BOI MANSO NÃO FOGE – MICHEL TEMER PRECISA EXONERAR OSMAR SERRAGLIO

O ministro da Justiça flagrado defendendo o errado. * Foto – Internet – Carta Capital – Livre

O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, do PMDB do Paraná, trabalhou na intenção de proteger Daniel Gonçalves Filho, preso pela Polícia Federal na Operação Carne Fraca.

Há gravações de conversas do ministro, antes de assumir o ministério, com um dos investigados, que reclamava da troca de um fiscal na fiscalização da sua empresa.

Depois há conversas de Osmar Serraglio, trabalhando, junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, para a volta do fiscal afastado.

Nada contra o deputado Osmar Serraglio e o que realiza na sua atividade parlamentar.

Tudo contra Osmar Serraglio usar o poder que o povo lhe conferiu, elegendo-o deputado federal, para defender o indefensável.

Este homem, não tem moral para continuar ministro.

Deve sair do governo brasileiro.

Osmar continuar ministro, é ruim para o Brasil!

Osmar ser exonerado, é bom para o Brasil!

O presidente Michel Temer não pode fugir.

Tem que exonerar Osmar Serraglio!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

PRESSÃO POLÍTICA FAZ OSMAR SERRAGLIO MINISTRO DA JUSTIÇA NO GOVERNO TEMER

 Deputado Osmar Serraglio. * Foto – Internet – Gilvaldo Barbosa – Agência O Globo

O novo ministro da Justiça no governo Michel Temer, é o deputado federal paranaense Osmar Serraglio, do PMDB.

Substitui Alexandre de Moraes, que era indicado pelo PSDB.

Alexandre será o novo ministro no Supremo Tribunal Federal – STF, indicado pelo presidente Michel Temer e aprovado pelo Senado da República, como manda a Constituição do Brasil.

O PMDB esperneou para conseguir colocar mais um filiado no governo Temer. E conseguiu!

O novo ministro promete respeitar a Operação Lava Jato e não interferir nas investigações da Polícia Federal, de combate a corrupção no país.

Isso é bom para o Brasil!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

BRASÍLIA ESTÁ QUENTE, MAS CLIMA POLÍTICO SÓ VAI ESQUENTAR PRÓXIMA SEMANA

A presidente Cármem Lúcia: a candura do coração e o pulso firme da justiça. * Foto – Internet – O Globo – Jorge William – Agência O Globo.

Está nas mãos da presidente do Supremo Tribuna Federal – STF, ministra Cármem Lúcia, manter o governo brasileiro em harmonia, a partir da próxima semana.

Apesar do calor e da falta de água, só o STF pode “agarrar o touro pelos chifres”, no Brasil de hoje.

Os fatos mais importantes do país, neste momento, estão semi-prontos para sairem do STF.

Marcelo Odebrecht. * Foto – Internet – Pensar Brasil.

O primeiro deles é, inegavelmente, a homologação do Acordo de Leniência do Grupo Odebrecht e a aceitação da Colaboração Premiada dos seus mais de 70 diretores, na Operação Lava Jato.

 Rodrigo Maia. * Foto – Internet – O Globo.

O segundo será analisar e julgar, a participação do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, no seu processo sucessório, como candidato à reeleição e como presidente da Casa e do processo eleitoral.

Autoridade máxima do Poder Judiciário no país, Cármem Lúcia é uma mulher de fibra forte e vaio contribuir para manter governantes e povo em equilíbrio.

Renan Calheiros. * Foto – Internet – Marcos Oliveira – Agência Senado.

O Poder Legislativo vai mudar os presidentes das duas Câmaras: a Alta, o Senado da República, e a Baixa, a Câmara dos Deputados (ou Câmara Federal). As eleições acontecerão na quarta-feira, dia primeiro de fevereiro, no Senado; e na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, na Câmara dos Deputados.

Eunício Oliveira. * Foto – Internet – Tribuna do Ceará – Uol.

Renan Calheiros (PMDB-AL) sai da presidência do Senado e o seu partido quer eleger Eunício Oliveira (PMDB-CE) para o cargo.

 José Medeiros. * Foto – Internet – Época.

Mas também tem o senador José Medeiros (PSD-MT), como candidato alternativo, de oposição, tentando convencer os senadores a mudar o comando daquela casa legislativa.

