CARTAS (SEM RESPOSTAS) AO MORDOMO 4: BÔNUS NO RURAL E ÔNUS NO COMERCIAL

Senhor Mordomo, meus cumprimentos!

Hoje vou falar de uma séria preocupação que venho sentindo nos últimos dias.

dinheiro-1

* Foto – Internet.

Quando falamos em privilégios do governo, lhe garanto que sou contra qualquer um que exista.

Se falarmos sobre proteção a atividade econômica, sou favorável a todas as medidas para proteger o setor primário, que é o agronegócio, o secundário, que é a indústria, e o terciário, onde estão o comércio e os serviços.

Todas as regiões do país, possuem os seus Fundos Constitucionais.

São recursos que o governo federal disponibiliza para estimular o empreendedorismo nessas áreas em todas as regiões do país.

Mas, quando o negócio aperta, o setor primário, o agronegócio é protegido, a indústria é protegida, mas o comércio e os serviços apanham no lombo, as chicotadas da crise.

Explico: quando se configura a crise, no setor primário, por culpa única e exclusiva do tempo, no caso a estiagem no Nordeste, o governo cria medidas que possibilitam ao devedor de empréstimos dos bancos regionais do governo, tipo BNB, renegociar o pagamento dos empréstimos, sem juros, e com abatimento de até 85% do principal, beneficiando diretamente os agricultores e a indústria na região.

Mas quando se configura a crise, no setor terciário, por culpa única e exclusiva das políticas econômicas do governo, que deram errado, o próprio governo cria medidas que travam ao devedor de empréstimos dos bancos regionais do governo, quanto estes desejam quitar os empréstimos.

São cobrados juros escorchantes, juros sobre juros, dos devedores, sem brechas para negociação, mesmo para o devedor que quer se desfazer do bem que foi dado em garantia do empréstimo, para quitar a dívida.

São vários pesos e várias medidas para situações com a mesma gravidade.

E, se você ainda não sabe, caro Senhor Mordomo, somente nos shoppings centers, mais de 18 mil lojas fecharam neste ano de 2016. Mais grave ainda é saber que, dos novos shoppings, abertos neste ano, somente 55% das lojas estão funcionando. Os outros 45% sequer abriu. Ainda estão fechadas.

Está difícil!

Precisamos de uma política, nos bancos estatais, que proteja o investidor / empreendedor que está nas cidades e tem o mesmo problema do agricultor no sertão nordestino.

Épreciso fazer justiça com quem empreende e cria novos negócios!

Senhor Mordomo, acredite que isto é essencial! E arroche!

Sem outros comentários, passar bem!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com

 

 

É POR AÍ!… JAN 2015 – REVISTA FOCO

TRÉGUA POLÍTICA BENEFICIA O POVO

Há uma lógica política que prega uma trégua da ação da oposição para um governo que ora se instala, por um período que varia entre 6 e 12 meses. Se é verdade que é assim, então o governador Robinson Faria que se apresse, porque os dias da sua trégua política já estão contando.

Essa trégua seria para que a oposição observasse melhor as ações do novo governante, através do conhecimento das primeiras medidas administrativas e a implantação do Plano de Governo, o mesmo que foi apresentado na campanha eleitoral.

Com os primeiros 12 meses de administração, o governante tem condições de revelar como serão os seus outros 3 anos de governo. Dessa forma, a oposição poderá embasar melhor o seu discurso contra o governo, destacando as ausências de importantes políticas públicas nas ações governamentais.

Fazer oposição a um governo nos primeiros meses da gestão, pode parecer que se faz uma oposição radical, contra o Estado e seu povo, não contra o governo, porque, ao pé da letra, nas democracias, a oposição deve ser responsável, coerente, consequente e inteligente.

Dessa forma é de bom alvitre que a trégua seja entendida como uma parte do jogo, jamais como uma capitulação da oposição ao novo governo.

Afinal de contas, o eleitor escolheu livremente quem ele queria governando e quem ele escolheu para ficar na oposição.

Então, que governantes e opositores saibam muito bem do papel de cada um e exerçam esse papel para privilegiar o Estado, beneficiando diretamente a sua população.

É isso que se espera, politicamente deste ano de 2015 que se inicia. A trégua política beneficia o Estado e privilegia o povo. É assim que deve ser entendida, para a felicidade geral da nação potiguar.

É por aí!…

HENRIQUE NO MINISTÉRIO DO TURISMO

Empresários do setor do turismo no Rio Grande do Norte estão confiantes de que o novo ministro do Turismo no novo governo Dilma Rousseff será o ainda deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Lira Alves. A informação saiu do próprio Ministério do Turismo. É aguardar pra confirmar.

