COLUNA É POR AÍ!… OUT 2014 – REVISTA FOCO

A VITÓRIA DE FÁTIMA BEZERRA

O resultado do primeiro turno da eleição no Rio Grande do Norte, para a disputa de governador, e a eleição de Fátima Bezerra para o Senado, além da eleição dos deputados federais e dos deputados estaduais, não trouxe nenhuma surpresa para o eleitor antenado, à exceção dos votos conquistados pelo professor Robério.

Analisando-se as estratégias de marketing e a propagando eleitoral dos candidatos, no primeiro turno, era possível perceber que, embora bem elaborada, a propaganda do candidato Henrique Eduardo manteve-se, em termos de eficiência, semelhante a propaganda do candidato Robinson Faria, com propaganda também, bem elaborada e ousadia na criação de movimentos como as Caravanas, que levavam carreatas de um município para outro.

A diferença entre ambos, ficou por conta da candidata ao Senado que cada um dos dois tinha como aliada. Henrique tinha Wilma de Faria. Robinson tinha Fátima Bezerra. Tanto nas estratégias de campanha, como na propaganda eleitoral, a equipe de Wilma de Faria não conseguiu a mesma eficiência da de Fátima Bezerra.

Essa diferença influenciou positivamente a campanha de Robinson e, ao contrário, negativamente a campanha de Henrique Eduardo. Seria precipitado dizer que Henrique não levou esta eleição no primeiro turno, porque escolheu mal a sua candidata ao Senado, mas, ilações permitem embasar este raciocínio.

Agora a situação é diferente. Agora é Henrique contra Robinson e Robinson contra Henrique. Não há mais a luta dos candidatos ao Senado, nem dos candidatos a deputados federal e estadual.

Sem contar que a maioria dos apoios conversados e negociados no primeiro turno, exige novas conversas e novas negociação neste segundo turno, o que provoca um imenso desgaste emocional e financeiro para os dois candidatos. E o mais forte ganhará.

É bom lembrar que, como ninguém esperava o segundo turno, em função da liderança de Henrique nas pesquisas, é Robinson quem reinicia a luta com vantagem.

É por aí!…

GARIBALDI E JOÃO MAIA NO COMANDO GERAL

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, do PMDB, e o deputado federal João, do PR, são os novos coordenadores da campanha do deputado Henrique Alves (PMDB) ao governo do Rio Grande do Norte.

JOSÉ FERNANES, BAIANO, NO COMANDO DO MARKETING

Henrique Eduardo foi buscar na Bahia, o novo coordenador de marketing da sua campanha. Substitui o publicitário Arturo Arruda e o jornalista Adriano de Souza.

ROBINSON FARIA E FÁTIMA BEZERRA CONTINUAM

A campanha de Robinson Faria continuará com a coordenação do próprio Robinson e da senadora-eleita Fátima Bezerra. João Maria Medeiros continua coordenando o marketing.

ROBÉRIO ESTAVA CERTO

O professor Robério Paulino, do PSOL, tinha total razão quando afirmava que teria próximo de 8% dos votos, diferentemente do que revelavam as pesquisas eleitorais divulgadas.

CAMPANHA ATRIBUI SEGUNDO TURNO A ROBÉRIO

A coordenação da campanha do candidato Henrique Eduardo, atribui a votação conquistada pelo professor Robério Paulino, a não conquista da vitória no primeiro turno da eleição.

ROGÉRIO MARINHO E CARLOS EDUARDO COMANDAM CAPITAL

O prefeito Carlos Eduardo assume, juntamente com o deputado federal eleito Rogério Marinho, a coordenação da campanha de Henrique em Natal.

GUERREIRA EM CHOQUE

Wilma de Faria, do PSB, continua abatida com o resultado da eleição para o Senado, quando a deputada Fátima Bezerra sagrou-se vitoriosa com uma diferença de mais de 170 mil votos.

DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS

Walter Alves (PMDB) – 191.064 votos / Rafael Motta (PROS) – 176.239 votos / Fábio Faria (PSD) – 166.427 votos / Zenaide Maia (PR) – 134.588 votos / Felipe Maia (DEM) – 113.722 votos / Rogério Marinho (PSDB) – 81.534 votos / Antônio Jácome (PMN) – 71.555 votos / Betinho Segundo (PP) – 64.445 votos.

DEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS

Ricardo Motta (PROS) – 80.249 votos / Galeno Torquato (PSD) – 63.286 / Hermano Morais (PMDB) – 60.813 / Kelps Lima (SD) – 59.619 / Gustavo Carvalho (PSB) – 57.757 / Ezequiel Ferreira (PMDB) – 54.438 / Getúlio Rêgo (DEM) – 52.118 / Nelter Queiroz (PMDB) – 51.773 / Tomba Farias (PSB) – 48.980 / Gustavo Fernandes (PMDB) – 42.975 / Fernando Mineiro (PT) – 42.088 / Cristiane Dantas (PCdoB) – 38.955 / George Soares (PR) – 38.637 / José Dias (PSD) – 37.844 / Agnelo Alves (PDT) – 37.768 / Albert Dickson (PROS) – 37.461 / Márcia Maia (PSB) – 36.997 / Raimundo Fernandes (PROS) – 35.333 / José Adécio (DEM) – 34.879 / Álvaro Dias (PMDB) – 34.638 / Jacó Jácome (PMN) – 28.62 / Dison Lisboa (PSD) – 26.618 / Souza (PHS) – 20.440 / Carlos Augusto Maia (PTdoB).

FRASES

Quero agradecer a militância e ao povo do RN que foram protagonista em eleger a 1a senadora de origem popular.” Da senadora eleita Fátima Bezerra, no seu Twitter.

“Vencemos em 109 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Vamos animados para o segundo turno e com força para mudar o Estado.” Do candidato Henrique Alves, no Twitter.

Conto com o apoio, com a alegria e com o entusiasmo dos eleitores que junto conosco já fizeram história no 1º turno! Vamos a vitória no 2º.” Do candidato Robinson Faria, no seu Twitter.

“Quero agradecer com muita humildade aos 636.896 eleitores que, generosamente, votaram em meu nome para o Senado Federal, sobretudo, o grande carinho e apoio que recebi em todas as partes dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.” Da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, em Nota.

ME DISSERAM!…

… Que Rosalba Ciarlini está satisfeita com o resultado da eleição, até agora. Será?…

… Que a união Alves-Maia não domina mais o cenário eleitoral do Rio Grande do Norte. Será?…

… Que José Agripino poderá ser ministro da Casa Civil, numa perspectiva de vitória do senador Aécio. Será?…

… Que Fátima Bezerra poderá ser ministra da Educação, numa perspectiva de reeleição da presidente Dilma. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… ABR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE CONSOLIDA CANDIDATURA

Nos últimos 30, 40 dias, o eleitor do Rio Grande do Norte assistiu a consolidação do nome do deputado federal Henrique Eduardo Alves como pré-candidato do PMDB ao Governo do RN, nas eleições deste ano. Henrique trabalhou como nunca, para consolidar essa posição dentro do seu partido e junto aos partidos aliados.

Mas ainda tem muita gente repetindo que ‘Henrique é bom de urna nas disputas proporcionais, mas é muito ruim de urna nas disputas eleitorais majoritárias’.

Essa assertiva não é de todo verdadeira. Que ele é bom de urna em disputas proporcionais, ninguém duvida, basta somar os mandatos de deputado federal que ele conquistou e chegar aos quase 50 anos que ele ocupa uma cadeira de deputado na Câmara Federal do Brasil.

Mas ele não pode ser carimbado como ‘ruim de urna nas disputas majoritárias’. Ao longo de sua carreira política, Henrique disputou um único mandato majoritário, o de Prefeito de Natal, nas eleições de 1992, quando perdeu a disputa para o novato Aldo Tinoco, que era apoiado pela atual vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria.

A derrota não foi nem acaçapante, pois somou apenas 961 votos, ou um percentual de 0,6% dos votos válidos naquela eleição aqui em Natal.

Então está caindo em erro, quem afirma que o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, seria ‘ruim de urna em disputa eleitoral majoritária’.

Na realidade, àquela derrota estigmatizou Henrique Alves, porque ninguém imaginava que ele poderia perder a eleição para o neófito Aldo Tinoco Filho. E ele perdeu. Perdeu a eleição e conquistou a imagem negativa da derrota.

Agora, este ano, é o ano da possibilidade que Henrique está ganhando de refazer uma imagem. E só cabe a ele lutar por isso. Os louros da vitória, se consagrada, serão seus.