Jovair Arantes. * Foto – Internet – Veja – Abril.com.

Na Câmara dos Deputados, além da insistência de Rodrigo Maia pela sua reeleição, também os deputados Jovair Arantes (PTB-GO) e Rogério Rosso (PSD-DF) almejam a mesma posição.

 Rogério Rosso. * Foto – Internet – Cláudio Araújo – PSD.

O Poder Executivo acompanha, observa e participa, sem brigar, sem tomar partido.

Michel Temer. * Foto – Internet – Correio Braziliense – Orlando Brito – Divulgação.

Não é do estilo do presidente Michel Temer bater de frente com adversários ou inimigos.

É como se ele preferisse cortar caminho para não encontrar confusão e trabalhar os seus objetivos políticos sem enfrentamento.

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

 

É POR AÍ!… JAN 2015 – REVISTA FOCO

TRÉGUA POLÍTICA BENEFICIA O POVO

Há uma lógica política que prega uma trégua da ação da oposição para um governo que ora se instala, por um período que varia entre 6 e 12 meses. Se é verdade que é assim, então o governador Robinson Faria que se apresse, porque os dias da sua trégua política já estão contando.

Essa trégua seria para que a oposição observasse melhor as ações do novo governante, através do conhecimento das primeiras medidas administrativas e a implantação do Plano de Governo, o mesmo que foi apresentado na campanha eleitoral.

Com os primeiros 12 meses de administração, o governante tem condições de revelar como serão os seus outros 3 anos de governo. Dessa forma, a oposição poderá embasar melhor o seu discurso contra o governo, destacando as ausências de importantes políticas públicas nas ações governamentais.

Fazer oposição a um governo nos primeiros meses da gestão, pode parecer que se faz uma oposição radical, contra o Estado e seu povo, não contra o governo, porque, ao pé da letra, nas democracias, a oposição deve ser responsável, coerente, consequente e inteligente.

Dessa forma é de bom alvitre que a trégua seja entendida como uma parte do jogo, jamais como uma capitulação da oposição ao novo governo.

Afinal de contas, o eleitor escolheu livremente quem ele queria governando e quem ele escolheu para ficar na oposição.

Então, que governantes e opositores saibam muito bem do papel de cada um e exerçam esse papel para privilegiar o Estado, beneficiando diretamente a sua população.

É isso que se espera, politicamente deste ano de 2015 que se inicia. A trégua política beneficia o Estado e privilegia o povo. É assim que deve ser entendida, para a felicidade geral da nação potiguar.

É por aí!…

HENRIQUE NO MINISTÉRIO DO TURISMO

Empresários do setor do turismo no Rio Grande do Norte estão confiantes de que o novo ministro do Turismo no novo governo Dilma Rousseff será o ainda deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Lira Alves. A informação saiu do próprio Ministério do Turismo. É aguardar pra confirmar.

ARLINDO MARCOU E EDUARDO CHEGOU

Candidato à presidência da Câmara dos Deputados, o líder do governo Dilma, deputado federal Arlindo Chinaglia cancelou uma visita que faria à Natal. Quem aqui esteve foi o seu principal oponente, deputado Eduardo Cunha, do PMDB.

FRANCISCO JOSÉ JÚNIOR NA FEMURN

Com total apoio do governador Robinson Faria, o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, é o novo presidente da prestigiada Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte.

JÓRIO NOGUEIRA NA FECAM

Filiado ao PSD do governador Robinson Faria e do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, é o vereador Jório Regis Nogueira (PSD), presidente da Câmara Municipal de Mossoró, o novo presidente da Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte.

FRASES

A situação é preocupante. Mas vamos enfrentar a realidade e consertar. No momento, temos uma despesa maior que a receita, isso é fato.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Estou recomendando a todos os secretários que tenhamos um governo com austeridade e economia, dentro de todas as nossas pastas e a palavra de ordem é enxugar gastos.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

O Governo do Estado fará parcerias com as entidades sindicais. Temos o direito e o dever de ter essa união” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

“Disse para a pte que fiquei muito feliz com a escolha do novo lema do governo federal: pátria educadora.” Da senadora Fátima Bezerra, no seu Twitter.