ARLINDO MARCOU E EDUARDO CHEGOU

Candidato à presidência da Câmara dos Deputados, o líder do governo Dilma, deputado federal Arlindo Chinaglia cancelou uma visita que faria à Natal. Quem aqui esteve foi o seu principal oponente, deputado Eduardo Cunha, do PMDB.

FRANCISCO JOSÉ JÚNIOR NA FEMURN

Com total apoio do governador Robinson Faria, o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, é o novo presidente da prestigiada Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte.

JÓRIO NOGUEIRA NA FECAM

Filiado ao PSD do governador Robinson Faria e do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, é o vereador Jório Regis Nogueira (PSD), presidente da Câmara Municipal de Mossoró, o novo presidente da Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte.

FRASES

A situação é preocupante. Mas vamos enfrentar a realidade e consertar. No momento, temos uma despesa maior que a receita, isso é fato.” Do governador eleito Robinson Faria, no seu Twitter.

“Estou recomendando a todos os secretários que tenhamos um governo com austeridade e economia, dentro de todas as nossas pastas e a palavra de ordem é enxugar gastos.” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

O Governo do Estado fará parcerias com as entidades sindicais. Temos o direito e o dever de ter essa união” Do governador Robinson Faria, no seu Twitter.

“Disse para a pte que fiquei muito feliz com a escolha do novo lema do governo federal: pátria educadora.” Da senadora Fátima Bezerra, no seu Twitter.

“Adiantei p/ Pte que, no Senado, a luz do PNE, quero da minha contribuição no novo ciclo da educação brasileira.” Da senadora Fátima Bezerra, no seu Twitter.

“Executiva do PMDB confirma partido unido em torno de Eduardo Cunha para a disputa da Presidência da Câmara.” Do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, no seu Twitter.

“As contas da saúde, educação, segurança… só podem ser pagas com aumento das riquezas e o um dos melhores caminhos é investir no Turismo.” Do deputado Kelps Lima, no seu Twitter.

“O Turismo é a atividade econômica mais importante do RN e deve ter prioridade absoluta em qualquer política pública para o Estado.” Do deputado Kelps Lima, no seu Twitter.

“kinhentos i vintinove alunos tiraraum nota 0 na redassão do enén du PT.” Do jornalista Alex Medeiros, no seu Twitter.

“A situação é tanta, que até compra de pneus para ambulâncias do Samu vira release oficial.” Da jornalista Eliana Lima, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que Garibaldi Alves e José Agripino já estão fazendo as contas, sonhando com as eleições de 2018. Será?…

… Que se inicia um novo ciclo de poder e articulação do Rio Grande do Norte em Brasília, com a desenvoltura da senadora Fátima Bezerra. Será?…

… Que a solução dos problemas financeiros do governo do RN está na esperança que Robinson Faria tem no apoio do governo Dilma. Será?…

… Que cairá em erro, quem apostar que o Tenente Stevenson vai abandonar os bêbados que dirigem de madrugada. Será?…

COLUNA É POR AÍ!… AGO 2014 – REVISTA FOCO

ELEITOR DESMOTIVADO

A campanha eleitoral começou e repetindo períodos anteriores, o eleitor comum, que não milita nos partidos e nos grupos políticos, neste primeiro momento da luta pelos votos, mostra-se apático e desinteressado sobre o que os candidatos estão fazendo para conquistarem mais votos.

A campanha, no presente momento, não empolga. E nem vai empolgar. Exceção para os ‘empolgados’ mercenários contratados para carregar as bandeiras e defender os discursos dos seus candidatos.

Infelizmente, apesar da insistente tentativa do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, e dos Tribunais Regionais Eleitorais – TRE’s, de querer transformar a eleição numa disputa igualitária entre os candidatos, o poder e a influência financeira acabam, mesmo considerando apenas o que é permitido por lei, beneficiando mais quem tem mais poder financeiro para gastar mais nas eleiçoes.

Inteligentes, todos os candidatos sabem que as melhores chances de vitória estão com os àqueles que mais recursos conseguem angariar para investir em maiores estruturas.

É isso, salvo casos extraordinários de candidatos com elevada densidade eleitoral, ganhará a eleição quem conseguir montar, leia-se contratar, os maiores exércitos de militantes.

E todo mundo sabe disso. Tanto Araken Farias, Henrique Eduardo Alves, Robério Paulino, Robinson Faria e Simone Dutra, candidatos ao cargo de governador, como Ana Célia, Fátima Bezerra, Lailson Almeida, Roberto Ronconi e Wilma de Faria, candidatos ao cargo de senador, tem consciência de que o candidato vencedor do pleito eleitoral, será o que mais simpatizantes conseguir conquistar (ou comprar) para a sua luta.