É por aí!….

ZÉ DIRCEU ESPERNEANDO NA CADEIA

Preso numa pequena cela do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu está esbravejando contra o ex-chefe. Tem dito a interlocutores que Lula é o responsável pela condenção dos mensaleiros, por ter deixado a acusação chegar até a criminalização do PT. E defende uma política de enfrentamento, ao contrário da política conciliadora adotada por Lula. Dirceu acha que a fraqueza de Lula vai prejudicar a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

ROBINSON E FÁTIMA CATANDO VOTO

Embora a campanha eleitoral não tenha começa, oficialmente, o vie-governador Robinson Faria e a deputada federal Fátima Bezerra, estão juntinhos em périplo de divulgação das suas pré-candidaturas aos cargos de governador e senador, por todos os municípios do RN. E divulgando tudo nas redes sociais da internet. Apesar de despertar a atenção da justiça eleitoral, o caso ainda não é visto como propaganda eleitoral antecipada.

HENRIQUE E WILMA

Está difícil para os principais articuladores do PMDB, conseguir uma declaração pública da vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria, anunciando que será candidata a senadora numa composição com o deputado Henrique Eduardo Alves que disputará o governo do RN.

CONVENÇÕES ATÉ JUNHO

Os partidos políticos ainda tem pouco mais de 60 dias para decidir sobre os nomes dos seus candidatos nas eleições deste ano. No dia 30 de junho será encerrado o prazo para a realização das convenções partidárias de homologação de candidaturas.

AGNELO ALVES E JOÃO MAIA

Falta pouco, muito pouco, para um entendimento eleitoral entre o PR de João Maia e o PDT liderado de Agnelo Alves. A questão envolve um entendimento para a divisão de colégios eleitorais, visando a eleição de deputados federais. O caso é sério.

FRASES

Participei (…) do encontro do PR em Natal. Lideranças políticas de vários partidos prestigiaram o evento.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no seu Twitter.

Juntar esses partidos em nome do RN, dizendo: nós temos diferenças e nós vamos superar pq nós temos uma causa maior, q é fazer o RN crescer.” Do deputado João Maia, no seu Twitter.

Somando as nossas experiências que nós vamos construir um novo RN.” Da vice-prefeita de Natal no ‘Encontro do PR’.

Wilma de Faria poderá ser candidata a governadora do RN” Chamada do blogue de Thalita Moema no Twitter.

“Começou o fogo amigo. Já devidamente desmascarado.”Do jornalista Ricardo Rosado, no Twitter.

A eleição suplementar de Mossoró expôs o racha do grupo da governadora Rosalba Ciarlini com a ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado.” Do jornal Tribuna do Norte.

Brasiiiiiiiiiiil!!!!RT @elianalima Dilma anuncia liberação de 1,5 bilhão para prefeituras.” Do empresário Ruy Pereira Gaspar, no seu Twitter.

Manifestação de protesto agora aqui, passando na esquina da Miguel Castro com a Salgado Filho. Policiais clamando por segurança. A coisa tá feia.” Da escritora Clotilde Santa Cruz Tavares, no Twitter.

“Interceptação telefônica é medida cautelar, dependente de ordem do juiz competente da ação principal. Admite-se a prorrogação sucessiva de necessidadede prosseguimento das investigações.”Do procurador de justiça Paulo Leão, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que não tem obra ou serviço público que consiga levantar a popularidade da governadora Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que o maior problema da governadora Rosalba Ciarlini não está na comunicação, mas sim nas ações e atitudes políticas da governante. Será?…

… Que o cavalo está selado e em galope leve, mas se o deputado Henrique Alves não segurar nas rédeas com força, poderá ficar a ver navios. Será?…

… Que Agnelo já está trabalhando para garantir a eleição de Sávio Háckradt, deputado federal pelo PDT, só com os votos de Parnamirim. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… ABR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE CONSOLIDA CANDIDATURA

Nos últimos 30, 40 dias, o eleitor do Rio Grande do Norte assistiu a consolidação do nome do deputado federal Henrique Eduardo Alves como pré-candidato do PMDB ao Governo do RN, nas eleições deste ano. Henrique trabalhou como nunca, para consolidar essa posição dentro do seu partido e junto aos partidos aliados.

Mas ainda tem muita gente repetindo que ‘Henrique é bom de urna nas disputas proporcionais, mas é muito ruim de urna nas disputas eleitorais majoritárias’.