“Adiantei p/ Pte que, no Senado, a luz do PNE, quero da minha contribuição no novo ciclo da educação brasileira.” Da senadora Fátima Bezerra, no seu Twitter.

“Executiva do PMDB confirma partido unido em torno de Eduardo Cunha para a disputa da Presidência da Câmara.” Do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, no seu Twitter.

“As contas da saúde, educação, segurança… só podem ser pagas com aumento das riquezas e o um dos melhores caminhos é investir no Turismo.” Do deputado Kelps Lima, no seu Twitter.

“O Turismo é a atividade econômica mais importante do RN e deve ter prioridade absoluta em qualquer política pública para o Estado.” Do deputado Kelps Lima, no seu Twitter.

“kinhentos i vintinove alunos tiraraum nota 0 na redassão do enén du PT.” Do jornalista Alex Medeiros, no seu Twitter.

“A situação é tanta, que até compra de pneus para ambulâncias do Samu vira release oficial.” Da jornalista Eliana Lima, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que Garibaldi Alves e José Agripino já estão fazendo as contas, sonhando com as eleições de 2018. Será?…

… Que se inicia um novo ciclo de poder e articulação do Rio Grande do Norte em Brasília, com a desenvoltura da senadora Fátima Bezerra. Será?…

… Que a solução dos problemas financeiros do governo do RN está na esperança que Robinson Faria tem no apoio do governo Dilma. Será?…

… Que cairá em erro, quem apostar que o Tenente Stevenson vai abandonar os bêbados que dirigem de madrugada. Será?…

COLUNA É POR AÍ!… ABR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE CONSOLIDA CANDIDATURA

Nos últimos 30, 40 dias, o eleitor do Rio Grande do Norte assistiu a consolidação do nome do deputado federal Henrique Eduardo Alves como pré-candidato do PMDB ao Governo do RN, nas eleições deste ano. Henrique trabalhou como nunca, para consolidar essa posição dentro do seu partido e junto aos partidos aliados.

Mas ainda tem muita gente repetindo que ‘Henrique é bom de urna nas disputas proporcionais, mas é muito ruim de urna nas disputas eleitorais majoritárias’.

Essa assertiva não é de todo verdadeira. Que ele é bom de urna em disputas proporcionais, ninguém duvida, basta somar os mandatos de deputado federal que ele conquistou e chegar aos quase 50 anos que ele ocupa uma cadeira de deputado na Câmara Federal do Brasil.

Mas ele não pode ser carimbado como ‘ruim de urna nas disputas majoritárias’. Ao longo de sua carreira política, Henrique disputou um único mandato majoritário, o de Prefeito de Natal, nas eleições de 1992, quando perdeu a disputa para o novato Aldo Tinoco, que era apoiado pela atual vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria.

A derrota não foi nem acaçapante, pois somou apenas 961 votos, ou um percentual de 0,6% dos votos válidos naquela eleição aqui em Natal.

Então está caindo em erro, quem afirma que o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, seria ‘ruim de urna em disputa eleitoral majoritária’.

Na realidade, àquela derrota estigmatizou Henrique Alves, porque ninguém imaginava que ele poderia perder a eleição para o neófito Aldo Tinoco Filho. E ele perdeu. Perdeu a eleição e conquistou a imagem negativa da derrota.

Agora, este ano, é o ano da possibilidade que Henrique está ganhando de refazer uma imagem. E só cabe a ele lutar por isso. Os louros da vitória, se consagrada, serão seus.

É por aí!….

ZÉ DIRCEU ESPERNEANDO NA CADEIA

Preso numa pequena cela do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu está esbravejando contra o ex-chefe. Tem dito a interlocutores que Lula é o responsável pela condenção dos mensaleiros, por ter deixado a acusação chegar até a criminalização do PT. E defende uma política de enfrentamento, ao contrário da política conciliadora adotada por Lula. Dirceu acha que a fraqueza de Lula vai prejudicar a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

ROBINSON E FÁTIMA CATANDO VOTO

Embora a campanha eleitoral não tenha começa, oficialmente, o vie-governador Robinson Faria e a deputada federal Fátima Bezerra, estão juntinhos em périplo de divulgação das suas pré-candidaturas aos cargos de governador e senador, por todos os municípios do RN. E divulgando tudo nas redes sociais da internet. Apesar de despertar a atenção da justiça eleitoral, o caso ainda não é visto como propaganda eleitoral antecipada.

