estadual construir a Barragem de Oiticica; anunciou a criação de um Plano Safra específico para o semi-árido nordestino; anunciou a duplicação da BR-304 de Natal até a divisa com o Ceará, começando com a duplicação da Reta Tabajara; a retomada da duplicação do acesso à praia de Pipa, em Tibau do Sul e disse que será construído o Sistema Igapó, que liga a BR-101 ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

Dilma também anunciou o lançamento do edital de licitação das obras complementares da duplicação da BR 101/RN, para construção de vias marginais, obra de drenagem e de dois viadutos, como também assinou o Acordo de Cooperação do Programa Brasil Mais Seguro, entre o Ministério da Justiça e o governo do Rio Grande do Norte.

Ela assinou a Ordem de Serviço para as obras de construção do Museu da Rampa e Memorial do Aviador; anunciou a liberação de R$ 30 milhões, em recursos do Ministério do Turismo, para a reforma e ampliação do Centro de Convenções de Natal.

Além dos 250 equipamentos, que incluem máquinas retroescavadeiras e motoniveladores, que a presidente veio entregar, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, anunciou que os municípios ainda receberão, cada um, caminhão-pipa, caminhão-caçamba e pá carregadeira. As compras já foram iniciadas, e a entrega deve começar ainda em junho.

A presidente Dilma deixou tudo isso aqui. E daqui saiu cheia de aplausos.

Era uma Agenda Administrativa? Ou foi Agenda Política? 2013, pré 2014?

É por aí!….

VISITA DE DILMA REPERCUTE

Deputada federal, Fátima Bezerra (PT-RN), repercutiu no plenário da Câmara dos Deputados, a visita que a presidente Dilma Rousseff fez ao Rio Grande do Norte, destacando a “demonstração do caráter republicano do seu governo”. São quase R$ 2 bilhões de investimento nas áreas hídricas, rodoviárias e culturais.

PRESIDENTE HENRIQUE EDUARDO ALVES

É numa relação de confiança e prestígio com o Poder Republicano que está o presidente da Câmara Federal, deputado potiguar Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Amigo, in pectoris, do vice-presidente Michel Temer, e com muito prestígio junto à presidente Dilma Rousseff, Henrique assumiu a Presidência do Brasil, neste final de semana último, depois de acompanhar a presidente na sua visita ao Rio Grande do Norte.

ROSALBA NA RÁDIO CIDADE

A governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada pelo Secretário de Comunicação Social, Edilson Braga, esteve nos estúdios da Rádio Cidade e concedeu uma excelente e esclarecedora entrevista ao jornalista Alex Viana, no Jornal da Cidade. Na pauta, os investimentos e benefícios que a presidente Dilma Rousseff havia deixado aqui um dia antes.

PREFEITO MIRA ALTOS SALÁRIOS

O prefeito Carlos Eduardo Alves está mirando nos altos salários do funcionalismo público municipal de Natal. A idéia é conseguir, através de auditoria, identificar esses salários e depois reduzí-los ao que prevê, em lei, o teto salarial do município.

ADEUS MORDOMIA RESIDENCIAL?

A prevalecer decisão da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa, os próximos governadores do Rio Grande do Norte perdem o direito a morar na capital com aluguel, feira e outras mordomias, pagos pelo Tesouro Estadual. A economia beira os 100 mil reais mensais.

FRASES

É um misto de alegria, emoção e responsabilidade. É uma honra representar o Rio Grande do Norte num momento como este. Aluízio Alves, meu pai, também deve está muito feliz onde ele estiver.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, ao assumir a Presidência da República.

Dilma Rousseff abre o saco de bondades para o RN. Graças a Deus!Do jornalista Diógenes Dantas, no seu Facebook.

Em Natal, Dilma distribui máquinas para prefeitos e confirma novas obras no RN.” Do ex-deputado Laíre Rosado, marido da deputada Sandra Rosado, no seu Twitter.