Essa assertiva não é de todo verdadeira. Que ele é bom de urna em disputas proporcionais, ninguém duvida, basta somar os mandatos de deputado federal que ele conquistou e chegar aos quase 50 anos que ele ocupa uma cadeira de deputado na Câmara Federal do Brasil.

Mas ele não pode ser carimbado como ‘ruim de urna nas disputas majoritárias’. Ao longo de sua carreira política, Henrique disputou um único mandato majoritário, o de Prefeito de Natal, nas eleições de 1992, quando perdeu a disputa para o novato Aldo Tinoco, que era apoiado pela atual vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria.

A derrota não foi nem acaçapante, pois somou apenas 961 votos, ou um percentual de 0,6% dos votos válidos naquela eleição aqui em Natal.

Então está caindo em erro, quem afirma que o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, seria ‘ruim de urna em disputa eleitoral majoritária’.

Na realidade, àquela derrota estigmatizou Henrique Alves, porque ninguém imaginava que ele poderia perder a eleição para o neófito Aldo Tinoco Filho. E ele perdeu. Perdeu a eleição e conquistou a imagem negativa da derrota.

Agora, este ano, é o ano da possibilidade que Henrique está ganhando de refazer uma imagem. E só cabe a ele lutar por isso. Os louros da vitória, se consagrada, serão seus.

É por aí!….

ZÉ DIRCEU ESPERNEANDO NA CADEIA

Preso numa pequena cela do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu está esbravejando contra o ex-chefe. Tem dito a interlocutores que Lula é o responsável pela condenção dos mensaleiros, por ter deixado a acusação chegar até a criminalização do PT. E defende uma política de enfrentamento, ao contrário da política conciliadora adotada por Lula. Dirceu acha que a fraqueza de Lula vai prejudicar a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

ROBINSON E FÁTIMA CATANDO VOTO

Embora a campanha eleitoral não tenha começa, oficialmente, o vie-governador Robinson Faria e a deputada federal Fátima Bezerra, estão juntinhos em périplo de divulgação das suas pré-candidaturas aos cargos de governador e senador, por todos os municípios do RN. E divulgando tudo nas redes sociais da internet. Apesar de despertar a atenção da justiça eleitoral, o caso ainda não é visto como propaganda eleitoral antecipada.

HENRIQUE E WILMA

Está difícil para os principais articuladores do PMDB, conseguir uma declaração pública da vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria, anunciando que será candidata a senadora numa composição com o deputado Henrique Eduardo Alves que disputará o governo do RN.

CONVENÇÕES ATÉ JUNHO

Os partidos políticos ainda tem pouco mais de 60 dias para decidir sobre os nomes dos seus candidatos nas eleições deste ano. No dia 30 de junho será encerrado o prazo para a realização das convenções partidárias de homologação de candidaturas.

AGNELO ALVES E JOÃO MAIA

Falta pouco, muito pouco, para um entendimento eleitoral entre o PR de João Maia e o PDT liderado de Agnelo Alves. A questão envolve um entendimento para a divisão de colégios eleitorais, visando a eleição de deputados federais. O caso é sério.

FRASES

Participei (…) do encontro do PR em Natal. Lideranças políticas de vários partidos prestigiaram o evento.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no seu Twitter.

Juntar esses partidos em nome do RN, dizendo: nós temos diferenças e nós vamos superar pq nós temos uma causa maior, q é fazer o RN crescer.” Do deputado João Maia, no seu Twitter.

Somando as nossas experiências que nós vamos construir um novo RN.” Da vice-prefeita de Natal no ‘Encontro do PR’.

Wilma de Faria poderá ser candidata a governadora do RN” Chamada do blogue de Thalita Moema no Twitter.

“Começou o fogo amigo. Já devidamente desmascarado.”Do jornalista Ricardo Rosado, no Twitter.

A eleição suplementar de Mossoró expôs o racha do grupo da governadora Rosalba Ciarlini com a ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado.” Do jornal Tribuna do Norte.

Brasiiiiiiiiiiil!!!!RT @elianalima Dilma anuncia liberação de 1,5 bilhão para prefeituras.” Do empresário Ruy Pereira Gaspar, no seu Twitter.