HENRIQUE E WILMA

Está difícil para os principais articuladores do PMDB, conseguir uma declaração pública da vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria, anunciando que será candidata a senadora numa composição com o deputado Henrique Eduardo Alves que disputará o governo do RN.

CONVENÇÕES ATÉ JUNHO

Os partidos políticos ainda tem pouco mais de 60 dias para decidir sobre os nomes dos seus candidatos nas eleições deste ano. No dia 30 de junho será encerrado o prazo para a realização das convenções partidárias de homologação de candidaturas.

AGNELO ALVES E JOÃO MAIA

Falta pouco, muito pouco, para um entendimento eleitoral entre o PR de João Maia e o PDT liderado de Agnelo Alves. A questão envolve um entendimento para a divisão de colégios eleitorais, visando a eleição de deputados federais. O caso é sério.

FRASES

Participei (…) do encontro do PR em Natal. Lideranças políticas de vários partidos prestigiaram o evento.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no seu Twitter.

Juntar esses partidos em nome do RN, dizendo: nós temos diferenças e nós vamos superar pq nós temos uma causa maior, q é fazer o RN crescer.” Do deputado João Maia, no seu Twitter.

Somando as nossas experiências que nós vamos construir um novo RN.” Da vice-prefeita de Natal no ‘Encontro do PR’.

Wilma de Faria poderá ser candidata a governadora do RN” Chamada do blogue de Thalita Moema no Twitter.

“Começou o fogo amigo. Já devidamente desmascarado.”Do jornalista Ricardo Rosado, no Twitter.

A eleição suplementar de Mossoró expôs o racha do grupo da governadora Rosalba Ciarlini com a ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado.” Do jornal Tribuna do Norte.

Brasiiiiiiiiiiil!!!!RT @elianalima Dilma anuncia liberação de 1,5 bilhão para prefeituras.” Do empresário Ruy Pereira Gaspar, no seu Twitter.

Manifestação de protesto agora aqui, passando na esquina da Miguel Castro com a Salgado Filho. Policiais clamando por segurança. A coisa tá feia.” Da escritora Clotilde Santa Cruz Tavares, no Twitter.

“Interceptação telefônica é medida cautelar, dependente de ordem do juiz competente da ação principal. Admite-se a prorrogação sucessiva de necessidadede prosseguimento das investigações.”Do procurador de justiça Paulo Leão, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que não tem obra ou serviço público que consiga levantar a popularidade da governadora Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que o maior problema da governadora Rosalba Ciarlini não está na comunicação, mas sim nas ações e atitudes políticas da governante. Será?…

… Que o cavalo está selado e em galope leve, mas se o deputado Henrique Alves não segurar nas rédeas com força, poderá ficar a ver navios. Será?…

… Que Agnelo já está trabalhando para garantir a eleição de Sávio Háckradt, deputado federal pelo PDT, só com os votos de Parnamirim. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… ABR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE CONSOLIDA CANDIDATURA

Nos últimos 30, 40 dias, o eleitor do Rio Grande do Norte assistiu a consolidação do nome do deputado federal Henrique Eduardo Alves como pré-candidato do PMDB ao Governo do RN, nas eleições deste ano. Henrique trabalhou como nunca, para consolidar essa posição dentro do seu partido e junto aos partidos aliados.

Mas ainda tem muita gente repetindo que ‘Henrique é bom de urna nas disputas proporcionais, mas é muito ruim de urna nas disputas eleitorais majoritárias’.

Essa assertiva não é de todo verdadeira. Que ele é bom de urna em disputas proporcionais, ninguém duvida, basta somar os mandatos de deputado federal que ele conquistou e chegar aos quase 50 anos que ele ocupa uma cadeira de deputado na Câmara Federal do Brasil.

Mas ele não pode ser carimbado como ‘ruim de urna nas disputas majoritárias’. Ao longo de sua carreira política, Henrique disputou um único mandato majoritário, o de Prefeito de Natal, nas eleições de 1992, quando perdeu a disputa para o novato Aldo Tinoco, que era apoiado pela atual vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria.

A derrota não foi nem acaçapante, pois somou apenas 961 votos, ou um percentual de 0,6% dos votos válidos naquela eleição aqui em Natal.

