SÉRGIO MORO E OUTROS HERÓIS DA LAVAJATO

sergio-moro

* Crédito da Foto: G1.

De todas as grandes crises que o Brasil República enfrentou, a mais grave é esta atual. Crises políticas sempre existiram, mas esta é a primeira crise política associada a uma grave crise na economia, agravada pela falta de credibilidade dos governos e com o desmascaramento de muitos políticos, envolvidos em desvios de recursos públicos.

O Juiz Sérgio Moro está numa das pontas do processo, desde que assumiu a liderança do trabalho hercúleo, que procura combater a corrupção com dinheiro público no país, através da Operação LavaJato. Ela está mostrando ao país como empresários e políticos desonestos e ladrões de dinheiro público agem para sangrar os cofres públicos, através de contratos milionários e a distribuição de propinas para os que acobertam o roubo.

São muitos os heróis na Força Tarefa da Operação LavaJato.

Eles estão no Poder Judiciário Federal no Paraná (sede da operação), no Ministério Público Federal e na Polícia Federal.

 foto lava-jato

* Crédito da Foto: Divulgação.

Na linha de frente da investigação na primeira instância da Justiça Federal do Paraná, designados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, estão os seguintes procuradores: Deltan Martinazzo Dallagnol, Carlos Fernando dos Santos Lima, Orlando Martello Junior, Athayde Ribeiro Costa, Diogo Castor de Mattos, Roberson Henrique Pozzobon, Paulo Roberto Galvão, Júlio Noronha, Laura Tessler, Isabel Cristina Groba Vieira, Jerusa Burmann Viecili, Januário Paludo (integrou a equipe e agora atua como colaborador), Antônio Carlos Welter (integrou a equipe e agora atua como colaborador) e Andrey Borges de Mendonça (integrou a equipe e agora atua como colaborador).

Na Procuradoria Geral da República, trabalham membros do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para auxiliar o procurador-geral da República na análise dos processos em trâmite no Supremo Tribunal Federal.

Essa equipe é responsável por assessorar o PGR na investigação e acusação de deputados federais, senadores e outras autoridades. O grupo de trabalho atua em paralelo à força-tarefa, com os seguintes procuradores: Bruno Calabrich (PRR1), Douglas Fischer (Assessoria Criminal – PGR), Danilo Dias (Assessor Especial – Gabinete do PGR), Eduardo Pelella (Chefe de Gabinete do PGR) e Vladimir Aras (Secretaria de Cooperação Internacional – PGR).

Também trabalham no processo os procuradores Andrey Borges de Mendonça (PR/SP), Fábio Coimbra (PR/RS), Rodrigo Telles de Souza (PR/RN) e Daniel Resende Salgado (Secretaria de Pesquisa e Análise – SPEA/PGR), além dos promotores de justiça do MPDFT Sergio Fernandes e Wilton Queiroz.

A Operação LavaJato também tem uma força tarefa para atuar no Superior Tribunal de Justiça, com os seguintes sub-procuradores gerais da República: Francisco de Assis Vieira Sanseverino, Áurea Maria Etelvina Pierre, José Adonis Callou de Araújo Sá, Maria Hilda Masiaj Pinto e Mário José Gisi.

E pode acrescentar nessa lista, os delegados e agentes da Polícia Federal, designados para a operação.

Tarefa de gente grande e decente!

Esse povo merece o respeito, a atenção e as homenagens do povo brasileiro!

É por aí!…

Casciano Vidal

PS. Para falar com o autor: cascianovidal@gmail.com