Manifestação de protesto agora aqui, passando na esquina da Miguel Castro com a Salgado Filho. Policiais clamando por segurança. A coisa tá feia.” Da escritora Clotilde Santa Cruz Tavares, no Twitter.

“Interceptação telefônica é medida cautelar, dependente de ordem do juiz competente da ação principal. Admite-se a prorrogação sucessiva de necessidadede prosseguimento das investigações.”Do procurador de justiça Paulo Leão, no seu Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que não tem obra ou serviço público que consiga levantar a popularidade da governadora Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que o maior problema da governadora Rosalba Ciarlini não está na comunicação, mas sim nas ações e atitudes políticas da governante. Será?…

… Que o cavalo está selado e em galope leve, mas se o deputado Henrique Alves não segurar nas rédeas com força, poderá ficar a ver navios. Será?…

… Que Agnelo já está trabalhando para garantir a eleição de Sávio Háckradt, deputado federal pelo PDT, só com os votos de Parnamirim. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… MAR 2014 – REVISTA FOCO

HENRIQUE, ROBINSON, ROSALBA… E WILMA?

O mês de março vai findar e os líderes políticos do Rio Grande do Norte continuam sem uma definição clara das candidaturas que deverão disputar as eleições deste ano, muito embora seja possível identificar, com certeza, alguns nomes que se colocam no tabuleiro do jogo eleitoral para a disputa dos cargos majoritários de governador e senador.

Entre estes nomes está o do atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que deseja ser candidato ao cargo de governador, embora aguarde uma definição da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, com quem pretende compor uma chapa, com ela disputando o cargo de senador.

Outro nome é o do vice-governador Robinson Faria, que está decidido a disputar o cargo de governador, principalmente se conseguir fechar uma dobradinha com a deputada Fátima Bezerra disputando o cargo de senador.

A governadora Rosalba Ciarlini, desconfiada do emaranhado das possibilidades de chincarem sua candidatura à reeleição, já se amparou em pareceres jurídicos que defendem o seu direito de pleitear nova eleição para o mesmo cargo.

Ex-governadora, Wilma de Faria se sente tentada a disputar novamente a eleição de governador, especialmente se contar com o apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos que vai disputar a presidência da República. O plano B de Wilma é disputar um mandato de senador, e, nesse caso, escolhendo com quem vai se compor no Rio Grande do Norte.

Fátima Bezerra já está com o seu time em campo e, na companhia do vice-governador Robinson Faria, já anda fazendo proselitismo político nos municípios, como se ambos já estivessem com os nomes homologados pelos respectivos partidos, em coligação eleitoral.

Nesse jogo de interesses, Fernando Bezerra ainda não conseguiu a unanimidade desejada certamente poderá ficar de fora da disputa eleitoral de 5 de outubro.

É por aí!….

HENRIQUE E FÁTIMA CADA DIA MAIS DISTANTES

O desenrolar dos acontecimentos políticos em Brasília, onde PT e PMDB parecem se digladiar nos conflitos de poder que opõem o líder Eduardo Cunha (PMDB) à presidente Dilma Rousseff, afeta cada dia mais fortemente as dificuldades de aproximação dos deputados Henrique Eduardo Alves e Fátima Bezerra, aqui no Rio Grande do Norte. Hoje, tudo indica, os dois estarão em campos opostos nas eleições deste ano.

PDT FECHADO COM SÁVIO FEDERAL

O principal compromisso, o mais forte de todos, que o PDT deseja assumir com os prováveis aliados políticos na disputa eleitoral deste ano, é a eleição do jornalista Sávio Háckradt, atual Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Natal, para deputado federal.

PRAZOS DO CALENDÁRIO ELEITORAL

Agentes públicos, políticos e candidatos, além de advogados destes, estão de olho no calendário eleitoral e nas ações e atitudes de correligionários e adversários.

FELIPE MAIA COTADO PARA A REELEIÇÃO

Deputado federal dos Democratas, Felipe Maia, apesar do desgaste do partido, consta em todas as listas como um dos mais certos deputados para conquistar a reeleição. Tudo consequência do excelente trabalho parlamentar que tem realizado.

SILVEIRA JÚNIOR E CRISPINIANO NETO X …

Articulações com o aval do vice-governador Robinson Faria e da deputada Fátima Bezerra, devem juntar PSD e PT na eleição suplementar de Mossoró, marcada para o dia 4 de maio. A provável chapa terá o prefeito Silveira Júnior, candidato a reeleição, tendo como companheiro o poeta Crispiniano Neto.