Então está caindo em erro, quem afirma que o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, seria ‘ruim de urna em disputa eleitoral majoritária’.

Na realidade, àquela derrota estigmatizou Henrique Alves, porque ninguém imaginava que ele poderia perder a eleição para o neófito Aldo Tinoco Filho. E ele perdeu. Perdeu a eleição e conquistou a imagem negativa da derrota.

Agora, este ano, é o ano da possibilidade que Henrique está ganhando de refazer uma imagem. E só cabe a ele lutar por isso. Os louros da vitória, se consagrada, serão seus.

É por aí!….

ZÉ DIRCEU ESPERNEANDO NA CADEIA

Preso numa pequena cela do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu está esbravejando contra o ex-chefe. Tem dito a interlocutores que Lula é o responsável pela condenção dos mensaleiros, por ter deixado a acusação chegar até a criminalização do PT. E defende uma política de enfrentamento, ao contrário da política conciliadora adotada por Lula. Dirceu acha que a fraqueza de Lula vai prejudicar a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

ROBINSON E FÁTIMA CATANDO VOTO

Embora a campanha eleitoral não tenha começa, oficialmente, o vie-governador Robinson Faria e a deputada federal Fátima Bezerra, estão juntinhos em périplo de divulgação das suas pré-candidaturas aos cargos de governador e senador, por todos os municípios do RN. E divulgando tudo nas redes sociais da internet. Apesar de despertar a atenção da justiça eleitoral, o caso ainda não é visto como propaganda eleitoral antecipada.

HENRIQUE E WILMA

Está difícil para os principais articuladores do PMDB, conseguir uma declaração pública da vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria, anunciando que será candidata a senadora numa composição com o deputado Henrique Eduardo Alves que disputará o governo do RN.

CONVENÇÕES ATÉ JUNHO

Os partidos políticos ainda tem pouco mais de 60 dias para decidir sobre os nomes dos seus candidatos nas eleições deste ano. No dia 30 de junho será encerrado o prazo para a realização das convenções partidárias de homologação de candidaturas.

AGNELO ALVES E JOÃO MAIA

Falta pouco, muito pouco, para um entendimento eleitoral entre o PR de João Maia e o PDT liderado de Agnelo Alves. A questão envolve um entendimento para a divisão de colégios eleitorais, visando a eleição de deputados federais. O caso é sério.

FRASES

Participei (…) do encontro do PR em Natal. Lideranças políticas de vários partidos prestigiaram o evento.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no seu Twitter.

Juntar esses partidos em nome do RN, dizendo: nós temos diferenças e nós vamos superar pq nós temos uma causa maior, q é fazer o RN crescer.” Do deputado João Maia, no seu Twitter.

Somando as nossas experiências que nós vamos construir um novo RN.” Da vice-prefeita de Natal no ‘Encontro do PR’.

Wilma de Faria poderá ser candidata a governadora do RN” Chamada do blogue de Thalita Moema no Twitter.

“Começou o fogo amigo. Já devidamente desmascarado.”Do jornalista Ricardo Rosado, no Twitter.

A eleição suplementar de Mossoró expôs o racha do grupo da governadora Rosalba Ciarlini com a ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado.” Do jornal Tribuna do Norte.

Brasiiiiiiiiiiil!!!!RT @elianalima Dilma anuncia liberação de 1,5 bilhão para prefeituras.” Do empresário Ruy Pereira Gaspar, no seu Twitter.

Manifestação de protesto agora aqui, passando na esquina da Miguel Castro com a Salgado Filho. Policiais clamando por segurança. A coisa tá feia.” Da escritora Clotilde Santa Cruz Tavares, no Twitter.

“Interceptação telefônica é medida cautelar, dependente de ordem do juiz competente da ação principal. Admite-se a prorrogação sucessiva de necessidadede prosseguimento das investigações.”Do procurador de justiça Paulo Leão, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que não tem obra ou serviço público que consiga levantar a popularidade da governadora Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que o maior problema da governadora Rosalba Ciarlini não está na comunicação, mas sim nas ações e atitudes políticas da governante. Será?…

… Que o cavalo está selado e em galope leve, mas se o deputado Henrique Alves não segurar nas rédeas com força, poderá ficar a ver navios. Será?…

… Que Agnelo já está trabalhando para garantir a eleição de Sávio Háckradt, deputado federal pelo PDT, só com os votos de Parnamirim. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… MAR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE, ROBINSON, ROSALBA… E WILMA?

