3 BALDES DE ÁGUA GELADA PRA ESFRIAR A SEMANA POLÍTICA EM BRASÍLIA

Eunício Oliveira, presidente do Senado Federal. * Foto – Internet – terra.com

3 importantes decisões jogaram 3 baldes de água gelada para esfriar o clima político em Brasília: Eunício Oliveira é o novo presidente do Senado da República; o ministro Celso de Melo, em decisão monocrática, validou a candidatura de Rodrigo Maia a reeleição de presidente na Câmara dos Deputados, e por último, o próprio Supremo Tribunal Federal – STF, não decidiu, por sorteio ou outro método de escolha, quem é o ministro sucesso de Teori Zavascki, na relatoria dos processos da Operação Lava Jato.

Para completar, ainda tem mais uma de lambuja: o ministro Gimar Mendes pediu vistas no processo que define a possibilidade de réu poder constar na linha de sucessão presidencial.

O problema é que a situação anteriormente vivida por Renan Calheiros, agora poderá ser vivida pelo senador Eunício Oliveira, novo presidente do Senado, apontado como beneficiário das propinas apuradas na Operação Lava Jato, ainda sem comprovação oficial.

Vamos esperar que a quinta-feira seja melhor!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

3 DECISÕES FAZEM A SEMANA FICAR MAIS QUENTE EM BRASÍLIA

Supremo Tribunal Federal. * Foto – Internet – Livre

A definição, por sorteio, do sucessor do ministro Teori Zavascki, nesta quarta-feira, em Brasília; a eleição do presidente do Senado da República, também nesta quarta-feira, e a eleição do presidente da Câmara dos Deputados, amanhã, quinta-feira, são 3 decisões muito importantes para o futuro do Brasil.

No Supremo Tribunal Federal – STF, a maioria dos ministros acredita que o melhor nome, entre eles, é o do ministro Luiz Edson Facchin, por isso ele já está substituindo Teori, na segunda turma. Com Facchin assumindo a relatoria da Operação Lava Jato, não haveria problemas de continuidade nas apurações do maior roubo de dinheiro público do planeta.

Congresso Nacional. * Foto – Internet – livrespensadores.net

No Congresso Nacional, há expectativas com a eleição do presidente do Senado, onde o principal concorrente é o senador Eunício de Oliveira, do PMDB do Ceará, embora exista também a candidatura do senador José Medeiros, do PSD de Mato Grosso.

Na Câmara dos Deputados, o principal concorrente é o deputado Rodrigo Maia, do DEM do Rio de Janeiro, atual presidente, que depende ainda, de um julgamento do STF sobre a validade jurídica da sua candidatura. Os outros concorrentes são os deputados Jovair Arantes, do PTB de Goiás, e Rogértio Rosso, do PSD do Distrito Federal.

E fica um registro: os nomes de Eunício Oliveira e Rodrigo Maia estão com imagem extremamente negativa na opinião pública nacional, entre outras coisas porque são investigados na Operação Lava Jato.

E seria péssimo para as casas legislativas, manterem na presidência parlamentares investigados em casos de corrupção.

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

BRASIL EM ESTADO DE EBULIÇÃO, COM MUITA PRESSÃO, MAS SEM EXPLOSÃO!

Frankie Marcone:Futura Press:Estadão Conteúdo

Rebeliões chegam às ruas. * Foto – Internet – Frankie Marcone – Futura Press – Estadão Conteúdo.

A crise penitenciária extrapola os limites das prisões e começa a se espalhar pelas ruas do país, começando pelas cidades do Rio Grande do Norte.

Se você acha que está muito ruim, prepare-se: vai ficar muito pior!

Michel Temer - Exame - Abril.com

Michel Temer. * Foto – Internet – Exame – Abril.com.

Autorizada pelo presidente Michel Temer, a Força Nacional vai avançar com a sua presença nas ruas, juntamente com as forças policiais de municípios e estados, enquanto as polícias militares acuarão os presos para as Forças Armadas vistoriarem os presídios em busca de armas, drogas e equipamentos eletrônicos, especialmente celulares, aumentando a pressão sobre os detentos, seus negócios e seus lucros.