“Dilma dirige cumprimento especial aos trabalhadores capacitados para operarem as máquinas agrícolas entregues hoje a municípios do RN.” Do Blog do Planalto, no seu Twitter.

‘Uma coisa aprendi quando ainda Ministra do Pres Lula; não existe questao partidaria  quando se trata de administracao pública’ diz Dilma..” Da advogada Laurita Arruda Câmara, no seu Twitter.

“Dilma: ‘Rosalba tem sido uma grande parceira, nesses dois anos e seis meses que temos trabalhado, ela aqui, e eu, em Brasília’.” Do jornalista Alex Viana, no seu Twitter.

Dilma cita duas vezes vice-prefeita Wilma de Faria, e elogia Wilma por ‘brigar’ por várias coisas … Significa opção? Para governo? 2014??” Do professor Alexandre Nascimento, no seu Twitter.

“A governadora ‪@RosalbaCiarlini esqueceu de convidar seus aliados ‪@joseagripino e ‪@felipemaia para juntos receberem a presidenta Dilma.” Do funcionário público Márcio Guedes, no seu Twitter.

Espero a avaliação do final do mandato.” Da governadora Rosalba Ciarlini, sobre as pesquisas, ao jornalista Alex Viana, no Jornal da Cidade / Rádio Cidade.

ME DISSERAM!…

… Que o sorriso de Rosalba Ciarlini está ‘de queixá à queixá’, com o tratamento republicano que recebe da presidente Dilma Rousseff. Será?…

… Que nem Fátima Bezerra e nem Wilma de Faria tem ciúmes da aproximação de Rosalba e Dilma. Será?…

… Que o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, está acertando, quando se trata de melhorar a imagem do Poder Legislativo Estadual. Será?…

… Que o secretário de comunicação Edilson Braga, está conseguindo uma trégua nas relações da imprensa com o Governo Rosalba Ciarlini. Será?…

 

PESQUISA ÍNDICE / REVISTA FOCO: POPULAÇÃO AVALIA GOVERNOS DE DILMA, ROSALBA E CARLOS EDUARDO

GANHARÁ UM DOCE QUEM VENCER O DESAFIO.

Nos dias 13 e 14 de abril último, o Instituto Índice Pesquisa colocou um grupo de 18 pesquisadores de campo para realizar a pesquisa Top of Mind, de recordação de marcas no mercado de Natal, contratado pela Revista FOCO.

552951_3036290123911_898653728_nOs entrevistadores (foto Casciano Vidal) Alcinara Gutinéia da Silva Bezerra, Alisson Batista Ribeiro, Amanda Elisa de Oliveira Lamas, Anderson Pereira de Andrade, Bruno Henrique Bento Martins Bezerra, Bruno Raphael Nunes Machado, Edson Felix Ferreira, Francisco Eduardo Soares Oliveira, Higor Arraes de Oliveira, Isaac Segundo Camilo, Jean Carlos Soares Oliveira, Laryssa Isabela Silva de Melo, Maria Josilene de Carvalho, Rafael Medeiros Marcolino da Silva, Raianne de Araújo Teixeira, Raíssa Dantas Varela, Vitor Rubem de Lucena Azevedo Medeiros e Wellington Lima Gomes, ouviram 1.070 pessoas, em todos os bairros de Natal.

Além de ouvir a população alvo para a pesquisa de recordação de marcas Top of Mind, que será publicada na próxima edição da Revista FOCO, com lançamento previsto para a primeira quinzena de junho, os pesquisadores perguntaram aos entrevistados:

– Como o(a) Sr(a) avalia o Governo da Presidente Dilma Rousself através dos conceitos Ótimo, Bom, Regular Positivo, Regular Negativo, Ruim e Péssimo?

Também perguntaram:

– Como o(a) Sr(a) avalia o Governo de Rosalba Ciarlini, através dos conceitos Ótimo, Bom, Regular Positivo, Regular Negativo, Ruim e Péssimo?