O mês de março vai findar e os líderes políticos do Rio Grande do Norte continuam sem uma definição clara das candidaturas que deverão disputar as eleições deste ano, muito embora seja possível identificar, com certeza, alguns nomes que se colocam no tabuleiro do jogo eleitoral para a disputa dos cargos majoritários de governador e senador.

Entre estes nomes está o do atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que deseja ser candidato ao cargo de governador, embora aguarde uma definição da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, com quem pretende compor uma chapa, com ela disputando o cargo de senador.

Outro nome é o do vice-governador Robinson Faria, que está decidido a disputar o cargo de governador, principalmente se conseguir fechar uma dobradinha com a deputada Fátima Bezerra disputando o cargo de senador.

A governadora Rosalba Ciarlini, desconfiada do emaranhado das possibilidades de chincarem sua candidatura à reeleição, já se amparou em pareceres jurídicos que defendem o seu direito de pleitear nova eleição para o mesmo cargo.

Ex-governadora, Wilma de Faria se sente tentada a disputar novamente a eleição de governador, especialmente se contar com o apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos que vai disputar a presidência da República. O plano B de Wilma é disputar um mandato de senador, e, nesse caso, escolhendo com quem vai se compor no Rio Grande do Norte.

Fátima Bezerra já está com o seu time em campo e, na companhia do vice-governador Robinson Faria, já anda fazendo proselitismo político nos municípios, como se ambos já estivessem com os nomes homologados pelos respectivos partidos, em coligação eleitoral.

Nesse jogo de interesses, Fernando Bezerra ainda não conseguiu a unanimidade desejada certamente poderá ficar de fora da disputa eleitoral de 5 de outubro.

É por aí!….

HENRIQUE E FÁTIMA CADA DIA MAIS DISTANTES

O desenrolar dos acontecimentos políticos em Brasília, onde PT e PMDB parecem se digladiar nos conflitos de poder que opõem o líder Eduardo Cunha (PMDB) à presidente Dilma Rousseff, afeta cada dia mais fortemente as dificuldades de aproximação dos deputados Henrique Eduardo Alves e Fátima Bezerra, aqui no Rio Grande do Norte. Hoje, tudo indica, os dois estarão em campos opostos nas eleições deste ano.

PDT FECHADO COM SÁVIO FEDERAL

O principal compromisso, o mais forte de todos, que o PDT deseja assumir com os prováveis aliados políticos na disputa eleitoral deste ano, é a eleição do jornalista Sávio Háckradt, atual Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Natal, para deputado federal.

PRAZOS DO CALENDÁRIO ELEITORAL

Agentes públicos, políticos e candidatos, além de advogados destes, estão de olho no calendário eleitoral e nas ações e atitudes de correligionários e adversários.

FELIPE MAIA COTADO PARA A REELEIÇÃO

Deputado federal dos Democratas, Felipe Maia, apesar do desgaste do partido, consta em todas as listas como um dos mais certos deputados para conquistar a reeleição. Tudo consequência do excelente trabalho parlamentar que tem realizado.

SILVEIRA JÚNIOR E CRISPINIANO NETO X …

Articulações com o aval do vice-governador Robinson Faria e da deputada Fátima Bezerra, devem juntar PSD e PT na eleição suplementar de Mossoró, marcada para o dia 4 de maio. A provável chapa terá o prefeito Silveira Júnior, candidato a reeleição, tendo como companheiro o poeta Crispiniano Neto.

… LARISSA ROSADO E ALEX MOACIR

PSB e PMDB caminham para um acordo em Mossoró, compondo uma chapa para disputar a eleição suplementar com a deputada Larissa Rosado (PSD) na condição de candidata a prefeito e o vereador Alex Moacir (PMDB), na condição de vice-prefeito.

FRASES

O PMDB só me dá alegrias.” Da presidente Dilma Rousseff.

Projeto de José Agripino é destaque na Revista Isto É Dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

MP oferece denúncia contra Gilson e Micarla por desvio e lavagem de dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

O PR tem aliança com o PMDB e eu particularmente mantenho um bom relacionamento com o deputado Henrique Eduardo...” Do deputado João Maia, no Jornal de Hoje.

