20 de março – Dia Internacional da Felicidade. * Imagem – Internet – Livre
Hoje é comemorado o Dia Internacional da Felicidade, proclamado pela Organização das Nações Unidas – ONU, em mais de 180 países.
A busca da felicidade é um dos objetivos fundamentais do ser humano, defende a ONU.
A ideia é copiada do Butão, único país do mundo a estabelecer e adotar como estatística oficial o Produto Interno Bruto (PIB), analisando a Felicidade Nacional Bruta.
Corria o ano 1972, quando aquele país decidiu analisar não apenas o crescimento econômico, mas também os aspectos ambientais, culturais, espirituais e psicológicos, no índice nacional de Felicidade Bruta.
Agora a ONU mede o Estudo Mundial Sobre a Felicidade, onde afere o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.
O estudo é aplicado em 155 países.
O primeiro lugar está com a Noruega.
O Brasil ficou no 22o lugar.
O estudo mistura PIB per capita, expectativa de vida saudável, apoio social (ter alguém em quem confiar em momentos difíceis), ausência de corrupção no governo e nas empresas, liberdade social e generosidade (medida por doações recentes).
Na avaliação da ONU, os 10 países mais felizes entre os 155 avaliados, são a Noruega, Dinamarca, Islândia, Suíça, Finlândia, Holanda, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Suécia.
Já os mais infelizes, segundo o estudo da ONU, são a República Centroafricana, Burundi, Tanzânia, Síria, Ruanda, Togo, Guiné, Libéria, Sudão do Sul e Iêmen.
A data está criada desde julho de 2012, pela Assembleia Geral das Nações Unidas e o seu registro e divulgação do estudo acontecem desde 2013.
O negócio é trabalhar para melhorar a a posição do Brasil!
E fazer tudo o que é possível para conquistar a sua felicidade pessoal!
Boa sorte!
É por aí!…
Casciano Vidal
PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com