Nos próximos dias o parlamento brasileiro volta do recesso parlamentar, com as sessões plenárias e a repercussão e a discussão públicas de tudo que está acontecendo no país.

Renan e Eunício - Ucho.Info

Renan será substituído por Eunício? * Foto – Internet – Ucho.Info.

O Senado da República vai vivenciar momentos de pressão popular, com a possível eleição de Eunício Oliveira, cuja imagem negativa espalha-se por todo o território nacional, semelhante a do atual presidente Renan Calheiros.

Rodrigo Maia - O Globo - oglobo.com

Rodrigo Maia. * Foto – Internet – O Globo – oglobo.com.

A Câmara dos Deputados já está protagonizando um espetáculo de ‘rasga Constituição’ e ‘rasga Regimento Interno’ com a candidatura à reeleição do presidente Rodrigo Maia, que ensejará, também, manifestações contrárias da população, seja nas ruas ou nas redes sociais da internet.

carmem-lucia-Foto-Nelson-Jr-SCO-STF

Cármem Lúcia. * Foto – Internet – Nelson Jr – SCO – STF.

Do Supremo Tribunal Federal – STF, que julgará a legalidade da candidatura Maia, espera-se mais lenha nessa fogueira da Câmara Federal, pelo trabalho da presidente Cármem Lúcia e dos seus ministros, com decisões nem sempre lógicas.

Marcelo Odebrecht - Luís Ushirobira - Valor

Marcelo Odebrecht. * Foto – Internet – Luís Ushirobira – Valor.

Também do Supremo, espera-se a homologação do acordo de leniência da Odebrecht, bem como da colaboração premiada do seu presidente Marcelo Odebrecht, que promete transformar a capital do país, Brasília, num imenso picadeiro de circo e ao mesmo tempo, num imenso campo de batalhas, jurídicas e políticas, ou mesmo num caldeirão fervente de pressões de todo tipo.

Rodrigo Janot - Exame - Abril.com

Rodrigo Janot. * Foto – Internet – Exame – Abril.com.

A Procuradoria Geral da República – PGR, através do seu procurador geral, Rodrigo Janot, vai solicitar a quebra do sigilo e a divulgação dos mais de 900 arquivos com os depoimentos dos 77 dirigentes da Odebrecht.

Teori Zavaski - O Globo - oglobo.com

Teori Zavaski. * Foto – Internet – O Globo – oglobo.com.

O ministro Teori Zavaski, no STF, vai ter muito trabalho e sofrer muita pressão.

Sérgio Moro - El País

Sérgio Moro. * Foto – Internet – El País.

Quem também terá muito trabalho, nos próximos dias, é o juiz Sérgio Moro, juntamente com todos os integrantes da Força Tarefa da Operação Lava Jato.

Por tudo isso, o Brasil vai vivenciar, nos próximos dias, semanas e meses, uma verdadeira ebulição, com muita pressão, mas, felizmente, sem explosões!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. 1 – Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

PS. 2 – Jornalistas, blogueiros e pitaqueiros da internet também terão muito trabalho nesses tempos.

RODRIGO MAIA LUTA POR UMA REELEIÇÃO, NO MANDATO QUE NÃO PREVIA REELEIÇÃO

Rodrigo Maia - Luís Macedo - Câmara dos Deputados

Rodrigo Maia quer reeleição não prevista no Regimento Interno. * Foto – Internet – Luís Macedo – Câmara dos Deputados.

Breve, espera-se que muito em breve, o Supremo Tribunal Federal – STF, julgue o mérito do Mandato de Segurança impetrado pelo deputado federal André Figueiredo (PDT/CE), no qual ele alega que o deputado Rodrigo Maia foi eleito para o mandato tampão que se equipara ao regular, sujeitando-se às mesmas condições e restrições, de modo que incide a vedação prevista no artigo 57, parágrafo 4º, da Constituição Federal.