“A chapa com Henrique para o Governo, com o deputado João Maia (PR) na vice e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) para o Senado, será anunciada na sexta-feira, 28 de março.” Da jornalista Thaísa Galvão, no seu blogue.

“’Sou virgem de emendas‘, brincadeira do deputado estadual Agnelo Alves (PDT), diante da sua situação no Governo Rosa(do). Nunca teve uma emenda sua paga desde quando Rosalba assumiu.” Da jornalista Eliana Lima, na sua coluna do jornal Tribuna do Norte.

Mesmo sem querer falar em intervenção, o Ministério da Justiça não se tranquilizou depois da visita que fez ao Rio Grande do Norte na última segunda-feira. Pelo contrário.” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue Território Livre.

“Foi mais que implante. Tive de recompor toda a base dos dentes, por causa da barbeiragem de um dentista. Ia jantar e caía.” Do senador José Agripino, na Tribuna do Norte.

Na reunião com Aldo Rebelo,ele festejou o fato de o RN ter registrado maior índice de apoio à realização da Copa: 69% de avaliação positiva.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que a segurança pública do Rio Grande do Norte está sob intervenção direta e pessoal do ministro da Justiça, Eduardo Cardoso. Será?…

… Que Robinson Faria e Fátima Bezerra apostam no imponderável para justificar a possibilidade de eleição de ambos – governador e senador. Será?…

… Que os deputados João Maia e Henrique Eduardo Alves agem como se fossem amigos da vida toda. Será?…

… Que o ditado ‘Quem te viu, quem te vê’, nunca esteja tão presente na política do Rio Grande do Norte. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… JAN 2014 – REVISTA FOCO

ELEIÇÕES 2014 – JOGO DE SELEÇÕES

Se engana quem pensa que o jogo das eleições deste ano para presidente da República, Senador, Deputado Federal, Governador e Deputado Estadual é jogo de times pequenos ou de várzea. 2014 já está com as mais fortes seleções em campo, tanto no jogo da disputa presidencial, quanto no jogo das eleições estaduais, especialmente aqui no Rio Grande do Norte.

De um lado, está a seleção dos favoritos, que apoia a reeleição da presidente Dilma Rousseff e cujo nome para disputar o Governo do Rio Grande do Norte está entre o do ex-senador Fernando Bezerra e o do deputado federal Henrique Eduardo Alves. Essa seleção, até o momento, promete contar com jogadores de peso popular, como o é o próprio presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, e também o senador (licenciado) Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência Social.

Convocados para esta seleção, estão também o senador Paulo Davim (PV), os deputados federais Fátima Bezerra (PT), João Maia (PR), Paulo Vagner (PV), Fábio Faria (PMN), Sandra Rosado (PSB), o prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), a vice-prefeita de Natal Vilma de Faria (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS). Por fora da raia oficial, é convocado o deputado federal Betinho Rosado, que ainda enfrenta problemas legais para ser efetivamente escalado.

Na seleção adversária, devem jogar a governadora Rosalba Ciarlini, seu marido Carlos Augusto Rosado, e o senador José Agripino, junto com o deputado federal Felipe Maia. Os times que representam os partidos pequenos certamente que, mais uma vez, vão se dividir entre as duas seleções maiores e de acordo com os interesses momentâneos.

Uma situação pode mudar: Se Eduardo Campos é mesmo candidato a presidente do Brasil, certamente que ele desejará uma candidatura de Vilma de Faria ao Governo do RN, como forma de fincar em terras potiguares, uma bandeira da sua luta.

No estudos estratégicos e táticos funciona o ex-presidente Lula. Com todo poder popular que o seu nome carrega.

É por aí!….

ARENA DAS DUNAS INAUGURADA

De todas as praças esportivas do Brasil construídas para sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol, a primeira inaugurada é a Arena das Dunas, de Natal. Solenidade rápida, estava programada contando com a participação da presidente Dilma, que passaria por Natal, numa escala de reabastecimento, seguindo para mais uma viagem internacional.

(OBS: A coluna foi redigida na semana passada. A Arena das Dunas foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 22, pela presidente Dilma Rousseff).