E ainda:

– Como o(a) Sr(a) avalia a Administração do Prefeito Carlos Eduardo, através dos conceitos Ótimo, Bom, Regular Positivo, Regular Negativo, Ruim e Péssimo?

Depois de tabulados os dados, cada conceito recebeu os seguintes percentuais:

Ótimo, com: 13,6% / 16,4% e 1,9%.

Bom, com: 13,1% / 45,7% e 45,0%.

Regular Positivo, com: 26,8% / 25,4% e 14,9%.

Regular Negativo, com: 4,7% / 17,9% e 6,5%.

Ruim, com: 4,2% / 20,7% e 5,0%.

Péssimo, com: 2,7% / 3,8% e 31,5%.

Estes percentuais estão foram de ordem. Não correspondem a sequência das perguntas.

O desafio que fica, para quem acredita que conhece a opinião pública, é o seguinte:
– Você seria capaz de distribuir os percentuais, atribuindo-os corretamente para cada governante, de acordo com o resultado da pesquisa?

 

Governo Dilma Rousself

Ótimo – ?

Bom – ?

Regular Positivo – ?

Regular Negativo – ?

Ruim – ?

Péssimo – ?

Governo Rosalba Ciarlini

Ótimo – ?

Bom – ?

Regular Positivo – ?

Regular Negativo – ?

Ruim – ?

Péssimo – ?

 Administração Carlos Eduardo 

Ótimo – ?

Bom – ?

Regular Positivo – ?

Regular Negativo – ?

Ruim – ?

Péssimo – ?

O perfil da amostra dessa pesquisa foi o seguinte: Sexo – 59,3% do sexo masculino e 40,7% do sexo feminino. Faixa Etária – 2,3% com idade entre 10 e 14 anos; 23,4% com idade entre 15 e 24 anos; 28,5% com idade entre 25 e 34 anos; 20,8%com idade entre 35 e 44 anos; 16,8% com idade entre 45 e 59 anos e 8,1% com idade igual ou superior a 60 anos.  Grau de Instrução – 8,3%, Analfabeto / Fundamental até 3a Série; 12,9%, até a 4a Série do Fundamental; 21,3% Fundamental Completo; 45,8% Médio Completo e 11,7% Superior Completo. Classificação Econômica Brasil – 0,7% da Classe A1; 1,3% da Classe A2; 5,1% da Classe B1; 11,7% da Classe B2; 41,0% da Classe C1; 12,1% da Classe C2; 26,1% da Classe D e 1,8% da Classe E.

Comente com a sua opinião. As respostas e os comentários serão publicados, depois da aprovação do mediador. Não serão publicados comentários fora do contexto do desafio.

Participe. Mande sua opinião. E teste o seu conhecimento sobre a opinião pública da população de Natal.

O resultado será publicado na Revista Foco do mês de junho.

 

COLUNA É POR AÍ!… – REVISTA FOCO – MAIO DE 201

A MÉDICA E A GOVERNADORA

A história se passa no Rio Grande do Norte depois de 2010. Naquele ano, a médica Rosalba Ciarlini, pediatra respeitadíssima por cuidar com zelo e carinho da saúde de crianças, já havia conquistado a simpatia e a confiança dos adultos.

Médica, de formação conservadora, Rosalba sabe que o bem e o mal existem em todas as pessoas. Determinada, sempre procurou um espaço político para espalhar o bem, a partir da sua atuação na medicina.

Em muitos momentos da sua vida conheceu o mal expelido de outras pessoas contra ela. Foi vítima de calúnias, machucou-se e ficou guardando mágoas e alimentando rancores.

Ela, que antes havia conhecido e espalhado o bem, passara a conhecer também o mal.

Aos poucos foi deixando de conviver com as crianças, afastando-se da medicina e convivendo mais com adultos no mundo da política.