… LARISSA ROSADO E ALEX MOACIR

PSB e PMDB caminham para um acordo em Mossoró, compondo uma chapa para disputar a eleição suplementar com a deputada Larissa Rosado (PSD) na condição de candidata a prefeito e o vereador Alex Moacir (PMDB), na condição de vice-prefeito.

FRASES

O PMDB só me dá alegrias.” Da presidente Dilma Rousseff.

Projeto de José Agripino é destaque na Revista Isto É Dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

MP oferece denúncia contra Gilson e Micarla por desvio e lavagem de dinheiro.” Manchete de O Jornal de Hoje.

O PR tem aliança com o PMDB e eu particularmente mantenho um bom relacionamento com o deputado Henrique Eduardo...” Do deputado João Maia, no Jornal de Hoje.

“A chapa com Henrique para o Governo, com o deputado João Maia (PR) na vice e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) para o Senado, será anunciada na sexta-feira, 28 de março.” Da jornalista Thaísa Galvão, no seu blogue.

“’Sou virgem de emendas‘, brincadeira do deputado estadual Agnelo Alves (PDT), diante da sua situação no Governo Rosa(do). Nunca teve uma emenda sua paga desde quando Rosalba assumiu.” Da jornalista Eliana Lima, na sua coluna do jornal Tribuna do Norte.

Mesmo sem querer falar em intervenção, o Ministério da Justiça não se tranquilizou depois da visita que fez ao Rio Grande do Norte na última segunda-feira. Pelo contrário.” Da jornalista Laurita Arruda, no seu blogue Território Livre.

“Foi mais que implante. Tive de recompor toda a base dos dentes, por causa da barbeiragem de um dentista. Ia jantar e caía.” Do senador José Agripino, na Tribuna do Norte.

Na reunião com Aldo Rebelo,ele festejou o fato de o RN ter registrado maior índice de apoio à realização da Copa: 69% de avaliação positiva.” Do deputado Henrique Eduardo Alves, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que a segurança pública do Rio Grande do Norte está sob intervenção direta e pessoal do ministro da Justiça, Eduardo Cardoso. Será?…

… Que Robinson Faria e Fátima Bezerra apostam no imponderável para justificar a possibilidade de eleição de ambos – governador e senador. Será?…

… Que os deputados João Maia e Henrique Eduardo Alves agem como se fossem amigos da vida toda. Será?…

… Que o ditado ‘Quem te viu, quem te vê’, nunca esteja tão presente na política do Rio Grande do Norte. Será?…

 

COLUNA É POR AÍ!… – REVISTA FOCO – MAIO DE 201

A MÉDICA E A GOVERNADORA

A história se passa no Rio Grande do Norte depois de 2010. Naquele ano, a médica Rosalba Ciarlini, pediatra respeitadíssima por cuidar com zelo e carinho da saúde de crianças, já havia conquistado a simpatia e a confiança dos adultos.

Médica, de formação conservadora, Rosalba sabe que o bem e o mal existem em todas as pessoas. Determinada, sempre procurou um espaço político para espalhar o bem, a partir da sua atuação na medicina.

Em muitos momentos da sua vida conheceu o mal expelido de outras pessoas contra ela. Foi vítima de calúnias, machucou-se e ficou guardando mágoas e alimentando rancores.

Ela, que antes havia conhecido e espalhado o bem, passara a conhecer também o mal.

Aos poucos foi deixando de conviver com as crianças, afastando-se da medicina e convivendo mais com adultos no mundo da política.

O lado bom da médica Rosalba, que cuidava da saúde de crianças, foi cedendo lugar para o lado mal da política Rosalba Ciarlini, que depois de administrar a sua cidade em três mandatos, conseguiu uma promoção e conquistou uma cadeira no Senado Federal.

Convivendo mais ainda com adultos, no meio político, cresceu mais e foi eleita pelo povo como governadora do Rio Grande do Norte.

Rosalba acreditava que que a essência da médica das crianças continuaria em suas ações e atitudes, evitando que as ações e atitudes da governadora se sobressaíssem.

Até que, num determinado momento, ninguém sabia mais quem era Dra. Rosalba (ou Dr. Jekyll) e a governadora (ou Mr. Hyde). Perdera o controle.

