COLUNA É POR AÍ!… MAR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE, ROBINSON, ROSALBA… E WILMA?

O mês de março vai findar e os líderes políticos do Rio Grande do Norte continuam sem uma definição clara das candidaturas que deverão disputar as eleições deste ano, muito embora seja possível identificar, com certeza, alguns nomes que se colocam no tabuleiro do jogo eleitoral para a disputa dos cargos majoritários de governador e senador.

Entre estes nomes está o do atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que deseja ser candidato ao cargo de governador, embora aguarde uma definição da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, com quem pretende compor uma chapa, com ela disputando o cargo de senador.

Outro nome é o do vice-governador Robinson Faria, que está decidido a disputar o cargo de governador, principalmente se conseguir fechar uma dobradinha com a deputada Fátima Bezerra disputando o cargo de senador.

A governadora Rosalba Ciarlini, desconfiada do emaranhado das possibilidades de chincarem sua candidatura à reeleição, já se amparou em pareceres jurídicos que defendem o seu direito de pleitear nova eleição para o mesmo cargo.

Ex-governadora, Wilma de Faria se sente tentada a disputar novamente a eleição de governador, especialmente se contar com o apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos que vai disputar a presidência da República. O plano B de Wilma é disputar um mandato de senador, e, nesse caso, escolhendo com quem vai se compor no Rio Grande do Norte.

Fátima Bezerra já está com o seu time em campo e, na companhia do vice-governador Robinson Faria, já anda fazendo proselitismo político nos municípios, como se ambos já estivessem com os nomes homologados pelos respectivos partidos, em coligação eleitoral.

Nesse jogo de interesses, Fernando Bezerra ainda não conseguiu a unanimidade desejada certamente poderá ficar de fora da disputa eleitoral de 5 de outubro.

É por aí!….

HENRIQUE E FÁTIMA CADA DIA MAIS DISTANTES

O desenrolar dos acontecimentos políticos em Brasília, onde PT e PMDB parecem se digladiar nos conflitos de poder que opõem o líder Eduardo Cunha (PMDB) à presidente Dilma Rousseff, afeta cada dia mais fortemente as dificuldades de aproximação dos deputados Henrique Eduardo Alves e Fátima Bezerra, aqui no Rio Grande do Norte. Hoje, tudo indica, os dois estarão em campos opostos nas eleições deste ano.

PDT FECHADO COM SÁVIO FEDERAL

O principal compromisso, o mais forte de todos, que o PDT deseja assumir com os prováveis aliados políticos na disputa eleitoral deste ano, é a eleição do jornalista Sávio Háckradt, atual Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Natal, para deputado federal.

PRAZOS DO CALENDÁRIO ELEITORAL

Agentes públicos, políticos e candidatos, além de advogados destes, estão de olho no calendário eleitoral e nas ações e atitudes de correligionários e adversários.

FELIPE MAIA COTADO PARA A REELEIÇÃO

Deputado federal dos Democratas, Felipe Maia, apesar do desgaste do partido, consta em todas as listas como um dos mais certos deputados para conquistar a reeleição. Tudo consequência do excelente trabalho parlamentar que tem realizado.

SILVEIRA JÚNIOR E CRISPINIANO NETO X …

Articulações com o aval do vice-governador Robinson Faria e da deputada Fátima Bezerra, devem juntar PSD e PT na eleição suplementar de Mossoró, marcada para o dia 4 de maio. A provável chapa terá o prefeito Silveira Júnior, candidato a reeleição, tendo como companheiro o poeta Crispiniano Neto.

… LARISSA ROSADO E ALEX MOACIR

PSB e PMDB caminham para um acordo em Mossoró, compondo uma chapa para disputar a eleição suplementar com a deputada Larissa Rosado (PSD) na condição de candidata a prefeito e o vereador Alex Moacir (PMDB), na condição de vice-prefeito.

FRASES

O PMDB só me dá alegrias.” Da presidente Dilma Rousseff.

Projeto de José Agripino é destaque na Revista Isto É Dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

MP oferece denúncia contra Gilson e Micarla por desvio e lavagem de dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

O PR tem aliança com o PMDB e eu particularmente mantenho um bom relacionamento com o deputado Henrique Eduardo...” Do deputado João Maia, no Jornal de Hoje.