O lado bom da médica Rosalba, que cuidava da saúde de crianças, foi cedendo lugar para o lado mal da política Rosalba Ciarlini, que depois de administrar a sua cidade em três mandatos, conseguiu uma promoção e conquistou uma cadeira no Senado Federal.

Convivendo mais ainda com adultos, no meio político, cresceu mais e foi eleita pelo povo como governadora do Rio Grande do Norte.

Rosalba acreditava que que a essência da médica das crianças continuaria em suas ações e atitudes, evitando que as ações e atitudes da governadora se sobressaíssem.

Até que, num determinado momento, ninguém sabia mais quem era Dra. Rosalba (ou Dr. Jekyll) e a governadora (ou Mr. Hyde). Perdera o controle.

E a história “O  Médico e o Monstro”, se repete como “A Médica e a Governadora”.

É por aí!….

A VEZ DO COMBATE À CORRUPÇÃO

Novo Procurador Geral de Justiça, Rinaldo Reis, dedicou anos do seu trabalho à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, de onde também vem o seu Chefe de Gabinete, Promotor Alexandre Frazão. Tudo indica que o combate à corrupção terá mais vez no Ministério Público Estadual.

SUCESSÃO EM DEBATE

Está antecipado o debate da sucessão governamental no Rio Grande do Norte, com alternatiovas em discussão na situação e na oposição. Reeleição de Rosalba? Candidatura do PMDB? Henrique Eduardo Alves? Robinson Faria? Wilma de Faria? PT? As cartas estão na mesa. No momento vale até blefar.

ASSINATURA PRA TUDO QUANTO É GOSTO

O documento que autoriza as obras dos acessos ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante receberam um montão de assinaturas: Rosalba Ciarlini, Jaime Calado, Garibaldi Alves Filho, Henrique Eduardo Alves, José Agripino e Ricardo Mota. A maioria na condição de testemunha. E precisa disso tudo?

CRISE NA POLÍCIA CIVIL

O negócio esquentou pros lados da segurança pública. A delegada Ana Cláudia Saraiva, presidente da Adepol, continua lutando por todos os meios legais, para que o Estado assume suas responsabilidades na situação carcerária do RN. Há alguns dias, até prisão domiciliar para os presos de regime semi-aberto, foi analisada como alternativa para evitar que policiais civis sejam usados como carceireiros.

SEM FICHAS NO JOGO DA SAÚDE

O casal Rosalba e Carlos Augusto Rosado andava recebendo muitas críticas as atitudes políticas do secretário da Saúde, o médico Luiz Roberto Fonseca. E já tem gente apostando em mudanças, mais uma vez, na titularidade daquela pasta. Rolo grande, pela falta de opções nas bolsas de cotações de candidatos ao posto.

FRASES

A seca surpreendeu os meteorologistas no ano passado, assim como a chuva contradisse os prognósticos de prolongamento da estiagem.” Do twitter de Rosalba Ciarlini (@RosalbaCiarlini).

Nesse terreno, ficamos nas mãos da Providência Divina. Mas preparar-nos para lidar com a chuva e com a estiagem é obrigação de quem é gestor” Do twitter de Rosalba Ciarlini (@RosalbaCiarlini).

Se somos tão ricos que podemos contrair um empréstimo de R$ 420 milhões para construir a arena das dunas (…) se poderemos ainda contrair um outro empréstimo para gastarmos 55 milhões em 1 km de rua, por que não podemos fazer também um empréstimo para duplicar o Hospital Walfredo Gurgel.” Da leitora Maria das Neves Valentim, no blog da jornalista Eliana Lima.

“O PSB está em extinção, igual ao mico leão dourado.” Do vereador Leleu Fontes, no Jornal de Hoje, antecipando o desejo de deixar a legenda.

Hoje esse projeto (Viva Costeira) não é mais do Governo do Estado, mas sim da população que já o absorveu, e nosso intuito é que todos sejam beneficiados.Do secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes.