E a história “O  Médico e o Monstro”, se repete como “A Médica e a Governadora”.

É por aí!….

A VEZ DO COMBATE À CORRUPÇÃO

Novo Procurador Geral de Justiça, Rinaldo Reis, dedicou anos do seu trabalho à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, de onde também vem o seu Chefe de Gabinete, Promotor Alexandre Frazão. Tudo indica que o combate à corrupção terá mais vez no Ministério Público Estadual.

SUCESSÃO EM DEBATE

Está antecipado o debate da sucessão governamental no Rio Grande do Norte, com alternatiovas em discussão na situação e na oposição. Reeleição de Rosalba? Candidatura do PMDB? Henrique Eduardo Alves? Robinson Faria? Wilma de Faria? PT? As cartas estão na mesa. No momento vale até blefar.

ASSINATURA PRA TUDO QUANTO É GOSTO

O documento que autoriza as obras dos acessos ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante receberam um montão de assinaturas: Rosalba Ciarlini, Jaime Calado, Garibaldi Alves Filho, Henrique Eduardo Alves, José Agripino e Ricardo Mota. A maioria na condição de testemunha. E precisa disso tudo?

CRISE NA POLÍCIA CIVIL

O negócio esquentou pros lados da segurança pública. A delegada Ana Cláudia Saraiva, presidente da Adepol, continua lutando por todos os meios legais, para que o Estado assume suas responsabilidades na situação carcerária do RN. Há alguns dias, até prisão domiciliar para os presos de regime semi-aberto, foi analisada como alternativa para evitar que policiais civis sejam usados como carceireiros.

SEM FICHAS NO JOGO DA SAÚDE

O casal Rosalba e Carlos Augusto Rosado andava recebendo muitas críticas as atitudes políticas do secretário da Saúde, o médico Luiz Roberto Fonseca. E já tem gente apostando em mudanças, mais uma vez, na titularidade daquela pasta. Rolo grande, pela falta de opções nas bolsas de cotações de candidatos ao posto.

FRASES

A seca surpreendeu os meteorologistas no ano passado, assim como a chuva contradisse os prognósticos de prolongamento da estiagem.” Do twitter de Rosalba Ciarlini (@RosalbaCiarlini).

Nesse terreno, ficamos nas mãos da Providência Divina. Mas preparar-nos para lidar com a chuva e com a estiagem é obrigação de quem é gestor” Do twitter de Rosalba Ciarlini (@RosalbaCiarlini).

Se somos tão ricos que podemos contrair um empréstimo de R$ 420 milhões para construir a arena das dunas (…) se poderemos ainda contrair um outro empréstimo para gastarmos 55 milhões em 1 km de rua, por que não podemos fazer também um empréstimo para duplicar o Hospital Walfredo Gurgel.” Da leitora Maria das Neves Valentim, no blog da jornalista Eliana Lima.

“O PSB está em extinção, igual ao mico leão dourado.” Do vereador Leleu Fontes, no Jornal de Hoje, antecipando o desejo de deixar a legenda.

Hoje esse projeto (Viva Costeira) não é mais do Governo do Estado, mas sim da população que já o absorveu, e nosso intuito é que todos sejam beneficiados.Do secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes.

“E uma ausência chamou a atenção na reunião realizada pela Executiva do PSB (…) no Hotel Maine: do deputado Gustavo Carvalho.” Da jornalista Daniela Freire, na sua coluna no Jornal de Hoje.

“A Polícia Civil planeja realizar em breve novas operações (…) diminuir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança na região metropolitana de Natal.” Do diretor-geral de Polícia Civil, Fábio Rogério, na Tribuna do Norte.

As leis brasileiras não são punitivas. São incentivadoras da impunidade – Quem assumirá a liderança de uma reforma do falido Estado brasileiro?” Do jornalista Agnelo Alves, ex-prefeito de Parnamirim, no jornal Tribuna do Norte.

ME DISSERAM!…

… Que está em vias de pegar fogo a relação política de Carlos Augusto Rosado com o deputado Henrique Eduardo Alves. Será?…

… Que o deputado Henrique Eduardo Alves alimentou a expectativa de ser mais prestigiado pela governadora Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a Assembleia Legislativa está se comportando de forma submissa nas suas relações com o Governo Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a governadora Rosalba analisa alternativas para uma nova filiação partidária. Será?…