“A chapa com Henrique para o Governo, com o deputado João Maia (PR) na vice e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) para o Senado, será anunciada na sexta-feira, 28 de março.” Da jornalista Thaísa Galvão, no seu blogue.

“’Sou virgem de emendas‘, brincadeira do deputado estadual Agnelo Alves (PDT), diante da sua situação no Governo Rosa(do). Nunca teve uma emenda sua paga desde quando Rosalba assumiu.” Da jornalista Eliana Lima, na sua coluna do jornal Tribuna do Norte.

Mesmo sem querer falar em intervenção, o Ministério da Justiça não se tranquilizou depois da visita que fez ao Rio Grande do Norte na última segunda-feira. Pelo contrário.” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue Território Livre.

“Foi mais que implante. Tive de recompor toda a base dos dentes, por causa da barbeiragem de um dentista. Ia jantar e caía.” Do senador José Agripino, na Tribuna do Norte.

Na reunião com Aldo Rebelo,ele festejou o fato de o RN ter registrado maior índice de apoio à realização da Copa: 69% de avaliação positiva.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que a segurança pública do Rio Grande do Norte está sob intervenção direta e pessoal do ministro da Justiça, Eduardo Cardoso. Será?…

… Que Robinson Faria e Fátima Bezerra apostam no imponderável para justificar a possibilidade de eleição de ambos – governador e senador. Será?…

… Que os deputados João Maia e Henrique Eduardo Alves agem como se fossem amigos da vida toda. Será?…

… Que o ditado ‘Quem te viu, quem te vê’, nunca esteja tão presente na política do Rio Grande do Norte. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… JAN 2014 – REVISTA FOCO

ELEIÇÕES 2014 – JOGO DE SELEÇÕES

Se engana quem pensa que o jogo das eleições deste ano para presidente da República, Senador, Deputado Federal, Governador e Deputado Estadual é jogo de times pequenos ou de várzea. 2014 já está com as mais fortes seleções em campo, tanto no jogo da disputa presidencial, quanto no jogo das eleições estaduais, especialmente aqui no Rio Grande do Norte.

De um lado, está a seleção dos favoritos, que apoia a reeleição da presidente Dilma Rousseff e cujo nome para disputar o Governo do Rio Grande do Norte está entre o do ex-senador Fernando Bezerra e o do deputado federal Henrique Eduardo Alves. Essa seleção, até o momento, promete contar com jogadores de peso popular, como o é o próprio presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, e também o senador (licenciado) Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência Social.

Convocados para esta seleção, estão também o senador Paulo Davim (PV), os deputados federais Fátima Bezerra (PT), João Maia (PR), Paulo Vagner (PV), Fábio Faria (PMN), Sandra Rosado (PSB), o prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), a vice-prefeita de Natal Vilma de Faria (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS). Por fora da raia oficial, é convocado o deputado federal Betinho Rosado, que ainda enfrenta problemas legais para ser efetivamente escalado.

Na seleção adversária, devem jogar a governadora Rosalba Ciarlini, seu marido Carlos Augusto Rosado, e o senador José Agripino, junto com o deputado federal Felipe Maia. Os times que representam os partidos pequenos certamente que, mais uma vez, vão se dividir entre as duas seleções maiores e de acordo com os interesses momentâneos.

Uma situação pode mudar: Se Eduardo Campos é mesmo candidato a presidente do Brasil, certamente que ele desejará uma candidatura de Vilma de Faria ao Governo do RN, como forma de fincar em terras potiguares, uma bandeira da sua luta.

No estudos estratégicos e táticos funciona o ex-presidente Lula. Com todo poder popular que o seu nome carrega.

É por aí!….

ARENA DAS DUNAS INAUGURADA

De todas as praças esportivas do Brasil construídas para sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol, a primeira inaugurada é a Arena das Dunas, de Natal. Solenidade rápida, estava programada contando com a participação da presidente Dilma, que passaria por Natal, numa escala de reabastecimento, seguindo para mais uma viagem internacional.

(OBS: A coluna foi redigida na semana passada. A Arena das Dunas foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 22, pela presidente Dilma Rousseff).