A matéria também é objeto da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5632, onde o partido Solidariedade requer ao Supremo que mantenha a interpretação de acordo com o previsto no Regimento Interno da Câmara relativos às eleições com base no que dispõe o artigo 57 da Constituição da República.

Lá, está escrito que é vedada a recondução de membros da mesa para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), aguarda resposta da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados as informações solicitadas, para dar andamento ao processo.

André Figueiredo quer proibir que a Mesa Diretora da Câmara legitime a candidatura de Maia ou suspenda provisoriamente a eleição, através de liminar.

Cármem Lúcia - Gabriel Francisco Ceccon Enebelo - JusBrasil

Ministra Cármem Lúcia, presidente do STF. * Foto – Internet – Gabriel Francisco Ceccon Enebelo – JusBrasil.

Enquanto isso, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, segue sua agenda de candidato à reeleição, com visitas e conversas políticas, angariando votos para a sua candidatura.

Até agora, com sucesso!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

SENADORES QUEREM GARIBALDI ALVES NA PRESIDÊNCIA DO SENADO FEDERAL

garibaldi-alves-filho-serio-imagem-profsezimar-com_

* Foto – Internet: profsezimar.com

O senador Garibaldi Alves Filho, do PMDB, está sendo procurado por outros senadores, que o querem na presidência do Senado Federal. Segundo Maurício Lima, na coluna Radar On-Line, da revista Veja, ele teria sido procurado por Cristovam Buarque, Lasier Martins e Wilder Moraes.

É bom lembrar que no final do ano passado, depois que Eunício Oliveira já estava se articulando e com a sua candidatura posta, o senador Álvaro Dias, do PV, sugeriu a mesma coisa para o senador José Maranhão, do PMDB paraibano.

Tanto Garibaldi, quanto José Maranhão, são nomes do PMDB com trânsito livre e que conquistaram o respeito dos colegas.

Já Eunício, sei não, viu!?…

Corre o risco de ser pior do que Renan Calheiros na defesa dos seus interesses pessoais.

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

 

COLUNA É POR AÍ!… FEV 2014 – REVISTA FOCO

A ESCALAÇAO DA SELEÇÕES E OS PALPITES DO JOGO ELEITORAL

Já começaram os palpites sobre as possibilidades de composição das coligações partidárias para a definição das chapas que concorrerão as eleições estaduais deste ano no Rio Grande do Norte. Há soluções para todos os problemas, desde que o eleito seja o candidato defendido pelo palpiteiro.

Igual ao futebol, no jogo eleitoral, cada eleitor também se considera um técnico ou o melhor marqueteiro ao defender uma ideia. E quando a mesma ideia passa a ser comentada por várias fontes diferentes, é porque há um forte trabalho político para viabilizá-la. É o caso da chapa dos sonhos do deputado Henrique Eduardo Alves e do senador ministro Garibaldi Alves Filho.

A ideia é assim: Governador – Fernando Bezerra (PMDB); Vice-governador – João Maia (PR) ou Ricardo Motta (PROS); Senadora – Wilma de Faria (PSB); Primeiro suplente de senador – Flávio Azevedo (PMDB); Segundo suplente de senador – Aguarda nome do PT; Deputados federais – Fátima Bezerra (PT), Walter Alves (PMDB), Sandra Rosado (PSB), Sávio Háckradt (PDT), Fábio Faria (PSD), João Maia (PR) ou Fabiano Motta (PROS) e Felipe Maia (DEM).

Fica claro e evidente que todos aqueles que não estão estalados e nem na torcida para a vitória dessa seleção no jogo eleitoral deste ano, podem, e devem, procurar formar outros times para continuar no jogo.

Quem defende essa ideia, afirma que Rosalba e Carlos Augusto estão fora do jogo. Diz também que o senador José Agripino deve se contentar com a reeleição do filho Felipe e com uma boa perspectiva de reeleição dele no mandato de senador daqui a 4 anos, sem Wilma na disputa. E também que Robinson Faria deve ficar feliz com a reeleição do filho Fábio para mais um mandato de deputado federal.