NATAL ESTÁ BEM MELHOR COM CARLOS EDUARDO

Em todas as rodas de bate papo político da cidade, o reconhecimento ao trabalho do prefeito Carlos Eduardo parece conquistar a unanimidade. Elogios para a gestão financeira, com o pagamento em dia da maioria dos fornecedores, pagamento dos prestadores de serviços e salários de funcionários. Obras são realizadas e a cidade está mais bem cuidada na sua aparência, com a recuperação das praças, parques, jardins e canteiros.

AEROPORTO ALUÍZIO ALVES

Anteriormente prevista para o dia 6 de abril, a inauguração do aeroporto internacional Aluízio Alves, de São Gonçalo do Amarante, deverá acontecer somente no dia 15 daquele mês. A Rosalba Ciarlini revela-se ansiosa com os atrasos em importantes obras públicas do Estado.

MÍDIAS SOCIAIS NA POLÍTICA

Políticos de todas estirpes estão aderindo, sem restrições, ao uso das mídias sociais para a alavancagem dos seus nomes na corrida sucessória deste ano. Desde Dilma Rousseff, passando por Eduardo Campos, Aécio Neves, Marina Silva, até o mais analfabeto eletrônico dos políticos, está contratando profissionais para o gerenciamento dos seus perfis ‘pessoais’ nas mídias sociais da internet, especialmente o twitter e o facebook.

A BRIGA É PELO SENADO

Fernando Bezerra ou Henrique Eduardo Alves, um dos dois, provavelmente Henrique, será o candidato do PMDB ao Governo do RN, com ampla base de apoio e ótimas perspectivas de vitória. A briga maior ficará por conta de PT e PSB, que desejam a vaga de candidato ao Senado na mesma coligação. Quem tiver uma idéia diferente, favor apresentar ao vice-governador Robinson Faria, do PMN.

FRASES

O PT está firme e unido. Nós temos como meta disputar a vaga do Senado, manter a cadeira que ocupamos na Câmara dos Deputados e ampliar a presença na Assembleia Legislativa.” Da deputada Fátima Bezerra (PT), no jornal Tribuna do Norte.

“O Senado, mais do que qualquer outro espaço na política brasileira, sempre foi reservado para ex-governadores, para políticos oriundos das famílias tradicionais ou para quem tem poder econômico. Vamos quebrar esse paradigma no Rio Grande do Norte? Esse é um bom debate.” Da deputada Fátima Bezerra (PT), no jornal Tribuna do Norte.

Vamos dialogar com todos os partidos que estejam no campo da oposição ao Governo do Estado.” Da deputada Márcia Maia (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

Na hora que o PMDB passou a fazer oposição, obviamente fez com que pudéssemos nos aproximar.” Da deputada Márcia Maia (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

Temos um potencial enorme para disputar a chapa majoritária, inclusive o Governo.” Da deputada Márcia Maia (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

“Acho que o PSB  só não deve fazer aliança com o DEM, que causou tanto transtorno ao Rio Grande do Norte, com um governo que não tem atendido às verdadeiras necessidades de crescimento do Estado.” Da deputada Sandra Rosado (PSB), no jornal Tribuna do Norte.

PDT apoiará o PMDB para o Governo do Rio Grande do Norte.” Do deputado Agnelo Alves, n’O Jornal de Hoje.

A tendência do nosso partido é fazer uma composição política com o PMDB para o Governo do Estado, mas vamos conversar com lideranças de outros partidos.” Do vereador Rafael Motta, presidente do PROS, n’O Jornal de Hoje.

O empresariado potiguar está de luto. Faleceu na manhã dessa sexta-feira, Fernando Medeiros, 57, proprietário e fundador do restaurante Camarões.” Do jornalista Marcelo Hollanda, n’O Jornal de Hoje.

ME DISSERAM!…

… Que para selar um acordão nas eleições 2014 no RN, só falta unir Vilma de Faria e Fátima Bezerra. Será?…

… Que Henrique Eduardo Alves usa toda a sua habilidade política para fechar o acordão. Será?…

… Que o ministro Garibaldi Alves Filho tem certeza da primazia do PMDB nas eleições 2014 no RN. Será?…

… Que estão excluídos do acordão, a governadora Rosalba, o senador José Agripino e o deputado Felipe Maia. Será?