“E uma ausência chamou a atenção na reunião realizada pela Executiva do PSB (…) no Hotel Maine: do deputado Gustavo Carvalho.” Da jornalista Daniela Freire, na sua coluna no Jornal de Hoje.

“A Polícia Civil planeja realizar em breve novas operações (…) diminuir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança na região metropolitana de Natal.” Do diretor-geral de Polícia Civil, Fábio Rogério, na Tribuna do Norte.

As leis brasileiras não são punitivas. São incentivadoras da impunidade – Quem assumirá a liderança de uma reforma do falido Estado brasileiro?” Do jornalista Agnelo Alves, ex-prefeito de Parnamirim, no jornal Tribuna do Norte.

ME DISSERAM!…

… Que está em vias de pegar fogo a relação política de Carlos Augusto Rosado com o deputado Henrique Eduardo Alves. Será?…

… Que o deputado Henrique Eduardo Alves alimentou a expectativa de ser mais prestigiado pela governadora Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a Assembleia Legislativa está se comportando de forma submissa nas suas relações com o Governo Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a governadora Rosalba analisa alternativas para uma nova filiação partidária. Será?…

COLUNA É POR AÍ!… – Revista FOCO – ABRIL DE 2013

COLUNA É POR AÍ!… – Casciano Vidal

ESPERANÇA / INDIGNAÇÃO / VERGONHA / RESIGNAÇÃO

As consequências desumanas da estiagem no Nordeste, onde o povo vive, repetidamente, o drama da seca, anunciado desde que existe informação catalogada do fenômeno climático, desafia a promessa de governantes desde antes dos anos 1800.

O povo brasileiro, sempre influenciado pelos meios de comunicação de massa e pela máquina da propaganda patrocinada pelo governo, passa, periodicamente, por ciclos que estimulam esperança, indignação, vergonha e resignação.

O brasileiro do Nordeste é, sem sombras de dúvidas, o que melhor encorpa o perfil nacional, traçado por estudiosos da brasilidade como Sérgio Buarque de Holanda e Darcy Ribeiro, admiráveis descobridores do povo que compõe a nação, fruto da mistura de índios, negros, europeus e asiáticos.

E é o povo nordestino o alvo da mídia da propaganda eleitoral que espalha a esperança. A esperança de dias melhores, de uma vida melhor, com mais saúde, mais educação, mais segurança, mais proteção e mais benefícios que poderiam ser espalhados pelas ações do Governo Federal, numa ação característica da política ‘pai e mãe’ da nação.

É este mesmo povo que se enche de esperança com as promessas dos políticos nas campanhas das eleições que confirmam a democracia brasileira.

Na sequência, desiludido com o não cumprimento das promessas, o povo se indigna. Há protestos nas redes sociais, nas ruas, até que a indignação se transforma em vergonha. Vergonha que sente dos seus governantes… Vergonha dos seus representantes.

E diante do poder absoluto do Governo Federal, ajoelha-se, reza e pede à Deus proteção, centrado na atitude de resignar-se e aceitar a triste realidade de quem é usado, enganado, explorado e abandonado. O que lhe resta é a resignação. Resignação religiosa.

E sabe que isso é um ciclo, que será mais uma vez enganado, enchendo-se de esperanças, indignando-se, morrendo de vergonha e resignando-se, até melhorar suas escolhas.

É por aí!….

O DONO DA BOLA…

É o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados e o terceiro nome na sucessão presidencial brasileira, o ‘dono da bola’ do jogo eleitoral do Rio Grande do Norte em 2014. Disso, ninguém tem a menor dúvida, principalmente porque ele tem a experiência necessária para se valer da sua posição política e ser o verdadeiro ‘curinga’ da competição.

… TERIA HABILIDADE PARA JOGAR?