Só há um porém: Se Wilma de Faria não topar a candidatura para o Senado, e lançar-se candidata ao Governo do RN, em coligação com o PT, que lançaria Fátima Bezerra para o Senado, aí o caldo engrossa. E a ideia terá que se reformulada.

É por aí!….

PANCADA EM HENRIQUE EDUARDO

A revista Veja, edição 2.360, de 12 de fevereiro último, deu uma forte pancada na imagem pública do deputado Henrique Alves, ao publicar na coluna Panorama Holofote, assinada por Otávio Cabral: “Para fora e para dentro – Os deputados do PMDB anunciaram quenão indicarão mais nomes para o ministério de Dilma Rousseff. Em seu estado, porém, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), fez o caminho contrário. Seis meses depois de ter rompido com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), ele voltou à sua base de apoio e indicou o aliado Sílvio Torquato para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.”

SERVIÇOS NAS RUAS, À NOITE INCOMODAM MENOS

Nas últimas noites, o natalense tem visto o trabalho de tapa buraco e recapeamento asfáltico de ruas na cidade. O serviço é feito, à noite, para causar menos transtornos ao cidadão. Acertada decisão do prefeito Carlos Eduardo.

EXEMPLO DE POPULARIDADE

Até os dias atuais, o prefeito de São Paulo, que conquistou mais popularidade, foi Laudo Natel. Sua popularidade veio da realização de serviços nas ruas da cidade, somente à noite, horário em que também foi incrementada a limpeza pública.

APOSTAS NA SAÍDA DE ROSALBA DO GOVERNO

Grupos ligados politicamente ao vice-governador Robinson Faria, aguardam, ansiosamente, a qualquer momento, a saída da governadora Rosalba Ciarlini do cargo.

À ESPERA DE WILMA

Sem ansiedade aparente, Garibaldi Alves Filho, Henrique Eduardo Alves e Fernando Bezerra aguardam a decisão política de Wilma de Faria.

FÁTIMA BEZERRA

Fátima Bezerra está convencida da possibilidade do PT conquistar uma cadeira de senador nas eleições deste ano. E não quer deixar o cavalo passar selado. Topa até mesmo, e tem repetido isso, enfrentar Wilma de Faria no voto.

FRASES

Prefeitura coloca Natal no circuito esportivo nacional e internacional. Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia e o MMA.” Do prefeito Carlos Eduardo, no Twitter.

“UFC, maior evento mundial nas artes marciais, será transmitido direto de Natal para 147, eu disse 147, países. Natal no circuito mundial.” Do prefeito Carlos Eduardo, no Twitter.

O vice-governador do RN @RobinsonFaria (PSD), está prestes a assumir a cadeira da governadora @RosalbaCiarlini (DEM).” Do jornalista Alex Medeiros, no Twitter.

Henrique Alves se reúne com prefeito de Assu.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter

Estive reunido hoje com o procurador geral de Justiça do RN, Rinaldo Reis, em Brasília.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

“Discuti com prefeito de Mossoró, José Silveira, liberação de recursos para saúde e segurança.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

Mais uma vitória do RN. Dnit publica edital para construção do complexo viário do Ganho do Igapó. Prazo para concluir  a obra é de 720 dias..” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

Discutimos hoje com prefeito Carlos Eduardo ampliação das obras de drenagem pluvial em Natal.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

Reuniões hoje com prefeitos do RN para discutir alianças para eleições deste ano. Encontros continuam na segunda.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que a agenda do deputado Henrique Alves (PMDB), divulgada no Twitter, é, sim, de candidato a governador. Será?…

… Que nunca esteve tão próxima, a possibilidade de Henrique Alves ser candidato a governador com chances de vitória, como desejou em vida o seu pai Aluízio Alves. Será?…

… Que as águas de março trazem em suas ondas a definição da vice-prefeita Wilma de Faria sobre candidatura ao governo ou ao senado. Será?…

… Que a governadora Rosalba, espera reverter a popularidade negativa do seu governo em Natal com as obras de saneamento básico em andamento. Será?…