A única coisa que poderá alterar esse triste prognóstico, é a liberdade que um candidato poderá ter para falar de outro nos programas da propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão. Dependendo das acusações, dinheiro não ajudará a eleger ninguém.

É por aí!…

NOVO COMANDO NO TRIBUNAL ELEITORAL

Com posse agendada para o dia 31 deste mês, os desembargadores Virgílio Fernandes de Macedo Júnior e Maria Zeneide Bezerra, assumem a presidência e a vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral. Sangue novo para oxigenar ainda mais o já eficiente TRE-RN.

1 DENÚNCIAS NA PROPAGANDA ELEITORAL

A imprensa diária registra que o juiz eleitoral Marco Bruno Miranda, coordenador da propaganda eleitoral, entende que os adversários na campanha eleitoral, poderão denunciar aqueles que estão respondendo a processos, ou foram condenados judicialmente, ou ainda que estão envolvidos em investigações por irregularidades praticadas.

2 DENÚNCIAS NA PROPAGANDA ELEITORAL

Marco Bruno Miranda afirma, segundo o jornal Tribuna do Norte, que: “Uma crítica mais exacerbada, mantida num bom nível e que possa ser documentada, de que o fato existiu, ela é possível, ainda que seja um pouco dura”. Ao pé da letra, aguarde uma campanha de denúncias enre adversários. Um vale-tudo. Pior que MMA.

3 DENÚNCIAS NA PROPAGANDA ELEITORAL

O juiz acrescenta: “A propaganda eleitoral não permite a calúnia, a difamação e a injúria. A calúnia é a falsa imputação de um crime. Então, se critica um candidato e, de alguma forma, pode se documentar diante disso, é possível. A difamação é a mesma coisa: se imputar um fato, de alguma forma, ofensivo, que não corresponde à verdade. E, se por ventura, estiver documentado, também é possível. A injúria é uma ofensa pessoal e gratuita, então, essa, realmente, não pode”. Aguenta coração. Quem for podre, que se quebre.

ROSALBA PRESTA CONTAS

Diferentemente do que fez nos últimos 3 anos, a governadora Rosalba Ciarlini apurou melhor o seu discurso de prestação de contas das suas ações e atitudes no exercício do governo do Rio Grande do Norte. A corda esticou tanto, entre a imagem da governante e o povo governado, que partiu-se. Impossível reconcialiação.

FRASES

Dilma diz que Congresso deve responder sobre antecipação de perguntas em CPI.” De Eliana Lima, no Twitter.

Conversei com todos os adversários por entender que esse era o caminho para unir o RN. Eu prefiro unir do que desagregar.” De Henrique Alves, no seu Twitter.

“É por causa das pessoas simples, que querem mais justiça social que vamos governar. Vamos que vamos!.”De Robinson Faria, no Twitter.

“Já iniciamos nossa ‪#CaravanadaMudança ao lado de ‪@HenriqueEAlves, ‪@depjoaomaia e ‪@carloseduardo12‪#UniãopelaMudança.”De Wilma de Faria, no Twitter.

Nossa campanha é pé no chão. Nossa campanha é de militância.” De Fátima Bezerra, no Twitter.

A esposa de ‪@HenriqueEAlves, ‪@Lauritaarruda, fala em nome do candidato e sobre a sua motivação p/ trabalhar pelo RN.” De Felipe Alves, no Twitter.

“A podridão do PT e do Congresso, na ‪@veja.” De Alex Medeiros, no Twitter.

“Chegando na Saraiva para um café com o futuro governador ‪@RobinsonFaria.”De Alex Medeiros, no Twitter.

A Agência Brasil publicou (…) que o RN tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a maior renda per capita do Nordeste.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

Uma carga de impostos pesada demais: arrecadação federal soma R$ 578,6 bilhões no primeiro semestre.” De José Agripino, no Twitter.

DILMA BOLADA – PAGO PELO PT P FAZER POLITICAGEM DE QUINTA.”De Socorro Coelho, no Twitter.

$$$$$$$ “Criador da ‘Dilma Bolada‘ reativa perfil e se torna consultor do PT.” De Layre Rosado Neto, no Twitter.

Dilma Bolada volta ao ar dias após ‘negociação com o Palácio do Planalto’.” Do perfil Brasil Post, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que Laurita Arruda, sempre usando verde bacurau, está conquistando importante espaço político na campanha do marido, Henrique Eduardo Alves. Será?…

… Que Julianne Faria, usando vermelho PT, faz a mesma coisa na campanha do marido Robinson Faria. Será?…

… Que a governadora Rosalba Ciarlini já tem os candidatos da sua preferência e pretende contribuir com a eleição deles. Será?…

… Que, enquanto rola a campanha eleitoral, o turismo, como atividade econômica no Rio Grande do Norte, agoniza . Será?…