A grande dúvida é saber se o deputado Henrique Eduardo Alves herdou a habilidade do seu pai, o ex-governador Aluízio Alves, tão presente nas atitudes do ministro Garibaldi Alves Filho, na arte de conquistar amigos correligionários e escolher adversários inimigos, para as suas lutas eleitorais. Será quer ‘Henrique sabe jogar esse jogo”?

O PODER DA INVESTIGAÇÃO

A mobilização do Ministério Público, federal e estaduais, para esclarecer a população sobre os efeitos nefastos da aprovação da PEC 37, no combate à corrupção no país, está surtindo efeito ‘popular’. Resta saber se o Congresso Nacional conhece, entende e compreende a força do povo na democracia.

ROSALBA NO CRM

A governadora Rosalba Ciarlini está com uma desenvolvtura tão popular na classe médica do Rio Grande do Norte, que seus colegas até acreditam que ela tem cumprido religiosamentente o seu dever profissional de manter em dia a sua licença de médica pediatra no Conselho Regional de Medicina. Ou não?

NATAL EM VIAS DE RECUPERAÇÃO

Começou pela coleta regular do lixo, mais a recuperação das vias públicas (operação tapa-buracos) e a organização dos jardins da cidade, o trabalho do prefeito Carlos Eduardo Alves para reconquistar a confiança do natalense nas autoridades públicas municipais. E, até agora, parece que está dando certo.

TODAS AS FICHAS NELE

O governo Rosalba Ciarlini está apostando todas as suas fichas no médico Luiz Roberto Fonseca e nas soluções que ele vai encontrar para os problemas da saúde pública no Rio Grande do Norte. E cuidar da saúde pública no RN é o maior desafio profissional que um médico pode enfrentar.

FRASES

“(…) O esquema era simples. Várias empresas eram criadas em nome de pessoas diferentes, mas todas elas eram administradas por um único empresário (…)” Da petição de Busca e Apreensão e Sequestro de Bens, do Ministério Público Estadual, na Operação Máscara Negra em Macau e Guamaré.

(…) Essa circunstância tornava possível, quando se realizava licitação, por exemplo, para contratação de estrutura de palco, som e iluminação, que as empresas concorressem entre si, revezando-se como vencedoras (…)” Da petição de Busca e Apreensão e Sequestro de Bens, do Ministério Público Estadual, na Operação Máscara Negra em Macau e Guamaré.

Todo e qualquer agente público tem o dever de ser transparente. Estou cumprindo apenas o meu dever, de prestar contas à sociedade.” Da Vereadora de Natal, Eleika Bezerra, ao divulgar a doação do seu salário para instituições filantrópicas.

“Entre os projetos, estará o que reduz em 16% o número de cargos comissionados. Com isso, serão extintas mais de cem vagas de livre nomeação.” Do noticiário do jornal Tribuna do Norte sobre a reforma administrativa da Prefeitura de Natal.

Rosalba vai à Brasília pedir pelos salineiros.” Da jornalista Eliana Lima no seu blogue abelinha.com.

“Rosalba não fez absolutamente nada para modificar situação da saúde.” Do senador Paulo Davim, no blogue visorpolítico.com.br, do jornalista Alex Viana.

“Qualquer um que conheça uma escola pública fica indignado com a propaganda do governo na TV. A vida real é bem diferente daquela escola perfeita. A falta de professores obriga os alunos a ficarem em casa alguns dias da semana, em um rodízio absurdo. Aquela educação maravilhosa só existe no fantástico mundo de Rosalba.” Da vereadora Amanda Gurgel, no blogue visorpolítico.com.br, do jornalista Alex Viana.

Na oposição, sempre criticou as elites. Agora presta serviços a esta mesma elite.” Do senador José Agripino, “sobre as viagens do ex-presidente Lula ao exterior, para defender os interesses de empresas privadas”, na coluna Panorama, revista Veja.

ME DISSERAM!…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área da saúde pública. Será?…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área da educação pública. Será?…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área da segurança pública. Será?…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área das obras públicas. Será?…