NATAL ESTÁ BEM MELHOR COM CARLOS EDUARDO

Em todas as rodas de bate papo político da cidade, o reconhecimento ao trabalho do prefeito Carlos Eduardo parece conquistar a unanimidade. Elogios para a gestão financeira, com o pagamento em dia da maioria dos fornecedores, pagamento dos prestadores de serviços e salários de funcionários. Obras são realizadas e a cidade está mais bem cuidada na sua aparência, com a recuperação das praças, parques, jardins e canteiros.

AEROPORTO ALUÍZIO ALVES

Anteriormente prevista para o dia 6 de abril, a inauguração do aeroporto internacional Aluízio Alves, de São Gonçalo do Amarante, deverá acontecer somente no dia 15 daquele mês. A Rosalba Ciarlini revela-se ansiosa com os atrasos em importantes obras públicas do Estado.

MÍDIAS SOCIAIS NA POLÍTICA

Políticos de todas estirpes estão aderindo, sem restrições, ao uso das mídias sociais para a alavancagem dos seus nomes na corrida sucessória deste ano. Desde Dilma Rousseff, passando por Eduardo Campos, Aécio Neves, Marina Silva, até o mais analfabeto eletrônico dos políticos, está contratando profissionais para o gerenciamento dos seus perfis ‘pessoais’ nas mídias sociais da internet, especialmente o twitter e o facebook.

A BRIGA É PELO SENADO

Fernando Bezerra ou Henrique Eduardo Alves, um dos dois, provavelmente Henrique, será o candidato do PMDB ao Governo do RN, com ampla base de apoio e ótimas perspectivas de vitória. A briga maior ficará por conta de PT e PSB, que desejam a vaga de candidato ao Senado na mesma coligação. Quem tiver uma idéia diferente, favor apresentar ao vice-governador Robinson Faria, do PMN.

FRASES

O PT está firme e unido. Nós temos como meta disputar a vaga do Senado, manter a cadeira que ocupamos na Câmara dos Deputados e ampliar a presença na Assembleia Legislativa.” Da deputada Fátima Bezerra (PT), no jornal Tribuna do Norte.

“O Senado, mais do que qualquer outro espaço na política brasileira, sempre foi reservado para ex-governadores, para políticos oriundos das famílias tradicionais ou para quem tem poder econômico. Vamos quebrar esse paradigma no Rio Grande do Norte? Esse é um bom debate.” Da deputada Fátima Bezerra (PT), no jornal Tribuna do Norte.

Vamos dialogar com todos os partidos que estejam no campo da oposição ao Governo do Estado.” Da deputada Márcia Maia (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

Na hora que o PMDB passou a fazer oposição, obviamente fez com que pudéssemos nos aproximar.” Da deputada Márcia Maia (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

Temos um potencial enorme para disputar a chapa majoritária, inclusive o Governo.” Da deputada Márcia Maia (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

“Acho que o PSB  só não deve fazer aliança com o DEM, que causou tanto transtorno ao Rio Grande do Norte, com um governo que não tem atendido às verdadeiras necessidades de crescimento do Estado.” Da deputada Sandra Rosado (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

PDT apoiará o PMDB para o Governo do Rio Grande do Norte.” Do deputado Agnelo Alves, n’O Jornal de Hoje.

A tendência do nosso partido é fazer uma composição política com o PMDB para o Governo do Estado, mas vamos conversar com lideranças de outros partidos.” Do vereador Rafael Motta, presidente do PROS, n’O Jornal de Hoje.

O empresariado potiguar está de luto. Faleceu na manhã dessa sexta-feira, Fernando Medeiros, 57, proprietário e fundador do restaurante Camarões.” Do jornalista Marcelo Hollanda, n’O Jornal de Hoje.

ME DISSERAM!…

… Que para selar um acordão nas eleições 2014 no RN, só falta unir Vilma de Faria e Fátima Bezerra. Será?…

… Que Henrique Eduardo Alves usa toda a sua habilidade política para fechar o acordão. Será?…

… Que o ministro Garibaldi Alves Filho tem certeza da primazia do PMDB nas eleições 2014 no RN. Será?…

… Que estão excluídos do acordão, a governadora Rosalba, o senador José Agripino e o deputado Felipe Maia. Será?